Diário de uma Teneré 250cc

07 Out 2014 22:31 - 07 Out 2014 23:27 #5641 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Vandeco dá uma lida aqui:

www.motonline.com.br/faq/

FAQ

1. Posso trocar o pneu da minha moto por um mais largo?

R: O limite para a largura do pneu é a roda. A roda da moto foi feita para receber uma única medida de largura de pneu. Ao usar pneu mais largo teria necessidade de trocar também a roda. Além disso, pneu de moto mais largo pode melhorar a estabilidade, porque o perfil do pneu é estudado para trabalhar em concordância com a distância entre-eixos e geometria da direção. O pneu mais largo gera mais atrito e o resultado é maior consumo de gasolina e desgaste prematuro do sistema de transmissão (corrente/coroa/pinhão). Pode também interferir com alguma peça do chassi.

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"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
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07 Out 2014 22:54 #5642 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Achei o texto que estava procurando:

6) Pneu mais largo melhora a estabilidade. Mais uma vez é a confusão criada por acreditar que moto é um carro de duas rodas. Nos carros os pneus mais largos podem melhorar a estabilidade porque oferecem maior área de borracha em contato com o solo. Mas nas motos é diferente, porque a moto precisa inclinar nas curvas. Quanto mais inclinar, maior pode ser a velocidade de contorno da curva. Para que consiga um grande grau de inclinação é fundamental que o pneu tenha o desenho convexo. Quanto mais convexo, maior a inclinação. Ao usar um pneu mais largo na mesma medida de roda, o pneu ficará deformado, reduzindo a convexidade do desenho. Logo, a moto inclinará menos na curva. Claro que existem tolerâncias. Por exemplo, ao passar de um pneu 180 para 190 não causará um problema. Nem de 130 para 140. Mas alguns motociclistas exageram e, em função de um padrão estético, querem usar o mais largo possível, passando de 130 para 150 ou de 160 para 190. Aí será um martírio inclinar a moto nas curvas. Nos fóruns pode-se até ler depoimentos sobre a “melhora” ao usar um pneu mais largo. Mas esta sensação de melhora não vem da largura do pneu e sim do fato de ser NOVO! O cara tira um pneu velho, gasto e coloca um novo, claro que vai sentir melhora, mas não é resultado da largura!

motite.blogs.sapo.pt/83904.html

:cheer:

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07 Out 2014 23:13 #5643 por Monteverdi
Respondido por Monteverdi no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Sô Vandeco, acho que colocar o pneu mais largo pode piorar um pouco a arrancada da Teneré, que já não é grande coisa. Dizem que mudar a medida do pneu dianteiro acaba com a saída de frente, típica da TE, mas a traseira, tenho meus receios.Pense, antes de tudo, na funcionalidade da mudança de medida.

Inté!

Monteverdi
Ex: Fazer 250 06/06(vermelhuda!!!)
XT660R 08/08
(XTzuda!!!)
BEAGÁ - MG
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08 Out 2014 13:19 #5644 por dcl009
Respondido por dcl009 no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Olá Pessoal! Aproveitando que voces estao falando sobre sobre pneus e rodas. Alguem que ainda tem os aros originais já reparou se eles estao amassados?! Na minha(2011 comprada em 2012) o aro da frente esta com dois amassados que dao um aspecto meio que de roda quadrada. E olha que ando praticamente so em asfalto. Sou so eu que dei esse azar de amassar ou mais alguem ja passou por isso?
abraço

ténéré 250, minha Black Kamen Biker RX.

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08 Out 2014 14:16 #5645 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Diário de uma Teneré 250cc
A minha não está amassada, pelo menos eu não percebi nada até agora.

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus

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09 Out 2014 09:50 #5646 por Monteverdi
Respondido por Monteverdi no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Acho que, no Brasil, só não tem roda amassada moto que não roda, ou então, proprietário sortudo.. :unsure: Quando não são os buracos que danificam as rodas são as tampas de boeiros...

Inté!

Monteverdi
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XT660R 08/08
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09 Out 2014 10:40 - 19 Out 2014 13:08 #5647 por dcl009
Respondido por dcl009 no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Pois é! Como rodo praticamente só na cidade deve ter sido isso mesmo, tampa de bueiro ou a buraqueira normal de nossas ruas. Ainda bem q a tnr250 meio que foi feita pra isso: piso irregular.

ténéré 250, minha Black Kamen Biker RX.

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18 Out 2014 14:44 #5648 por JPaulosg
Respondido por JPaulosg no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Alow pessoal, boa tarde!!!


Amigos, fui tentar trocar agora o óleo da minha Tézinha e não consegui. Como cheguei faltando apenas 30 min para a CC fechar, fui informado que a recomendação da Yamaha é trocar com motor mais frio, de pelo menos 1h neste dia de calor.

Achei que tudo bem, estava mesmo trocando antecipadamente, e resolvi voltar na 2a feira.

Acabei de ver que eles lançaram o YAMALUBE 10W40, não perguntei o preço, será que é uma boa???

Abs e ótimo FDS a todos!!

João

EX-NFAZER - 2011/2012 - "ROSSA" (furtada)
EX-XJ6N - 2012/2013 - "CHIARA" (vendida)
EX-TZ125 - 2011/2011 - "MOSQUINHA" (vendida)
TÉNÉRÉ 250 - 2013/2013 - "BRANQUELA"

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25 Out 2014 12:35 #5649 por Nobre
Respondido por Nobre no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Esse Yamalube 10w40 assim como o 20w50 é o mesmo lubrificante vendido como Havoline que no caso tem o minetal 20w50 e o semissintetico 10w40. To usando o Havoline 10w40 e gostei do resultado na ER-6n, alem do preço que não é extorsivo como o Motul!

Atual: Kawasaki ER-6n
Honda Fan 150 Esi
Yamaha Crypton 105
Montes Claros - MG

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25 Out 2014 14:23 #5650 por Icaro Castro
Respondido por Icaro Castro no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Cuidado! YAMALUBE = HAVOLINE PREMIUM

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25 Out 2014 15:14 #5651 por dcl009
Respondido por dcl009 no tópico Diário de uma Teneré 250cc
olá pessoal!
Resumindo um pouco o que eu sei sobre oleos. É o seguinte, existem tres:
mineral, semi-sintético, sintético.
Mineral mais barato, semi-sintético um pouco mais caro e sintético mais caro de todos.

Nossa tnr250 foi feita pra ser usada com o óleo Mineral. Se voce já tem sua tnr250 a um tempo usando o mineral acredito que não compensa usar sintético ou semi-sintético. Agora vamos imaginar que voce tirou a moto da concessionaria agora ou fez uma retifica, aí poderia ser mais interessante.

O que li sobre isso a um tempo atras quando queria trocar o óleo do meu carro velho, é que um motor já rodado vai criando folgas e o oleo mineral/borra "tampa" essas folgas. Aí se voce troca pra um sintetico ou semi-sintetico que são óleos que tem propriedades detergentes mais fortes, tiram toda essa "proteção" criada no motor. Logo, existe a possibilidade, de entupimento e vazamento no motor. Pois toda essas crosta vai saindo.

ténéré 250, minha Black Kamen Biker RX.

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25 Out 2014 18:14 #5652 por Mackenzie
Respondido por Mackenzie no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Acompanhei a apresentação na faculdade de um aluno de doutorado que, justamente, fez o teste entre os lubrificantes minerais e os sintéticos, para saber se havia alguma diferença de performance, lubrificação e refrigeração dos motores. A conclusão do trabalho foi que não há diferenças significativas entre os dois, e seriam necessários testes mais aprofundados e caros para descobrir se há realmente diferença.
Resultado: Só uso o óleo recomendado. Se for sintético uso sintético, se for mineral uso mineral, sempre usando na especificação original e dando preferência aos com preço mais barato.

Um abraço.

Atual: Heritage Custom 2008 33.000km
Haojue Lindy 125 2018 35km
Ex: Z 750 2012 Preta 22.000km
Ex Fazer 250 2011 Roxa - 55.000km
Ex: Suzuki Intruder 125 2011 - 21.500km

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26 Out 2014 02:51 #5653 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico Diário de uma Teneré 250cc
De uns 3 meses para cá em viagens, às vezes quando eu aciono a embreagem para reduzir uma marcha a moto morre. Então é só apertar o botão de start e a mesma pega de novo. Fiz um bate e volta hoje de 270km e aconteceu 3 vezes. Alguém tem ideia do que pode estar acontecendo com a minha nega?

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus

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26 Out 2014 12:17 #5654 por Mackenzie
Respondido por Mackenzie no tópico Diário de uma Teneré 250cc
Vandeco, ve se a marcha lenta da moto quando ela está quente está abaixo dos 1500 RPM. A minha fazia isso também, foi só ajustar a marcha lenta que melhorou.
Caso não melhore, pode já ser sintoma dos retentores do TPS. Mas vamos pelo mais simples primeiro!

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26 Out 2014 22:45 #5655 por dcl009
Respondido por dcl009 no tópico Diário de uma Teneré 250cc

Mackenzie escreveu: Acompanhei a apresentação na faculdade de um aluno de doutorado que, justamente, fez o teste entre os lubrificantes minerais e os sintéticos, para saber se havia alguma diferença de performance, lubrificação e refrigeração dos motores. A conclusão do trabalho foi que não há diferenças significativas entre os dois, e seriam necessários testes mais aprofundados e caros para descobrir se há realmente diferença.
Resultado: Só uso o óleo recomendado. Se for sintético uso sintético, se for mineral uso mineral, sempre usando na especificação original e dando preferência aos com preço mais barato.

Um abraço.


Olá Mackenzie. legal essa informação. Apesar do aluno dizer que nao ha diferença de performance, lubrificação e refrigeração dos motores. Sobre a durabilidade ele mencionou algo?! Por que uma coisa que é fato é que o semi-sintético e o sintético duram mais que o mineral. Por que os fabricantes e manuais de carros se não me engano falam de trocas de 10000 a 20000km. A questão é se o custo beneficio compensaria. Tem que calcular.

ténéré 250, minha Black Kamen Biker RX.

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