Fala galera, mais uma vez venho ate vcs tirar algumas dúvidas da twister.
Sou novo de tw, sai de uma yes 125 para a twister e tem muitas diferenças..
Uma delas, sem dúvidas e o consumo..
Minha moto esta consumindo um pouco alem do normal pelo o que vi aqui no forum...
Assim que comprei, troquei óleo, filtros, e tbm, enchi o tanque.
Depois disso fiz a média e ela ta fazendo 22 km/l.
O detalhe é que só ando em pista, alem de dificilmente passar de 80km/HR.
Queria saber se alguem tem as manhas de regulagens do carburador, das válvulas e etc pra otimizar um pouco o consumo da moto.
Ou ate mesmo algumas outras dicas que dêem uma alegria pro meu bolso.. Rs
Tá consumindo mesmo! A 80 km até minha ER-6n faz mais que isso uns 24km/l ou mais!
Minha dica é que leve num bom mecanico pra fazer uma limpeza no carburador e regular direitinho!
Atual: Kawasaki ER-6n
Honda Fan 150 Esi
Yamaha Crypton 105
Montes Claros - MG
Olha, eu tenho uma CG150 2005 que peguei bem judiada e com motor passando dos 100 mil km.
Ela estava fazendo 22 km/l !
Depois de passar numa revisão completa, regular tudo o que é possível entre motor e carburador, andar sempre com engate de marcha correto para a situação etc...
Hoje ela já está fazendo 34 Km/L.
Claro, algo ai não está normal, já fez uma revisão depois que comprou?
Minha sugestão é levar numa cc da Honda e pedir uma revisão e regulagem do carburador para o mais econômico possível.
E ai gsousa tranquilo ?? Olha, é uma faixa legal 22km/L pra twister, mas dá sim pra melhorar, troque de marcha entre 4.000 Rpm á 5.500 Rpm, assim você força menos ela e enche mais o motor, ela fica muito gastona trocar acima do 8.000 Rpm.
Detalhe, a minha Twister 2008 tá fazendo 25km/L e está com o comando de válvula desregulado, breve faço os ajustes necessários e outra, eu não ano devagar não, então 25km/L que to fazendo dá pra melhorar rs
Faça o de praxe:
* Revisão geral * Troca de vela * Regulagem das folgas da válvula (meu caso que irei fazer em breve) * Filtro de Ar * Revisão do carburador* Pneu calibrado ( pessoal esquece muito desse detalhe, influencia sim no consumo). *Boa gasolina, eu usava comum, aditivada Ipiranga, adivitava Br e a tal da Grid, minha moto fazia 20 21 km/L, acertei o ponto com a Adivitada da Shell a tal VPower, experimente ela, no carro deu ótima melhoria tbm, é cara, mas compensa.
Outro detalhe reforçando a ideia da faixa de RPM, eu andava tranquilo no começo tentando economizar e a moto não passava de 23km/L, um dia o tanque tava quase na reserva resolvi abrir o giro, trocava de marcha nos 6, 7 mil rpm, fui fazer o teste de quanto ela bebeu e assustei, chegou nos 27km/L, ta nos 25 agora porque o comando de válvula ta com muita folga, ou seja, trocar de marcha com giro baixo demais ela bebe, o motor não anda cheio de torque e vc acaba forçando o motor e ai vai mais gasolina, a ideia de andar igual tiozão não combna na Twister de fazer economia não.
considere tudo que o cara ali falou, calibrar pneu, limpar e regular carburador, filtro de ar e tudo mais, menos a parte de que tem que acelerar a moto pra economizar....
Motor carburado não gasta mais por giro alto ou baixo, ele gasta mais se você acelerar mais, você tem que andar de uma forma que precise acelerar o minimo possivel pra manter a velocidade...
Eu apontei minha vela original, minha moto estava fazendo 31km/l na cidade, eu fazia as trocas entre 4000 e 4500, e ai de sexta acelerava até a velocidade de 80km/h e mantia.
Depois coloquei a vela de iridium, ela diminui a vibração em baixo regime de RPM. então comecei a andar entre 3500 e 4000, no mesmo esquema de antes (nessa faixa eu colocava a sexta marcha a 55km/h +/-) só que você tem que reduzir marcha se for subir de velocidade para ultrapassagem ou coisa assim, porque se você for tentar forcar a moto com a rotação tão baixa vai precisar acelerar muito para subir a rotação.
Com a vela de iridium ela estava fazendo 33km/l (lembrando que moro em cidade pequena)
e agora estou atras de mais economia kkkkkkkkk quero tentar chegar perto dos 40km/l
Embaixo do carburador tem um parafuso que se chama ....parafuso da mistura.
Feche ele todo, e abra uma volta de tres quartos ou duas voltas no máximo. Depois veja, como já disseram, a calibragem original de seus pneus e se a vela esta nova, ou se não sabe se esta nova troque-a, também o filtro de ar, se estiver um pouco preto, já esta sujo, tem que estar bem amarelo claro.
Normalmente e depende do peso do piloto, a tw faz entre 22/25km litro no máximo, na cidade. Na estrada a 100km constantes ela chega a fazer 30 km litro, dependendo do peso do piloto.
Um colega do FOL constatou que a moto dele era algo em torno de 20% mais econômica, quando ele colocava gasolina premium.
A diferença foi tão gritante que, mesmo pagando mais caro pela gasolina em questão, o quilometro rodado ficava mais barato, quando ele usava a gasolina premium.
Essa gasolina baratinha, cheia de solvente, não rende porcaria nenhuma, e só detona o motor, a longo prazo.
Ats.
Fábio Malaguti.
NX4 Falcon.
A melhor moto pra cidade.
Falou tudo agora Malaguti. Já testei inúmeras gasolinas e de fato uma gasolina boa mesmo por mais que mais cara,faz muita diferença, já cheguei a usar a Grid da BR e minha moto quase não ligava, de todas que testei incluindo aditivada e comum a média da minha twister era de 21 á 24km/L máximo, com a Aditivada da Shell a VPower a moto passou a apresentar de 24 á 27km/L.
Sem contar que a partida á frio é de primeira, motor sempre bom na questão torque,marcha estável etc etc.
Essa Premium já nunca teste. No carro e na moto só coloco VPower, vale a pena testar quem nunca testou. A última abastecida que fiz com com a Comum da Ipiranga, nossa... A ponta da vela ficava branca, escape cheio de água, partida super dificil e motor superaquecendo, sem dúvida tinha excesso de álcool, foi a última abastecido que não foi com VPower.