minha fan esta com 5000 rodados, e ha algum tempo notei q quando esta fria(não só de manhã), ela solta uma fumaça branca e densa com cheiro de fumaça de rd135. mas durante 1 minuto, no maximo. procurei a autorizada(porque esta na garantia) mas me disseram q é por causa da gasolina, e agora estou abastecendo somente no posto Ipiranga mas o problema continua. alguem ja viu isso?
Fan 07/08
"A melhor moto do mundo é aquela q a gente tem e gosta"
Bom, se o problema é a gasolina você não deve abastecer no posto ipiranga. Não sei onde você mora, mas em curitiba, sempre que tem notícia de adulteração de combustível é ipiranga. Ao menos 8 em 10 postos fechados são Ipiranga. Como a tua fan está com poucos quilometros, abastece uns 2 tanques com Podium, da BR. Não da R$10,00 de diferênça no tanque cheio e a diferença na condução é notável, pelo menos a minha YBR está muito mais esperta e o motor roda macio macio.
Mas veja bem, é PODIUM e não SUPRA. A Podium é de alta Octanagem, a supra é só aditivada. Por mais que os mecânicos por ai falem que não é bom, eu não troco, a motoca anda muito melhor.
Se quiser mais relatos, passa num tópico meu sobre Podium x YBR na área de pequenas Yamahas.
cara se puder da uma olhada no meu topico (problema cg fan) tive o mesmo problema da moto fumando sendo que com 1.100km . disseram que o problemas forão os pistons
No mundo só existem 10 tipos de pessoas, as que conhecem binário e as que não conhecem.
Quando troquei o meu escape original pelo Coyote, toda vez de manhã isso acontecia. Fumava um pouquinho e depois parava. O problema não era combústivel porque ela só "fumava" de manhã. Durante o dia, nada disso acontece. Agora voltei o escape original e é raro o dia que isso acontece. A moto quando fria, queima óleo; quente não. Talvez essa sua gasolina seja "batizada" ou o retentor de óleo das válvulas estejam se preparando para o funeral. Dá uma olhada na coloração da vela. Se estiver um pouco encharcada de óleo, se prepare para abrir o cabeçote e trocar os retentores. Espero que esse não seja o seu caso. Até +!!!
Cara, isso não tem a ver com a gasolina não. Deve ser Cilindro riscado,
tem que fazer retífica ou então trocar o cilindro.
Experiência própria - Pode observar, logo quando vc liga ela cedo
fumaça, se vc estacionar por um muito tempo e o motor esfriar, ela volta
a fumaçar, e isso tende apiorar, quando o motor esquenta vc acha que
ela parou de fumaçar, mas ainda continua só que não dá pra perceber.
Faça o seguinte pra tirar a conclusão de que é caso de retífica: Troque o
óleo do motor, assim que trocar, antes de ligar a moto, verifique o nível
do óleo, onde está marcando na vareta de óleo, depois ligue a moto e
pode andar normalmente. Depois de no mínimo 3 dias, com a moto
desligada, verifique a marca do óleo, se estiver baixando ta comprovado,
é cilindro riscado.
Os caras da garantia sempre vão se empenhar em ficar enrolando,
enrolando, até vc cansar ou a moto parar de vez e vc levar ela lá, e eles
pedirem 5 ou mais dias úteis pra resolver o problema, isso se eles não
botarem a culpa em vc, pra vc pagar, as vezes isso acontece,mas ai é só
acionar a justiça que vc ganha, nem sempre chega a isso ,mas só dando
mais um toque.
Mas tudo bem, não deixe de ficar no pé deles, insista mesmo!
O que acontece: o óleo fica na parte de baixo do motor(carter), este óleo
sobe a todo momento para fazer a lubrificação, mas não chega à câmara
de combustão, devido aos anéis retentores de óleo localizados no
pistão,este pistão movimenta-se para cima e para baixo constantemente
dentro do cilindro, quando o cilindro é riscado, os anéis já não
conseguem reter totalmente o óleo que sobe, deixando passar para a
câmara de combustão, assim acontecendo a queima do óleo o que resulta
na fumaça branca.
qualquer coisa estamos aqui pra trocar mais idéia.
Quando o motor é ligado pela manha e o afogador é acionado, tende a fumaçar pelo escape devido a mistura com afogador acionado ser mais rica, o afogador voltando no lugar correto essa fumaça para, se for isso tá tudo normal.
Se fumar só quando fria e depois parar é retentor de valvuvas, a moto com essa quilometragem e sinal que o retentor não foi bem encaixado na montagem, leva na concessionária que deve estar na garantia ainda, que os caras encaixam ele corretamente, nem precisando trocar, e se precisar trocar a garantia cobre, pois foi defeito e não desgaste de uso.
Depois de bem aquecido de algumas aceleradas fortes com a moto parada, se não fumar era só os retentores mesmo, agora se fumar acelerando mais forte é anel desgastado ou cilindro riscado, ai precisa fazer a retifica, e dificilmente a garantia vai cobrir, mas insista e quem sabe de sorte da garantia aceitar, boa sorte.
o amaciamento foi um pouquinho forçado, mas tambem n fiquei esguelando por aí, quando digo um pouquinho forçado quero dizer q andei engarupado, e às vezes corria um pouquinho na rodovia.
a fumaça aparece mesmo se o afogador n estiver acionado;
outra coisa, é só as vezes q ela fuma. ja deve fazer uns 4 dias q n vejo fumaça, mas hoje de manhã fumou um pouquinho.
Fan 07/08
"A melhor moto do mundo é aquela q a gente tem e gosta"
depois q ocorreu e nenhum mecanico quis resolver, eu baixei
da intermnet 3 cursos de mecanica. nos cursos dizia q esse sintoma e
caracteristico de retentor de valvula. é claro q eu nem pus a mão. comecei a
usar aditivada ipiranga (pois o posto petrobras mais proximo fica a 45km daqui)
e melhorou por uns dias mas logo voltou a maldita fumacinha. liguei numa
autorizada de outra cidade e o mecanico me disse logo q teria q trocar
cilindro, pistão e anéis.
Fan 07/08
"A melhor moto do mundo é aquela q a gente tem e gosta"
ta sim, daniel, ta com 5.000 rodados, mas tem uma coisa estranha: tava fazendo uma semana q n aparecia nenhum sinal de fumaça quando fria, e hoje de manhã, fumou um pouquinho e parou. a tua fazia isso tambem, ou fumava direto (todo dia, quente ou fria)?
Fan 07/08
"A melhor moto do mundo é aquela q a gente tem e gosta"
rapaz a minha fumava todos os dia durante uma semana depois parou um pouco chegou a não fumar, um dia eu andando com ela ele comessou fumar do nada parecia akeles carro de fumaça
No mundo só existem 10 tipos de pessoas, as que conhecem binário e as que não conhecem.