GSX1250FA - Bandit carenada - por quê e impressões (penduricalhos/slider/riser/baú, p. 5)

06 Dez 2016 21:43 #71 por Marcelo DC
Repare como o lado direito estava bom, mas ficou pontudo e nas curvas ficava bem instavel... :(

O caminho da espontaneidade. Essa é minha busca.
Motocas: sahara350
Suzuki gs500
Cg150
Cb300r
Xj6 sp
Gsx1250fa

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Jan 2017 08:59 #72 por espinafre
Salve, salve pessoal,

Dia 14 saí com moto e patroa para uma viagem pelo sul do Brasil, retornei ontem à noite pra casa. 4950 km segundo o trip2 no total. A viagem em si foi ótima, a moto é perfeita.

No entanto, quero deixar um alerta aqui: lembram dos afastadores de alforges, com alforges de lona de que escrevi alguns posts atrás? Pois é. Os alforges não se encaixam perfeitamente nos afastadores, e tendem a escorregar de um lado para o outro. Para contornar o problema, amarrei os alforges com corda elástica, daquelas com ganchos. Em um dos trechos da viagem, no interior do PR, notei que os carros e caminhões que eu passava buzinavam e davam sinal de farol. Achei que estavam me cumprimentando, mas quando olhei o retrovisor direito e vi fogo, depois uns poucos km, vi que era algo sério.

A esposa quase pulou da moto em movimento quando diminuí a velocidade e ela viu as chamas. Paramos, encostamos. O alforge direito havia escorregado um pouco, encostado no escapamento e pegado fogo! Como eu havia amarrado os alforges, não consegui arrancá-lo imediatamente. Por sorte eu estava com uma faca no bolso, e rapidamente cortei as cordas, o que fez o alforge em chamas cair. Minha esposa tentou apagar o fogo com um travesseiro que ela levava, o que apenas espalhou as chamas e derreteu um pouco do banco.

No fim das contas deu tudo certo, ninguém se machucou, e a moto não foi danificada (exceto o banco, seta traseira, o escapamento que ficou preto e encharcado de nylon e tecido derretido, e uns respingos de plástico/nylon derretido na rabeta). Perdemos apenas algumas roupas e o alforge em si, que foi quase totalmente consumido pelo fogo.

Amarramos o outro alforge no topcase e seguimos viagem. Chegamos ontem sãos e salvos, e a primeira providência será descartar esses afastadores e economizar para um conjunto Givi de suporte + baús laterais rígidos, e aposentar o alforge de lona.

Depois posto fotos e relato da viagem.

Grande abraço a todos!

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Jan 2017 09:15 #73 por ezenecon
Nossa Espina!!!!!!!!!!!!!!!!

Meus alforjes já encostaram no escapamento, mas nunca incendiaram!!!!! Derreteram, colaram na roupa, mas não pegaram fogo!!!!!!

Não seria problema do alforje com material improprio????

Lembro que em uma viajem semelhante com nosso saudoso Amigo Jean Albuquerque, que os alforjes dele também encostaram no escapamento da moto dele, uma Bandit 1250 (mesma moto, mas sem carenagem) e o único inconveniente foi que, literalmente, assou os queijos que ele tinha no alforje. Ele derreteu todo, mas não queimou!!!!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Jan 2017 10:45 #74 por espinafre
Salve, Ezenecon,

Pois é, pode ser questão do material do alforge, realmente não posso afirmar. Sei que queimou foi tudo mesmo em labaredas, foi uma bagunça. Pode ser que as roupas tenham pegado fogo com o calor.

Tem mais de 3 anos que tenho esses alforges (mas esta é a segunda grande viagem que faço com eles; a outra viagem foi na ER-6n, que não tem o problema do escape proeminente), e não tive problemas até agora. Puxando pela memória, comprei exatamente esses aqui, ó:

acriparts.com.br/produto/alforge-nylon-9...ivel-30lt-cada-lado/

Não consegui levantar se nylon é de fato inflamável ou não, mas as roupas que estavam dentro dos alforges (algodão) certamente seriam.

De qualquer maneira, acho que a culpa nem é tanto dos alforges, mas dos afastadores que usei. Eles simplesmente afastam (não permitem que os alforges balancem de um lado pro outro), mas não impedem que os alforges subam ou desçam, principalmente com os movimentos do corpo de quem vai sentado neles.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Jan 2017 18:21 #75 por Patriarca
Ainda bem que está tudo bem, aguardo fotos!!! :(

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jan 2017 19:23 - 31 Jan 2017 19:25 #76 por Marcelo DC
Incrível hein Espinafre. Ainda bem que deu tudo certo. A motoca arruma...... Mas nunca tinha visto pegar esse fogo e quase comprei um pois queria economizar nos bauletos laterais. Inclusive era exatamenteo esse com a bandeira do brasil. várias bandits não tem o escape original por isso é dificil acontecer. Minha moto tá chegando nos 40000km e não sei o que fazer...pois outras motos boas estão bem mais caras...e não estão pagando bem na FA com essas promos da suzuki. Na vdd...toda suzuki... Eu viajei 4 dias com ela e amarrei com elasticos uma mala no banco traseiro e os elasticos estragaram a pintura da rabeta dos dois lados...ou seja, algumas economias acabam custando caro...

Abraço espinafre.. Bom saber que o passeio foi bom.

O caminho da espontaneidade. Essa é minha busca.
Motocas: sahara350
Suzuki gs500
Cg150
Cb300r
Xj6 sp
Gsx1250fa
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: espinafre

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Mar 2017 19:52 - 27 Mar 2017 19:55 #77 por espinafre
Salve, pessoal,

Eu havia ficado de mandar umas fotos da viagem, fiquei meio sem tempo e acabei esquecendo. Esta é uma foto do incêndio - o que restou do alforge, e eu já pensando em uma forma de amarrar o alforge que sobrou pra seguirmos viagem (acabei colocando em cima do baú):




... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.
Anexos:
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Mar 2017 20:07 #78 por espinafre
Bom, a imagem acabou ficando deitada... mas dá pra ter uma idéia.

Impressões dos equipamentos, frescuras e penduricalhos:

1. Afastadores de alforges, alforges de nylon: por razões óbvias, não muito recomendados :D

2. Riser de guidão: excelente, não tive dor nas costas, fiz um trecho de 1300 km em um dia, e só mesmo o cansaço natural de se ficar 12, 13 horas na mesma posição. Aprovado e recomendado!

3. Sliders Zarc: no Paraguai fiz o favor de deixar a moto cair parada, ladeira abaixo, para a esquerda. Ralou a cabeça do slider, mas protegeu a carenagem. Ralou de leve a tampa do estator. Em Floripa, uma semana depois, em um engarrafamento infernal, a ventoinha acionou e escutei um zumbido enorme. Esse zumbido parou quando saí do engarrafamento e pude andar mais rápido. Ao chegar em Brasilia, para uma inspeção rápida de pós-viagem, foi constatado que o slider forçou o radiador, que pressionou aquela ventoinha maior (que fica do lado direito, aquela grandona que enxergamos atrás da carenagem) contra o radiador, causando o barulho quando ela é acionada. Radiador desentortado, suportes do slider desentortados. Meio na dúvida, mas achei melhor manter o slider.

4. Baú Givi, suporte de baú Givi: fecho é meio chatinho, mas dá pra se acostumar, ainda mais pelo preço do baú. Um dos parafusos do suporte, de rosca fina, se perdeu pelo caminho e não consegui achar um substituto. Fiz uma gambiarra usando um parafuso mais longo e fino, e duas contra-porcas. A gambiarra está até hoje.

5. Brasil: Paisagens lindíssimas, principalmente no Estado de Santa Catarina; no Estado do Paraná, muitos pedágios, e caríssimos. Foz do Iguaçu é até sacanagem: na única estrada que entra e sai da cidade, há um pedágio que custa quase 8 reais. A menos que você queira sair pela Argentina. Estado de S. Paulo tem rodovias excelentes, tanto na região da Serra do Mar quanto mais ao norte, pelas grandes rodovias - Washington Luís, Anhanguera, Castelo Branco. Em boa parte delas, motos são isentas de pedágio. Chique no último!

6. Viajar de moto com a amada: absolutamente não tem preço!

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Mar 2017 15:06 #79 por Kabrum
Olá Espinafre,
Parabéns pela viagem e pela moto. Tenho uma Versys 650 e estou pensando num up.Gostaria de saber sobre o conforto para o garupa, minha esposa viaja sempre comigo.

Abraço

Ex Vespa px 200

Burgman 400

Harley Dyna

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Mar 2017 17:56 #80 por espinafre
Olha só, conforto é relativo. Eu nunca andei em uma Versys ou Vstrom, então não tenho muita base para comparar (embora minha moto anterior, a ER-6n, tivesse exatamente mesmo motor e chassi que sua moto atual). Minha esposa é pequena (por volta de 1,60), magrinha, e ela gostou bastante do espaço da moto, do banco confortável. Ela diz que foi importante eu ter colocado o baú e o encostinho, ficou melhor para a coluna dela. Ela diz que a GSX 1250 FA é muito mais confortável do que a ER-6n. Motor mais suave, menos vibração, não escorrega tanto pra frente, e o encosto no baú de novo ajudou muito.

Dito isso, tenho visto pessoal falar nos fóruns por aí que nada bate o conforto das big-trails, que melhor que isso, só as grandes barcas touring (FJR 1300, BMW K1600 , Gold Wing etc.) Aí vai do seu propósito mesmo. Pra mim, o custo-benefício da 1250 é absolutamente imbatível, ainda mais com essa "promoção" da Suzuki; acho que é algum bota-fora para tirar nossa queridinha de linha.

De resto, parando sempre para esticar os ossos, ir devagar, sair cedo, parar cedo, sem abusar de velocidade, saborear a viagem e compartilhar o momento a dois.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Abr 2017 13:17 #81 por Marcelo DC
É isso mesmo Espinafre...vão tirar ela de linha...deve ter umas 5-10 motos somente para venda. Todas brancas. Quanto ao conforto coloquei o Riser...Bolha Alta da Givi e um banco tipo sela. Minha namorada gostou muito do banco e o baú como vc disse 'da conforto e segurança pra ela. Custo beneficio é 10. Só gostaria de uma big trail por ser mais alta e não raspar pois gosto de estrda de chao tb. De resto é isso. Parabens pela viagem Espinafre. Pessoal esta programando uma viagem dia 15 de junho pra foz do iguaçu...ta indo umas 4 bandit 1250...de repente vou junto...

O caminho da espontaneidade. Essa é minha busca.
Motocas: sahara350
Suzuki gs500
Cg150
Cb300r
Xj6 sp
Gsx1250fa

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Abr 2017 13:18 - 27 Abr 2017 13:26 #82 por Marcelo DC
Quanto a outras motocas andei vendo a vstrom 1000 pois as suzuki são facilitadas na compra mas a venda judia pois as promo derruba o preço da usada. Andei pouco com ela e achei legal, mas tem aquele vibração. Tem boa ciclistica , otimas suspensao, otimos freios, pessima bolha. E o barulho....

O caminho da espontaneidade. Essa é minha busca.
Motocas: sahara350
Suzuki gs500
Cg150
Cb300r
Xj6 sp
Gsx1250fa

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Abr 2017 13:59 - 27 Abr 2017 14:00 #83 por espinafre
Eita, que tem gente namorando a vstrom :D

Será que a vibração atrapalha mesmo, Marcelo? Minha motoca anterior, a ER-6n, era 2 cilindros paralelos, vibrava bastante mais que a Zuca, mas mesmo em viagem longa não senti incômodo por causa disso. É verdade que motores em V - como a Strom - tendem a vibrar ainda mais, mas ainda assim acho que é questão de se acostumar.

A bolha não me fez falta, não sei se pela minha baixura; a original é suficiente... agora, vou ver se consigo algum tipo de protetor para a tampa do estator. O slider não o protege, e em quedas paradas, aquilo pode até furar (aconteceu há alguns meses comigo) e você ficar sem óleo.

Foz do Iguaçu é do carvalho, gostei demais. Cataratas, Tríplice Fronteira, Itaipu... a barragem de Itaipu é monstruosa, muito legal mesmo. Lá eles fazem um passeio em que você entra em um ônibus e anda pela barragem, por baixo, por cima. Show. Só recomendo cuidado no Paraguai, os vendedores são lisos, e os brasileiros que lá trabalham, piores ainda.

Grande abraço, e tomara que sua viagem dê certo!

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Abr 2017 21:35 #84 por Marcelo DC
Pois é Espinafre. Tb não sei se atrapalha não. Achei a Strom bem gostosa se comparada com outras mais caras. Ela custa 13000 dolares nos EUA então pagamos quase o mesmo preço aqui na conversão do dolar. Ainda estou estudando, pois minha FA tá com 42000km e zero problema por enquanto e imagino que por ser alta deve me atender bem para buracos e algumas estradas de terra. O motor gostei bastante, não é liso como da FA mas tem bastante torque também embora a tocada seja diferente. Acho que to ficando velho mesmo...esperando ver o preço da nova que sofreu pequenas mudanças...

O caminho da espontaneidade. Essa é minha busca.
Motocas: sahara350
Suzuki gs500
Cg150
Cb300r
Xj6 sp
Gsx1250fa

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Maio 2017 18:15 #85 por espinafre
É... foram-se as 1250 do Brasil. Dei uma olhadinha rápida no site da Suzuki e a GSX-1250-FA sumiu. Sem Bandit... cabou-se.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.325 segundos