Senhores,
Não sei se tem algum topico assim, falando bem especificamente da nossa Intruder 250cc. Se tiver, moderador por favor me informe.
O intuito é retomar as noticias, compra de peças, adaptações bem sucedidas, e manutenções referentes a Intruder 250.
Estavamos conversando bastante em um topico de nosso colega Marcelo e acho que um topico para a nossa troca de esperiencias será melhor.
Para dar o ponta pé inicial, eu estou postanto sobre a minha moto e as modificações efetuadas e futuras.
Trata-se de uma Intruder 1998 com 104500km rodados e aparentementem saude para mais uns 100k.
Peguei ela e como todos fazem(ou deveriam), efetuei a troca do óleo, filtros, lavagem e manutenção da relação. Não troquei pois estava muito boa.
Mecanicos para ela são complicados, eles são caros, as vezes com má vontade e ai meu amigo, eu mesmo sou o mecanico na medida do possivel.
Gastos com ela de inicio:
Óleo;
Filtro de óleo;
Filtro de AR(titan 150);
Limpeza do Carburador;
Kit de Reparos do Carburador;
Kit de Embreagem;
Guidom de CB-II;
Retificador;
Bloco Optico Ybr;
Diafragma do Carburador.
Mão de Obra: algumas Stella Artois...
Fotos Dela:
Guidom CB-II
Passagem dos cabos para o novo guidom:
Update: Passagem do cabo do acelerador:
Resultado Final:
Update - 04/01/2012
Esse FDS foi produtivo e fiz alguma alterações na Moto.
A primeira foi a troca do filtro de ar original pelo da titan 150. Coisa simples e fácil de fazer.
Basta cortar o fundo do suporte do filtro original de forma a encaixar corretamente o filtro da Titan. Vale a pena pois acaba com a sujeira do óleo, o filtro é mais barato e mais eficiente. Obs.: Deixei somente o finalzinho do filtro original para dar acabamento.
Diafragma do Carburador:
Fiz a troca do Diafragma do Carburador. Com a troca, eliminei 2 pequenos furos no diafragma original e resolvi os problemas visiveis que tinha notado na carburação da minha intruder. Esse trabalho não é complicado mas tirar i diafragma original é chato. Porem, mais chato ainda é colocar o novo. Ele é paralelo(Não fabricam no brasil e um independente faz de borracha), não tem as medidas exatas(é maior que o original em alguns milimetros) e com certeza é mais fragil.
Para colocar, o método que eu utilizei foi de encaixar ele nas bordas do pistonete, lubrificar o local e enrolar um arame com cuidado. Com o alicate, eu vim enrolando o arame e o mesmo forçou a entrada do novo diafragma. Seguem fotos:
Pistonete já sem o Driafragma:
Diafragma Novo(Feito de Borracha):
Diafragma depois de retirado do pistonete:
Regulagem
Por ultimo, como troquei o diafragma, teoricamente eu acabei com o excesso do carburador visto que fechei uma possivel entrada de ar falsa. Como já estava com o carburador fora, fechei 1/4 de volta no parafuso da mistura. O mesmo estava com 2 voltas abertas.
O parafuso é muito sensível a mudanças e todas devem ser anotadas para que se possa voltar em caso de resultado negativo.
Seguem fotinhas:
Update 20/02/2012
Manutenção da relação:
Senhores, a relação é um ponto muito importante em nossa motocas. Como acho que a trudy é bem fortinha e com bom torque, nada mais justo que dar um trato nesse item.No caso da minha, não tenho ideia de quantos quilômetros ela ja rodou. Mas olhando pra ela, esta boa e com disposição para outros tantos de km´s.Como tinha de lavar a moto, optei por dar um trato na relação.Para trabalhar com ela, vamos precisar de uma chave de cachindo nº 7, uma nº 30 e uma nº 10. Precisaremos também de um alicate e uma chave de fenda. Para a limpeza utilizei gasolina mesmo. Obtive ótimos resultados.Minha moto tinha um barulho na relação que eu nunca identifiquei. Mas, ao retirar a tampa do pinhão, vi o problema: O parafuso estava seguro somente pela arruela de proteção. Não tinha aperto a ponto de eu retira o mesmo com as mãos!!! Ainda bem que a arruela fez o seu papel.Fiz a limpeza com gasolina, um pedaço de cegueta velha e um pincel. Estava muito encrostado mas com um pouquinho de paciência dá. Senhores, recomendo a limpeza. Quem não tem a "manha" de fazer, mande fazer. Vale a pena.Seguem as fotos.
Tampa do pinhão retirada.
Detalhe: Indicador de Marchas.
Corrente desmontada. Olha a cor da criança!
Tampa do pinhão:
Inicio da desencrostação:
Sim, eu sei é de outra moto que não a minha...
Arruela de proteção, fazendo seu serviço.
Finalmente, trampo finalizado:
Update 17/03/2012
Esse sábado eu fiz algumas gracinhas na moto.Fiz a troca do óleo dela, estava com quase 3000 rodados desde a ultima.Retirei o paralamas para soldar, estava quase como o do Marcelo, isso eu achava, pois estava pior e com 3 pontos de rachaduras + uma solda de outrora que foi feita de um jeito duvidoso.Agora o melhor deixei para o final. Isso porque nem cogitava de fazer... A troca da embreagem. Sério, nem eu achei que ia fazer isso. Mas sei lá, sou meio de veneta.Não vou postar como trocar óleo pois isso é bem tranquilo.
Ferramentas que utilizei hoje:- Chave L 10 e 13;- Catraca e cachimbos 12(Paralamas, sissi-bar);- Catraca e cachimbos 17(parafuso dos amort
ecedores);- Catraca e cachimbos 24(bujão de óleo);- Chave de boca 14(retirada do mata cachorro);- Chave de boca 10(Parafusos do escape, filtro de óleo);- Chave de coca 8(lateral da embreagem);- Chave philips(regulagem da embreagem).Obs.: Desta vez não sei porque não usei o principal - A Stella Artois. Nem eu me entendi!
Paralamas ja fora:
Desmontando... Processo simples:Retire o filtro de óleo, utilizando uma BOA chave numero 10, eu particularmente gosto da "L". Mas pode utilizar de boca ou cachimbo numa boa. Sempre uma boa chave.Retire tambem o parafuso que vai abaixo do filtro de óleo. Chave numero 17.Mesmo drenando o óleo, vai descer óleo. Então esteja preparado e não faça como eu que ainda vou ter que lavar a garagem e ver a mulher brava do lado.Apos retirados os parafusos, acima. Comece com uma excelente chave nº 8 a folgar os parafusos da carcaça. Sao bons parafusos mas por serem pequenos eles são mais frageis. Não anotei a ordem deles e nem precisa. Mas se atente que temos 3 comprimentos.Na montagem não tem como errar pois os mesmos so cabem dentro de seus respectivos comprimentos.
Já aberto, visão getal do conjunto.Esses 4 parafusos ai, são os que seguram os discos e as molas de embreagem. Não são demasiadamente apertados. Retire com cuidado e reserve.Se as molas da sua moto estiverem como as minhas, eles não vão pular fora. Mas se estiverem boas, segure eles!!! hehehe O parafuso do meio, so sai quando vc tirar os 4 + a campana.
Aqui ja sem os parafusos. So retirar a campana com as mãos, sem força.
Sem a campana e vendo os discos velhos. O parasuso do meio, como disse. Basta puxa-lo que ele sai sem esforço. Ele quem regula a alavanca do cabo da embreagem.Para retirar os discos, basta puxa-los. Se atentem a ordem deles, descobri isso depois vendo o manual de serviço.são 4 espaçadores e 5 discos.
Espaçados e disco velhoTentei tirar uma foto para pegar o disco gasto. Mas depois comparando com os novos, vi que o desgaste é coisa de milimetro.
Aqui o conjunto de Molas velhas x novas e os discos novos x velhos:
IMPORTANTE:Banhar os discos novos por pelo menos 40 minutos em óleo. Evita aquecimento e problemas futuros. PElo menos foi oque li em 99% dos how to de embreagem que li.Melhor prevenir que remediar.
Finalizando o trabalho:Apos a retirada e uma limpesa de leve, recoloque os discos. Manualmente e sem estress.A ordem é disco - espaçador - disco - espaçador... O detalhe aqui é que no conjunto tem um disco de maior espessura. Ele deve ser o 2º disco a ser colocado.
Já com a campana e molas novas.
Aqui vem o pulo do gato. Quando vc colocar os discos novos, obviamente a embreagem não funcionará. Estará folgada. Este parafusinho aqui deve ter sua contraporca afrouxada e o miolinho philips apertado ate firmar.Quando fizer isso, a embreagem ja vai estar pegando. EU reajustei todo o cabo de embreagem da minha que estava no limite da regulagem. Voltei tudo e começei do zero.Feita a regulagem, aperte a contra porca, sem exageros.
O fechamento é tranquilo. Tudo apertadinho e devidamente no lugar, coloque a junta nova e recoloque a carcaça do motor. Encaixe os parafusos e aperte ate encostar todos.Posteriormente, va apertando e firmando todos. O ultimo aperto, aquele que fixa a carcaça eu fui fazendo em X. Achei mais prudente.Coloque o óleo. De acordo com o Manual, 1.7lts, visto que o motor foi aberto. Eu fui colocando e quando chegou em full parei.Liguei a moto, deixei funcionar e esperei para ver. Completei uma mixaria e ficou como na foto.
O Resultado foram trocar mais macias, cambio sem trancos e engates precisos.As molas que comprei, são 10% mais rigidas que as originais, segundo o fabricante(EBC). A embreagem ficou sem folgas e ficou mais pesada que antes, sem incomodar. Gostei do resultado.Trabalho tranquilo de se fazer. So ter paciencia e lembrar que vai se sujar.É isso ai.
Obs.: AAAA SIM, como não podia de ser, fiz umas "das minhas" hoje! apos montar o motor, liguei a moto e deixei esquentando. Ela, apesar de não apararecer nas fotos, estava sem o tanque na hora. Enfim, funcionando e tal acelerando e ai... ela apaga. Fiquei doido! Mexe, arruma, puxa olho a elétrica e nada! Derrepente o mané aqui se liga: Esta sem o tanque, está sem gasolina...Para completar, depois que completei o óleo, eu inteligentemente fui la achei que ainda não tava bom e coloquei mais um pouco. Resultado: Muito óleo. Pensei: ta tudo na mão dou uma frouxada no bujão, escorre um pouco e tudo certo. Vai o lindo e afrouxa o bujão. So que o miserável sem mãe resolve cair dentro do balde. Até que eu peguei ele rápido. Mas pra acertar ele no lugar com óleo novinho descendo... Lá se vai 1 lt de óleo pro saco! KKKKKKKKK Eu ri para não chorar!
Update 24/03/2012
Boa tarde galera,
Finalmente acho que fiz a alteração de maior porte da Valquiria este ano.Coloquei o Comando avançado da Wingscustom.Comprei o mesmo pelo Mercado Livre, como sendo o segundo mais barato dos que tinham disponiveis.Me custou R$365,00 + R$28,00 do frete. Comprei pelo MP dividido. À vista ele sairia mais barato.Falando dele, o material é muito bom. Boa qualidade dos metais e bom acabamento. Parafusos na medida. Gostei do esmero com as peças e do caprixo com as pedaleiras. Espero que os poucos cromados durem bem.Em ralação ao dalavas, so deve pelo cromo. O da Wingscustom é preto, porem bem pintado. Se olhar nas fotos não fica feio, fica parecendo uma estenção do quadro da moto.O comando veio bem embalado, todo desmontado e com suas peças enroladas em plastico filme in
dividualmente. A caixa vem bem fechada e com a logo da wingscustom. Da mais tranquilidade quando se vê o produto bem embalado.A instalação do mesmo é tranquila, apesar do manual de instalação ser somente uma folha A4 com algumas poucas instruções(Alô Wingscustom, um melhor manual seria mais interessante).O mais chato sem duvida é a instalação do sistema de freios. O mesmo será todo substituído pelo do CA. Tem boa qualidade e os furos são certeiro. Não tem erro. Irá alterar toda a regulagem atual.Uma dica: Ao retirar as molas de freio, cuidado com a do stop do freio traseiro. Se puxar demais ela irá se soltar do mesmo e para recolocar somente tirando ele. O problema é que para tirar ele, deve-se retirar toda a caixa da bateria e ferramentas. Não é trabalhoso mas é chato fazer isso so por conta da tal mola. O restante é moleza de colocar. Não irá mais utilizar o dog killer, caso tenha um.
Seguem as fotos.
Detalhe do varão do freio:
Detalhe da peça do sistema de freio
Detalhe do varão do cambio:
Unica peça que não gostei, achei o acabamento grosso:
Relação quase simbiótica do varão do freio e escapamento:
Detalhe dos parafusos que prendem os varões:
Mais uma da pedaleira:
Vou mantendo informado a medida que for editando as fotos e aparecendo novidades.
Abraços a todos.
dagonias2012-03-24 16:40:51