harley é cara de manter?

03 Mar 2012 19:28 #1 por wolfmann
A última intervenção do Maestri no tópico inútil interrompeu (oportunamente) um debate interessante: custo de manuntenção, custo de uso, custo de propriedade e tudo isso levando a pergunta: é realmente caro manter uma HD?


Separando os custos, primeiro o custo da propriedade: quanto mais caro o bem, maior será esse custo e tudo que for decorrente da propriedade como seguro e Impostos. Nesse quesito, as HD já começa com um custo alto porque é considerada marca premium e os custos acessórios (seguro e impostos) diminuem conforme a depreciação avança. De toda a forma, pela atemporalidade do projeto, em determinado momento a depreciação diminui e muitas vezes até desaparece conforme o mercado as procura: exemplo disso é a EG versão centenária carburada do Celestino: existem poucas e por conta da raridade do modelo e do carinho que é conservada (não apenas mantida), valoriza ao invés de depreciar.


o custo da manutenção já expliquei: é o custo para manter a moto em condições de uso. Se você econonizar nessa área, te garanto que você não vai usar e a depreciação do patrimônio acelera de uma maneira impressionante.


Já o terceiro custo: o de uso, vai englobar os dois primeiros e mais todos os custos para conservar e realmente usar, como combustíveis, pedágios, estacionamentos, lavagens e etc.


Pela minha experiência atual, posso dizer que se engana que diz ser caro manter uma HD. Caro é comprar. O custo do uso vai diminuindo na mesma proporção do tempo de propriedade e, levando em conta um uso bem tradicional de 800 km/mês em circuito misto de estrada/cidade pode considerar algo perto de 50 litros de combustível (no meu caso gasolina comum)/mês: +/- R$150,00/mês.

Tomando o Rio como parâmetro, o percurso feito de ônibus indo e voltando para casa te custa +/- R$6,00/dia, com 22 dias úteis, R$132,00 que é uma economia besta de ser feita se levar em consideração o tempo perdido na condução.

Melhor andar de HD todo dia... hehehehehehe

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Mar 2012 20:26 #2 por Alfredo.SP
Respondido por Alfredo.SP no tópico harley é cara de manter?
Concordo que não é caro manter uma Harley, principalmente se você acerta o modelo.

Até mesmo na Dyna e Electra, com as quais passei pouco tempo, o dinheiro que usei foi muito bem aproveitado, geraram lembranças eternas.

A Fat então, me dá satisfação total. Está chegando aos quatro anos de idade, andou mais do que muitas HDs até mais velhas e ainda parece nova. Até as compras de "perfumaria" já foram diluídas com o tempo de uso. Vale a pena manter uma máquina destas, recomendo!

Alfredo
Harley Fat Boy preta 2008
BMW G-650GS branca 2011
São Paulo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Mar 2012 19:06 #3 por ACMaestri
Respondido por ACMaestri no tópico harley é cara de manter?
Wolfmann,
você fez observações inteligentes, pensadas estudadas, como requer a lógica, a matemática, dasquais concordo plenamente. E digo mais, aqui em Florianópolis há percurso de ônibus com menosde 20 km que você gasta mais de 10 reais de ida e volta.
Mas, se você me permiti, venho solicitar que você pondere sua análise por um viés subjetivo.Que você possa emitir uma opinião acompanhada da satisfação, não só de propriedadedo bem, mais do prazer de fazer uso, do passeio, de pilotar, da marca, e também, se você acha importante este viés ou não?
Eu já observei em outro tópico que devemos satisfazer as nossas necessidades. E todas asnossas necessidades são relativas, ponderadas e mensuradas, pois custa dinheiro.
Valeu,

Maestri e Luciane
Heritage Classic
Florianópolis/SC

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Mar 2012 19:47 #4 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico harley é cara de manter?
Maestri, um colega de fórum veio pedir informações sobre a Sportster 1200 custom para poder comparar com outras motos que ele considerava comparáveis, como a Boulevard, a Shadow, a Midnight e Vulcan.

Eu acho que ele está comparando alhos com bugalhos, tanto é assim que conseguimos substituir a 1200 custom pela Dyna sem grande esforço de convencimento.

Não vi o final da novela, mas entendo que isso não pode ser comparável dentro de aspectos técnicos ou subjetivos. Comparar motorizações diferentes e suspensões diferentes somente porque se pode englobar todas dentro de uma faixa de preço é nivelar por baixo as escolhas.

É preciso sim levar em consideração o fator subjetivo para qualquer escolha: se posso comprar uma HD, posso comprar uma CG e chegar no mesmo lugar gastando menos, mas cada vez que olhar para a CG vou ficar me perguntando porque é que comprei aquela moto ao invés da HD que podia ter comprado.

E veja que muitos fazem essa pergunta olhando para uma Sportster e pensando em uma Dyna...

Existe uma lenda sobre manutenção: é caro manter uma moto premium.

Essa lenda eu desminti usando a minha Fat diariamente e indo aonde quer que preciso ir. Muitas vezes me pego pensando: tá um calor infernal, vou de carro para ir no ar condicionado, mas na hora de sair eu pego a chave da moto e vou no calor mesmo porque é muito melhor sair com a moto do que com o carro. Me dá mais prazer usar a moto, mesmo sendo mais confortável usar o carro.

E te digo uma coisa: é mais barato manter a minha Outlander do que manter a Fat: a Outlander tem um custo atual de R$ 0,37/km rodado (dois anos e 32000 kms rodados)contra um custo de R$ 0,51/km rodado da Fat.

Se comp**ar o custo da propriedade para chegar a um custo de uso, o carro fica mais caro.

A Silvana teve uma Intruder 125 que em três meses foi três vezes para a oficina no reboque... custo de manutenção zero, tudo feito em garantia, mas custo de aporrinhação beirando o infinito: sabe lá o que é ter uma moto que precisava ligar todos os dias para a bóia do carburador não colar?

Minha filosofia é verificar a sua necessidade, verifique sua disponibilidade e se couber um pouco de mais de prazer, gaste!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Mar 2012 19:53 #5 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico harley é cara de manter?
e quer saber qual é o principal fator que aumenta o custo de manutenção de uma HD: a falta de profissionalismo dentro das oficinas.

Experimente comprar um parafuso para prender o banco do garupa: diga que é para uma Heritage. O parafuso vai vir com o símbolo da HD na cabeça e custará perto de R$100,00. Pegue um parafuso sextavado, cromado para ficar bonito, na medida 5/8 x 1 1/4 (acho que é essa a medida): custa R$ 5,00.


Se você chegar em qualquer oficina de HD e pedir um orçamento, dificilmente escapará de algum extra. A última vez foi uma cromagem na moto da Silvana que quando desmontou-se o cabeçote chegou-se a conclusão que precisava trocar tensores de corrente de comando...

Esses extras precisam ser muito bem administrados para evitar a empurroterapia: se parou para um serviço essencial, combine preço e faça. Se achar algo mais para fazer e que seja urgente, cancele o menos urgente e substitua: garanto que deixam de empurrar coisas que você não precisa.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Mar 2012 20:10 #6 por Isaú
Respondido por Isaú no tópico harley é cara de manter?
Tive um professor de filosofia que dizia: "O ser humano se realiza quando realiza também sua irracionalidade", isto é, a irracionalidade (nossos prazeres, desejos, fantasias, um pouco da criança que conservamos a vida toda etc.) e a racionalidade devem andar juntas, num equilíbrio necessário, o que nos faz humanos e subjetivamente realizados. De outro lado, se formos somente irracionais em nossa vida, nos tornamos animais; se formos somente racionais, ficaremos loucos. Assim, pagar caro pra realizar os próprios sonhos/deleites não é nenhum absurdo, desde que o prazer não seja o único aspecto considerado como realização pessoal.

Motos fazem barulho, harley faz som!
I ride, ergo sum.
Foz do Iguaçu-PR - RK 2008 e FXDC 2009

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Mar 2012 04:06 #7 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico harley é cara de manter?
Acho que a melhor maneira de descobrir os parametros de beneficio de cada modelo é marcarmos a edição 2.012 do nosso FRIENDS TEST DRIVE.....

Andamos bem pouco com cada uma das motos, tomamos bastante chopp de noite e damos boas risadas.....nao chegaremos a nenhuma conclusão, mas poderíamos aproveitar a data para agendar o evento em 2.013.....

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Mar 2012 04:07 #8 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico harley é cara de manter?
Corpus Christi este ano vai de 07 a 10/06....

Rio de Janeiro.....alguem????

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Mar 2012 04:31 #9 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico harley é cara de manter?
eu espero testar as modificações da Carmem antes disso... hehehehehehe

Eu vou à Portugal em julho, não sei o que diretoria do HOG está programando para os feriados, mas podemos marcar esse test drive nas estradas de São Paulo, ou já tem alguma outra idéia?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Mar 2012 07:30 #10 por ACMaestri
Respondido por ACMaestri no tópico harley é cara de manter?
Pessoal,
até queria ler mais ou menos assim: se queres... aguenta. Mas, o Wolfmann é politicamente corretoe muito polido (educado).
É claro que todo cuidado é pouco, precisamos de controle, de racionalidade, sem consumismo, mas, a vida é para desfrutar, ter prazer. Quando se chega num estágio em que o prazer e o conforto são possíveis, é aproveitar.
Acho que um dos problemas é real, e eu já observei. Quando fui de bicicleta ver o meu primeiro carro, um Puma 1977 fechado, foi a coisa mais fácil do mundo e comprei. Depois, fui verum Puma 1977 aberto, e o meu Fechado já não valia mais nada. Fiquei p. da cara, e comprei semtroca. Andava com os dois, revezando é claro, até que olhava o tempo.
Hoje, se tenho que negociar vou à pé, ou deixo longe dos olhos do vendedor. Quanto a Heritage,também já observei o custo, o problema é que gostamos que a Moto tenha um símbolo, HD, Skull,SE etc. E até parece que os valores são meio que combinado.
Obrigado pela manifestação, realmente dá uma bela discussão, teremos observações objetivas esubjetivas.
Meus agradecimentos.

Maestri e Luciane
Heritage Classic
Florianópolis/SC

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Mar 2012 07:40 #11 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico harley é cara de manter?
Sei que estou errado, mas eu não gasto nada com miha dyna. Não gosto de gastar com moto e carro. Uso pneus alternativos,filtro alternativo, etc, e eu mesmo faço a manutenção. Não fiz revisões obrigatórias. Acessórios originais são muito caros e não agregam valor à moto. E como eu não frequento o "ambiente HD"), isso não faz a menor diferença.Acho meio "sinistro" um cara ter um amigo só porque ele tem uma moto com a mesma marca da sua. Meus amigos são todos "multimarcas" .
Leoclima2012-03-06 10:44:14

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Mar 2012 07:44 #12 por ACMaestri
Respondido por ACMaestri no tópico harley é cara de manter?
Leo,
quem disse que você está errado, não tá não.
Nós não estamos errados, ao contrário estamos certo, fazendo o que queremos.
Valeu.

Maestri e Luciane
Heritage Classic
Florianópolis/SC

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Mar 2012 08:25 #13 por ACMaestri
Respondido por ACMaestri no tópico harley é cara de manter?
Pessoal,
que tal esta frase:
Deus, dá-me dinheiro, ou tirá-me o bom gosto.
A frase não é minha não, a minha mulher me disse agora, que também leu em algum lugar.

Maestri e Luciane
Heritage Classic
Florianópolis/SC

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Mar 2012 09:32 #14 por DanielAlvares
Respondido por DanielAlvares no tópico harley é cara de manter?
No meu caso o lado subjetivo vale até mais na relação custo/BENEFICIO que o lado racional. Tive 2 esportivas antes de ter minha atual - BigTrail - que com certeza tiveram um custo menor, pois se juntar a kilometragem das duas juntas não dá o que já rodei um ano com a BMW! Quase não gastei com as outras duas, pois não conseguia ir para onde eu queria com elas ou não sentia vontade de viajar nelas como nessa, e por rodar mais com a atual, já tive de fazer várias manutenções, trocas de pneus, gastos extras, comprar acessórios, pois estou realmente tendo benefícios com isso!


Quanto à frequentar o ambiente HD, Léo, pode ir lá cara, tem uns caras que andam de HD que são até legais! rsrsrsrsrsrsrs heheheheheehe A maioria nem liga quando chego com a minha BMW lá! hehehehe

Daniel Alvares - 883 Iron
Ouro Branco, MG.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Mar 2012 09:46 #15 por Leoclima
Respondido por Leoclima no tópico harley é cara de manter?
Ouro Branco é o meu objetivo. !! A estrada já tá boa ? Não convida que eu vou mesmo !

Dyna - É Harley ?
Teresópolis - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.169 segundos