Degraus das cilindradas - Importância

10 Abr 2010 14:22 #1 por aleksander
Pessoal, cá estou eu para mais uma dúvida pertinente com relação ao mundo motociclístico.


Bem, eu sei que é unanimidade, a opinião dos mais experientes com relação à importância de começar a andar de moto pelas menores, claro, por razões óbvias, trata-se de uma evolução contínua ...


De tanto eu comentar, acredito que boa parte do Motonline já deva saber da minha vontade em comprar uma Naked, 4 cilindros, sendo que a mais mansa delas é a XJ6 , mas independente da moto que eu comprar, CG, Fazer 250, XJ6 ou Hornet, será minha primeira moto.


Bom, eu tenho um antigo conhecido, que por volta de 2006 ou 2007 (não lembro bem), estava na mesma situação que eu, querendo comprar uma moto que seria a sua primeira. Ele já tinha algumas economias de anos e foi a uma concessionária e comprou nessa época uma Hornet zero, na época lembro que não me atentei muito aos detalhes por falta de interesse no assunto mesmo.


Hoje de manhã, encontrei esse conhecido por acaso, ele vendeu a antiga moto e a 3 meses atrás comprou outra hornet, nova e com ABS, como o meu interesse por motos aumentou cerca de 500%, aproveitei para conversar bastante, olhar a moto e tirar umas dúvidas, conversamos muito e tocamos nesse assunto, no fato dele ter começado no mundo das duas rodas logo em uma 600cc brava como a H6, ele, como eu já o conhecia, confirmou o que eu pensava, sempre dirigiu a moto com cautela e acompanhando o trânsito sem cortar, como se fosse um carro, além disso, pude comprovar o cuidado dele, pois quando o encontrei ele tava todo equipado, parecia um soldado do “Guerra nas Estrelas”.

O Homem foi feito para a batalha e não para o repouso, por isso devemos voar, mesmo que céu esteja cheio de abutres.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: RFalchetto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Abr 2010 14:33 #2 por Velcy
Respondido por Velcy no tópico Degraus das cilindradas - Importância
Aleksander,


Lá pelos idos de 1976 (há um bom tempo) adquirir minha primeira moto e sabe, já na época quase comprei uma Zuzi GT 380, sem nenhuma experiência de pilotagem, só de andar na dos outros. Bem, acabei comprando uma Yamaha 125 RS e depois fui evoluindo, mas não porque não quis uma maior CC é que não tinha grana mesmo, mas acho que nunca teria tido algum problema começar com cc maior.


A questão é "cabeça", é tudo duas rodas, é como bicicleta, pode cair e se quebrar, ou pode nunca acontecer nada e ir numa boa. Não acho que seja problema começar numa 4 cilindros não, vá andando devagar no começo, como se fosse estar em um carro, não se junte a passeios da galera mais experiente pois ai pode dar encrenca, pois, por mais que eles digam que "vamo na boa" não vão não, e se vc quizer acompanhar pode se f...er.


Resumo: Não tenha medo, tenha JUÍZO.


Sucesso aí.

Velcy - Cascavel
Ninja 1000ABS
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Mickfern

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Abr 2010 15:26 #3 por Stardust Cowboy
Não vejo problema em começar com uma moto média. O importante é ter bom senso e respeito por ela, nunca se esquecendo que a probabilidade de m***** acontecerem existe e é grande.

Bandit 650S 2008/2009

São Paulo / SP
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Mickfern

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Abr 2010 15:47 #4 por Jota Nunes
É bem nessa mesmo, se o cara tem bom senso não importa a moto que ele ande. E o contrário também é verdadeiro, se não tem juízo se mata até de bicicleta.


Porém, como é preciso ter muuuuuuuuuuuuuuuito juízo pra controlar mais de 100 pocotós à disposição de um leve toque no acelerador, eu acho mais prudente começar por baixo. Tanto que nos países de primeiro mundo o cara é obrigado a passar pelas categorias inferiores.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Mickfern

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Abr 2010 15:47 #5 por Samuel7
Se conselho fosse bom, ninguém dava de graça.
Mas vou dar um, com já foi dito anteriormente o "juízo" é que vai ditar as regras, mas começaria com uma 250 cc, após 1 ano andando bastante pularia para uma maior.
Andar de moto não é apenas equilíbrio e acelerar, tem muitas armadilhas e só com a experiência vc vai escapar delas.

Easy Rider
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Mickfern

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Abr 2010 15:52 #6 por Patriarca
Ótimo tópico.

_____________________________

NOTA DA MODERAÇÃO
Este tópico foi movido para local mais apropriado !
Contamos com a compreensão de todos.
O Fórum Motonline agradece ...

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Abr 2010 15:58 #7 por aaxabreu

Stardust Cowboy escreveu: Não vejo problema em começar com uma moto média. O importante é ter bom senso e respeito por ela, nunca se esquecendo que a probabilidade de m***** acontecerem existe e é grande.

2

Eu comecei com a yes 125 e depois fui pra Frazer...
Não comecei com a Fazer justamente por medo, pois não tinha experiência nenhuma com motos...
Sinceramente, me arrependo...
Não pela moto, pois a yes nunca me deixou na mão e me deu mtas alegrias...
Mas se já tivesse começado com a fazer, gastaria menos dinheiro e meu Up pra uma cc maior estaria mais próximo...

Mas enfim...
Boa sorte na escolha e sempre com juízo... por mais difícil que seja...

Abraço!!!

São Paulo - SP

"Não comprem peças de procedência duvidosa"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Abr 2010 16:09 #8 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Degraus das cilindradas - Importância
Comecei com uma yamaha que não lembro bem se era 50 ou 75cc, mas isso foi em 1975, a segunda moto foi uma Yamaha TX 500 isso pouco tempo depois. Se tivesse grana antes, teria começado pela 5oocc ou aquele sonho de poucos chamado cb 750 four.


depois voltei para as 125 ... 400 cc... 180cc... 250... 125...


as cacas quando aconteceram foram com motos menores. Com as maiores a gente tem mais zelo $$$


A gente vê muitos jovens se iniciando com Hornet e vê muitos acidentes fatais com esta moto... é que tem novatos que pensam só com a mão direita .


É o que o Velcy disse a respeito de ter ou não a grana


Foi boa a definição : "tem de ter cabeça"






soueu40278,8020833333

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Mickfern

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Abr 2010 17:09 #9 por kado
Respondido por kado no tópico Degraus das cilindradas - Importância
Comecei com uma cg 125, em 1984...ai conheci as dts 180, foi uma penca, 2 dt200, passei para xt225, falcon e a atual xt600...experimentei motos mais potentes, esportivas, não vi vantagem, se andar nuito rápido, multam mesmo, e se foi todo terreno...esta é minha moto, somente troco por outra muito parecida... a wr360 não conta, é para trilha e enduro...

atuais:xt225 2001 WR360 2002 xt600e 2004 Transalp 2013

Marau, RS

FOTOS DE TRILHA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Abr 2010 17:15 #10 por Patriarca
Comecei numa Intruder 125 à 3 anos, estou tentando subir de cilindrada e as financeiras não querem deixar!!!

Tá vendo, sou véio mas rodei pouco!!!Patriarca40278,8448032407

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Abr 2010 19:26 #11 por Velcy
Respondido por Velcy no tópico Degraus das cilindradas - Importância
Por outrolado, se o cara começa alto, entra sem vicios de "se achar" por que andou com motos menores e acha que tem experiência e daí, o "excesso" de confiança tbm faz das suas, fique atento.

Velcy - Cascavel
Ninja 1000ABS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Abr 2010 14:59 #12 por Stardust Cowboy

Patriarca escreveu: Comecei numa Intruder 125 à 3 anos, estou tentando subir de cilindrada e as financeiras não querem deixar!!!





Tá vendo, sou véio mas rodei pouco!!!


Poxa, quando peguei a minha, as financeiras deixaram com tanta facilidade que fiquei até assustado. Entrei crente que iria sair de Factor e acabei saindo de Fazer.

Bandit 650S 2008/2009

São Paulo / SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Abr 2010 15:41 #13 por Blender
Então amigo as dificuldades de começar de uma moto ja
bastante potente estão diretamente relacionadas ao nivel
de experiencia do piloto veja bem, um novato tem
dificuldades com o peso da moto em baixa velocidade ou
parada,motos potentes não perdoam erros com aceleração
ou com aderencia em curvas de media e alta velocidade
arranhoes e pequenas quedas que todo novato produz doem
bem mais no bolso com uma maquina destas,as tecnicas
basicas de pilotagem frenagem e curvas são muito mais
dificeis de se dominar com estas motos devido ao tato
"arisco" do acelerador,e dos feios que ancoram ao menor
toque,corredor é muito mais dificil.
Sem falar que estas bikes tem um desempenho bruto
superior ao de motos de corrida de uns anos atras acho
uma moto maior que uma 250 para novato um risco
desnecessario pois ele não tem experiencia para
aproveitar agora o que ela tem de melhor que é a
velocidade , estabilidade e o grande poder de frenagem e
se for tentar corre o risco de se acidentar e até morrer
e digo isto porque um amigo meu de infancia comprou uma
CBR 600 2004 como primeira moto e por uma falha besta de
falta de noção de distancia para uma ultrapassagem
morreu em um acidente vergonhoso que tenho certeza se
tivesse treinado um ano ou dois antes com uma moto menor
ele teria tido tempo de aprender e o pessoal aqui do
forum poderia ter conhecido um grande amigo.
Eu segui os degraus um a um e não tive problemas varias
125/150cc uma 200 e uma 250cc duas 500cc e uma 600cc e
agora estou de 125cc novamente depois de uns anos sem
moto própria e lhe digo ja tinha uma 250cc a dois anos
quando comprei a 500cc e a diferença me assustou na
época.

A moto não é uma arma é o simbolo da liberdade então não mate nem morra com ela.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Abr 2010 15:56 #14 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Degraus das cilindradas - Importância
Resumindo: É uma questão de "bolso" e de "cabeça"


Sem bolso tem gente que já rodou as américas c/ cub de 110cc.


E sem cabeça, tem muitos donos de grandes motos fazendo fisioterapia ... ou não fazendo mais nada !

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Abr 2010 17:36 #15 por Original_40
Que me desculpem os nobres amigos, mas... sou obrigado a
discordar da maioria das opiniões quando o assunto é
hierarquia das cilindradas.

Cito alguns casos.:

Grande amigo meu, Pai abonado, filho ajuizado, bom aluno,
passou no vestibular, pediu uma moto 0 KM. OK! Disse o
Pai! Meu filho é ajuizado, bom menino e eu posso,
portanto...vou dar uma RD 350R.

Simples..ele assinou o atestado de óbito do filho sem tem
noção do que estava fazendo.

Porque? Vcs. acham que foi a "Viúva" que o matou??
NÃO!!! categoricamente...NÃO!

O que matou foi a falta de experiência ao guidão. Existe
um amigo nosso que assina os seus posts da seguinte
forma:
-A Velocidade que emociona é a mesma que mata."
E foi isso que aconteceu.

Não acho certo uma pessoa iniciar a sua "carreira" numa
600 cc. Isto é pedir para se fuder! (e de verde e
amarelo). O cara não tem noção de distância, não sabe
fazer um pêndulo, não sabe como freiar em piso molhado ou
escorregadio, não tem noção o quanto danosa pode ser sua
participação ao guidão em determinados lances do
trânsito.

NÃO! NÃO! E NÃÃÃÃÃÃÃÃOOOO!!!.

O cábra tem que passar pelo degraus da hierarquia até
pelo menos ter uns 10.000kms para dizer..aprendi um pouco
sobre motos.

Tem claro, casos diferenciados, mas...se for analisar
pelo prisma da maioria, iniciar em uma moto que anda à
mais de 220 km/h e faz de 0 à 100 km/h em menos de 6
segs....não dá! Meu filho eu não vou deixar.!

Outra coisa...gente acotumado a andar de street e se
aventura no off-road. Pára com isso. Começa do 0, pois é
exatamente isso que vai ocorrer.

Bem... isso é só o que eu penso e formar um motociclista
de verdade, consiste em tombos, ralados, dor e
muito...mas muito respeito ao chão, pois ele é o nosso
maior guia.

Ùnico problema é que depois que aprendemos a
andar bem de moto...ficamos abusados e tentamos toda hora
buscar o dito cujo do "limite"...Uma hora...a gente
acha!

Abraço e juízo nestas cabeças de minhoca!

A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.292 segundos