Ano de fabricação:2010
Quilometragem:12000
Tipo de uso: lazer
Em que tipo de terreno você testou a moto:
1- urbano sim
2- terra sim
3- estrada sim
4- pista não
Aspectos a avaliar: (mantenha a avaliação correspondente a cada item)
1-conforto Surpreende
2-motor Atende
3-câmbio Atende
4-dirigibilidade Surpreende
5-suspensão dianteira Surpreende
6-suspensão traseira Surpreende
7- Vale o quanto custa? sim
Responda: Você indicaria essa moto para um amigo ou parente? sim
eu comprei a moto "às vesperas" do lançamento da Tenere 250, então não pude comparar com ela. Comparei com a Lander, e escolhi a XRE pelo conforto do banco (o que a Tenere melhorou mas não resolveu com relação à Lander) e pela maior facilidade de revenda. Não sou revendedor, mas não pretendo ter a mesma moto pra sempre. Já senti o que é querer vender uma moto que ninguém quer comprar.
Nos primeiros km me surpreendi com a "arrancada" de 90km/h a 110km/h (para ultrapassagens), pois antes dessa moto tive várias motos (RD 135, XL 250, Titan 125, Strada 200, Intruder 125) mas considerava a melhor no geral a XL 250 (não lembro o ano). O problema da XL 250 era que a partir de 80, 90 km/h aumentar a velocidade era mto difícil.
A moto deu problema de vazamento na junta do cabeçote, foi trocada junta (na garantia), depois deu problema de ficar morrendo, foi trocado o cabeçote (na garantia), e nenhum problema a mais.
O pneu traseiro original durou mto pouco (8000 km) e eu escolhi um Michelin pra troca. Logo terei que trocar o dianteiro.
A transmissão me surpreende ainda. Sempre levo p verificar a corrente e nunca precisa esticar. Não sei nas revisões e troca de óleo, mas no meu dia-a-dia NUNCA precisei esticar a corrente.
O paralama dianteiro inferior é mto curto, comprei um "artesanal" (Elissandro) que resolveu o problema de jogar lama/areia/pedras na viseira do capacete. O modelo novo veio com essa peça maior, mas ainda menor do que esse do Elissandro. Se eu trocar de moto vou ficar com o paralama "artesanal"...