Neste sábado (ontem) retirei minha Dyna da Concessionária H-D de Curitiba, onde esava para revisão de 8.000 km e para trocar juntas do motor, pois tinha apresentado vazamento. Revisão feita e problema de vazamento resolvido (na garantia), me entregaram a moto.
Retornando pra Foz do Iguaçu, percebi que quando ia passar da 3a. marcha pra a 2a. e desta para a 1a. marcha, frequentemente essas marchas não engatavam, e o problema era mais acentuado da 2a. para a 1a. marcha. Pra conseguir a troca de marchas, tinha de fazer várias tentavivas, com movimentos repetidos da embreagem e acelerações/desacelerações.
Então, fico imaginando o que poderia ter causado esse problema, pois abriram o motor pra trocar juntas, mas o câmbio estava perfeito e não necessitava de fazer nada. A não ser que, ao abrir o motor, necessariamente tiveram que desmontar as peças do câmbio e o deixaram desregulado ou alguma peça mal encaixa, sei lá.
Alguém tem uma opinião a respeito?
Isaú
Motos fazem barulho, harley faz som!
I ride, ergo sum.
Foz do Iguaçu-PR - RK 2008 e FXDC 2009
É uma merd@ mesmo. Esses caras simplesmente não têm a menor idéia do que estão fazendo. Serviço absolutamente amador. Isso em todas as concessionárias. Acreditem se quizerem, mas perguntei ao mecânico na BMW onde era o filtro de óleo da G650GS e ele não sabia, como também não sabia que para trocar o óleo tem que retirar o bujão do carter e outro que fica na lateral da carenagem... Uma lástima...
C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN
Notamos, pelos comentários, que os mecanicos dos dealers brasileiros são, na maioria, faixa branca. Fazem apenas o treinamento de partida e depois, aprende na raça mesmo.
Entre deixar a moto com esses caras, ou comprar o manual de manutenção e eu mesmo fazer o serviço, prefiro a segunda opção. Se eu fizer algo errado... okay, "perdi"... terei que colocar a moto numa carretinha e levar até o dealer. Mas se eu acertar, que a probabilidade é mto maior, pois a H-D é bem simples de mexer, terei uma boa economia que vai ser revertida em nova perfumaria para minha moto e eu terei aumentado minhas habilidades em mecanica hehehe.... vale lembrar que, para os que desejam viajar com suas H-Ds para fora do Brasil, é sempre bom ter um conhecimento de mecanica, porque não é todo lugar que vc tem sinal de celular para chamar o seguro... Abraços
Não entendo quase nada de mecânica, mas já li que qdo se troca o óleo e se colca um pouco a mais do recomendado pela montadora, pode acarretar na dificuldade da troca de marchas.
Será que isso pode ter ocorrido ?
Só não muda de idéia quem não é capaz de produzi-la. (Augusto Cury)
Amigos, o problema aparentemente foi resolvido. Levei a moto na Suzuki aqui em Foz, onde há um mecânico de confiança (e entende tb de H-D) pra dar uma olhada. Ele andou na moto e percebeu que a alavanca da embreagem estava muito alta e poderia estar aí o problema, pois nessa posição alta, a pressão do pé na alavanca poderia não estar adequada, dificultando a troca de marcha. Recolocada na posição correta, andou na moto outra vez e, aparentemente, solucionou o problema (digo aparentemente porque só dei uma pequena volta na moto - tá chovendo por aqui. Então, tenho que andar mais pra ter certeza se tá resolvido). Mas, isso não era tudo, quando eu fui levar a moto para o mecânico, percebi que na parte da frente do motor estava todo respingado de óleo, devido a algum vazamento. Tb a buzina não estava funcionando. Bem, o vazamento vinha de uma peça rosqueada no motor, de onde sai um cabinho coberto por uma mangueirinha sanfonada, e a vedação se dá por um "o-ring" que, verificou-se, estava rompido (provável erro de montagem na H-D Curitiba). Colocou-se o-ring novo, problema resolvido. Quanto à buzina, suspeitou-se inicialmente que seria fusível queimado. Não era. Descobriu-se que a parte do chicote, onde dá contato com a buzina, estava desligada. Donde se conclui que, quando remontaram a moto em Curitiba, esqueceram a buzina desligada. Resumo de tudo isso é que a conta ficou em R$ 162,00 (um hora de mão de obra, R$ 150,00, + R$ 12,00 de peça) por culpa de serviço mal feito. É pouco, mas não deixa de ser um chateação e ficou a impressão que o pessoal não recebe treinamento adequado.
Motos fazem barulho, harley faz som!
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Foz do Iguaçu-PR - RK 2008 e FXDC 2009
a bem da verdade não houve burrada na revisão, mas sim no controle de qualidade. Bastaria que houvesse um gerente de oficina capaz para verificar o problema de regulagem do pedal de câmbio e notasse o vazamento.
A revisão não tem muito como errar: trocar óleo e filtro qualquer um faz... problema é controlar a qualidade do serviço.
Com a globalização mais a chinesação tudo é custo, e o mundo motobilistico caminha para a obsolecencia, estragou joga fora.
Antigamente, muitos sabem disso, as autorizadas tinham mecanicos competentes, mas para baratear a mão de obra contratam gente nova que recebe um curso básaico (quando recebem) e deu.
A melhor forma que vejo para resolver nossos problemas é eleger um mecanico antigo e de confiança e torno-lo nosso personal mecanic, além disso fazer grupos/reuniões entre os interessados para aprender noções básicas de mecanica, senão o lance é aderir as novas diretrizes, assim como os americanos fazem, estragou abandona numa estrada qualquer. Lá pelo menos sai mais barato.