Teste do G1 Dafra Riva 150

12 Dez 2011 07:33 #1 por Tosca
A Dafra começa a vender, a partir da segunda quinzena de dezembro, a
nova Riva 150. Este modelo chega com a difícil missão de se tornar o
principal produto da marca, como a própria Dafra afirma. A brasileira
escolheu o produto entre os oferecidos pela chinesa Haojue, uma de suas
parceiras. A moto que virá ao país demorou 5 anos para ser desenvolvida
pela empresa.


Riva 150, o lançamento urbano da Dafra (Foto: Zhou Pengcheng/ Divulgação)

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“Trabalhamos em conjunto com a Haojue para tornar a Riva 150 realidade.
Eles nos ouviram bastante, para que o produto ficasse do jeito que os
brasileiros gostam”, explica Alexandre Gaspar, gerente de
desenvolvimento Dafra. Ainda sem preço definido, a Riva 150 se situará
entre a Speed 150 (R$ 4.990) e a Apache (R$ 5.990). Na China, a
motocicleta custará 8.000 yuans, equivalente a US$ 1.259.



O modelo chega com visual moderno e adotou uma carenagem para envolver o
painel, que obteve um resultado interessante e sem ser exagerado, como
ocorre com a Apache. Em contrapartida ao visual contemporâneo, a moto
tem só 3 opções de cores (branco, vermelho e preto) e ficou devendo a
injeção eletrônica. De acordo com a Dafra, a falta do dispositivo se
deve ao fato de o carburador Keihin atender às necessidades de seu
público-alvo, além de que incluir a injeção faria o valor da moto subir
muito.





Sobre a expectativa de vendas, a marca possui planos ambiciosos.
“Queremos o mesmo que Apache e Speed vendem por mês. No começo,
esperamos 2 mil motos por mês e, depois, o número deve aumentar”,
explica Marcos Moraes, presidente da Associação dos Concessionários
Dafra (AssoDafra). Para avaliar a nova Riva 150, o G1 foi até a ilha de Hainan, na China.


Modelo tem linhas simples

e modernas (Foto: Rafael Miotto/ G1)



Jeitinho brasileiro
Apesar de o modelo “brasileiro”
compartilhar em quase 100% as características da moto que será vendida
na China, a Riva passou por mudanças para se adaptar ao consumidor
local, ao clima do país, às condições de uso e ao piso das ruas. As
suspensões foram recalibradas, para aguentar mais buracos, e o
carburador recebeu novo ajuste, para consumir o combustível brasileiro.


Além disso, como a média de velocidade nas ruas da China é menor, cerca
de 35 a 40 km/h, a Riva do Brasil possui uma relação de marchas mais
longa que a versão chinesa. Para completar, as cores e grafismo para o
Brasil são diferentes. “O brasileiro gosta de um visual mais limpo e
cores menos extravagantes que os chineses”, explica Gaspar.

Na ergonomia, o modelo também foi adaptado, com guidão mais alto e
pedaleiras menos retrasadas, pois no Brasil as pessoas possuem estatura
maior que os chineses.



Durante a avaliação, a Riva mostrou um bom encaixe para o motociclista.
Mesmo pessoas com mais de 1,80 m de altura, por exemplo, não terão
problemas para se acomodar sobre a moto. O guidão também proporciona uma
postura relaxada e confortável. O assento mostrou-se aconchegante, mas
sua textura o deixa um pouco escorregadio.



Acelerando em solo chinês

O teste com a Riva ocorreu em um circuito fechado. Foram 2 trechos
distintos, uma reta de 3 km em linha plana e uma pista de 5,4 km, que
simulava todas as possíveis condições de vias urbanas. O motor da Riva
150 é um monocilíndrico de 149,4 cm³, 4 tempos, refrigerado a ar, com
carburador.


Em
curvas, a Riva apresentou comportamento estranho e tendia a escapar de
frente com o piso molhado e pneus que não serão os do Brasil (Foto: Zhou
Pengcheng/ Divulgação)



Segundo a fabricante, este propulsor pode alcançar potência máxima de
12,1 cavalos a 8.250 rpm e 1,11 mkgf a 6.600 rpm. Em movimento, a Riva
150 desempenha o que promete e garante força para superar mesmo as
subidas mais íngremes. Seu motor é contido e, apesar do carburador,
mostrou estar bem acertado para rodar na cidade. O nível de vibração e
ruído é médio.


Na reta de 3 km do complexo, foi possível alcançar velocidades mais
altas e a moto se manteve estável. De acordo com a Dafra, a velocidade
máxima é de 103 km/h. Contudo, o painel chegou a registrar 115 km/h, o
que indica imprecisão do velocímetro. Com garupa, a velocidade máxima
diminuiu, registrando 95 km/h no painel.


Painel mistura elementos digitais

e analógicos (Divulgação)



Desconforto na garupa
Por sinal, a Riva não é uma
anfitriã muito receptiva com o passageiro. O posicionamento das
pedaleiras é muito alto e faz o garupa ficar com as pernas arqueadas.
Além disso, o assento não reserva muito espaço ao passageiro.



As suspensões calibradas para o piso brasileiro são firmes e absorvem
bem os impactos. Já os freios de duplo disco (240 mm) com dois pistões,
na dianteira, e o disco simples (130 mm), na traseira, não puderam ser
bem avaliados, devido às chuvas na ilha de Hainan. O piso escorregadio
fazia com que as rodas travassem com facilidade, fazendo frente e
traseira escorregarem. Em parte, isto ocorreu por causa dos pneus da
Riva.


Lanterna tem visual simples

e eficaz (Foto: Divulgação)



A versão avaliada estava com pneus tailandeses da marca CST, que serão
utilizados na China. No Brasil, a motocicleta receberá o item da
Pirelli. Assim, esta é a única diferença do modelo que o G1
experimentou na China em relação à versão que chegará ao Brasil, além
do combustível chinês. Os pneus também comprometeram a Riva nas curvas,
território no qual mostrou o pior desempenho.



Ao entrar nas tangências, a motocicleta não proporciona uma sensação
muito natural e tende a deitar de maneira não progressiva. Isto, somado
aos pneus destinados ao mercado asiático e ao piso molhado, fazia com
que perdesse a frente de maneira constante. Quando chegar ao Brasil, o G1 reavaliará o modelo para constatar as diferenças.



Briga boa no segmento

Com a chegada da Riva, o nicho de motos de 125/150 cm³ terá uma nova
representante de peso. Suas concorrentes diretas são Yamaha YBR 125
Factor, CG 150 Fan e Suzuki 125 Yes, que possuem desempenho e preços
semelhantes. Já a Dafra Apache corre por fora neste segmento, por seu
visual mais extravagante e posicionamento esportivo.



A CG 150 Titan está um patamar acima de suas rivais em termos de preço,
assim como a Suzuki GSR 150i. Dependendo do valor pelo que for
comercializada, a Riva 150 será uma concorrente à altura das marcas
japonesas. Os únicos deslizes da Dafra foram a não inserção da injeção
eletrônica, que seria um diferencial no segmento, e a falta do corta
corrente no punho direito.


Moto tem apenas duas opções de cores: branco e vermelho (Foto: Zhou Pengcheng/ Divulgação)


Com um acabamento bom e atrativos visuais ao consumidor, como o spoiler
inferior e as carenagens ao lado do tanque, este modelo pode ser um
divisor de águas para a Dafra no país, fazendo-a assumir o 3º posto de
vez no mercado brasileiro, posição que tem alternado com a Suzuki no
ranking de vendas. “Esta moto vem para roubar clientes de Honda e
Yamaha”, disse Marcos Moraes, da AssoDafra.



Com a Riva, Haojue quer fortalecer a marca no Brasil

Há 2 anos como parceira da Dafra no Brasil, a Haojue tem grandes
expectativas com a Riva 150 no país. Com seu 2º produto para o Brasil,
além do scooter Smart, a maior fabricante de motos da China ê o Brasil
como grande oportunidade para fortalecer as exportações.



“As vendas de início não serão importantes. Queremos mostrar ao público
brasileiro que os produtos chineses são bons e fortalecer a imagem da
Haojue. Sabemos que o Brasil é um mercado em ebulição e vemos que o
setor de duas rodas ainda tem muito para crescer”, explicou Henry L. F.
Su, gerente de exportações da Haojue.


Riva 150 atinge até 103 km/h, diz marca (Foto: Zhou Pengcheng/ Divulgação)


O G1 questionou Su se a parceria com a Dafra não seria
uma porta de entrada para a marca ter a própria subsidiária no Brasil e
o executivo não descartou a possibilidade. “Não temos como saber o
amanhã, mas no futuro isso pode acontecer”, finalizou.

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12 Dez 2011 07:36 #2 por Tosca
Respondido por Tosca no tópico Teste do G1 Dafra Riva 150
Haojue é uma marca boa...mas sei lá a Dafra sempre tem aprovação em testes, me lembro como hj auto-esporte na fábrica da Dafra e matérias dizendo com afinco que só presta a Speed nas motos baixas cc no país(logo no lançamento) é quem tem $$$$$$$$$$ manda até na poderosa rede Globo!


Tosca2011-12-12 09:37:04

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12 Dez 2011 07:43 #3 por Paulo Falcone
Respondido por Paulo Falcone no tópico Teste do G1 Dafra Riva 150
Yes a partir de 5.890 dilmas, onde isso?

Atual Riva 150 2012 Vermelha
1ª BIZ 100 ES 03/04 Preta

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12 Dez 2011 07:47 #4 por Tosca
Respondido por Tosca no tópico Teste do G1 Dafra Riva 150
Tá desatualizado a matéria essa amarela 0km 2011 tá por R$ 4.990,00 encalhada ainda...corzinha feia né!

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12 Dez 2011 07:56 #5 por Paulo Falcone
Respondido por Paulo Falcone no tópico Teste do G1 Dafra Riva 150
Os caras foram fazer a reportagem lá na China, com certeza não foi a Auto Esporte que bancou as despesas com avião, hospedagem, gororoba, etc;
Não dá pra confiar nessas matérias, o melhor é esperar a moto chegar aqui e esperar a opinião das primeiras cobaias... ops, compradores da moto.

Atual Riva 150 2012 Vermelha
1ª BIZ 100 ES 03/04 Preta

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12 Dez 2011 08:05 #6 por Tosca
Respondido por Tosca no tópico Teste do G1 Dafra Riva 150
Vinda da Dafra pela Globo não duvido nada...aparentemente pelo visto no SDR a moto é maneira, bem acabada e tudo mais..motorização deve ser boa, Haojue faz motos pra Suzuki e outras montadoras...deve ser um motor parecido com a Yes atual...se for confiável como os da Apache beleza!
Agora tirem a Speed logo, melhorem a Kansas pra não ficar entupida as revendas de reclamações!

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12 Dez 2011 12:57 #7 por JulianoPaes
Respondido por JulianoPaes no tópico Teste do G1 Dafra Riva 150
apache nao vai durar muito tempo em linha

Juliano Paes, opinião com credibilidade , sem fanatismo A Verdade e nada mais

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12 Dez 2011 13:34 #8 por TWO STROKE
Respondido por TWO STROKE no tópico Teste do G1 Dafra Riva 150
Concordo com o Juliano, com a chegada da Riva a tendência é a Apache ser canibalizada pois ambas são 150cc e entre a indiana TVS e a chinesa Haojue com certeza fico com a última pela minha experência com pequenas Suzuki.Agora eu acho super estranho a Haojue fornecer para uma concorrente da Suzuki, afinal querendo ou não as motos são iguais, exemplo disto é o Smart e o Burgman i que se diferem apenas no visual, por sinal mto infeliz no scooter da Dafra se não fosse isto venderia bem mais.

Ex:SUNDOWN WEB(SOFRIMENTO)
Ex:DAFRA SUPER 100(SAUDADES)
Atual: SUZUKI INTRUDER(SHOW)

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12 Dez 2011 13:36 #9 por stefano86
Respondido por stefano86 no tópico Teste do G1 Dafra Riva 150
A moto me parece meio fraquinha pra uma 150, 1.11 kgfm de torque e velocidade max de 103!? e garupado apenas 95km/h??alguem sabe os números da nova gsr 150 da suzuki??

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12 Dez 2011 15:40 #10 por Paulo Falcone
Respondido por Paulo Falcone no tópico Teste do G1 Dafra Riva 150
Ao invés de tirar de linha a Speed "Problems" eles tirarão a Apache que foi a 1ª moto deles que agradou?
Se a Dafra fizer isso estará assinando o atestado de burrice.

Atual Riva 150 2012 Vermelha
1ª BIZ 100 ES 03/04 Preta

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12 Dez 2011 16:36 #11 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Teste do G1 Dafra Riva 150
caburador !?

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

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12 Dez 2011 18:36 #12 por ogaitnas
Respondido por ogaitnas no tópico Teste do G1 Dafra Riva 150
Carburador é o fim da picada... já achava tosco a apache usar carburador...

Citycom 300i branca
Shoei RF1000 + AlpineStars
Riffel + NoRisk na reserva
Agora motorista e piloto :D

Curitiba - PR

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12 Dez 2011 18:51 #13 por Gui Jungkenn
Respondido por Gui Jungkenn no tópico Teste do G1 Dafra Riva 150
2 coisas que não fazem mais sentido carburador e freio a tambor!

Viva para ter o que lembrar, Pois vai chegar o dia em que a sua maior riqueza serão as lembranças.
RD135
NX350

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12 Dez 2011 19:53 #14 por Deee_Carlos
Respondido por Deee_Carlos no tópico Teste do G1 Dafra Riva 150
eh!

Suzuki Yes 2008 Preta + vela iridium, misturmax, giclê ybr 2002 baixa, CDI Digital Sem Limite, relação 15x43.

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12 Dez 2011 20:58 #15 por Tosca
Respondido por Tosca no tópico Teste do G1 Dafra Riva 150
O pessoal da revenda aquí diz a Dafra trará logo a Apache 180 IE...pois a Riva ficará no lugar da 150!

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