XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ XT 1200 Z  SUPER TÉNÉRÉ Quente

XT 1200 Z  SUPER TÉNÉRÉ

Marca

Fabricante
Yamaha

Descrição

Visão Geral
O sistema de lubrificação é do tipo cárter seco que possibilita a maior distância mínima do solo desejada para performance em estradas de terra.

Motor Compacto para Viagens Intercontinentais. Design compacto inovador que se prova em estradas de terra e serras

O sistema de lubrificação é do tipo cárter seco que possibilita a maior distância mínima do solo desejada para performance em estradas de terra. A bomba d’água e balanceiro dianteiro compartilham o mesmo eixo e um desenho inovador é usado onde a bomba de óleo sai do eixo balanceiro dianteiro contribuindo para um propulsor compacto. O desenho do reservatório de óleo do carter seco torna possível a concepção de um chassis mais compacto e melhor centralização das massas, enquanto também oferece generosos 205 mm de vão livre do solo. É claro que a melhor centralização da massa da máquina significa condução mais leve e fáceis manobras em estradas sinuosas, aumentando o prazer na condução em uma variedade de diferentes ambientes.

O novo motor de virabrequim de 270 graus

O virabrequim de 270 graus não só fornece a forte tração inerente a esse formato, como também uma sensação suave que se aproxima daquela de um motor com virabrequim de 360 graus. A combinação das configurações YCC-T especiais e a otimização do sistema de transmissão com seu eixo cardan conferem uma personalidade totalmente nova ao desempenho desse motor com virabrequim de 270 graus. Essa nova personalidade é tipificada por “abundante tração” do tipo que permite que o condutor acelere com prazerosa potência em marcha alta sem reduzir ao conduzir em estradas secundárias.

Motor/Transmissão/Chassi

Cilindrada
1.200,00 cc
Tipo do Motor
DOHC / 2 cilíndros cilindros / 4 tempos tempos / Arrefecimento Ar
Combustível
Gasolina
Potência máxima
110,00 cv a 7.250 rpm
Torque máximo
11,60 kgf.m a 6.000 rpm
Transmissão
6 marchas
Injeção
Eletrônica
Partida
Elétrica
Chassi
Aço
Suspensão Dianteira
Convencional
Balança
Convencional

Dimensões

Peso (seco)
261,00 Kg
Peso em Movimento
0,00 Kg (MVOM)
Comprimento
2.255 mm
Largura
980 mm
Altura
1.410 mm
Altura do Banco
845 mm
Distância entre Eixos
1.540 mm
Pneu Dianteiro
110/80R19M/C 59V
Pneu Traseiro
150/70R17M/C 69V

Análises dos usuários

Avaliação média dos usuários: 8 usuário(s)

Para escrever uma análise por favor registre-se ou login.

Satisfação Geral 
 
9.9  (8)
 
Visual 
 
9.5  (8)
Conforto 
 
9.3  (8)
Performance 
 
9.9  (8)
Dirigibilidade 
 
9.3  (8)
Consumo 
 
9.4  (8)
Custo x Benefício 
 
9.5  (8)
 
XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ 2012-06-15 01:49:27 Paulo Queiroz
Satisfação Geral 
 
10.0
 
Visual 
 
9.0
Conforto 
 
8.0
Performance 
 
10.0
Dirigibilidade 
 
9.0
Consumo 
 
9.0
Custo x Benefício 
 
8.0
Paulo Queiroz Analisado por Paulo Queiroz    15 de Junho de 2012
  -   Ver todas as minhas análises

A motocicleta a primeira vista "choca", linda, maravilhosa, vc não acredita que acabou de compra-la,e que vai poder pilotar este sonho de consumo dos que gostam de Big Trail, Mas é verdade vc esta acelerando uma Super Ténéré 1200 . Detalhes não faltam, como potencia 110cv, freios ABS, controle de tração, painel completo com computador de bordo onde todas as informações necessárias disponíveis à sua vista. O consumo médio e instantâneo de combustível, temperatura do líquido refrigerante, Temperatura de entrada de ar, Odômetro TCS D-Mode, trip1, trip2, F-Trip, Tomada de 12 Volts. Controle de tração YCC-T, D-Mode (moto touring e modo sporting) autonomia de 450km, acessórios vários, etc....
Fiz pequenas viagens por estradas de asfalto e de terra e em qualquer situação como o piso seco ou molhado a ST se mostrou firme e estável corrigindo até alguns pequenos erros de condução. Ta certo que pessoas de baixa estatura podem ter algumas dificuldades no inicio , mas ela ajuda na pilotagem até mesmo de iniciantes em Big Trail. Achei muito econômica , média de 19km/L.ainda estou amaciando não ultrapassei 4.500 giros , mas ela já deslizava a 140km/h.
Estou montando um roteiro para viajar do Paraná até Machu Picchu no Peru em outubro/2012 , ai farei mais comentários do comportamento desta nave maravilhosa.

Eu recomendo!
Prós
Tecnologia embarcada, suspensões, motor, autonomia, freios, dirigibilidade.
Contras
Preço no Brasil.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2012
Tipo de uso
Lazer
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
Quilometragem
1.500 Km
Esta análise foi útil para você? 
Sim (24)Não (1)
Denunciar esta análise
XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ 2012-09-14 09:17:04 Cezário Maia
Satisfação Geral 
 
10.0
 
Visual 
 
10.0
Conforto 
 
9.0
Performance 
 
10.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
10.0
Custo x Benefício 
 
10.0
Cezário Maia Analisado por Cezário Maia    14 de Setembro de 2012
Analista Top 500  -   Ver todas as minhas análises

Acabei de chegar de uma viagem de 3 mil km ida e volta de Natal a Lençóis, na Chapada Diamantina. A moto foi perfeita. Consumo variou de 17,5 a 20,5 km/l. Média total de 18,3 km/l. Para o desempenho e velocidade mantidas na viagem, está ótimo. Note-se que além dos meus 95 quilos, a bagagem pesava outros 20 quilos. Autonomia de mais de 300 km tranquilamente. Houve o caso de uma moto que afrouxou os raios da roda trazeira tendo um chegado a cair. Há muitos relatos de raios frouxos na roda trazeira.

Eu recomendo!
Prós
Extremamente manobrável, macia, consumo.
Contras
Banco com espuma muito dura.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2011
Tipo de uso
Lazer
Terreno testado
Estrada
Quilometragem
8.100 Km
Esta análise foi útil para você? 
Sim (23)Não (0)
Denunciar esta análise
XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ 2012-09-15 22:27:41 Luis Antonio Arakaki
Satisfação Geral 
 
10.0
 
Visual 
 
9.0
Conforto 
 
9.0
Performance 
 
10.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
9.0
Custo x Benefício 
 
10.0
Luis Antonio Arakaki Analisado por Luis Antonio Arakaki    15 de Setembro de 2012
Analista Top 500  -   Ver todas as minhas análises

o mundo ficou pequeno

Eu recomendo!
Prós
Perfeita, a minha está passou de 47.000km em quase 1 ano e 5 meses, cofirem minhas andanças no meu FB, posto o Diário de bordo. alguém está com essa kilometragem? podemos trocar experiencia! excelente custo X benefício
Contras
Poderia ter tanque de combustivel maior

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2011
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
  • Pista
Quilometragem
47.000 Km
Manutenção
Fácil de encontrar
Custo de Manutenção
Baixo
Esta análise foi útil para você? 
Sim (22)Não (0)
Denunciar esta análise
XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ 2013-05-29 01:38:45 Mauricio
Satisfação Geral 
 
9.0
 
Visual 
 
9.0
Conforto 
 
8.0
Performance 
 
10.0
Dirigibilidade 
 
6.0
Consumo 
 
8.0
Custo x Benefício 
 
8.0
Mauricio Analisado por Mauricio    29 de Maio de 2013
Analista Top 100  -   Ver todas as minhas análises

Ainda não fiz a primeira revisão de 1000km, portanto não viajei com ela. Em outra oportunidade incluo um relato mais detalhado.

Eu recomendo!
Prós
Grande quantidade de tecnologia embarcada transmite muita segurança. Freios espetaculares, o fato do ABS não desligar é irrelevante pra mim, pois raramente ando em estrada de terra, muito fácil de conduzir a partir de 40km/h, o motor parece que nem sente o peso de 261kg e dedido à sua geometria, lembra um pouco um V2; painel bem
iluminado e com visualização correta; colocar a moto no cavalete central é tão fácil que chega a espantar por causa do peso do conjunto, e eu só tenho 65Kg, muito bem pensado esta funcionalidade, acessórios originais Yamaha não são baratos mas são de primeiríssima linha, com farois auxiliares de 55W cada um fabricados pela PIAA, o que faz pensar na fortaleza que é o alternador. O visual parrudo da moto faz ter vontade de longas aventuras.
Contras
Peso total, é difícil manobrar parada e perigoso em alguma inclinação, mas acho mais fácil que a GS1200, o banco poderia ser de gel embora a suspensão compense isso muito bem, falta realmente um indicador de marchas devido a relação próxima entrre a 5 e a 6.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2012
Tipo de uso
Lazer
Terreno testado
Estrada
Quilometragem
800 Km
Esta análise foi útil para você? 
Sim (10)Não (0)
Denunciar esta análise
XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ 2014-10-15 00:20:15 Grelton Nascimento
Satisfação Geral 
 
10.0
 
Visual 
 
9.0
Conforto 
 
10.0
Performance 
 
9.0
Dirigibilidade 
 
9.0
Consumo 
 
9.0
Custo x Benefício 
 
10.0
Grelton Nascimento Analisado por Grelton Nascimento    15 de Outubro de 2014
Analista Top 500  -   Ver todas as minhas análises

O modelo DX, 2014/15, trás o que há de melhor em termos de conforto, segurança tecnologia e confiabilidade que se espera de uma Maxi Trail, por um preço muito menor que sua principal comcorrente.
A moto é extremamente confortável, apesar de gerar um pouco de turbulência para pessoas maiores de 1,80, com estabilidade e comportamento que transmitem uma sensação de extrema segurança em qualuqer tipo de terreno; boa autonomia (18 km/l) ,sem poupar o acelerador , e um pacote eletrônico com controle de tração, ABS integrado, piloto automático, aquecimento de manopla, dois mapas de injeção, ajuste eletrônico da suspensão, tomada de 12V, além de um painel com informações completas.

Eu recomendo!
Prós
Conforto
Versatilidade,
Autonomia,
Freios
Qualidade
Custo manutenção
Contras
Marcador de marcha não funciona com embreagem acionada.
Custo do seguro

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2013
Tipo de uso
Lazer
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
Quilometragem
4.000 Km
Esta análise foi útil para você? 
Sim (9)Não (0)
Denunciar esta análise
XT 1200 Z SUPER TÉNÉRÉ 2015-06-01 15:01:09 Luis Claudio Braule Pinto
Satisfação Geral 
 
10.0
 
Visual 
 
10.0
Conforto 
 
10.0
Performance 
 
10.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
10.0
Custo x Benefício 
 
10.0
Luis Claudio Braule Pinto Analisado por Luis Claudio Braule Pinto    01 de Junho de 2015
Analista Top 500  -   Ver todas as minhas análises

A moto é espetacular! Confortável, fácil de pilotar (parece menor do que é), econômica, não vibra e tem tudo que você imaginar para uma viagem de moto.
No asfalto e na terra o comportamento é exemplar. Garupas também aprovam a motocicleta.
A manutenção é muito mais barata que a de motos europeias equivalentes.
Umas das melhores motos que já tive.

PS: na realidade minha moto é uma XT 1200 DX 2014/2015, mas não consegui registrar isso pq o campo só permite até 2013!!!

Eu recomendo!
Prós
Tecnologia, baixo custo de manutenção, autonomia e conforto.
Contras
Como sempre, poderia ser mais barata............

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2013
Tipo de uso
Lazer
Terreno testado
Estrada
Quilometragem
7.000 Km
Esta análise foi útil para você? 
Sim (4)Não (0)
Denunciar esta análise
 
Powered by JReviews

Postado: 18 Set 2012 22:39 por Saldanhaadv #614563
Saldanhaadv's Avatar
Excelentes as opiniões sobre a ST 1200. Tenho uma duvida: minha altura e de 1,75m e 75kg, será que consigo encarar numa boa esta maquina, considerando a altura mínima do banco 845mm? Sou proprietário de uma Midnight, moto fantástica e gostaria de encarar uma Touring, no aguardo de opiniões e comentários, valeu. :)
Postado: 17 Set 2012 16:38 por rage #614287
rage's Avatar
ueslei.barbosa escreveu:
Não acha ela muito pesada? Sei que o porte da moto exige um peso à sua altura, mas não considera ela pra uso urbano um tanto quanto difícil?
Já ouviu falar em centralização de massas,foi se o tempo de sentir o peso nas 2Rodas.Ñ é você que vai carregar a moto,e sim ela que irá leva-lo amigo.abç
Postado: 17 Set 2012 16:35 por rage #614284
rage's Avatar
A antiga Super Tenere 750 sim era um caminhão.Essa Nova Super Tenere,achei pequena,compacta e bem acabada,podendo ser usada no dia a dia até por pessoas de baixa estatura.abç
Postado: 30 Jul 2012 15:27 por Edii #607397
Edii's Avatar
Também acredito que não seja viável para rodar no dia-a-dia. Mas para viagens, sobretudo longas, sem dúvida, é uma excelente opção!
Postado: 30 Jul 2012 15:24 por Edii #607396
Edii's Avatar
+1:



Abraço!
Postado: 30 Jul 2012 15:23 por Edii #607395
Edii's Avatar
Olha só a máquina em questão na estrada (BR040, próximo a BH, dias atrás), clicada por minha esposa:
Postado: 30 Jul 2012 09:38 por Jean_SP #607348
Jean_SP's Avatar
Geralmente uma moto desse porte, é para estradas, viagens.
Postado: 28 Jul 2012 10:56 por ueslei.barbosa #607144
ueslei.barbosa's Avatar
Não acha ela muito pesada? Sei que o porte da moto exige um peso à sua altura, mas não considera ela pra uso urbano um tanto quanto difícil?