NX-400i FALCON NX-400i FALCON Quente

NX-400i FALCON

Marca

Fabricante
Honda

Descrição

Visão Geral
Lançada em setembro de 1999, em substituição à NX 350 Sahara, a NX4 Falcon teve poucas alterações ao longo de sua fabricação.

Possui motor monocilíndrico de quatro tempos derivado da XR 400 de enduro, com quatro válvulas e comando simples no cabeçote (OHC). A potência máxima declarada é de 30,6 cv (22,82 kW) a 6.500 rpm, enquanto o torque máximo declarado é de 3,51 kgfm (34,41 Nm) a 6.000 rpm. Utiliza um chassi do tipo berço semiduplo, que ancora suspensão dianteira de longo curso (220 mm) e da traseira Pro-Link (195 mm de curso). Conta com freio a disco em ambas as rodas, sendo um disco de 256 mm na dianteira com pinça de duplo pistão, e disco de 220 mm e pistão simples na traseira.

É equipada com câmbio de cinco velocidades e partida elétrica, sendo sua transmissão final feita por corrente. Possui rodas 21" na dianteira e 17" na traseira, calçadas com pneus Pirelli MT-60 de uso misto.

Seu peso a seco é de aproximadamente 151 kg. Conta com tanque de combustível com capacidade para 15,0 litros, sendo 5,3 L de reserva. Isto lhe dá autonomia para cerca de 300 km, com o consumo médio na casa dos 20 km/L na cidade.

No mercado Brasileiro, acima destaca-se a Yamaha XT 660e dentre as importadas, as opções são maiores, como alguns modelos da KTM, da Husqvarna e da Kawasaki[1].

Também é comercializada na Argentina, México, Perú e Portugal.

Foi utilizada como viaturas militares em diversos estados Brasileiros, como Rocam em São Paulo e Ronda do quarteirão no Ceará.

Em 2009 a honda do Brasil anunciou que o modelo não será mais produzido, colocando em evidência a Honda XRE 300[2].

Ela deixou de ser produzida devido à entrada em vigor agora em janeiro de novos limites de emissão de poluentes para motos (Promot 3), a Honda parou de fabricar a NX4 Falcon. Lançada no segundo semestre de 1999, Tendo sido produzidas aproximadamente 120 mil unidades.

Entretanto em 2012 a Honda traz de volta a moto, sendo, desta vez com injeção eletrônica, perdendo aproximadamente dois cavalos de potência, passando de 30,6 CV a 6.500 rpm para 28,7 CV a 6.500 rpm, seu torque também diminuiu um pouco, passando de 3,51 kgf.m a 6.000 rpm para 3,27 kgf.m a 6.000 rpm, passando a ter Freios ABS como opcional, e apesar de sua volta, a Honda XRE 300 não sai de linha, abastecendo o mercado das 250-300CC e a Falcon fica como uma opção mais potente, ela passou por um "Face-lift" discreto, ganhando linhas mais angulosas ela também ganhou a sigla "i" em seu nome, fazendo menção à palavra injection, devido ao fato de ganhar injeção eletrônica passando a ser chamada de Nx4 Falcon 400i.

Motor/Transmissão/Chassi

Cilindrada
400,00 cc
Tipo do Motor
OHC / 1 cilíndros cilindros / 4 tempos tempos / Arrefecimento Ar
Combustível
Gasolina
Potência máxima
28,70 cv a 6.500 rpm
Torque máximo
3,27 kgf.m a 6.000 rpm
Transmissão
5 marchas
Injeção
Eletrônica
Partida
Elétrica
Chassi
Aço
Suspensão Dianteira
Convencional
Balança
Convencional

Dimensões

Peso em Movimento
151,00 Kg (MVOM)
Comprimento
2.147 mm
Largura
789 mm
Altura do Banco
850 mm
Distância entre Eixos
1.433 mm
Pneu Dianteiro
90/90 – 21M/C (54S)
Pneu Traseiro
120/90 – 17M/C (64S)

Análises dos usuários

Avaliação média dos usuários: 17 usuário(s)

Para escrever uma análise por favor registre-se ou login.

Satisfação Geral 
 
7.7  (17)
 
Visual 
 
7.3  (17)
Conforto 
 
8.4  (17)
Performance 
 
7.2  (17)
Dirigibilidade 
 
8.4  (17)
Consumo 
 
7.1  (17)
Custo x Benefício 
 
7.5  (17)
 
NX-400i FALCON 2012-07-31 18:17:53 Eduardo Woltmann
Satisfação Geral 
 
8.0
 
Visual 
 
8.0
Conforto 
 
9.0
Performance 
 
7.0
Dirigibilidade 
 
8.0
Consumo 
 
6.0
Custo x Benefício 
 
8.0
Eduardo Woltmann Analisado por Eduardo Woltmann    31 de Julho de 2012
Analista Top 1000  -   Ver todas as minhas análises

Tenho uma Falcon 2006 (carburada, lógico), e optei por ela justamente porque queria algo a mais que 250cc, e estava disposto a comprar uma moto usada (tive duas motos antes que comprei usadas e nunca tive problemas.. é só escolher com muita paciência, sem pressa). Comprei a minha com 9 mil km, toda original (pneus, relação, vela, bateria, etc), agora está com 25 mil km. Seguem abaixo as minhas impressões após 2 anos de uso:

- A Falcon é tipo "todo terreno" e encara estradas de terra, buraqueira, areia, pista molhada, etc.
- Pode ser comparada à Lander, XRE, Tenerezinha, Tornado, bem como à motos maiores como XT600, 660, DR600, etc.
- A NX4 é uma moto ótima para percorrer longas distâncias com conforto, sem pressa (velocidade de cruzeiro é 110km/h).
- A posição de pilotagem deixa o piloto com disposição para rodar até secar o tanque (a autonomia é de 300km com um tanque, que tem capacidade de 15litros, depois de uns 280km é melhor parar no primeiro posto, para não ter pane seca hahaha)
- Se vai rodar por trechos com mais de 300 km sem postos para abastecer pode ser adaptados tanques plásticos de até 24 litros, à venda em muitos sites.
- A Falcon não é uma esportiva ou naked ou similar! não adianta querer rodar acima de 150km com uma Falcon original que não vai (até se atinge 150, 160km, mas a perda de estabilidade é grande, e o consumo maior ainda).
- A velocidade de cruzeiro dela é 110km/h, sobrando fôlego para ultrapassagens, tanto em subidas, engarupado, com báu, etc (o grande diferencial da Falcon contra as motos 250cc é seu torque, perdendo só para motos maiores, claro)
- O consumo médio dela é 22km/l, andando até 110km/h (rodando junto com uma Titan já fiz mais de 25km/h.. numa média de 80km/h) (mas já fiz tb 15km/l, rodando acima de 130km/h, com vento contra.. tudo depende da mão do piloto).
- Quando desligada, o óleo do motor se deposita em num reservatório, do lado direito do tanque. De forma que sempre que precisar usar a Falcon, e ela estiver a mais de 4 ou 5 horas desligada, é preciso acionar o afogador para ligá-la e esperar uns 2 minutos para o óleo rodar pelo motor e esquentar um pouco (isso é regra, é completamente normal, se não fizer isto começam aparecer problemas de mecânica).
- O custo de manutenção da Falcon condiz com o seu tamanho: não é uma 150cc, também não é uma 250cc, mas também não é um 600cc ou 660cc (conseguem compreender o raciocínio lógico? rsrsrsrs)
- Precisa trocar a bateria 1 vez por ano (coisa normal).
- Pneu traseiro (original pirelli) durou 15 mil km
- Pneu dianteiro (original pirelli) durou 20 mil km)
- O valor de mercado já estabilizou depois que parou a produção nacional, sendo que o mercado vende e troca fácil as usadas, sem grande desvalorização (agora com o lançamento da Falcon i.E é melhor esperar para ver se as usadas vão ser valorizadas ou não).
- No verão o calor do motor incomoda a perna direita do piloto (quando se está de bermuda, o que não é aconselhável usar ao pilotas uma moto, certo?).
- É ótima para encarar uma estrada de terra, brita, areia, etc... mas não queira entrar na lama com a Falcon: é uma moto pesada e alta, não foi feita pra isso (se quer encarar lama compre uma Lander ou Tornado).

A moto no geral é um excelente custo benefício (com 15 mil reais dá pra uma Falcon com baixíssima km, dois conjuntos de capacetes, botas, luvas e roupas de cordura de boa qualidade, e ainda sobre dinheiro para equipar a moto com bauleto, pedaleiras, mata-cachorro, alforges e pegar estrada).

Na cidade é muito ágil, e uma das motos mais eficientes para transpor o trânsito, ruas alagadas, obstáculos, aclives, etc.. até mais eficiente do que motos de maior CC como a Versys, XTs, etc. Na estrada é uma boa pedida para um casal, que leva muita tralha e prima pelo conforto ao invés da velocidade, mas tem grana para comprar uma GS ou XT.

Eu recomendo!
Prós
Conforto, dirigibilidade, posição de pilotagem e torque: ótima combinação tanto para encarar longos trechos de estrada quanto para o dia-a-dia na cidade;
Durabilidade, confiabilidade, mecânica simples e facilidade de encontrar peças de reposição originais e paralelas (é honda né);
Sobra potência para trânsito urbano; o motor responde rápido ao acelerador.
Contras
Consumo relativamente alto para uma 400cc (média de 22 km/l rodando à 110km/h, acima dessa velocidade o consumo vai aumentando...);
Vibração e perca de estabilidade acima de 130km/h (não é uma moto feita pra correr né);
Painel analógico (que com alguns reais investidos pode ser trocado por um painel digital de tornado e tá superado o "contra").

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2006
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
Quilometragem
25.000 Km
Manutenção
Fácil de encontrar
Custo de Manutenção
Normal
Esta análise foi útil para você? 
Sim (33)Não (2)
Denunciar esta análise
NX-400i FALCON 2012-08-22 03:15:32 Cristiano
Satisfação Geral 
 
10.0
 
Visual 
 
7.0
Conforto 
 
9.0
Performance 
 
8.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
8.0
Custo x Benefício 
 
10.0
Cristiano Analisado por Cristiano    22 de Agosto de 2012
Analista Top 10  -   Ver todas as minhas análises

Viajei muito com esta moto carregado e garupado, moto muito macia , confortável nota mil, faz muita curva ,mesmo com pneus originais por isso passa confiança, a suspensão com uma regulagem fica dez, só falta autonomia que com 200 a 230 km é bom parar pois ela não passa de 300km e um pouco de velocidade final , cruzeiro com ela carregada vai 110 ,120 km,qualquer passeio de qualquer terreno ela vai bem , essa depois de possuir mais de 20 motos vai deixar saudades!!!!

Eu recomendo!
Prós
Muitos prós, Economia, conforto, confiável,bonita(exceto o farol),encara todo terreno-ciclística, câmbio preciso,marcador de combustível funcional
Contras
Suspensão em geral cede com peso, autonomia , embreagem patina precocemente

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2005
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
Quilometragem
23.000 Km
Manutenção
Fácil de encontrar
Custo de Manutenção
Normal
Esta análise foi útil para você? 
Sim (19)Não (6)
Denunciar esta análise
NX-400i FALCON 2012-08-14 00:25:20 Anderson Colares
Satisfação Geral 
 
9.0
 
Visual 
 
8.0
Conforto 
 
10.0
Performance 
 
8.0
Dirigibilidade 
 
9.0
Consumo 
 
8.0
Custo x Benefício 
 
10.0
Anderson Colares Analisado por Anderson Colares    14 de Agosto de 2012
Analista Top 500  -   Ver todas as minhas análises

Mesmo com os prós e contras, sou mais uma Falcon usada do que uma XRE nova.

Eu recomendo!
Prós
Tenho uma Falcon desde seu lançamento em 1999 e ela está com cerca de 115.000 Kms; Concordo com praticamente tudo o que foi dito pelo nosso companheiro e acrescento o fator suspensão. Usei a Falcon carburada por cerca de 10 anos em viagens curtas e longas e por todo tipo de terreno sem passar por nenhuma dor de cabeça. Hoje tenho uma XL 1000V Varadero que uso para minhas viagens maiores e posso atestar que nunca houve uma moto com uma suspensão tão bem dimensionada quanto a Falcon. Ela mantem alto nível de conforto mesmo com garupa e bagagem. Lamento o fato de a nova Falcon ter perdido potencia em benefício da PROMOT 3, pois neste caso, pioraram exatamente o que todos os donos de Falcon sempre reclamaram que é justamente a falta de potencia para uma viagem mais rápida. Assim sendo, manterei a minha velha guereira ainda por muito tempo, já que ela é mais potente que a nova. Vejamos agora como se comporta a "nova" Falcon com relação ao consumo. Com a relação alterada já andei por muitas vezes acima de 170 Km/h mas a vibração incomoda e assusta devido ao pouco peso para esta velocidade.
Contras
Velocidade final limitada, já que o motor mostra que ainda tem fôlego mas não consegue desempenho.
Alto consumo se comparada a NC700X que se afirma fazer acima de 25 Km/l

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
1999
Tipo de uso
Lazer
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
Quilometragem
115.000 Km
Manutenção
Fácil de encontrar
Custo de Manutenção
Normal
Esta análise foi útil para você? 
Sim (12)Não (3)
Denunciar esta análise
NX-400i FALCON 2012-08-21 13:06:25 Micael da Rocha
Satisfação Geral 
 
9.0
 
Visual 
 
8.0
Conforto 
 
9.0
Performance 
 
8.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
8.0
Custo x Benefício 
 
8.0
Micael da Rocha Analisado por Micael da Rocha    21 de Agosto de 2012
Analista Top 500  -   Ver todas as minhas análises

Foi a minha primeira moto, atendeu a todas as minhas expectativas e foram 12000km rodados praticamente em viagens somente, com certeza um ícone das motocicletas, uma pena a Honda ter mantido sua política de assaltar descaradamente o consumidor brasileiro e cobrar 19k numa motocicleta dese tipo, em outros mercados isso seria considerado uma piada, mas como dizem alguns Honda e Honda....

Eu recomendo!
Prós
Confortável, custo de manutenção baixa, facilidade na aquisição de peças, seguro barato, encara qualquer terreno.
Contras
Consumo elevado ( modelo carburado ), alta vibração e pouca proteção aerodinâmica em velocidades acima dos 130km/h.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2008
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
Quilometragem
12.200 Km
Manutenção
Fácil de encontrar
Custo de Manutenção
Normal
Esta análise foi útil para você? 
Sim (12)Não (2)
Denunciar esta análise
NX-400i FALCON 2014-06-08 22:21:39 Anderson Motta
Satisfação Geral 
 
6.0
 
Visual 
 
5.0
Conforto 
 
8.0
Performance 
 
5.0
Dirigibilidade 
 
8.0
Consumo 
 
6.0
Custo x Benefício 
 
6.0
Anderson Motta Analisado por Anderson Motta    08 de Junho de 2014
Analista Top 1000  -   Ver todas as minhas análises

Tive uma Falcon 2000 por 02 anos e nunca tive problemas com ela. Fui a Machu Picchu e voltei sem nada a reclamar. Adquiri ano passado uma Falcon Injetada e náo tive muitas alegrias com ela. O motor perdeu vivacidade embora pouca coisa mais econômico. Na revisão dos 3.000 km deixaram faltar um litro de óleo e o motor fundiu. A garantia não cobriu. Agora com 8.000 km queimou a bomba de gasolina. Prejuízo de R$ 950,00 pois a garantia venceu. Aliás leiam bem o manual pois tudo não pode com ela. Nem gasolina aditivada e tem q olhar o óleo todo dia. Uma moto que parou no tempo e a Honda sabe disso, pois preparou bem o manual do proprietário para jogar toda a responsabilidade para o proprietário.

Não recomendo.
Prós
Posição de dirigir.
Contras
Projeto antiguado, fragilidade do conjunto, baixa potência, alto consumo.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2013
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Estrada
Quilometragem
8.500 Km
Esta análise foi útil para você? 
Sim (12)Não (2)
Denunciar esta análise
NX-400i FALCON 2013-08-26 22:56:42 Plauton Martins
Satisfação Geral 
 
9.0
 
Visual 
 
9.0
Conforto 
 
10.0
Performance 
 
8.0
Dirigibilidade 
 
8.0
Consumo 
 
9.0
Custo x Benefício 
 
8.0
Plauton Martins Analisado por Plauton Martins    26 de Agosto de 2013
Atualizado pela última vez: 17 de Maio de 2014
  -   Ver todas as minhas análises

Quem reclama do preço da Nx 400i é porque não observou o aumento da inflação e do salário mínimo. Em 2008 a Falcon custava 14 mil pq o salário mínimo era de 415 reais. Agora em 2013 o salário mínimo é de 678 reais. Fazendo os cálculos necessários perceberão que o preço não mudou nada, apenas foi corrigido de acordo com a inflação do país. Quem optar por comprar uma moto mais forte que a Falcon como por exemplo uma XT660 ou equivalente à faixa de preço da Nova Falcon precisa observar que essas motos possuem custo de manutenção alta, coisa que na Falcon é mais fácil tanto para peças como para serviços.

Eu recomendo!
Prós
Moto divertida, bonita, tem um vigoroso torque, muito econômica com média de até 33km/l na estrada, muito confortável com banco macio e ciclística que apelam ao bem-estar do piloto e garupa. O motor agora injetado é bem acertado e tem entrega de potência bem linear. Sua manutenção é fácil e barata. Remendos, buracos, pista de pedra entre outros obstáculos são absorvidos pela suspensão que é o cartão de visitas da Falcon. Quem se importa com conforto, torque e confiança é a moto.
Contras
Pesada para novatos, não admite erros. Falta pisca-alerta, lampejador e freios abs. Aros e balança comuns. Essa moto merecia mais atualizações.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2012
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Estrada
Quilometragem
16.485 Km
Manutenção
Fácil de encontrar
Custo de Manutenção
Normal
Esta análise foi útil para você? 
Sim (10)Não (3)
Denunciar esta análise
NX-400i FALCON 2012-12-26 22:58:43 Rodrigo Alves
Satisfação Geral 
 
8.0
 
Visual 
 
8.0
Conforto 
 
9.0
Performance 
 
7.0
Dirigibilidade 
 
9.0
Consumo 
 
9.0
Custo x Benefício 
 
9.0
Rodrigo Alves Analisado por Rodrigo Alves    26 de Dezembro de 2012
Atualizado pela última vez: 15 de Fevereiro de 2013
Analista Top 100  -   Ver todas as minhas análises

Moto com custo x benefício muito interessante (as usadas é claro, pois a 0km que custa 19.000 reais, é uma compra sem nexo). Encara muito bem o uso urbano, e o fora de estrada leve/mediano. Para distâncias mais longas, falta motor para uma viagem mais segura. A moto já está um pouco cansada no mercado, mas a ausência de concorrentes faz com que ela continue sendo uma ótima opção de compra na faixa dos 10.000 reais.

Eu recomendo!
Prós
Uma excelente moto urbana, e que também encara bem uma estradinha. Possui torque, velocidade, conforto e consumo satisfatórios para sua proposta. Uma excelente opção de compra na faixa dos 8 a 11 mil reais. Mecânica simples, robusta e confiável.
Contras
Falta motor para longas viagens e para andar com a moto carregada (bagagem e garupa). Já está com o visual um pouco cansado depois de tantos anos de vida. Os bandidos gostam dela, e por isso é preciso andar com atenção, já que o seguro caro costuma ser inviável.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2006
Tipo de uso
Lazer
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
Quilometragem
12.000 Km
Esta análise foi útil para você? 
Sim (10)Não (1)
Denunciar esta análise
NX-400i FALCON 2013-04-27 21:26:21 Gabriel Gindro
Satisfação Geral 
 
8.0
 
Visual 
 
7.0
Conforto 
 
7.0
Performance 
 
5.0
Dirigibilidade 
 
7.0
Consumo 
 
7.0
Custo x Benefício 
 
7.0
Gabriel  Gindro Analisado por Gabriel Gindro    27 de Abril de 2013
Analista Top 50  -   Ver todas as minhas análises

Tive minha FAlcon de 2008 até semana passada, muitas alegrias com ela, revisões sempre na concessionária, manutenção basica, nunca tive dor de cabeça com a moto, viajei algumas vezes, porém a velocidade real máxima deixa a desejar. Na cidade uma ótima moto, entre os carros muito fácil de guiar. Gasolina sempre Podium, você paga mais caro, porém não tem dor de cabeça alguma.

Eu recomendo!
Prós
Ótima suspensão, freios bons, bom torque na cidade.
Contras
Vibração, setas traseiras balançam demais, depois dos 125km/h, esquece!

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2008
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
  • Pista
Quilometragem
12.500 Km
Manutenção
Fácil de encontrar
Custo de Manutenção
Normal
Esta análise foi útil para você? 
Sim (9)Não (1)
Denunciar esta análise
NX-400i FALCON 2014-08-21 14:39:07 RICARDO
Satisfação Geral 
 
1.0
 
Visual 
 
8.0
Conforto 
 
6.0
Performance 
 
6.0
Dirigibilidade 
 
8.0
Consumo 
 
8.0
Custo x Benefício 
 
1.0
RICARDO Analisado por RICARDO    21 de Agosto de 2014
Analista Top 500  -   Ver todas as minhas análises

Tive duas Falcon 0km. Uma 2007 e outra 2013. A 2007 rodou 30000km e somente com troca de óleo/filtro/vela.
A 2013 apagava o motor, soluçava o motor, super aquecia o motor, motor parecia um batedeira velha!!!!
Mistura ar/combustível absurdamente pobre, vela branquíssima, seca.

Não recomendo.
Prós
Economia de combustível.
Boa posição de pilotagem
Motor macio e silencioso (quando funciona!)
Contras
Mola traseira mole demais e rebound traseiro inexistente!, molas dianteiras moles demais, aros de ferro, pedaleiras para pés tamanho 33 e injeção de combustível mal calibrada. Motor apaga, motor engasga, motor superaquece.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2013
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
Urbano
Quilometragem
5.000 Km
Esta análise foi útil para você? 
Sim (9)Não (0)
Denunciar esta análise
NX-400i FALCON 2012-08-14 19:06:50 Rafael Oliveira
Satisfação Geral 
 
9.0
 
Visual 
 
9.0
Conforto 
 
10.0
Performance 
 
9.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
7.0
Custo x Benefício 
 
8.0
Rafael Oliveira Analisado por Rafael Oliveira    14 de Agosto de 2012
Atualizado pela última vez: 14 de Agosto de 2012
Analista Top 50  -   Ver todas as minhas análises
Eu recomendo!
Prós
dirigibilidade, conforto , boa cara encarar trechos de cidades ou até mesmo de trilhas ( Feita pra isso ) Peças facil de encontrar manutenção em um preço justo
Contras
O que mais irrita mesmo é o peso no guidão fora isso .. :)

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2007
Tipo de uso
Lazer
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
  • Pista
Quilometragem
19.000 Km
Esta análise foi útil para você? 
Sim (7)Não (1)
Denunciar esta análise
NX-400i FALCON 2014-02-18 19:31:54 Wellington Casarejos
Satisfação Geral 
 
9.0
 
Visual 
 
9.0
Conforto 
 
9.0
Performance 
 
9.0
Dirigibilidade 
 
9.0
Consumo 
 
7.0
Custo x Benefício 
 
8.0
Wellington Casarejos Analisado por Wellington Casarejos    18 de Fevereiro de 2014
  -   Ver todas as minhas análises

Tenho a minha Falcon 2006 a dois meses( comprei usada ) porem de único dono, estou adorando, sai de uma fazer 250, não tem palavras.....inclusive que tenho 1.86 de altura, fiquei bem melhor e a coluna agradece !!!

Eu recomendo!
Prós
Estou analisando os prós, mas pelo que percebi e senti, o conforto, instabilidade, segurança e claro o TORQUE !
Contras
Única coisa que acho que não poderia acontecer e de esquentar demais os locais das pernas.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2006
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
Pista
Quilometragem
55.000 Km
Esta análise foi útil para você? 
Sim (1)Não (2)
Denunciar esta análise
NX-400i FALCON 2014-10-03 04:48:15 Waldiney Soares
Satisfação Geral 
 
8.0
 
Visual 
 
8.0
Conforto 
 
10.0
Performance 
 
8.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
9.0
Custo x Benefício 
 
10.0
Waldiney Soares Analisado por Waldiney Soares    03 de Outubro de 2014
  -   Ver todas as minhas análises

É uma moto bonita, com história. Quem conhece sabe a diferença para a irmã de 300e que é um pouco melhor, enrole o cabo e verá! Sua versatilidade é o que crio ser melhor, vai do asfalto para a terra e do dia a dia das cidades para as viagens sem piscar. O consumo também é interessante, ficou de 25 a 27 na estrada e 16 a 20 na rua. Gosto muito da moto, muita gente olha nos encontros, ela não perdeu o charme. Para fechar, não vendo.

Eu recomendo!
Prós
Pilotagem, conforto, torque e versatilidade.
Tenho 1,86 metros, quando subo na moto, simplesmente ela se encaixa perfeitamente, os braços não socam com a buraqueira de nossas ruas.
Contras
Não tem lampejador de farol alto, não tem pisca alerta, A carenagem da frente poderia ser mais bonita, com uma mini bolha, por exemplo....pelo preço valeria.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2013
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Estrada
Quilometragem
6.000 Km
Esta análise foi útil para você? 
Sim (1)Não (2)
Denunciar esta análise
NX-400i FALCON 2015-06-22 13:07:45 Ricardo Vieira
Satisfação Geral 
 
8.0
 
Visual 
 
8.0
Conforto 
 
7.0
Performance 
 
8.0
Dirigibilidade 
 
9.0
Consumo 
 
7.0
Custo x Benefício 
 
9.0
Ricardo Vieira Analisado por Ricardo Vieira    22 de Junho de 2015
Atualizado pela última vez: 22 de Junho de 2015
  -   Ver todas as minhas análises

Tenho uma Falcon 2000, comprei com cerca 54.000 Km por um bom preço. Após 6 meses com ela e mais de 20.000 km rodados avalio como um ótimo negócio.

Assim que comprei tive que dar aquela geral, pois a moto já tem 15 anos e como sempre estou na estrada não quero passar por apuros. Troquei os 2 pneus, pastilhas e discos de freio, óleo e filtro, filtro de ar, escapamento esportivo, vela, etc. A moto vem se mostrando muito confiável e nunca me deixou na mão, exceto semanas atrás que por causa de uma gasolina duvidosa a moto começou a engasgar e perder potência, mas foi prontamente resolvido quando abasteci em outro posto.

Muito boa para viagem com garupa. Isso se o intuito for curtir a estrada sem pressa, pois vibra muito acima dos 110 Km/h. Sinto falta da 6ª marcha, já que estava acostumado com ela na minha CB 400. Estou pensado em trocar o pinhão para ver se ajuda um pouco (se alguém já tiver feito isso, deixa um comentário com a avaliação).

Eu recomendo!
Prós
Excelente torque, boa em retomadas e ultrapassagens.
Facilidade para peças e manutenção com preço bem acessível;
Boa para uso urbano e viagens mais longas com garupa e bagagem;
Freio muito bem equilibrado.
Contras
Vibração acima dos 110 km/h;
Falta 6ª marcha;

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2000
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
Quilometragem
72.000 Km
Esta análise foi útil para você? 
Sim (1)Não (1)
Denunciar esta análise
NX-400i FALCON 2014-05-28 15:41:43 Glauber Lima
Satisfação Geral 
 
10.0
 
Visual 
 
8.0
Conforto 
 
9.0
Performance 
 
9.0
Dirigibilidade 
 
9.0
Consumo 
 
9.0
Custo x Benefício 
 
9.0
Glauber Lima Analisado por Glauber Lima    28 de Maio de 2014
  -   Ver todas as minhas análises

Infelizmente somos obrigados a adquirir a honda que, estrategicamente, mantêm uma linha completa de motos em todos estilos e potência. Com uma média de cinco em cinco mil vamos atingindo as de alta cilindradas que custam a partir de 30mil. Vem a brós por 10mil, a xre por 15mil, a falcon por 20mil, a cb500x por 25mil e a transalp ou a nc700x por 30mil.

Eu recomendo!
Prós
Leve, econômica, ágil, potente.
Contras
design ultrapassado, preço alto.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2013
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
  • Pista
Quilometragem
4.000 Km
Manutenção
Fácil de encontrar
Custo de Manutenção
Normal
Esta análise foi útil para você? 
Sim (0)Não (5)
Denunciar esta análise
NX-400i FALCON 2014-08-07 15:09:10 Douglas
Satisfação Geral 
 
9.0
 
Visual 
 
6.0
Conforto 
 
10.0
Performance 
 
8.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
6.0
Custo x Benefício 
 
8.0
Douglas Analisado por Douglas    07 de Agosto de 2014
Analista Top 500  -   Ver todas as minhas análises
Eu recomendo!
Prós
Moto muito confortável, banco largo e as suspensões absorvem todos as imperfeições da estrada, manutenção simples e conhecida dos mecânicos. Em viagens matem uma boa velocidade de cruzeiro.
Contras
Peças muito caras nas concessionarias, equiparando a motos maiores, design esta um pouco antiquado, e o cossumo fica em torno de 18km/l na boa e 15km/l pilotando de forma mais agressiva.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2001
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Estrada
Quilometragem
56.000 Km
Manutenção
Dentro do esperado
Custo de Manutenção
Normal
Esta análise foi útil para você? 
Sim (0)Não (1)
Denunciar esta análise
NX-400i FALCON 2015-11-04 16:36:04 Ewton
Satisfação Geral 
 
8.0
 
Visual 
 
7.0
Conforto 
 
9.0
Performance 
 
8.0
Dirigibilidade 
 
8.0
Consumo 
 
5.0
Custo x Benefício 
 
7.0
Ewton Analisado por Ewton    04 de Novembro de 2015
Atualizado pela última vez: 04 de Novembro de 2015
  -   Ver todas as minhas análises

Moto excelente para a cidade e viagens de curta e média distância. O torque para ultrapassagens mais forçadas impressiona. Apenas 2 contras: painel analógico defasado (que na verdade não chega a ser um problema, pois é bem completo e fundional), e o alto consumo de combustível. A minha faz 22km/l na estrada e 19km/l na cidade, sem "esgoelar"...

Esta análise foi útil para você? 
Sim (0)Não (0)
Denunciar esta análise
NX-400i FALCON 2015-08-05 16:17:27 Willian Thiago
Satisfação Geral 
 
1.0
 
Visual 
 
1.0
Conforto 
 
1.0
Performance 
 
1.0
Dirigibilidade 
 
1.0
Consumo 
 
1.0
Custo x Benefício 
 
1.0
Willian Thiago Analisado por Willian Thiago    05 de Agosto de 2015
  -   Ver todas as minhas análises

amigos gosto muito da falcon tenho uma 2006 e de um tempoo pra ca ela vem morrendo do nada fui no mecanico e troquei estatoir bateria e retificador mais mesmo assim ela ta matando a bateria alguem ai pode me ajudar ??/ fin de semana passado fui viajar e fiquei na mao ela matou a bateria q nem no tranco pegava .

Esta análise foi útil para você? 
Sim (0)Não (1)
Denunciar esta análise
 
Powered by JReviews

Postado: 26 Mar 2016 19:11 por joebarbosa #663782
joebarbosa's Avatar
me tirem uma duvida!!! estou saindo de xlx 350r ano 89, cuja capacidade segundo o manual é de 180kg, para uma falcon 2007, cuja capacidade, sgundo o manual, é de 150 kg. Eu e minha esposa, que juntos pesamos 180kg, andamos juntos direto, vamos e voltamos do trabalho juntos, 100km por dia. estou destruindo a moto?
Postado: 10 Jun 2014 18:12 por Fazer 06/06 #653399
Fazer 06/06's Avatar
Boa noite amigo!

Pode nos relatar sobre o consumo da moto?! Concordo com você em muitos aspectos e concordo com os outros quando dizem que o grande problema da Falcon era quanto ao consumo.

Valeu.
Postado: 09 Jun 2014 21:37 por ezenecon #653366
ezenecon's Avatar
Amigo Fazer,

O grande problema de viajar com 250 no meio de motos grandes, é que as grandes sofrem muito, pois elas tendem a esquentar muito no transito travado e as 250 são mais difíceis de negociar as ultrapassagens nas estradas de pista simples.

Quanto à velocidade média, depende da estrada. Na Fernão Dias a média foi de 110 km/h. Na estradas de MG e BA, todas de pista simples, as médias despencaram para cerca de 60 km/h, pois tinha muitos caminhões, e as negociações da ultrapassagens é mais difícil, principalmente para as 250 carregadas.

Quanto ao consumo, é o mesmo. Variou de 26 km/l a 18 km/l (na volta, na Dutra/Carvalho Pinto/Airton Senna, qua eu desci o cassete, e vim a quanto a moto deu)
Postado: 09 Jun 2014 19:26 por Fazer 06/06 #653354
Fazer 06/06's Avatar
Ezenecon, que legal ler o seu comentário. Em outubro eu e alguns amigos estamos programando pra conhecer Machu Picchu. Apesar de termos motos de boa performance, estamos pensando em ir de Tenere. Mas seriam duas TNR 250, uma BMW GS 650 e um VStrom 1000...rs. Conta pra nós aí como foi a viagem, consumo, velocidade média... etc.
Valeu!
Postado: 02 Jun 2014 10:20 por MANDRUVADOIDAO #653069
MANDRUVADOIDAO's Avatar
MATUSA escreveu:
Concordo, Mandruva.

Mas é bem "fraquinha" pra uma 400

E pesada.
Postado: 02 Jun 2014 10:13 por MATUSA #653067
MATUSA's Avatar
Concordo, Mandruva.

Mas é bem "fraquinha" pra uma 400
Postado: 02 Jun 2014 10:11 por MANDRUVADOIDAO #653066
MANDRUVADOIDAO's Avatar
Essa moto me apetece pelo conforto, dirigibilidade e solidez de mecânica, mas o consumo e o preço ainda me afastam.
Postado: 02 Jun 2014 10:01 por ezenecon #653064
ezenecon's Avatar
Realmente, o "calcanhar de aquiles" da Falcon é o seu consumo. Muito maior que o de motos maiores, como a GS 650 que faz 25 km/l, com 45 hp, enquanto a Falcon (carburada) fazia 18/20 km/l com 30 hp.

Se com a I.E esse defeito foi corrigido, e ela fazer pelo menos uns 25 km/l, será minha próxima moto, pois não ha nada no mercado nessa faixa de preço. Infelizmente a diferença (de $$) entre minha atual 250 e outras motos de minha preferência é muito grande, mas já se acha Falcon 400i (das novas) por 15.500,00 a 16.000,00 e já dá para pensar no assunto.

Como pego muita estrada a 250 já não está me atendendo à contento (a última viajem que fiz com a minha Fazer 250, que é excelente, foi bastante cansativa, ainda mais acompanhado de uma GS 650 e de uma TA 700!!!!) e pretendo comprar uma que seja mais confortável e que mantenha uma velocidade de cruzeiro um pouco maior que a Fazer.
Postado: 02 Jun 2014 09:24 por Diego.Cezar #653063
Diego.Cezar's Avatar
Plauton tem como ser mais especifico em média/consumo? A Falcon é uma das opções que eu acredito ter, já tive duas dela só que carburadas, duas fazer, uma Ténéré 250 e umas 150/125. De fato a falcon em conforto foi a melhor. Minha duvida agora seria em consumo e torque, pois em termos de custo/beneficio ela não tem oferecido muita coisa não, a não ser que o consumo seja muito bom.
Postado: 17 Mai 2014 17:16 por plauton.martins #652471
plauton.martins's Avatar
Nobre, o projeto antigo da Falcon é um projeto consolidado e bem testado por anos. Eu confio muito mais no motor de uma Falcon do que de uma Xre, que basta procurar em grupos no Facebook e fóruns específicos que você acha vários donos de Xre desiludidos com a moto, que trinca cabeçote e vaza óleo. Se fosse poucas pessoas eu ficava quieto, mas cara é muita gente. Esta moto tem claramente evidências de erros grotescos de projeto, pois não foi pensada para aguentar a nossa gasolina batizada por isso trava as válvulas causando o trincamento do cabeçote. Se o problema é ter projeto antigo, há muitas motos que tem este detalhe no seu histórico, como por exemplo a Transalp que é bem antiga e é uma moto bem cara. Mas vc tem certeza que esta moto dificilmente lhe dará problemas. Prefiro a confiança da Falcon a incerteza da Xre.
Postado: 23 Out 2013 00:58 por Nobre #645340
Nobre's Avatar
A questão é só que a Falcon por ser uma moto de projeto antigo, já não era muito novo na época em que foi sucesso, ela deveria ter um preço muito menor, já que tem praticamente a mesma potencia da XRE. Mas apesar disso eu sou mais a Falcon que a XRE por ser um modelo que não quebra e por ter um motor que apesar de defasado é muito robusto! Mas parabéns pela moto, esse é só o meu ponto de vista! Que tenha muitas alegrias e viagens a bordo da Falcon!!!
Postado: 22 Out 2013 18:56 por plauton.martins #645286
plauton.martins's Avatar
Vandeco, não contei a história toda. Dei uma opinião precipitada baseada na opinião dos outros. Eu estava certo de comprar uma Xj6 2010, por 25 mil (pagando mas ficando duro e endividado), e a moto precisava de manutenção (revisão e pneus novos). Paguei a Falcon à vista e me sobrou uma bela grana para pagar documentos e outras coisas. Gostei muito da Falcon e percebi que eu ia gastar muito mais se fosse comprar outra moto usada ainda que fosse mais forte. Comprar uma moto maior e usada parecia ser a melhor opção, mas manter uma Falcon Nova é bem mais fácil que uma moto maior do mesmo preço.
Postado: 28 Ago 2013 21:13 por vandeco #641360
vandeco's Avatar
Gostaria de saber o que fez o Plauton mudar de ideia em relação a moto, pois no dia 26/08 ele informou que não sabia como tinha caido na conversa do vendedor e pago quase R$ 20 mil na Gambiarra 400, inclusive chegou a informar que o que valia eram os cavalos abaixo do banco( E todo mundo sabe que a cavalaria da nova falcon não é lá essas coisas) da moto e por isto mesmo acabou vendendo porque além de cara não era esta Brastemp toda, mas agora editou o comentário e mudou totalmente o discurso. O que será que fez ele mudar de ideia, BIPOLARIDADE?
Postado: 28 Ago 2013 10:59 por MANDRUVADOIDAO #641334
MANDRUVADOIDAO's Avatar
E quanto ao consumo da FALCON IE?
Postado: 16 Mai 2013 13:35 por gilson.leandro de oliveira #635236
gilson.leandro de oliveira's Avatar
nao tenho quero comprar tenho twister 250 2007. ,. to animado com falcon 2007.....
.
Postado: 31 Jul 2012 17:50 por Jean_SP #607594
Jean_SP's Avatar
Wolt, vou levar essa sugestão adiante. À principio, pelo ano saberíamos, mas concordo com vc.
Abraço meu amigo.
Postado: 31 Jul 2012 15:40 por Wolt #607575
Wolt's Avatar
Moderadores ou equipe do motonline tinha que diferenciar a avaliação das motos com e sem i.E (principalmente a Falcon e a Mirage).
Postado: 30 Jul 2012 12:06 por Bitenca #607370
Bitenca's Avatar
Lançada em setembro de 1999, em substituição à NX 350 Sahara, a NX4 Falcon teve poucas alterações ao longo de sua fabricação.

Possui motor monocilíndrico de quatro tempos derivado da XR 400 de enduro, com quatro válvulas e comando simples no cabeçote (OHC). A potência máxima declarada é de 30,6 cv (22,82 kW) a 6.500 rpm, enquanto o torque máximo declarado é de 3,51 kgfm (34,41 Nm) a 6.000 rpm. Utiliza um chassi do tipo berço semiduplo, que ancora suspensão dianteira de longo curso (220 mm) e da traseira Pro-Link (195 mm de curso). Conta com freio a disco em ambas as rodas, sendo um disco de 256 mm na dianteira com pinça de duplo pistão, e disco de 220 mm e pistão simples na traseira.

É equipada com câmbio de cinco velocidades e partida elétrica, sendo sua transmissão final feita por corrente. Possui rodas 21" na dianteira e 17" na traseira, calçadas com pneus Pirelli MT-60 de uso misto.

Seu peso a seco é de aproximadamente 151 kg. Conta com tanque de combustível com capacidade para 15,0 litros, sendo 5,3 L de reserva. Isto lhe dá autonomia para cerca de 300 km, com o consumo médio na casa dos 20 km/L na cidade.

No mercado Brasileiro, acima destaca-se a Yamaha XT 660e dentre as importadas, as opções são maiores, como alguns modelos da KTM, da Husqvarna e da Kawasaki[1].

Também é comercializada na Argentina, México, Perú e Portugal.

Foi utilizada como viaturas militares em diversos estados Brasileiros, como Rocam em São Paulo e Ronda do quarteirão no Ceará.

Em 2009 a honda do Brasil anunciou que o modelo não será mais produzido, colocando em evidência a Honda XRE 300[2].

Ela deixou de ser produzida devido à entrada em vigor agora em janeiro de novos limites de emissão de poluentes para motos (Promot 3), a Honda parou de fabricar a NX4 Falcon. Lançada no segundo semestre de 1999, Tendo sido produzidas aproximadamente 120 mil unidades.

Entretanto em 2012 a Honda traz de volta a moto, sendo, desta vez com injeção eletrônica, perdendo aproximadamente dois cavalos de potência, passando de 30,6 CV a 6.500 rpm para 28,7 CV a 6.500 rpm, seu torque também diminuiu um pouco, passando de 3,51 kgf.m a 6.000 rpm para 3,27 kgf.m a 6.000 rpm, passando a ter Freios ABS como opcional, e apesar de sua volta, a Honda XRE 300 não sai de linha, abastecendo o mercado das 250-300CC e a Falcon fica como uma opção mais potente, ela passou por um "Face-lift" discreto, ganhando linhas mais angulosas ela também ganhou a sigla "i" em seu nome, fazendo menção à palavra injection, devido ao fato de ganhar injeção eletrônica passando a ser chamada de Nx4 Falcon 400i.