Regulagens Twister - Alto consumo

24 Nov 2014 11:24 #1 por gsousa
Fala galera, mais uma vez venho ate vcs tirar algumas dúvidas da twister.
Sou novo de tw, sai de uma yes 125 para a twister e tem muitas diferenças..

Uma delas, sem dúvidas e o consumo..

Minha moto esta consumindo um pouco alem do normal pelo o que vi aqui no forum...

Assim que comprei, troquei óleo, filtros, e tbm, enchi o tanque.
Depois disso fiz a média e ela ta fazendo 22 km/l.

O detalhe é que só ando em pista, alem de dificilmente passar de 80km/HR.

Queria saber se alguem tem as manhas de regulagens do carburador, das válvulas e etc pra otimizar um pouco o consumo da moto.
Ou ate mesmo algumas outras dicas que dêem uma alegria pro meu bolso.. Rs

Muito obrigado!
Abraços!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Nov 2014 10:50 #2 por Nobre
Respondido por Nobre no tópico Regulagens Twister - Alto consumo
Tá consumindo mesmo! A 80 km até minha ER-6n faz mais que isso uns 24km/l ou mais!
Minha dica é que leve num bom mecanico pra fazer uma limpeza no carburador e regular direitinho!

Atual: Kawasaki ER-6n
Honda Fan 150 Esi
Yamaha Crypton 105
Montes Claros - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Nov 2014 13:59 #3 por sergiotucano
O problema é que isso é um problema...

Olha, eu tenho uma CG150 2005 que peguei bem judiada e com motor passando dos 100 mil km.
Ela estava fazendo 22 km/l !
Depois de passar numa revisão completa, regular tudo o que é possível entre motor e carburador, andar sempre com engate de marcha correto para a situação etc...

Hoje ela já está fazendo 34 Km/L.

Claro, algo ai não está normal, já fez uma revisão depois que comprou?
Minha sugestão é levar numa cc da Honda e pedir uma revisão e regulagem do carburador para o mais econômico possível.

Yamaha Factor ED 2014
Honda CG Titan 150 KS 2006

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Jan 2015 01:22 #4 por twisterouro
E ai gsousa tranquilo ?? Olha, é uma faixa legal 22km/L pra twister, mas dá sim pra melhorar, troque de marcha entre 4.000 Rpm á 5.500 Rpm, assim você força menos ela e enche mais o motor, ela fica muito gastona trocar acima do 8.000 Rpm.

Detalhe, a minha Twister 2008 tá fazendo 25km/L e está com o comando de válvula desregulado, breve faço os ajustes necessários e outra, eu não ano devagar não, então 25km/L que to fazendo dá pra melhorar rs

Faça o de praxe:

* Revisão geral * Troca de vela * Regulagem das folgas da válvula (meu caso que irei fazer em breve) * Filtro de Ar * Revisão do carburador* Pneu calibrado ( pessoal esquece muito desse detalhe, influencia sim no consumo). *Boa gasolina, eu usava comum, aditivada Ipiranga, adivitava Br e a tal da Grid, minha moto fazia 20 21 km/L, acertei o ponto com a Adivitada da Shell a tal VPower, experimente ela, no carro deu ótima melhoria tbm, é cara, mas compensa.

Outro detalhe reforçando a ideia da faixa de RPM, eu andava tranquilo no começo tentando economizar e a moto não passava de 23km/L, um dia o tanque tava quase na reserva resolvi abrir o giro, trocava de marcha nos 6, 7 mil rpm, fui fazer o teste de quanto ela bebeu e assustei, chegou nos 27km/L, ta nos 25 agora porque o comando de válvula ta com muita folga, ou seja, trocar de marcha com giro baixo demais ela bebe, o motor não anda cheio de torque e vc acaba forçando o motor e ai vai mais gasolina, a ideia de andar igual tiozão não combna na Twister de fazer economia não.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Mar 2015 10:08 #5 por juaupauluh
Respondido por juaupauluh no tópico Regulagens Twister - Alto consumo
considere tudo que o cara ali falou, calibrar pneu, limpar e regular carburador, filtro de ar e tudo mais, menos a parte de que tem que acelerar a moto pra economizar....
Motor carburado não gasta mais por giro alto ou baixo, ele gasta mais se você acelerar mais, você tem que andar de uma forma que precise acelerar o minimo possivel pra manter a velocidade...
Eu apontei minha vela original, minha moto estava fazendo 31km/l na cidade, eu fazia as trocas entre 4000 e 4500, e ai de sexta acelerava até a velocidade de 80km/h e mantia.
Depois coloquei a vela de iridium, ela diminui a vibração em baixo regime de RPM. então comecei a andar entre 3500 e 4000, no mesmo esquema de antes (nessa faixa eu colocava a sexta marcha a 55km/h +/-) só que você tem que reduzir marcha se for subir de velocidade para ultrapassagem ou coisa assim, porque se você for tentar forcar a moto com a rotação tão baixa vai precisar acelerar muito para subir a rotação.

Com a vela de iridium ela estava fazendo 33km/l (lembrando que moro em cidade pequena)
e agora estou atras de mais economia kkkkkkkkk quero tentar chegar perto dos 40km/l

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Mar 2015 15:29 - 06 Mar 2015 15:31 #6 por VENTANIA
Respondido por VENTANIA no tópico Regulagens Twister - Alto consumo
GSOUZA, tudo bem.


Embaixo do carburador tem um parafuso que se chama ....parafuso da mistura.


Feche ele todo, e abra uma volta de tres quartos ou duas voltas no máximo. Depois veja, como já disseram, a calibragem original de seus pneus e se a vela esta nova, ou se não sabe se esta nova troque-a, também o filtro de ar, se estiver um pouco preto, já esta sujo, tem que estar bem amarelo claro.

Normalmente e depende do peso do piloto, a tw faz entre 22/25km litro no máximo, na cidade. Na estrada a 100km constantes ela chega a fazer 30 km litro, dependendo do peso do piloto.

UM ABRAÇO A TODOS

RUY

SÃO PAULO - CAPITAL



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Mar 2015 19:06 #7 por malaguti
Respondido por malaguti no tópico Regulagens Twister - Alto consumo
Um colega do FOL constatou que a moto dele era algo em torno de 20% mais econômica, quando ele colocava gasolina premium.

A diferença foi tão gritante que, mesmo pagando mais caro pela gasolina em questão, o quilometro rodado ficava mais barato, quando ele usava a gasolina premium.

Essa gasolina baratinha, cheia de solvente, não rende porcaria nenhuma, e só detona o motor, a longo prazo.

Ats.
Fábio Malaguti.
NX4 Falcon.
A melhor moto pra cidade.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Mar 2015 20:01 #8 por twisterouro
Falou tudo agora Malaguti. Já testei inúmeras gasolinas e de fato uma gasolina boa mesmo por mais que mais cara,faz muita diferença, já cheguei a usar a Grid da BR e minha moto quase não ligava, de todas que testei incluindo aditivada e comum a média da minha twister era de 21 á 24km/L máximo, com a Aditivada da Shell a VPower a moto passou a apresentar de 24 á 27km/L.

Sem contar que a partida á frio é de primeira, motor sempre bom na questão torque,marcha estável etc etc.
Essa Premium já nunca teste. No carro e na moto só coloco VPower, vale a pena testar quem nunca testou. A última abastecida que fiz com com a Comum da Ipiranga, nossa... A ponta da vela ficava branca, escape cheio de água, partida super dificil e motor superaquecendo, sem dúvida tinha excesso de álcool, foi a última abastecido que não foi com VPower.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.132 segundos