TENERE 250 2016!

25 Ago 2015 20:05 #31 por Ik@ro.....
Respondido por Ik@ro..... no tópico TENERE 250 2016!
[3000km RODADOS]

A moto se comporta da melhor forma possível! Sua média de consumo mantém a margem dos 35km/l com tocada suave e 33km/l exigindo mais dela.......isso usando somente gasolina aditivada GRID.........fiz duas viagens pequenas (200km ida e volta) e a expectativa foi dentro do esperado para uma moto de 250cc......em uma delas encarei subidas pesadas e com piso muito irregular......superou sem fazer maiores esforços. É possível manter uma velocidade de cruzeiro de 110 km/h sem cansar. Acima disso acho meio desgastante.

Recentemente instalei um bauleto Givi E450 na moto........não senti muita alteração na ciclística da moto mesmo o bauleto sendo de porte grande.

Ainda não realizei nenhuma manutenção na moto além da primeira revisão de mil km. Mas só o fato do intervalo entre as revisões ser a cada 5 mil km já ajuda muito na economia.

A medida que for rodando vou postando meus relatos por aqui........abraço à todos! ;)

Atual: PCX DLX 2016 Branca
Ex: CB 300 15/15 Branca
Ex: Ténéré 250 15/16 Branca
Ex: XRE 300 2012 Vermelha
Ex: Wuyang WY 50 QT Preta

DEUS É FIEL!!!
VALE DO AÇO - MINAS GERAIS
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Ago 2015 20:57 #32 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico TENERE 250 2016!
Não usou álcool ainda? :)

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Set 2015 00:03 #33 por Ik@ro.....
Respondido por Ik@ro..... no tópico TENERE 250 2016!

Patriarca escreveu: Não usou álcool ainda? :)


Sinceramente?

Não pretendo.......etanol é muito corrosivo. Vai me trazer economia a curto prazo mas vou precisar dar manutenção mais cedo ou até trocar peças que eram pra durar mais tempo.......rodo em média de 45 a 60km por dia......a moto por si só já é bem econômica. Acho que não compensa........prefiro continuar usando Aditivada mesmo.....

Atual: PCX DLX 2016 Branca
Ex: CB 300 15/15 Branca
Ex: Ténéré 250 15/16 Branca
Ex: XRE 300 2012 Vermelha
Ex: Wuyang WY 50 QT Preta

DEUS É FIEL!!!
VALE DO AÇO - MINAS GERAIS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Set 2015 18:57 - 02 Set 2015 18:58 #34 por Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2015 19:19 #35 por Ik@ro.....
Respondido por Ik@ro..... no tópico TENERE 250 2016!
Certamente! ;)


Tive a oportunidade de vivenciar isso de perto com meu carro. Ele é flex e, um dia que fui levá-lo em uma oficina de confiança para executar a troca de óleo, deparei com um carro de um cliente que era do mesmo ano e modelo do meu. O dono da oficina que também é meu amigo me contou que o proprietário do referido veículo tinha por hábito utilizar constantemente o etanol como combustível principal.

Eu rodo bem. Antes de comprar a Tenere 250 eu fiquei aproximadamente 1 ano e 6 meses somente andando de carro. Neste período eu rodei cerca de 25 mil km. Neste mesmo período eu APENAS realizei troca de óleo e filtro utilizando somente gasolina aditivada. Meu carro hoje está com 83 mil km rodados.

Não sei te falar a km total do outro carro......mas neste mesmo período de tempo, o dono rodando muito menos do que eu precisou trocar o filtro de combustível pelo menos umas 2 vezes (eu ainda estou usando o filtro que veio no carro quando comprei), precisou realizar reparo nos bicos injetores pois o etanol corroeu os o-rings que fazem a vedação dos mesmos e precisou trocar as velas muito antes do recomendado.

Este amigo meu que é dono de oficina e mecânico há quase 40 anos sempre orienta qualquer um que possui carro flex a não usar etanol. É um combustível que aparentemente traz uma economia imediata ilusória por ser mais barato.......mas faz o proprietário de veículo gastar mais pois obriga que a manutenção do veículo seja feita em intervalos menores e as peças sofrem desgastam sim, exigindo que seja feita a troca.......mesmo que com o tal preparo ou tratamento químico das tais peças por onde o combustível passa.

O recomendável mesmo é abastecer com gasolina aditivada pois os aditivos limpam a sujeira gerada pelo processo de combustão e que acumulam nas partes internas do motor. De preferência que seja em posto com bandeira conhecida (BR, SHELL, IPIRANGA, TEXACO), e se possível que você sempre abasteça preferencialmente no mesmo posto.

Essas medidas vão te livrar de algum dia usar gasolina de má qualidade no seu carro ou moto? NÃO! Recentemente suspeitei de um posto que precisei abastecer minha moto e nunca mais volto lá. É um posto com bandeira conhecida (IPIRANGA) mas eu não tinha costume de abastecer lá.......registrei média de 30km/l usando aditivada do tal posto, mantendo o mesmo estilo de pilotagem e realizando o mesmo trajeto como de costume. A média de consumo da minha moto é bem alta. Há uns 3 dias completei o tanque dela e consegui registrar média de 36,9 km/kl abastecendo no posto BR que tenho costume ......por isso concluí que o problema seria o combustível. :angry:

Abastecer com aditivada a chance de adulteração é menor pois não é economicamente viável para o dono do posto.....mas pode acontecer......abastecer em posto com bandeira conhecida normalmente é mais garantido que o combustível seja de procedência pois existem programas de controle de qualidade como o DE OLHO NO COMBUSTIVEL da BR que passam nos postos para avaliar se existe alteração química no combustível......mas pode acontecer de existir combustível adulterado nestes postos........abastecer em um posto de confiança onde você já conhece a procedência do combustível e tem a certeza que o mesmo é de qualidade.......mas pode acontecer do dono do posto resolver adulterar o combustível que ele vende pra você.

Não adianta! Ninguém está livre disso......o meio mais seguro e eficaz para evitar qualquer dor de cabeça com nossos veículos ainda é o conhecimento. Conhecer como ele se comporta, desenvolver a perceptividade para certas alterações de funcionamento do motor, perda de potência, aumento no consumo, alterações de marcha lenta, manter as revisões em dia respeitando os intervalos de troca de óleo e filtro, usar óleo com especificação técnica recomendada pelo fabricante e de boa qualidade, trocar o que for necessário e quando for necessário, usar combustível de qualidade, entre outros cuidados que a maioria de nós já conhece.

Ainda tenho outros exemplos aqui acerca da corrosividade do etanol que poderia relatar mas acho que o texto ia ficar muito grande e eu acho que consegui ser bem claro com as experiências que tive.... ;)

Atual: PCX DLX 2016 Branca
Ex: CB 300 15/15 Branca
Ex: Ténéré 250 15/16 Branca
Ex: XRE 300 2012 Vermelha
Ex: Wuyang WY 50 QT Preta

DEUS É FIEL!!!
VALE DO AÇO - MINAS GERAIS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2015 19:53 #36 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico TENERE 250 2016!
Realmente isso dá medo mesmo.
Agora sobre o BR toda vez que abastecia a Intruder num desse ela começava a falhar, prefiro o shell e hoje estou usando a aditivada da Ipiranga.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2015 21:13 #37 por Ik@ro.....
Respondido por Ik@ro..... no tópico TENERE 250 2016!

Patriarca escreveu: Realmente isso dá medo mesmo.
Agora sobre o BR toda vez que abastecia a Intruder num desse ela começava a falhar, prefiro o shell e hoje estou usando a aditivada da Ipiranga.


A qualidade dos combustíveis pode variar de região para região.........aqui na minha região percebo que o povo prefere mais a BR.....em São Paulo eu tive a ligeira impressão que a Ipiranga é mais preferida......mas não posso afirmar pois a cidade é enorme e eu fiquei pouco tempo e não tem como tirar uma conclusão certeira sobre isso.....rs

Atual: PCX DLX 2016 Branca
Ex: CB 300 15/15 Branca
Ex: Ténéré 250 15/16 Branca
Ex: XRE 300 2012 Vermelha
Ex: Wuyang WY 50 QT Preta

DEUS É FIEL!!!
VALE DO AÇO - MINAS GERAIS
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Set 2015 00:34 #38 por projetoawr
Respondido por projetoawr no tópico TENERE 250 2016!
Parabéns pela escolha!
Comprei uma Tenere logo no lancamento, em 2010.. andei com ela longos 3 anos..
eu fazia pos em Campinas, e moro em Poços de Caldas...
só nisso já rodava 800km por semana.

Foi uma moto que me divertiu muito, e achava ela excelente...
Equipei ela todinha, até GPS e farol de milha da Givi (s310)

Apenas não concordo com o que você falou do alcool, acho bem menos agressivo pois mantém o motor infinitamente mais limpo por dentro! Compare um motor a gasolina com um motor a alcool.. a gasolina fica um negócio grosso que parece asfalto.

Corrosao não é mais problema nos dias de hoje, pode ficar tranquilo, a moto foi feita pra isso.
Ah, e na minha (a gasolina) ja usei MUITO alcool..


Burgman 125 2007 > Titan Mix 2009 > Ténéré 2011 > PCX 2013 > Burgman400

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Set 2015 21:26 #39 por Ik@ro.....
Respondido por Ik@ro..... no tópico TENERE 250 2016!

projetoawr escreveu: Parabéns pela escolha!
Comprei uma Tenere logo no lancamento, em 2010.. andei com ela longos 3 anos..
eu fazia pos em Campinas, e moro em Poços de Caldas...
só nisso já rodava 800km por semana.

Foi uma moto que me divertiu muito, e achava ela excelente...
Equipei ela todinha, até GPS e farol de milha da Givi (s310)

Apenas não concordo com o que você falou do alcool, acho bem menos agressivo pois mantém o motor infinitamente mais limpo por dentro! Compare um motor a gasolina com um motor a alcool.. a gasolina fica um negócio grosso que parece asfalto.

Corrosao não é mais problema nos dias de hoje, pode ficar tranquilo, a moto foi feita pra isso.
Ah, e na minha (a gasolina) ja usei MUITO alcool..


Ledo engano parceiro......

O etanol pode não gerar tantos resíduos no processo de combustão......mas gera.....quimicamente falando é impossível de se realizar um processo de combustão sem gerar resíduos. Mas a corrosividade do etanol é cientificamente comprovada. E por coincidência, hoje minha sogra precisou trocar todo jogo de vela do carro dela que se desgastaram de forma prematura pois já tem mais de 3 ou 4 meses que ela só usa etanol no carro dela (as velas ainda são as originais e o carro é um gol 2011. Só para se ter uma ideia as velas originais são projetadas para rodar NO MÍNIMO 100 mil km.....o carro está com 70 mil km).........tenho um tio que tem um gol g4 ano 2007 com cerca de 150 mil km rodados usando o jogo de velas originais.....ele só usa aditivada no carro dele......se bobear essas velas duram muito mais ainda......

Eu poderia ficar aqui até amanhã pra citar exemplos pra vc.......tenho vários amigos mecânicos e todos eles compartilham comigo diariamente experiências desse tipo.......isso sem contar que cientificamente o etanol é comprovadamente um combustível altamente corrosivo........

Se vc cria o hábito de abastecer seu veículo com gasolina aditivada de procedência, os aditivos presentes na composição da gasolina vão evitar o acúmulo de borra.........pelo que percebi vc deve usar muito o etanol. Te convido a fazer um teste......use aditivada até o final do ano e perceba como o funcionamento do veículo vai melhorar e principalmente como as peças vão começar a durar......eu tbem não acreditava até começar a ver a coisa acontecer na prática......

Atual: PCX DLX 2016 Branca
Ex: CB 300 15/15 Branca
Ex: Ténéré 250 15/16 Branca
Ex: XRE 300 2012 Vermelha
Ex: Wuyang WY 50 QT Preta

DEUS É FIEL!!!
VALE DO AÇO - MINAS GERAIS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.123 segundos