Dicas de mecânica p/ Twister

19 Dez 2012 20:58 #31 por wilson forps
Respondido por wilson forps no tópico Dicas de mecânica p/ Twister
Amigo o ultimo disco só deve ser montado na cava rasa se os discos usados forem originais, pois os originais os dois do meio são mais grossos, se usou discos paralelos você deve montar os discos na sequencia que vieram as marcas de tinta e uma pergunta você deixou os discos em banho de óleo por uns 15/20 minutos este é o tempo minimo para eles encharcar um pouco antes de ser montados e se esta usando discos paralelos é normal vibrar um pouco mesmo, e quanto a limpeza de carburador eu particularmente não faço de uma olhada na abertura do eletrodo da vela veja se esta correta use uma folha de serra para metal e o filtro de ar se estiver branco é hora de substituir se ainda estiver amarelo limpe passe um ar mas não muito perto na parte de fora do filtro pois a sujeira acumula na parte central tenta só drenar o carburador fecha a torneira do tanque abre o parafuso do dreno em baixo do carburador na hora que parar de sair combustível abra a torneira deixa escorrer um poco e torna a fechar o parafuso ok amigo faz isto e volta postar para contar oque acontece abraço !!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Dez 2012 00:16 #32 por davimm
Respondido por davimm no tópico Dicas de mecânica p/ Twister
A embreagem eu pesquisei muito antes de me aventurar. Vi que as originais tem lado A e B (conforme o manual).

Eu coloquei umas Fisher, mas não sabia dessa de disco paralelo, colocar o ultimo alinhado também. Acabei colocando conforme o manual.

Não tenho problemas com a embreagem e já está rodando a muito tempo (+- 30mil km).
Mas de um tempo pra cá, com essas tremedeiras eu pensei na embreagem. Não sei o tempo de vida útil dos discos.

Eu ia largar ela no mecanico para fazer Embreagem, Freio e Carburação, mas acho que vou ver algumas coisas em casa primeiro, e deixo apenas a embreagem para eles. Da muito trabalho trocar a embreagem em casa. ehhehe

A tremedeira que eu digo, é igual quando soltamos a embreagem sem acelerar, vai dando aqueles soco pra frente, querendo andar. É igualzinho.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Dez 2012 09:46 #33 por marcos.filho
Respondido por marcos.filho no tópico Dicas de mecânica p/ Twister
Sou da idéia que para se executar um serviço de boa qualidade e este poder ser certificado, só tendo o manual de serviço como apoio na hora de mexer na moto.
E pra mim isso não é vergonha um mecânico ter um material desses para auxiliar, afinal são tantas peças e com incontáveis valores de dimensões, tolerâncias, limites de empenamento...
Teve uma época que comprei uma moto usada praticamente desativada (XT 600) e para não arcar com 100% do custo pra ativar a moto, foi acordado de levar ela em uma cc yamaha, meu amigo... nunca mais!
A xt fazia no máximo 13 km/l na cidade e na estrada não passava de 110/120 km/h.
Depois de muito reclamar e não ter soluçao, me enjuriei e coloquei a mão na massa!
Na hora de trocar o reparo do carburador... o mecânico colocou um gicle fora do especificado no manual de serviço e só soube disso por causa do manual de serviço.
E veja só, por causa de um gicle, a moto ficou tão gorda, a ponto de carbonizar as válvulas e entupir a flauta do escapamento (a moto dava 4 mil rpm no máximo e não subia mais giro, afinal não respirava - coitada da xt).
Nunca mais! (por causa de um gicle tive de fazer o trabalho na minha maquina, mas modestia a parte, ficou filé)
Um gicle! E a moto pipocou. Se não mexo tinha perdido a moto por causa de um gicle!
Colocado o gicle certo, e regulado o carburador a motoca passou a fazer 18 km na cidade (mesma tocada) e na estrada, o giro subia subia subia, sem limites... A xtzona voltou a ser o q um dia era... Virou outra moto... Um gicle!



Por isso só eu mexo! Pode ser a moto que for! Injetada ou carburada (tenho ferramenta pras duas -sem improvisos, kkk) :whistle:
E mecânica é uma ciência exata...
Por exemplo... a moto do nosso amigo com a embreagem trepidando...
Primeira coisa não é levar no mecânico, a primeira coisa a se ver é o óleo, afinal embreagem de motos são banhadas em óleo, ja em outros veículos, temos embreagens que trabalham a seco (carro, por ex.).
E volto a defender o manual de serviço.
Vale pelo menos, no mínimo, o conhecimento, com certeza.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Dez 2012 09:51 - 20 Dez 2012 09:57 #34 por marcos.filho
Respondido por marcos.filho no tópico Dicas de mecânica p/ Twister
Apreciar com moderação, rsrs
:woohoo:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Dez 2012 11:57 #35 por davimm
Respondido por davimm no tópico Dicas de mecânica p/ Twister
Bom dia pessoal!!

Pois é Marcos, eu sigo a filosofia do "Se quer bem feito, faça você mesmo" hehehe..

Tenho os manuais de serviços da Twister.
Peguei hoje para ver o que o manual de serviços diz sobre isso. E achei o seguinte:

Sintoma: A embreagem não desacopla ou a motocicleta trepida com a embreagem desacoplada
  • Folga livre excessiva da alavanca da embreagem;
  • Separadores da embreagem empenados;
  • Mecanismo de acionamento da embreagem defeituoso;
  • Viscosidade inadequada do óleo do motor ou uso de aditivo;
  • Nível muito alto do óleo do motor;
  • Porca-trava da embreagem solta;
  • Guia de acionamento da embreagem instalada incorretamente;


São muitas hipóteses, hehehe..

Será que pode ser óleo??? Desde a ultima troca, não está nem com 2.000km (e segundo o manual deveria ir até 3mil).
Ou estão usando um óleo ruim. Qual seria o mais indicado?



Mecanico que se vire. Pelo menos sei o que o manual de serviços diz.

Quem quiser os manuais de serviços da TW me avisa ou deixa o email.
É meio grande para anexar aqui.


Valew.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Dez 2012 21:08 - 20 Dez 2012 21:08 #36 por wilson forps
Respondido por wilson forps no tópico Dicas de mecânica p/ Twister
Amigos manuais de serviço eu devo ter uns 30, agora quanto ao óleo vamos lá merbil um óleo sf década de 60, o óleo novo da sj década de 70, procure sempre usar óleos sl ou sm são os melhores e mais modernos, eu uso óleo da lubrax essencial quando não encontro uso o top turbo do pote laranja essa tremedeira com certeza pela quilometragem são os discos paralelos chegando ao fim amigo abraço !!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Dez 2012 18:23 - 29 Dez 2012 18:30 #37 por marcos.filho
Respondido por marcos.filho no tópico Dicas de mecânica p/ Twister
"Sintoma: A embreagem não desacopla ou a motocicleta trepida com a embreagem desacoplada •Folga livre excessiva da alavanca da embreagem;
•Separadores da embreagem empenados;
•Mecanismo de acionamento da embreagem defeituoso;
•Viscosidade inadequada do óleo do motor ou uso de aditivo;
•Nível muito alto do óleo do motor;
•Porca-trava da embreagem solta;
•Guia de acionamento da embreagem instalada incorretamente;


São muitas hipóteses, hehehe..

Será que pode ser óleo??? Desde a ultima troca, não está nem com 2.000km (e segundo o manual deveria ir até 3mil).
Ou estão usando um óleo ruim. Qual seria o mais indicado?



Mecanico que se vire. Pelo menos sei o que o manual de serviços diz."

Sim, o óleo influencia (e muito)... Qto ao óleo, o que vale são as letrinhas SF SG SH... SM e o seu tipo (sintético, mineral, semisintético) mas ai já é outra prosa, rs... Voltando a embreagem, o q vc pode verificar é a folga no mante de embreagem, condições do cabo (lubrificação interna influencia também - ferrugem é o saci, rsrs), se esta passado corretamente (e se for guidão diferente, ver se nao prende ou estica demais o cabo de embreagem) posição do braço de acionamento inferior da embreagem ver seu estado, funcionamento, posição... se tudo ok, ai só abrindo pra dar certeza, rs, achometro não resolve!
Mas eu ia primeiro na campana, se os seus dentes estiverem marcados, serrilhados... trepida... Ai troca tudo, melhor e garantia de bom serviço, pq não tem como saber se já foi dado um passo anteriormente, o mesmo vale para o plato (embreagem patina)
Importante: antes de colocar os discos de embreagem, deixa-los subermos por uns 15 minutos no óleo limpo para "curtir" (o mesmo óleo q vc coloca no motor)
Qto ao manual da tw, valeu, mas eu já tenho... e já mexi com tw em tornado também! ;)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Fev 2013 10:53 #38 por davimm
Respondido por davimm no tópico Dicas de mecânica p/ Twister
Sumi, mas voltei.
Solucionei o problema da embreagem.

SOLUÇÃO: O acionamento da embreagem, estava bem pra cima, quase no final do curso do manete. Dei uma apertada para acionar pouco mais no começo, para não precisar puxar muito o manete e não tive mais problema.

Já faz pelo menos 1 mês.


Valew a atenção de todos!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Fev 2013 21:01 #39 por tilubombona
Respondido por tilubombona no tópico Dicas de mecânica p/ Twister
Ola amigos boa noite,,,to com um probleminha,,,tenho uma tw 08,,ela era boa e tal,,peguei com 4mil km,,agora ela ta com 25 mil km,,to sentindo ela fraca,,mas mto mesmo,,,2 exemplos,,ontem acelerei do lado de uma tornado so pra ve se era cisma minha,,a tornado foi me deixando pra tras devagarinho,,,tipo uma 125 contra uma 150,,,exemplo 2,,,meu irmao tem uma XRE,,,a gnt vindo pela rodovia ele me largo pra tras,,,detalhe,,eu peso 80 e tava sozinho,,,meu irmao pesa uns 110 e tava com a namorada na garupa q deve pesar uns 50 ou seja,,a moto dele tava com o dobro do peso, mesmo assim me alcançou, passou e deixou pra tras,,,nao fico aprontando correria nem racha,,so fiz esses 2 teste pra ver se minha moto tava fraca mesmo,,,qdo ela era mais nova eu e meu irmao aceleramo junto tb,,dessa vez ele tava sozinho,,ele nao me passou,,,agora minha moto ta com 25 mil km e nunca viu uma limpeza no carbura,,sera q pode ser isto,,,vela e filtro ar sao novos,,ja troquei,,,
uma coisa q notei tb foi o seguinte, comecei a abastecer somente em um posto,,o meu carro começou a sair mta agua no cano,,ja na moto nao percebi nada,, nem fumaca...imagino q ela pode estar fraca por falta de manutencao no bura mesmo,,oq acham???

quem tiver paciencia de ler e responder eu agradeço

"A distancia nos separa, mas o pensamento nos une, away!!!"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Fev 2013 23:05 - 07 Fev 2013 17:38 #40 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Dicas de mecânica p/ Twister
Usar apenas um posto, se por um lado é bom porque sempre sabemos de onde vem a gasosa, por outro não temos parâmetros para comparação.

Eu sempre abasteço em 3 ou 4 postos, que vou alternando. Quando sinto diferença paro de abastecer naquele posto!!!

Quanto à falta de força, dê uma boa limpada no bura e uma boa regulada. Deve melhorar. Vela e filtro de ar também influenciam, mas vc disse que trocou!!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Fev 2013 18:34 #41 por tilubombona
Respondido por tilubombona no tópico Dicas de mecânica p/ Twister
Pessoal, eu usava oleo moto gp lubrax SL na minha moto,,,ai um dia resolvi colocar Mobil q tinha aki em casa,,eh o cinza,,20w50 e ele eh sm,,,

o oleo do motor pode interferir no desempenho da moto??

"A distancia nos separa, mas o pensamento nos une, away!!!"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Fev 2013 20:06 - 11 Fev 2013 20:07 #42 por wilson forps
Respondido por wilson forps no tópico Dicas de mecânica p/ Twister
Amigo não interfere, eu como você uso o lubrax só que agora o essencial já usei o moto gp sl muito tempo, um dia tive de colocar o merbil do pote cinza sm não gostei deixou a moto muito barulhenta e apesar de estar com a embreagem nova a mesma também ficou dura voltei pro lubrax abraço!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Fev 2013 12:15 #43 por tilubombona
Respondido por tilubombona no tópico Dicas de mecânica p/ Twister
Minha embreagem é muito ruim, o "controle" dela é horrivel, sempre foi assim, desde q peguei a moto com 4mil km, hj ta com 26mil km...twister 2008..o q acontece: por mais q regule a manete, alta ou baixa, o espaço de cotrole é curtissimo,, é como se eu puxasse o cabo e ela não desacoplasse direito..
Tive uma twister 2003, inteirona,,o antigo dono usava a manete muito baixa, ai alem de ficar mais dificil pra engatar, era soltar um pouquinho q a moto ja saia andano, ou seja, o espaço de controle na manete era curto, ai regulei a manete pra moto começar a andar so qdo soltasse mais a embreagem,.,,ficou mto bom,,,mas essa tw08 q tenho agora, nao da pra fazer isso,,,ja regulei o cabo pra ficar com pouca folga na manete e mesmo assim, qdo vou andar vou soltando a manete devagarinho, ai derrepente ela vai duma vez,, reparei q esta moto eh ate mais dificil de engatar as marchas do q a minha outra

"A distancia nos separa, mas o pensamento nos une, away!!!"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Fev 2013 19:32 #44 por wilson forps
Respondido por wilson forps no tópico Dicas de mecânica p/ Twister
É amigo ai ta complicado somente desmontando e conferindo os discos e os separadores para poder ter uma ideia mais precisa tenta lubrificar o cabo com óleo de motor as vezes da certo !!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Fev 2013 21:01 #45 por maicon.cunha
Respondido por maicon.cunha no tópico Dicas de mecânica p/ Twister
Twister 2008 com só 26 mil? Cara, a minha tem 69 mil km e não tem problema algum

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.147 segundos