Troca de óleo a cada 5000Km, isso pode?

27 Out 2011 12:10 #136 por Soueu

milanbee escreveu: Sabe o que eu acho mais estranho, é que há 1 ano atrás recomendavam trocar o óleo a cada 1000km.

Vejam aqui!!!!

É um tanto estranho que com a nova Fazer isso tenha mudado apenas pelo fato de terem mudado o visual, porque o motor continua o mesmo.

O veja aqui ! não tá vendo nada
Posso garantir que não há um ano atrás, mas há 36 anos que sempre troquei óleos na indicação do fabricante, quando não além da indicação. Entre inúmeros carros e motos, somente necessitei retificar o motor de uma xlx 259 adquirida usada.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Out 2011 12:29 #137 por ggsjunior
Já que a discussão veio para cá também, vamos lá:

milanbee escreveu: Sabe o que eu acho mais estranho, é que há 1 ano atrás recomendavam trocar o óleo a cada 1000km.



Vejam aqui!!!!



É um tanto estranho que com a nova Fazer isso tenha mudado apenas pelo
fato de terem mudado o visual, porque o motor continua o mesmo.





Meu querido amiguinho:

Quem disse que a
orientação mudou? Quem é esse cara que se auto intitula "gerente de uma
revenda yamaha"? De onde ele veio? Qual concessionária é? Desde quando o
Yahoo respostas é o último oráculo de sabedoria do mundo? Pode até ser
verdade que seja gerente, mas você acha mesmo que ele sabe mais que o
engenheiro que projetou sua moto? E a testou à exaustão antes de por no
mercado? Se tem dúvidas, pergunte ao Bitenca aqui mesmo no Motonline.
E
o colega Rafael tem razão. Pare de pescar opiniões na net, pois você
não sabe da procedência. Pelo menos siga o manual. Como eu disse antes,
aqui no motonline, que eu acho que é o melhor forum de motos da internet
brasileira, eu e vários outros colegas já falamos que não fazemos isso.
E que não temos problema nenhum com nossas motos. Entendo seu medo e
sua insegurança, como eu disse antes, mas você deve se libertar disso.
Porque não manda uma carta para a engenharia da fábrica? A
concessionária pode ter os mesmos interesses escusos dos mecânicos que
eu citei. Mas não são todas assim não. Aqui onde comprei minha moto, o
gerente fez questão de enfatizar que não era para mim trocar óleo antes
do indicado, pois era desnecessário e anti-ecológico. E se algum
mecânico dele der alguma orientação contraria a isso, toma advertência
por escrito. Isso ele mesmo me garantiu, mesmo sem eu dizer que nem
pensava em fazer aquilo. Mas ele sabe que é uma prática bem comum,
infelizmente.
Portanto meu caro, fique sossegado. Mire-se no exemplo
dos muitos motonliners muito experientes que temos aqui, como o
Patriarca, os outros colegas e todo o Staff técnico do motonline e pare
de jogar dinheiro fora e agredir à natureza a toa. Seu bolso
principalmente vai agradecer.

Ps: Para quem não estáva acompanhando, essa resposta se refere também ao post:

http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=20612&PID=662976&title=impresses-aps-rodar-de-2000km-com-o-mesmo-leo#662976

que trata desse mesmo assunto sobre óleo.

ggsjunior2011-10-27 14:50:18

Kansas 150 2008 - Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Out 2011 15:46 #138 por dladeira
Eu estou com os foristas.
Sempre segui as indicações do manual da minha moto. E sempre procurei estar por perto dos mecânicos que davam manutenção na moto pra aprender, tirar dúvidas, perguntar, pentelhar mesmo...

O próprio mecânico da yamaha que mexe na minha moto me da várias dicas pra que eu mesmo faça a manutenção em casa e conta as experiências dele com a lander que ele tem.

A troca de óleo em intervalos de 5.000 é isso mesmo, dependendo é claro do uso que vc faz da moto, mas varia em torno disso. O mecânico disse que gosta de trocar o dele de 3 em 3mil por vaidade mas afirma nao ser necessário. Filtro, de 10 em 10, de novo dependendo do uso que vc faz da moto.

Sobre informações na net, sempre procurei fóruns de confiança e credibilidade sobre os vários assuntos de meu interesse e aqui no motonline é incrível o que se pode aprender de gente que realmente tem a boa vontade de trocar as experiências e aprender sempre mais. Só tenho a agradecer e por isso sempre fiz questão de também compartilhar o pouco que sei.

Daniel Ladeira
BH/MG
Lander X 2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Out 2011 16:48 #139 por Jota Nunes

milanbee escreveu: Sabe o que eu acho mais estranho, é que há 1 ano atrás recomendavam trocar o óleo a cada 1000km.

Vejam aqui!!!!

É um tanto estranho que com a nova Fazer isso tenha mudado apenas pelo fato de terem mudado o visual, porque o motor continua o mesmo.


Então o Manual da minha Fazer está com erro de impressão, pois é de 2007 e recomenda trocar o óleo com 5 mil km !!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Out 2011 07:32 #140 por vandeco
A minha não é a nova, 2010/2010 limited edition, e no manual diz 5000, e para sanar as dúvidas de vocês de vez, façam como eu enviem um e-email para a yamaha perguntando, ela confirmara que é de 5 em 5, apenas pediu para de vez em quando verificar o nivel.

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Out 2011 08:40 #141 por RhinoKako
Putz, este topico, parece que foi lançado, somente pq o forente quer que seu topico atinja 1.000 paginas de posts, já q tem pelo menos trocentos forentes falando pra ele trocar a cada 5mil como fala o manual e mesmo assim, ele fica caçando na net quem diz pra ele trocar com mil km, pows deixa o cara na dele, quer gastar dinheiro, o dinheiro é dele, infelizmente, a natureza é nossa, mas como ele quer fazer diferente.



é só pararmos de dar ibope afinal, é isso que ele quer o pingue pongue, agente diz de um jeito e ele quer de outro.

Frota: Peugeot Speedake 50cc /Biz 100cc /Kasinski GF 125 /Honda Cg 150 Sport /Yamaha Fazer 2011 Roxa(20.000km)
Belém - Pa.
Pretensões 2012: Traxx Dunna 600cc; DAFRA Next 250cc; KTM DUKE 200cc.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Out 2011 10:39 #142 por Sergio

RhinoKako escreveu: Putz, este topico, parece que foi lançado, somente pq o forente quer que seu topico atinja 1.000 paginas de posts, já q tem pelo menos trocentos forentes falando pra ele trocar a cada 5mil como fala o manual e mesmo assim, ele fica caçando na net quem diz pra ele trocar com mil km, pows deixa o cara na dele, quer gastar dinheiro, o dinheiro é dele, infelizmente, a natureza é nossa, mas como ele quer fazer diferente.



é só pararmos de dar ibope afinal, é isso que ele quer o pingue pongue, agente diz de um jeito e ele quer de outro.

meu amigo, agora vc matou a pau! Este parece ser o principal objetivo daqueles supostos "entendidos" de oleo. Impor ideias e discordar dos outros que não compartilham as mesmas opiniões. Acho a discusão sempre saudavel, mas sempre baseada em testes e artigos tecnicos, e jamais em achismos.

Nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.

4 rodas transportam o corpo; 2 movem a alma...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Out 2011 11:31 #143 por Paulo Ceará
Seguir o manual,e fazer verificações periódicas,no nível do mesmo.

Paulo Ceará

Maracanaú-CE

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Out 2011 15:40 #144 por milanbee
Caros colaboradores,

Agora a tarde navegando pelo site da BR, mais especificamente nesse link , grifei abaixo o que eu acho como uma resposta para os que insistem em dizer que o óleo deve ser trocado de acordo com o manual:

No entanto, recomenda-se que, ao colocar esse
óleo superior, você realize a troca do filtro de óleo e repita esta
operação, em um intervalo menor do que o indicado pelo fabricante. Isto
se deve ao fato de que os óleos mais avançados limpam mais o motor e,
desta forma, tendem a obstruir o filtro em um período mais curto.


Isso está escrito no site de um fabricante de óleos, e não por um manual, até mesmo porque, a Yamaha é só um carimbo em um produto feito por diversas empresas, ou tem alguém que acredita que a Yamaha produz tudo lá em Manaus.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Out 2011 17:06 #145 por Soueu

milanbee escreveu: Caros colaboradores,

Agora a tarde navegando pelo site da BR, mais especificamente nesse link , grifei abaixo o que eu acho como uma resposta para os que insistem em dizer que o óleo deve ser trocado de acordo com o manual:

No entanto, recomenda-se que, ao colocar esse
óleo superior, você realize a troca do filtro de óleo e repita esta
operação, em um intervalo menor do que o indicado pelo fabricante. Isto
se deve ao fato de que os óleos mais avançados limpam mais o motor e,
desta forma, tendem a obstruir o filtro em um período mais curto.


Isso está escrito no site de um fabricante de óleos, e não por um manual, até mesmo porque, a Yamaha é só um carimbo em um produto feito por diversas empresas, ou tem alguém que acredita que a Yamaha produz tudo lá em Manaus.

Ocorre que o yamalube já e um óleo superior em se tratando de moto, portanto esse problema não acontecerá se o usuário usou esse produto ou óleo de mesma categoria desde o início. Portanto esse argumento é válido para motores antigos nos quais foram usados óleos indicados para eles à época e hoje obsoletos.
O próprio link que você postou é por demais esclarecedor
e nele está :[="apple-style-span"]8. Quando devo trocar o óleo do carro?
Quando atingir o período de troca recomendado pelo fabricante do veículo e que consta do “Manual do Proprietário”. Os atuais fabricantes dos motores vêm recomendando períodos de troca cada vez maiores, dependendo do tipo de serviço e da manutenção do carro.[/]
[="apple-style-span"]
[/]
[="apple-style-span"]O que esse pessoal que troca óleo de mil em mil não se dá conta, é que o constante desaparafusar e aparafusar(normalmente com força excessiva, pois ninguém usa o torquímetro) do bujão do óleo vai desgastando a rosca. E essa rosca está na carcaça do motor, cujo eventual estrago vai custar muito caro, pois a carcaça além de cara, ali está a numeração do motor. Despesa com muita mão de obra e com documentação junto ao Detran.[/][="apple-style-span"]
[/]
Óbvio que existe o recurso de injetar uma rosca, quebra galhos e soldas; mas para que estava pensando em preservar o motor...
Em 100.000 Km. trocando o óleo de mil em mil essa rosca será torqueada 100 vezes o que obviamente compromete sua integridade.Ao passo que se seguir o que os engenheiros indicaram no manual, ou de cinco e cinco mil quilometros, essa rosca será trorqueada 20 vezez em 100.000 km.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Out 2011 18:01 #146 por ezenecon

milanbee escreveu: Caros colaboradores,

Agora a tarde navegando pelo site da BR, mais especificamente nesse link , grifei abaixo o que eu acho como uma resposta para os que insistem em dizer que o óleo deve ser trocado de acordo com o manual:

No entanto, recomenda-se que, ao colocar esse
óleo superior, você realize a troca do filtro de óleo e repita esta
operação, em um intervalo menor do que o indicado pelo fabricante. Isto
se deve ao fato de que os óleos mais avançados limpam mais o motor e,
desta forma, tendem a obstruir o filtro em um período mais curto.


Isso está escrito no site de um fabricante de óleos, e não por um manual, até mesmo porque, a Yamaha é só um carimbo em um produto feito por diversas empresas, ou tem alguém que acredita que a Yamaha produz tudo lá em Manaus.


PELAMORDEDEUS!!!!!!!!! Vc ainda pega partes de um texto para explicar sua teoria!!!!! Ve se te manca!!!!!

O texto é para responder se vc trocar a recomendação de um óleo de uma geração mais antiga por um mais atual, por exemplo: usar um óleo SM num motor de fusca 1600, cuja recomendação é um óleo SF!!!!!!

15. Um carro antigo também pode usar um óleo de última geração, como por exemplo o Lubrax Essencial SL ou Lubrax Tecno?

Sim. Você pode usar um óleo que possua um nível de desempenho
superior ao recomendado pelo fabricante para o seu motor. O inverso é
que não é recomendado. No entanto, recomenda-se que, ao colocar esse
óleo superior, você realize a troca do filtro de óleo e repita esta
operação, em um intervalo menor do que o indicado pelo fabricante. Isto
se deve ao fato de que os óleos mais avançados limpam mais o motor e,
desta forma, tendem a obstruir o filtro em um período mais curto. Após a
realização desse procedimento, você pode voltar a seguir os períodos
de troca usuais e
garantir uma melhor lubrificação do seu veículo

Caso vc tenha esquecido, a Yamaha já recomenda no seu manual o uso do Yamalub, que é SJ, e trocar a cada 5.000 km!!!!!!

Não venha achar que somos idiotas que não lemos com atenção!!!!!!!!!!

Como já foi dito, se vc acha isso correto, faça, mas não venha querer justificar com trechos de texto que dizem uma outra coisa, pois não somos idiotas!!!!

Alias, como disse nosso companheiro esse tópico já deu Ibope demais, e eu já disse tudo o que tinha para dizer.

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Out 2011 09:04 #147 por M@uricio
Tópico divertido esse!!! desculpem...

"Uns enchem a cara, outros vão pescar, alguns fazem análise; eu...eu ando de moto!"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Out 2011 09:42 #148 por ggsjunior
Não vou nem mais responder esse mané. Pensa que a gente é idiota? Tira o texto do contexto pra tentar justificar sua obsessão? Vai catar coquinho no deserto. Vai se tratar! Seu problema não é mais psicológico como eu disse antes, é psiquiátrico. Se interna logo.
Acho que você está no forum errado. Aqui as pessoas pensam. Deve ter algum forum por aí com fanáticos como você, para fazer você se sentir bem com isso. Porque como o colega disse antes, acho que você só quer polemizar realmente, achar alguém que assine em baixo desse seu comportamento idiota. Não adiantou nada todo mundo aqui dizer que troca o óleo conforme o manual, ou até mais, e que nunca teve problema com isso. Esse fato você não comenta, né?
Sério, vai se tratar! E diz aí o nome do seu mecânico, pra que todo mundo passe bem longe dele.

Kansas 150 2008 - Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Out 2011 10:27 #149 por milanbee

ggsjunior escreveu: Não vou nem mais responder esse mané. Pensa que a gente é idiota? Tira o texto do contexto pra tentar justificar sua obsessão? Vai catar coquinho no deserto. Vai se tratar! Seu problema não é mais psicológico como eu disse antes, é psiquiátrico. Se interna logo.
Acho que você está no forum errado. Aqui as pessoas pensam. Deve ter algum forum por aí com fanáticos como você, para fazer você se sentir bem com isso. Porque como o colega disse antes, acho que você só quer polemizar realmente, achar alguém que assine em baixo desse seu comportamento idiota. Não adiantou nada todo mundo aqui dizer que troca o óleo conforme o manual, ou até mais, e que nunca teve problema com isso. Esse fato você não comenta, né?
Sério, vai se tratar! E diz aí o nome do seu mecânico, pra que todo mundo passe bem longe dele.




Caro ggsjunior,

Você deveria se inteirar melhor sobre os fatos antes de sair escrevendo críticas sem sentido.

Não tenho nada haver se você pertence a uma minoria que só troca alguma coisa na moto depois que ela para.

Se somar a quilometragem de todas as motos que eu já tive, já devo ter rodado mais de 300.000km, e nesses km todos rodados, sabe quantos a moto me deixou na mão, nenhuma. Porque?
Simplesmente poque eu não faço apostas como você de quanto uma (peça, óleo, etc...) pode durar, mesmo que o manual diga o contrário.

Agora não se sinta ofendido, talvez você deva trabalhar com venda de peças de moto, ai realmente, vc deve sugerir a pessoa a rodar com o mesmo óleo para encurtar a vida útil dos componentes.

Só mais um detalhe meu querido, me explica então, porque que quando eu tiro o óleo com 1000 ou 1500km ele já está com uma cor bastante escura e pouco viscoso mesmo depois de esfriado, assim como um óleo com 5000km. Nesse caso o óleo com 1000km era para sair com aparência de novo porque ele só trabalhou 20% do que era para ele trabalhar não é mesmo!

Então meu caro, você deveria buscar conhecimento técnico-científico, ou simplesmente poderia ter resumido tudo que você escreveu com a seguinte frese: "Eu troco óleo a cada 5000km porque eu não trabalho e vivo as custas dos meus pais para andar de moto".
Viu como seria mais simples!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Out 2011 10:49 #150 por Rafael.P.Silva
será q nossos dedos são tão capazes de distinguir a viscosidade de um óleo novo e de um usado?
de um óleo de 1000 km para um de 1500...um de 2500....5000? sei nao cara, acho q vc está
viajando mesmo.

No mais, acho q de 1000 em 1000, mto exageiro, se quer uma margem segura, troque em torno
dos 3500/4000....mas em 1000, acho coisa de gente "fresca" rsrs será q vc lava seu tenis toda
vez que vai uma poeira? ou lava sua cueca depois q dá um pum?

Vitória/ES
Lander Vermelha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.264 segundos