Um customizador sobreviveria no Brasil?

16 Set 2013 19:50 - 16 Set 2013 19:52 #1 por Berlim


O customizador norte-americano Chip Foose esteve recentemente no Brasil para participar de uma feira ligada ao setor de tunning. E ele relatou que ouviu muitas queixas por parte dos customizadores brasileiros a respeito dos preços altos e da dificuldade em se conseguir peças e acessórios para seus trabalhos de personalização por aqui.

Pensando nisto eu pergunto: conseguiria uma oficina de customização de motocicletas sobreviver no Brasil?. Conheço muita gente personalizando suas motocicletas artesanalmente nos fundos de casa, mas alguém conhece uma oficina que sobreviva de customização?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Set 2013 21:06 #2 por Patriarca
Algumas perguntas:
Quanto isso vai custar?
Quanto o dono vai pagar?
A lei vai permitir?
As fábricas vão permitir? (pois corre o risco de perder a garantia)
E matéria prima, será que o customizador mesmo vai construir as peças ou mandar fazer, mandar fazer onde?
O material será de qualidade igual lá fora?
Volto a primeira pergunta, quanto isso vai custar? :)

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Set 2013 21:09 #3 por Patriarca
O Chip Foose tem vários patrocinadores, o que nos EUA ajudam bastante :cheer: ainda assim se tem um custo para fazer o que ele faz.
Quem banca tudo?
Os donos dos carros no caso de não aparecerem em algum programa dele (haja grana) e no caso de aparecerem eu creio que cada fabricante banca sua peça só para fazer um "jabazinho" no programa.
Será que aqui isso funcionaria? :)

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Set 2013 18:36 - 17 Set 2013 18:42 #4 por Berlim

Patriarca escreveu: Algumas perguntas:
Quanto isso vai custar?
Quanto o dono vai pagar?
A lei vai permitir?
As fábricas vão permitir? (pois corre o risco de perder a garantia)
E matéria prima, será que o customizador mesmo vai construir as peças ou mandar fazer, mandar fazer onde?
O material será de qualidade igual lá fora?
Volto a primeira pergunta, quanto isso vai custar? :)


O cerne da pergunta é:

a) A customização no Brasil não deslancha por conta da dificuldade técnica (acesso a peças, maquinário e acessórios)?

b) Pelo preconceito do consumidor contra motocicletas customizadas e não originais?

Percebo que os brasileiros compram motocicletas ou automóveis já pensando em como será na hora de vendê-los. Então veículos customizados acabam sendo discriminados por não terem mercado.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Set 2013 18:41 #5 por Berlim

Patriarca escreveu: O Chip Foose tem vários patrocinadores, o que nos EUA ajudam bastante :cheer: ainda assim se tem um custo para fazer o que ele faz.
Quem banca tudo?
Os donos dos carros no caso de não aparecerem em algum programa dele (haja grana) e no caso de aparecerem eu creio que cada fabricante banca sua peça só para fazer um "jabazinho" no programa.
Será que aqui isso funcionaria? :)


Bem, a carreira do Foose começou lá pelos anos 1990 e até então ele era um "nada" entre os customizadores renomados. Convenhamos que entre ele se formar na faculdade e ganhar um programa exclusivo num grande canal de tv, ele deve ter ralado muito e não é do dia para o outro que grande patrocinadores te bancam. E acho que aqui no Brasil o tal customizador não sobreviveria.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Set 2013 19:50 #6 por Patriarca
Verdade Berlim, o sucesso do Foose não veio da noite para o dia.
Mas imagine quanto seria um investimento desses aqui no Brasil?
Até tudo entrar no eixos.
Infelizmente aqui o Xunning :P (customização) é grande em carros, mesmo assim é caro. :)

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Set 2013 20:11 #7 por Velcy
Por um período enquanto perdurasse a novidade e o pessoal tivesse grana, depois não se manteria.

Detalhe, moto modificada é claro sinal que, ou bateu ou caiu....fica a desconfiança.

Velcy - Cascavel
Ninja 1000ABS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Set 2013 22:20 #8 por Stranger in Black
Berlim, aqui em Feira de Santana, que é um buraquinho (relativamente falando), temos uma oficina de customização que vive disso... mas que eu saiba, é q única, então, sem concorrência é mais fácil. Nem por isso o trabalho é ruim, muito pelo contrário, ele é bem conceituado e respeitado. O nome da oficina é Cromar.
Velcy, nem sempre isto é verdade, tenho vontade de customizar minha Trudinha, estou esperando sair minha demissão (que ao que tudo indica, será no mês que vem) para customizá-la. Sem precisar ter batido ou derrubado ela, apenas pelo gosto de ter algo personalizado e diferente.

Hard deadly wheels... lost and far from paradise...
Ex Caloi Mobilete 60cc "Iron Horse"
Ex Jonny Hype 50cc "Jonnyzinha"
Atual Suzuki Intruder 250cc "Charlotte"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Set 2013 06:59 #9 por Berlim
Acho estranho porque se você for no Youtube, encontrará centenas de vídeos de motos customizadas. Inclusive quase todos os dias passo por um rapaz que tem uma Mirage 150 com guidão "seca suvaco", alforges e pintura customizada (muito bonita por sinal). E se tem tanta gente assim com desejo de customizar suas motos, porque não existem oficinas especializadas em profusão? não acham que é um contra-ponto?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Set 2013 08:24 #10 por MANDRUVADOIDAO
Um item que temos dificultoso aqui é a legislação.
Nos EUA você pode personalizar até a placa do seu carro (na maioria dos estados).
Você pode colocar seu nome na placa, por exemplo.
Em alguns estados, dependendo do tempo de carta, se pode andar até sem capacete.

Aqui as montadoras ditam as normas de maneira que saiam beneficiadas.
Algo só funcionaria desta forma se aparece na televisão e fosse de propriedade (ou laranja) de algum artista famoso.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Set 2013 10:51 #11 por Stranger in Black
Berlim, exatamente por causa da concorrência e do medo de não dar certo. Como eu disse, aqui em Feira só conheço uma, mas se abrir outra o que aconteceria...??? Realmente são muitas pessoas que querem customizar, porém são poucas as que de fato customizam suas motos, por um fator ou outro...
Acredito que seria mais ou menos como a chegada das motos chinesas aqui... abriu uma... o povo olhou meio torto... demorou... sem movimento... fechou... abriu outra... um movimentozinho maior... fechou também... a 1ª reabriu em outro lugar... a 2ª procurou lugar mais movimentado... o povo foi acostumando... as motos foram vendendo... as cc foram ficando... outras vieram e abriram também... até que se estabeleceram... mas algumas marcas, como a Jonny e a Kasinsky, por exemplo, fecharam aqui... mais ainda temos Shineray, Marva, Dayun, D'ítally, Dafra, Bull, Traxx...
E com as cc de carros foi a mesma coisa... o povo olhou torto de início, mas hoje os carros chineses se estabeleceram aqui...
Acho que o mesmo aconteceria com customizadores, desde que a concorrência não apertasse... e dado a condição de vida do lisarB... acho que seria uma utopia não ter concorrência...

Hard deadly wheels... lost and far from paradise...
Ex Caloi Mobilete 60cc "Iron Horse"
Ex Jonny Hype 50cc "Jonnyzinha"
Atual Suzuki Intruder 250cc "Charlotte"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Set 2013 11:55 #12 por gabriel nappi.carvalhaes
Tenho uma duvida para o Berlim, o que é guidão "seca suvaco"?? Aqueles que deixam o braço na altura do peito e bem abertos? rsrs :lol: :lol:

Concordo com o MANDRUVADOIDAO, acho que existem vários fatores que dificultam esse mercado no Brasil, mas o mais forte é a cultura de estereotipar o motociclista como: ou é motoboy cachorro loko ou é bandido em cima de moto. O público fã de motociclismo é um nicho específico, é grande e vem crescendo segundo pesquisas aí, o que indica que provavelmente terá público e clientela para a customização de motos. Mas aí entram os outros problemas, que é a legislação, o cartel das montadoras que ditam as regras em benefício próprio, etc.

Então respondendo sua pergunta, na minha opinião, em SP sobreviveria sim, porém se quiser manter um público "fiel" precisaria oferecer serviços bons a preços acessíveis, o que significa lucros reduzidos, principalmente dado o seu principal sócio chamado "Governo". :(


um abraço, paz!

,,/

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Set 2013 14:31 #13 por MANDRUVADOIDAO
Gabriel, você não perguntou pra mim, mas como somos palpiteiros assumidos, aqui vai.
Este é um guidão seca suvaco.





Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.
Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Set 2013 20:55 #14 por Berlim
Esta discussão só nos mostra que definitivamente vivemos num país provinciano: gasolina batizada, asfalto ruim, linha com cerol, violência, impostos abusivos e por aí vai. Acho que a customização em outros países é um hobby, enquanto aqui no Lisarb se torna um luxo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Set 2013 21:04 #15 por Patriarca
A lei não permite nem que mudemos o retrovisor das motos, às vezes até por um melhor. :)

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.326 segundos