Velocímetro sem funcionar

23 Jan 2012 10:21 #1 por cezariomaia
Ontem no passeio que demos a uma cidadezinha serrana a 130 km de Natal notei que de repente o velocímetro das EG "morreu". Deixou de marcar velocidade, quilometragem total, Trip A, Trip B, a luzinha da 6ª marcha engatada e quantos quilometros ainda andaria com a gasolina remanescente. No entanto, esses dados apareciam ao apertar o botão de troca de função, mas com as indicações que lá estavam quando deixou de funcionar. Ao terminarmos o almoço e sairmos, notei que estava tudo funcionando normalmente. Uns 50 km mais tarde, tudo parou novamente. Ao sair de uma parada num posto de gasolina para abastecer as "japas" que tem tanque de gasolina pequeno, Tudo voltou a funcionar normalmente voltando a "morrer" outros 30/40 km adiante. Cheguei em casa sem funcionar. Detalhe: em alguns momentos a luzinha amarela com o símbolo de um motor acendia, (óleo no nível máximo) e quando estava acesa a rotação caía e o motor estancava. Alguma idéia do que pode ser? Em tempo: de eletricidade só sei que a de casa dá choque e serve para ligar eletrodomésticos. A de veículos nem choque dá...
cezariomaia2012-01-23 12:21:45

C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jan 2012 10:41 #2 por wbugno
Respondido por wbugno no tópico Velocímetro sem funcionar
Isto é uma das piores coisas que podem ocorrer... problema de OSMAR... OS MAR CONTATO...

Não acredito que seja nada além de um mal contato, uma quenstão de paciência e um spray de limpar contatos deve resolver, tem um pessoal que usa WD-40, mas prefiro um limpa-contato específico...

Abrx

BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jan 2012 10:45 #3 por cezariomaia
Respondido por cezariomaia no tópico Velocímetro sem funcionar
Esta também é a minha impressão, pois o problema está sendo intermitente. Vou comprar o limpa contato. Obrigado wbugno.

C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jan 2012 11:03 #4 por LandoHD1600
Respondido por LandoHD1600 no tópico Velocímetro sem funcionar
Pra mim o pobrema é de EFAR... É FARTA DE USO. Bota essa gorda pra andar ô Cezário!

Lando Bsb (DF)
OLÍVIA "Fatgirl"
HD Ultra Classic Electra Glide
Não leve a vida muito a sério... Vc NÃO vai sair vivo dela mesmo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jan 2012 12:08 #5 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico Velocímetro sem funcionar
Afora as brincadeiras.....nao me parece nem OSMAR nem EFAR...rsrsrs

A primeira parte da descrição do problema parece ser relacionada ao sensor de velocidade.....na minha EG começou a "falhar" dessa maneira até morrer totalmente.....

Como a minha é totalmente desprovida da atua eletronica, bastou trocar e tudo voltou á funcionar maravilhosamente bem.....se bem que nada do relatado na segunda parte do comentário aconteceu comigo.

A luz amarela é relativa à problemas de injeção.....rotação caindo....motor parando.....isso infelizmente está com jeito de módulo com problemas.....

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jan 2012 12:18 #6 por LandoHD1600
Respondido por LandoHD1600 no tópico Velocímetro sem funcionar
Celestino e Cezário, temos que considerar a área onde ocorre o problema. Natal é a capital da maresia. Pode sim ser mal contato.
Até porque, dificilmente a motocicleta apresentaria dois defeitos simultaneamente. Veja as conexões do módulo, antes de qualquer coisa. Se ela apresenta problemas de injeção, o problema pode mesmo começar por aí. Também pode ser problema no módulo, mas a moto é muito nova para tanto. E, seja o que for, provavelmente todos as falhas apresentadas tem a mesma origem. É só palpite.
Abçs.,

Lando Bsb (DF)
OLÍVIA "Fatgirl"
HD Ultra Classic Electra Glide
Não leve a vida muito a sério... Vc NÃO vai sair vivo dela mesmo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jan 2012 12:27 #7 por wbugno
Respondido por wbugno no tópico Velocímetro sem funcionar
sou da mesma opinião...

BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jan 2012 15:38 #8 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico Velocímetro sem funcionar
Na onda do Cezario....fica valendo um daqueles uisques famosos que vcs gostam.....

Eu digo que é módulo.....depois o Cezario conta o veredicto!!!

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jan 2012 16:08 #9 por cezariomaia
Respondido por cezariomaia no tópico Velocímetro sem funcionar
Pelamordideus, quidiabo é um módulo? Acrescentando: quando a luzinha com o símbolo do motor ficava acesa a moto só estancava se eu parasse, aí sim, ela não "segurava" a marcha lenta. Mas andava normalmente, só não podia parar a moto, que aí sim, ela "morria".Obrigado a todos pelas idéias. vou começar pelo mais fácil: procurar um mau contato.

cezariomaia2012-01-23 18:12:49

C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jan 2012 16:24 #10 por cezariomaia
Respondido por cezariomaia no tópico Velocímetro sem funcionar
Desculpem a ignorância elétrica mas será que o módulo é o retificador, essa peça aí embaixo? Se não, onde fica na moto?

C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jan 2012 17:47 #11 por drpj
Respondido por drpj no tópico Velocímetro sem funcionar
Cezário,

O Celê aventou a hipótese do MÓDULO da INJECÃO estar nas últimas...toc...toc...toc...

Comece na caixa de fusíveis e vá seguindo todo o chicote, limpando com limpa contatos, removendo sensores e limpando.

Aposto em maresia nos contatos.

Abs, Paulo

São Paulo - SP
Ainda endireitamos Lisarb!!???

FLHRSi

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jan 2012 18:04 #12 por Alfredo.SP
Respondido por Alfredo.SP no tópico Velocímetro sem funcionar
Bom mesmo seria se o DINIZ desse uma verificada... Alfredo.SP2012-01-23 20:05:54

Alfredo
Harley Fat Boy preta 2008
BMW G-650GS branca 2011
São Paulo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jan 2012 19:03 #13 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Velocímetro sem funcionar
Cezário, também não acredito em "problema no módulo"... afinal isso não é BMW... hehehehehehehe


Tua bateria tá falhando em manter carga necessária para o funcionamento da ECU. Primeira coisa que vai para o saco são as informações do odômetro.. já aconteceu comigo e quando troquei a bateria voltou tudo ao normal.


Solução vai passar pela troca da bateria, mas é preciso ver o motivo da bateria nãos segurar a carga: aí começa a via crucis: curto na caixa de fusível e visita do OSMAR, bateria chegando ao final da vida útil e não segurando carga (acho que tem mais do que isso senão ela não voltava do reino dos mortos... afinal ela não é zumbi), problema com estator ou regulador de voltagem (possível, mas novamente precisa ver o motivo disso).

Celesta falou em sensor de velocidade: pode ser mas não acredito.

Faça como já recomendaram: limpa contato na caixa de fusível, nos pólos da bateria e peça para darem uma olhada com voltímetro na bateria: coom o motor funcionando deve-se manter acima de 14v com alguns picos quando acelerar.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jan 2012 19:59 #14 por Diniz
Respondido por Diniz no tópico Velocímetro sem funcionar

Alfredo.SP escreveu:
Bom mesmo seria se o DINIZ desse uma verificada...



Só preciso saber a que velocidade o Cezário estava na hora da PRIMEIRA pane. Assim da pra ter uma ideia melhor.





São Paulo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jan 2012 20:12 #15 por cezariomaia
Respondido por cezariomaia no tópico Velocímetro sem funcionar
Wolfmann: vou começar com a limpeza dos contatos. Não acredito que seja a bateria, pois ela passa as vezes 5/6 dias sem que eu a ligue, e metí o dedo no arranque ela pega na hora, ou seja, mantem a carga. Os instrumentos funcionam todos, inclusive o voltímetro está com o ponteiro no lugar habitual. Amanhã começarei a limpeza dos contatos e antes de qualquer coisa vou medir a carga da bateria, pois tenho um voltímetro.Quando eu tinha a FXST, ela começou a dar trabalho para ligar, como se a bateria estivesse sem carga suficiente. Descobrí que o cabo do polo negativo estava frouxo. Foi só apertar e tudo voltou ao normal.Como tenho o voltímetro, sei que a bateria deve marcar pelo menos 12,6 volts e quando o motor está ligado essa voltagem sobe para perto de 14 volts ou pouco mais.Uma coisa que reforça meu pensamento de que é mau contato, é que a primeira vez que o velocímetro "morreu" foi logo depois de uma chuva grande na estrada.Uso vaselina para proteger os bornes da bateria, se o parafuso afrouxou um pouco a vaselina pode estar isolando o borne do cabo.Obrigado, Wolfmann, amanhã direi alguma coisa.

cezariomaia2012-01-23 22:16:51

C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.257 segundos