Yamaha XTZ Lander 250X - 2008 Considerações Sobre a Moto

11 Ago 2015 16:32 - 11 Ago 2015 17:05 #1 por henrique.rosa
Caros companheiros do Motonline, boa tarde a todos!


Venho compartilhar com vocês minhas opiniões e sentimentos quanto à aquisição que fiz no começo do ano de uma Xtz Lander 250X 2008.
Primeiramente agradecendo, anteriormente já tive a atenção de vocês para resolução de um problema em minha antiga moto e preciso dizer que a comunidade é muito boa e exatamente reflexo de seus membros!

Piloto desde meus 15 anos, atualmente tenho 22. Adquiri a moto em janeiro deste ano, e após 8 meses e 10mil Km rodados posso dizer que estou batizado. Anteriormente tive algumas 125, CG, YBR e YES e subi para uma 250. Antes fiz uma boa pesquisa entre Lander vs. Fazer e optei pela Lander.

Recentemente viajei 400km com a moto e agora sim tenho propriedade para explanar sobre minha aquisição. Para efeito de comparação tenho 1,76m de altura e 100kg, morador de SP – Capital ZL, trabalho no Centro.

Prós

– Desempenho: A moto tem um bom torque em baixa rotação as saídas dela são firmes, mesmo com garupa, o desenvolvimento é constante e te passa segurança, você realmente domina a moto. Final dela me agradou consegui chegar a 142km/h em condições favoráveis e sem garupa, com muita vibração, mas entendo e aceito as limitações da moto.

– Consumo: Mesmo com uma tocada agressiva do dia-a-dia, muito transito, anda/para, a moto se mostrou econômica, costumo fazer entre 25 e 28 km/litro.

– Dirigibilidade e Segurança: O peso da moto não é sentido, mesmo com tanque cheio e garupa, ela permanece maleável no corredor, onde uma CG passa eu passo também. Nas curvas ela tem bom comportamento, desci a serra em média 70 a 90, salvos trechos de curvas acentuadas, e ela se saiu muito bem. As retomadas são boas, quando bem utilizadas. Os freios se mostraram eficientes, ontem mesmo precisei abusar dele pra não entrar atrás de uma Outlander que resolveu frear do nada bem na minha frente. O freio traseiro trava com certa facilidade, mas o dianteiro “permite erros” você sente quando o guidão torce e te da tempo de recuperar o controle. Aconselho quem tenha uma Lander para uso urbano e sofre com um transito igual o daqui de SP, a trocar os retrovisores originais pelo da Yamaha NEO, é uma excelente adaptação, pois são menores, mas ficam na altura ideal não se perde visibilidade e ganha em desempenho. Para quem não tem ideia em boa parte da Radial Leste o corredor é mais ou menos assim.





– Estética: A moto é bonita, a quem diga que não, eu considero o design dela meio ultrapassado ela foi uma moto que não teve muitas alterações ao longo dos anos. Mas se manteve imponente, quando você à vê parada no descanso lateral instiga a pilota-la.
– Preço/Revenda: Não paguei caro na moto, apesar de ter tido algum trabalho com ela depois, mas senti que a curva de desvalorização dela é padrão, nos primeiros 3 anos é alta e depois estabiliza. Fora que a moto é fácil de vender, a marca é boa e o modelo é consolidado no mercado.

Contras

– Manutenção: Como todo bom motociclista com 3 meses de uso fiz uma burrada e levei um tombo com ela, neste incidente alguns itens foram danificados, lente do farol, manete, manicoto, tampa do recipiente do fluido de freio traseiro, bengalas, foi algo besta, mas falha minha cai, rolei e já levantei. Nesta brincadeira foi gasto algo em torno de R$300 reais para substituição dos itens exceto as bengalas. Para se ter uma idéia somente a tampinha do fluido de freio era R$55,00, na boa... em um TAMPA, é uma tampa com uma rosca! Enfim no final a bengala não foi danificada e nem entortada somente a canela que ficou com uma pequena trinca, onde o fluido estava vazando. E cada CANELA É R$320,00 REAIS! Eu ainda não substitui, fiz uma pequena gambiarra, pois não sou adepto do mercado irregular de peças, mas também é impossível substitui-las agora. Fato que as peças são de qualidade, porém são SUPERVALORIZADAS e isso fomenta o mercado ilegal! Não é porque você tem uma 250cc que você é rico.

Ressalto que os demais itens de desgaste regular, pastilhas, óleo, filtro, lâmpadas, velas, cabos, não são nada fora do normal e há bastante variedade de marcas.

Precisei fazer o motor da moto, a comprei com 50mil km quando na verdade ela tem pelo menos 150mil km, pelos desgastes na corrente de comando, bielas e virabrequin o mecânico que fez o trabalho atestou essa divergência. Realmente foi um fato infeliz da minha compra, mas ainda sim a moto nunca parou ou deu sinal de tal, era realmente alguns “barulhos” estranhos e que eu já imaginava fato que foi confirmado pelo mecânico.
Trabalho com Leilão, mas a moto foi adquirida no particular, faz parte do risco do negócio confesso que não me frustrou em nada, pois a moto continua excelente.

– Conforto: Isto com certeza pode ser sentido por qualquer usuário de uma Lander, o banco é estreito e fino, faz com que após, 30~40 minutos já comece a incomodar. O conjunto de suspensões alivia bastante, pois é bem construído e eficiente, mas para um cara de 100kg o banco realmente influencia e já estou estudando a troca do meu. Outro ponto que pude perceber é “toda Lander range” o problema é resolvido, mas no meu caso não foi tão fácil precisei apoiar a moto e desmontar a balança e limpar todo o conjunto além de engraixar muito bem o eixo e lubrifcar o amortecedor e buchas foi trabalho de um dia todo.

– Autonomia: Tanque de apenas 11 litros, a minha com 270km pede um posto fácil, para longas viagens limita um pouco.

– Visada: Sei que hoje em dia a bandidagem não está muito seleta, estão levando qualquer coisa, mas aqui em SP a situação é tensa, eu não fico mais de 20 ou 30 segundos parado em faróis, se percebo movimentação suspeita logo arranco, e já fico sempre com a moto engatada. Ainda sim já tive que por 2 vezes “dar fuga”, uma vez em 2 caras numa Falcon e outra em 2 caras numa Dafra Next, ambos já na Zona Leste, na altura do Tatuapé. Creio que pelo fato da moto ter a mesma mecânica da Fazer chama bastante atenção, pois tem MUITO mercado para as peças dela. Depois que vi meu pai, após 20 anos de motociclista ter uma Tenere 250 roubada em plena avenida confesso que perdi as esperanças de andar tranquilo.

Considerações Finais:

A moto vale a pena, é muito boa no custo x benefício, para quem, igual a mim, esta começando a subida de categoria ela ensina muito, te faz respeitar os seus limites.
Muito gostosa de tocar, deixa a desejar em poucos pontos é bem completa, todos os mecânicos, sem exceção elogiam a mecânica Yamaha e falam que o motor dá de 10x0 em qualquer outra marca.
Enfim recomendo a moto, como tenho muito a aprender ainda resolvi tecer meus comentários, estou aberto pra opinião de todos e caso eu possa ajudar alguém ficaria feliz também. Desculpe os eventuais erros de português!

Obrigado a todos!

OBS: Abaixo fotos da viagem de SP até Caraguatatuba que fiz com meu Pai, ele de Tenere 250 e eu de Lander 250X, descemos pela Mogi-Bertioga e subimos pela Tamoios

Rolêee de Moto Litoral SP
Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Ago 2015 18:09 #2 por Patriarca
Parabéns pela motoca e muito obrigado pelas considerações.

:)

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.156 segundos