Comprar Twister Usada

05 Nov 2015 09:32 #1 por Dias.Wadson
Saudações pessoal!
Venho pesquisado sobre motos e sempre encontro as respostas aqui, me inscrevi! hahaha

Então minha necessidade é uma moto para trajeto faculdade/casa passando por uma BR.
Li algumas dicas sobre o que observar numa moto usada, mas gostaria de saber o que observar na compra da twister?

Encontrei uma com 160.000km, mas que nunca fez retífica, isso é bom? Segundo ele ta fazendo 30KM/L.


Abraços!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Nov 2015 15:32 - 18 Nov 2015 15:36 #2 por Chay
Respondido por Chay no tópico Comprar Twister Usada
Olá Dias.... seja bem vindo, sou novo aqui também mas essa posso te responder.

30km/l!!!!!! é um sonho será que ela não confundiu CB com CG???....brincadeirinha.
No econômico a Twister faz 26km/l no máximo.

A twister é uma excelente moto, melhor que a descontinuada CB 300R, tanto que saiu de linha em 6 anos de fabricação...
O único pós da 300, é o visual e o torque e economia, mas a mecânica é praticamente a mesma da Twister...aumentaram a cilindrada do motor e não aumentaram a robustez o conjunto cilindro cabeçote. As pessoas compram, uns acham que a moto é "esportiva" e dá pau na trezentinhas de 1 cilindro aí ela trinca cabeçote, vaza óleo...etc...

no econômico a Twister faz 25km/l no máximo
Bom, a Twister é uma excelente moto, adoro a Sol > minha Twister amarela. Segue o que olhar na hora da compra:

Moto parada:

Olhe a moto de frente e por tás, verifica se o alinhamento dos pneus está conforme o centro, a linha "dorsal" da moto

Cabeçote > olhe em volta da junta, verifica se há vazamento, se não, olha direitinho vê se há vestígios de cola de junta, se tiver vazamento, nada que uma junta nova (original) não resolva.

Retentor da Embragem > Ali onde vai o cabo da embreagem no motor, dá uma olhada vê se não ta vazando óleo.

Kit relação > verifica os dentes da coroa, e a regulagem da folga, olha se já não está muito no fim, se der puxe a corrente atrás da coroa, não pode ter uma folga maior que uns 5mm. um kit novo custa uns 200 a 300 reais, se tiver ruim, dá pra pechinchar.

Alavanca do câmbio > crônico em todas as TW.... quando comprei a minha, tinha que levantar a perna toda para passar as marchas....mas era só a alavanca, nada de folgas internas...25 reais uma alavanca noca paralela.

Visual > dá uma olhada no geral, no farol, se ainda tem brilho no bloco do farol, um novo (original de preferencia) custa uns 200 conto, setas, bananas da suspensão dianteira olha se não há amassados ou vincos no tubo...poderia ser marca de desempeno ou uma queda forte. Olhe o estado dos Pneus....de trás... 300 reais, da frente, 180 conto.

Moto ligada:

Verifique a parte elétrica, dê a partida e tenta sentir o conjunto arranque e bateria, se não rateia, se o painel apaga ou reseta...
Verifique se tudo funciona, setas, farol, marcador de combustível, luzes espia (neutro, seta, farol alto, pézinho, motor....), buzina, lampejador de farol.
sinta se o neutro está difícil de entrar ou se alguma marcha está dura de engatar. se sim, pode ser folga na alavanca de acionamento.

Andando na moto:

Verifica os marcadores de velocidade e conta giros, tenta sentir a embreagem se não está deslizando.
a Twister começa a ter força depois dois 2,5 mil giros, isso é normal mas anda bem mesmo depois dos 5, 6 mil rmps
aí ela abre o bico depois dos 8 mil rpm....faz até um barulho estranho, parece que a embreagem patina, mas é normal...isso se deve ao comando duplo que funciona bem com altas rotações.
se a moto estiver ruim de curvas, meio dura, pode ser pneus gastos no meio, "quadrado", exesso de pressão.

Se puder, ande numa velocidade que acha segura para soltas as dua mãos, verifica se você está sentado no centro do banco e solte as mãos do guidão, a moto não deverá pender para nenhum lado, se pender, tem que ser o mínimo possível, isso indica uma queda, chassi, bengala ou balança traseira empenado, ou até mesmo alinhamento dos pneus.


Revisão básica: a gente mesmo pode fazer...

Se comprar a moto, troque o óleo e o filtro, não importa o que o antigo dono falou... troque de 3 em 3 mil km. Eu uso Mobil super moto 20w50.(chave 17 para soltar o parafuso debaixo do motor e chave 8 para soltar a tampa do filtro de óleo).
E mande dar uma geral no carburador e vela.

Estique, limpe e lubrifique a corrente a cada 500 km. verifique a guia da corrente, uma borracha que vai na balança, troque se necessário. (chave 24 do eixo de roda e chave 14 e 10 nas porquinhas de ajuste).
Não deixe de trocar o óleo e a pastilha de freio no prazo, se não pode estragar o disco e comprometer a segurança. (um pouco mais especializado, mas se quiser explico como fazer)

No mais é isso,.

ah, comprei a minha esse ano (2015) com 60 mil rodados 2006/2007, acho que deveria olha uma menos rodada, os preços são praticamente os mesmos. entre 4,5 e 6,5 mil réis.


e o consumo da TW é alto se comparado com esportivas.....21km/l no transito.

não se arrependerá se pegar uma moto de boa procedência. difícil de quebrar e a mão de obra é barata, as peças que são meio salgado.


boa compra.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Nov 2015 15:33 #3 por Dias.Wadson
Respondido por Dias.Wadson no tópico Comprar Twister Usada
Olá Chay! Muito obrigado por sua resposta. Em especial as dicas relacionadas a compra e a manutenção da Twister!
Sucesso pra você e pra Sol! B)

Abraços!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.096 segundos