SUPER 100 SUPER 100 Quente

SUPER 100

Marca

Fabricante
Dafra

Descrição

Visão Geral
Leve e ágil, a DAFRA Super 100 é perfeita para o dia-a-dia e uma ótima e acessível alternativa ao transporte público. O modelo oferece resistência, estabilidade, economia de combustível e baixa manutenção. Equipada com motor quatro tempos, possui rodas raiadas, freios a tambor, quatro marchas e capacidade total de transporte de carga de até 140 kg.

Motor/Transmissão/Chassi

Cilindrada
97,20 cc
Tipo do Motor
OHC / 1 cilíndros cilindros / 4 tempos tempos / Arrefecimento Ar
Combustível
Gasolina
Potência máxima
6,00 cv a 7.500 rpm
Torque máximo
0,61 kgf.m a 5.000 rpm
Transmissão
4 marchas
Injeção
Carburada
Partida
Elétrica
Chassi
Aço
Suspensão Dianteira
Convencional
Balança
Convencional

Dimensões

Peso (seco)
85,00 Kg
Peso em Movimento
94,00 Kg (MVOM)
Comprimento
1.885 mm
Largura
760 mm
Altura
1.000 mm
Altura do Banco
780 mm
Distância entre Eixos
1.210 mm
Pneu Dianteiro
2,50 – 17 43P
Pneu Traseiro
2,75 – 17049P

Análises dos usuários

Avaliação média dos usuários: 3 usuário(s)

Para escrever uma análise por favor registre-se ou login.

Satisfação Geral 
 
6.3  (3)
 
Visual 
 
6.0  (3)
Conforto 
 
6.3  (3)
Performance 
 
7.3  (3)
Dirigibilidade 
 
8.0  (3)
Consumo 
 
8.3  (3)
Custo x Benefício 
 
7.7  (3)
 
SUPER 100 2012-07-20 14:21:59 Vagner Alexandre Abreu
Satisfação Geral 
 
6.0
 
Visual 
 
7.0
Conforto 
 
5.0
Performance 
 
8.0
Dirigibilidade 
 
8.0
Consumo 
 
8.0
Custo x Benefício 
 
7.0
Vagner Alexandre Abreu Analisado por Vagner Alexandre Abreu    20 de Julho de 2012
Atualizado pela última vez: 24 de Julho de 2012
Analista Top 500  -   Ver todas as minhas análises

Para quem quer uma primeira moto e vai viver na cidade ou em regiões pequenas, é uma moto que pode se considerar. Não espere comprar a moto para no futuro ter o dinheiro de volta também.

Eu não sou um cara anti-Dafra, como muitos por aí vivem a bradar idiotamente. Comprei minha moto com a consciência que no futuro poderia dar problemas. Sei que muitos sofreram com problemas com a fabricante, mas nem por isso saio a condenar a fabricante, afinal, ela pelo menos trouxe motos baratas, uma exigência que o público tinha há muito tempo.

Se você ler este meu guia sobre a Super 100 do começo ao fim, sugiro que pense sobre, sem ficar falando "já sabia que a Dafra é uma mer...". Motos dão problemas, só que infelizmente algumas dão problemas mais rapidamente :). Basta simplesmente avaliar e ver se o seu uso será intensivo (como é o meu caso, já que uso a moto diariamente) e se compensa comprar a moto.

Mas caso você esteja pegando a primeira moto e não quer se arriscar muito a pegar estrada, compre a Super 100 ou outra moto de 100 cilindradas, assim você acaba pegando melhor os limites da moto e não abusando tanto, diferente de pegar uma 125 ou 150 logo de cara, pois são motos mais potentes, porém perigosas se não souber lidar :)

A recomendação que faço é com ressalvas. Avalie mesmo suas necessidades e leia com calma (e sem extremismos) sobre a moto :)

Eu recomendo!
Prós
É realmente uma "primeira moto" por ser pequena, leve e limitada, o máximo que alguém conseguiria com ela com a moto sem modificações é 100 km/h, sendo que acima disto a pessoa sofre com instabilidade. Mas como a proposta dela é ser urbana, já vale bastante. Além disso, se bem regulada, é econômica. Vale como uma escola para pegar motos maiores, assim aprendendo a lidar com os limites do trânsito.

O visual é o estilo clássico japonês (lembrando motos dos anos 70) e possui partida elétrica. O motor é forte, e realmente ágil. Como vantagem ou desvantagem para alguns, tem embreagem manual, para quem gosta de ter o controle melhor sobre a moto. O câmbio é duro mas escalona bem, com a primeira marcha em 30 km /h, segunda em 50 km/h, terceira em 70 km/h e quarta funcionando como um "overdrive".

Já peguei estrada com ela, e dá para fazer viagens curtas se a pessoa tiver bom senso e saber andar sem abusar. Já peguei Imigrantes, mas como a moto é limitada, não dá para sair da faixa da direita :p :). Já andei com ela em terra também, sem muitos problemas.
Contras
4 anos de moto dá para ter uma noção grande de alguns problemas. Não que a moto seja super problemática, mas sim que é uma moto que tem muita "frescura" e fragilidade. Vamos a elas

Muitas peças com o tempo caem ou quebram facilmente. Principalmente as setas que vem de série, pois são frágeis demais. Parece que há um erro de projeto que a traseira acaba sofrendo com as vibrações, e com o tempo as soldas ou emendas acabam trincando, fazendo peças caírem. (Lembrem-se que estou falando do modelo 2008, pode ser que nas versões mais novas, já tenham solucionado isso). No caso já perdi dois suportes de placa, a carenagem da rabeta, fiz ressolda no extensor de quadro (a parte traseira) e as lanternas caíam com o tempo e vibração.Tudo isso já foi solucionado com adaptações ou peças trocadas, como a lanterna. O banco também não dura muito não. Se for comprar um novo, adquira uma capa de banco pelo menos, que assim ajuda a manter bem o mesmo.

A Dafra ultimamente está meio que com problemas para fornecer algumas peças para ela. Estou tentando entrar em contato para solicitar uma embreagem nova para a minha moto e soube de casos que as pessoas estão esperando por mais de três meses pela peça. A Super 100 é um modelo originalmente chines (diferente das novas motos Dafra / Parceiras, que já vem de outras partes do mundo) e creio que eles estejam com problemas para importar as peças. Cogito adaptar peças do motor da Sundown Hunter 100, cujo projeto do motor é similar, mas voltado ao modelo Biz, da Honda, diferenciando-se justamente pela embreagem.

Se a moto não for bem cuidada (como é o meu caso :p ), ela pode sofrer bastante com ferrugem e problemas nos detalhes. Por isso, o visual dela fica bem desgastado rapidamente. Cuide bem :)

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2008
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
Quilometragem
45.000 Km
Manutenção
Difícil de encontrar
Custo de Manutenção
Normal
Esta análise foi útil para você? 
Sim (24)Não (0)
Denunciar esta análise
SUPER 100 2013-06-29 06:30:10 Victor De la Plaza
Satisfação Geral 
 
7.0
 
Visual 
 
4.0
Conforto 
 
8.0
Performance 
 
6.0
Dirigibilidade 
 
9.0
Consumo 
 
8.0
Custo x Benefício 
 
9.0
Victor De la Plaza Analisado por Victor De la Plaza    29 de Junho de 2013
Atualizado pela última vez: 29 de Junho de 2013
Analista Top 1000  -   Ver todas as minhas análises

Moto muito barata de se comprar usada, no meu caso saí de vários sofrimentos com scooter 2 tempos, eram beberronas , fedidas e temperamentais. Vendi uma ano 1997 e com mais uma merreca comprei a dafra , peguei ela com 4227 e vendi com quase 10.000 km , apesar de ter 50cc a mais que as outras a diferença foi enorme, me senti numa moto de verdade pois ela tem embreagem e câmbio manuais, de imediato notei o baixo consumo de combustível. Apesar de ter só 100cc , o motor é bem robusto e desenvolve rapidamente , aliado ao câmbio manual e possivel otimizar o uso do motor , sempre andava colando o punho da moto , nunca tive nenhum problema de motor , apenas fazendo as trocas de oleo a cada 1000km (muito importante) pois o motor está sempre em alto giro , melhorei o seu desempenho colocando um gicleur de alta da biz e um filtro esportivo, bati no velocimetro aprox. 105km dentro de um tunel. As peças originais são frágeis mas se o dono as substituir por originais ou paralelas da honda , já melhora muito. Posso dizer que essa moto de dafra só tem o nome , a graça dela é justamente essa , você compra barato pois não é "supervalorizada " como por exemplo a biz , fora que em termos de estilo e o tamanho das rodas essa super é muito melhor. Serve muito bem como primeira moto, pois tolera bem mais erros do piloto do que motos maiores e mais potentes , e é bem leve também , pra mim foi de grande experiência , hoje tenho uma suzuki yes 125 , mas as vezes bate uma saudade da motoneta , especialmente no trânsito congestionado ou em trajetos curtos. Aos amigos que possuem esta moto seja 50 ou 100 deixo aqui algumas peças que sei que são compativeis.

-Cubos (Honda Biz 100)
-Lona freio (biz 100)
-Cabo freio dianteiro ( titan qualquer modelo)
-jogo de raios da Cg fan
-lente freio traseira ( cg bolinha 77)
-Peças motor, embreagem etc ( biz 100)
- Filtro esportivo da biz 125 serve

Eu recomendo!
Prós
Baixo custo de aquisição ( usada)
Motor muito robusto, utiliza toda a mecânica honda dream/biz 100
Painel bonito e praticamente completo , só faltou um marcador de combustível
freio traseiro muito bom
banco é bem macio e comprido
farol é sem comentários , melhor de que muita moto "conceituada" por ai
Manutenção fácil e barata pois praticamente todas as peças são de outras motos da honda
Carburador Keihin
Partida elétrica e a pedal
Muito leve e ágil no trânsito urbano
Não é nem um pouco visada pra roubo
Contras
Fragilidade das peças originais como por exemplo os rolamentos das rodas , os raios , os aros , o cubo , cabos e a engrenagem do velocimetro
Freio dianteiro é muito duro e fraco , é mal dimensionado para a potência da moto
Não poder contar em nada com a assistência técnica da dafra, eles nunca tem nada em estoque
Estilo e aparência um tanto duvidosos , a pessoa parece um gigante em cima dela pois a traseira dela é reta
Tem instabilidade ao levar garupa , a frente chega a levantar nas arrancadas , bambeia um pouco
O motor na estrada sofre , é dificil passar dos 80 , mas também essa não é a proposta dela

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2008
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
Quilometragem
9.500 Km
Esta análise foi útil para você? 
Sim (6)Não (0)
Denunciar esta análise
SUPER 100 2015-03-04 04:09:17 Ricardo
Satisfação Geral 
 
6.0
 
Visual 
 
7.0
Conforto 
 
6.0
Performance 
 
8.0
Dirigibilidade 
 
7.0
Consumo 
 
9.0
Custo x Benefício 
 
7.0
Ricardo Analisado por Ricardo    04 de Março de 2015
Analista Top 1000  -   Ver todas as minhas análises

Desempenho até então satisfatório, desde que seja para uso urbano em cidades não muito movimentadas eu a recomendo, até mesmo em pequenas viagens de 40-60km; mas se vai pegar trânsito pesado ou se vai andar por ruas esburacadas e com GARUPA opte por outra moto, Xtz ou Fazer...

Eu recomendo!
Prós
-->Leveza na pilotagem, parece até uma bicicleta motorizada... se bem que é.
-->Espuma do banco, eu achei bem confortável, muito mais do que a CG FAN que eu pilotava.
-->Consumo, tem um bom consumo faço de 45 à 49km/l.
-->Segurança contra roubos, ladrão não quer nem de graça.
-->Farol, ilumina bem.
-->Comandos, ela tem conta-giros e marcador de marcha, para os iniciantes isso é fundamental.
-->Visual clássico, não sei se a julgam como feia ou se acham que é uma cg bolinha, o importante é que sempre é notado por onde passa[...].
-->Motor, motor valente, se dosar bem deixa muitas cg's para trás e mesmo com 5 anos de uso nunca deu problema.
Contras
-->Suspensão traseira, é simplesmente horrível, até nos menores buracos a pancada vai toda para a sua coluna.
-->Suspensão dianteira, a suspensão dianteira vai se sair melhor do que a de muitas CG'S da vida..., até você ter que andar com garupa, onde ela afunda fácil e perde capacidade de equilíbrio ao frear.
-->Estabilidade, a moto foi feita para apenas uma uma (1) pessoa, quando é colocado mais peso como um garupa, ela samba podendo causar graves acidentes.
-->Freios, "não tem" o freio traseiro é inútil e o dianteiro freia muito mal [...].
-->Pedaleiras, são um tanto recuadas, caso tenha + de 1,75 vai sofrer com dores nos pés.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2010
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
  • Pista
Quilometragem
26.000 Km
Manutenção
Dentro do esperado
Custo de Manutenção
Normal
Esta análise foi útil para você? 
Sim (2)Não (0)
Denunciar esta análise
 
Powered by JReviews

Postado: 01 Jul 2013 16:41 por faelcr #638334
faelcr's Avatar
eu tinha uma Hunter 90 e gostei muito! Só não é recomendado para pessoas mais altas pois a moto é pequena e você fica curvado. Eu com 1,80 ficava com as costas doendo se ficasse mais tempo no transito. Mas sem duvida é uma boa alternativa. Na Hunter o freio era deficiente não sei no caso da Dafra. Bonita ela não é mas pelo menos não é atrativa aos ladrões.