Citycom - Novato na área, me ajudem!!

21 Fev 2012 20:49 #1 por flgteixeira
CABAÇO NA ÁREA PESSOAL!!! rsrsrs



Então moçada, sou o mais novo colega de vocês e feliz (ao menos por enquanto) proprietário de uma Citycom!



Comprei um Restaurante aqui em Curitiba ( www.cantinhodabica.com.br ) e
tive que me desfazer de minha FZ6-S, com muita dor no coração... Mas, já
foi, então voltemos à realidade. Pra não ficar à pé, comprei uma
Citycom pois já estava há tempos de olho em uma.



Bom, já estou indo para mais de 20 dias com ela e esta semana levo pra revisão dos 1000kms. Primeiras impressões:

- Ela anda bem! Mesmo vindo de uma 600cc 4 cil, guardadas as devidas
proporções a arrancada principalmente me surpreendeu... Tem boa final
também, já consegui colocar 150km/h no velocímetro e as retomadas são
bem honestas também!

- Consumo também me surpreendeu para bem, em torno de 24km/l em 4 tanques que abasteci até agora...

- O espaço embaixo do banco é ótimo, muito bom mesmo... Coloco minha
mochila com note, roupa de chuva, uma jaqueta, pano para limpeza e
outras quinquilharias mais...

- Me incomodaram o banco (já estou vendo para mudar) e o parabrisas.
Este último cria uma turbulência bem na altura de minha cabeça (tenho
1,87), impressionante como joga a água direitinho na minha viseira... Um
saco!

- Peso: achei pesada, me bato tanto pra manobrar quanto minha FZ6, se
bem que ela é infinitamente mais ágil no trânsito... Só parada ela é
meio xarope mesmo.

- Suspensões: esse é o calcanhar de Aquiles dessa moto! São muito, muito
ruins. Chegam a ser piores do que de minha ex-Neozinha (saudosa
também...). A dianteira até que vá lá, mas a traseira quica demais,
ainda não consegui descobrir se as molas são muito rígidas ou se o
amortecedor não tem o retorno correto, mas o fato é que em ruas
esburacadas ela é péssima!

- Freios: ótimos se dosados em conjunto pois ao contrário de minha FZ6
nesta scooter o dianteiro é xoxo e o traseiro é muito bom, mas com
tendência a travar, então deve-se usar em conjunto

- Pneus: não gostei. Apesar de ouvir relatos de que rodaram mais de
20mkm, achei muito duros e não escoam a água como deveriam. Vou esperar
desgastar um pouco mais e vou trocar, dizem que existe o Michelin Pilot
Road 3 na medida para ela.

- Por último, faróis: altos são ótimos, mas o baixo é baixo demais,
ilumina só uns 43cm à frente da moto, mas pode ser questão de
regulagem...



Enfim, no balanço geral tô curtindo a moto, se bem que vou modificar o
banco para ver se melhora um pouco mais o conforto. Minha esposa adorou o
banco, reclamou um pouco da distância das pedaleiras (é baixinha, tem
1,53m), mas o conforto geral é bom.



Agora, bem as dúvidas:



1 - a mais intrigante: é impressão minha ou a estabilidade é uma
mer...?? Moçada, eu não me acerto em fazer curva com essa moto! Na
primeira semana, no mesmo dia raspei o cavalete dos dois lados! A moto
não deita nada em curva... Tem alguma manha?

2 - como já falei, achei ela muito seca, as suspensões não trabalham
direito! Mas tá me deixando louco um "jogo" geral que ainda não descobri
se vem da dianteira ou da traseira. Coloco no cavalete, forço as
bengalas, balanço e nada de folga. Balanço a traseira, e tudo justinho!
Mas principalmente quando faço curva em terreno acidentado sinto uma
folga na moto, um "clec, clec"... É normal, a de vocês também faz isso?
Se não, onde pode estar o problema?

3 - A de vocês também dá uma diferença grande de velocidade no painel? A
minha dá em torno de 15km/h a mais do que a real... Pelo menos medindo
com os radares/lombadas eletrônicas. E a de vocês?

4 - Por último e não menos importante: alguém já trocou ou modificou o banco? Pode mandar fotos se sim?



Desculpem o texto longo pessoal, abs!



Fábio Teixeira

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

FÁBIO TEIXEIRA

MOTOCICLISTA e não motoqueiro!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Mar 2012 17:03 #2 por srraguiar
Fábio, beleza?

Bem acho que você está tendo uma referência muito alta. A sua 600 era uma esportiva e portanto com características e reações beeemmmmm diferentes de um scooter.

Scooter não é moto para o pau, aliás vai aqui um adendo você deveria ter lido no manual da City que alerta sobre a maneira de se amaciar o motor e você nem completou os 1000km e está pondo 150 km/h acho que estás afoito hein. rs

De qualquer maneira a motinho é sua né (e depois de quem um dia a comprar de ti. coitado rs)

Mas voltando ao seu tema. Scooter tem essa característica mesmo de pular (quicar) a trazeira em terrenos muito irregulares. Era assim com minha lead e está sendo com minha citycom.

Relaxa, sinta o vento e aproveite a paisagem devagar

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Mar 2012 05:04 #3 por ggsjunior
Não há problema algum em se atingir picos de velocidade com o motor de qualquer moto amaciando, em qualquer quilometragem. Isso é terrorismo que eles fazem para as pessoas não abusarem. Aliás, é importante que a velocidade varie o máximo possível, e atingir picos de velocidade não faz mal algum ao motor, só ajuda o amaciamento. O que compromete é ficar com o motor girando alto por tempo prolongado. Se ficar girando na mesma velocidade mesmo com baixo giro, também é prejudicial igualmente. O importante é a variação o tempo todo.Quanto ao caso do colega, claramente ainda tem muito forte a referência da 600, com todos os ajustes de suspensão disponíveis, além da performance muito superior do conjunto todo. Scooter balança mesmo, é só acostumar. Não é defeito, é característica. Todas as suas dúvidas se referem a características da moto.Variação de velocidade do painel é característica de todas motos menores. O banco tem várias pessoas que modificaram.

Kansas 150 2008 - Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Mar 2012 12:32 #4 por srraguiar
ggsjunior, desculpe mas não concordo com a questão da velocidade. Não sei você mas eu não sou engenheiro e portanto acredito que as recomendações são sérias. Conversei com vários mecânicos experientes e todos concordam. claro que o manual dá uma exagerada pra não deixar os manés exagerarem. Recomendo que leia o seguinte tópico aqui mesmo do motonline: http://www.motonline.com.br/amaciamento/

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Mar 2012 13:56 #5 por ggsjunior
Você está dizendo que o motor não pode atingir picos de rotação mesmo no amaciamento? Porque não poderia? Se atingir picos de rotação com a marcha mais longa, vai atingir a velocidade máxima sim. Não há problema algum. O problema é o abuso em manter esse regime de rotação. Se isso está errado, então todas as minhas motos que amaciei até hoje ( e olha que não foram poucas não) tiveram problemas de motor, o que não é verdade. Sei que os manuais recomendam o contrário, mas nem eles mesmos que escreveram o manual respeitam isso. Por exemplo o procedimento que os mecânicos fazem nas concessionárias de "esguelar" o motor para soltá-lo, que já presenciei muitas vezes, e que embora digam que não é verdade, eu tenho muitas provas práticas que o comportamento muda muito sim ao forçar o motor controladamente ao seu limite.Não há motivo nenhum para que ocorra qualquer problema ao colocá-lo no regime máximo de rotação, e nas concessionárias, como eu disse, eles fazem isso direto. Lógico que não na frente dos clientes, aos quais recomendam fortemente o contrário. Além disso há a regulagem da injeção que é liberada aos poucos, conforme vai se fazendo as revisões. A grande maioria nem sabe que fazem isso. Pesquise e descubra que as motos saem da fábrica estranguladas, justamente para não ocorrerem problemas, e a rotação máxima vai sendo liberadas aos poucos, até a segunda ou terceira revisão normalmente.Não sou irresponsável, nem estou pregando que se abuse dos motores. Concordo que precisa amaciar o motor. Mas atingir regimes de rotação alternadas, mesmo as máximas, não causa danos ao motor, e sim muitos benefícios. Qualquer engenheiro pode lhe confirmar isso, mas a fábrica não pode se dar ao luxo de se arriscar com todo tipo de maluco que irá comprar as motos, pois o volume hoje em dia é muito maior. Por isso dessa história hoje em dia de regime de rotação, que antigamente nem era citada no manual de nenhuma moto.Se quer seguir não há problema algum. Vai ficar chocha, mas tudo bem. Se souber fazer do outro jeito, só terá benefícios, pois o motor se ajustará também no regime máximo de rotação. Se realmente abusar, vai ter problemas certamente.

Kansas 150 2008 - Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Mar 2012 19:42 #6 por srraguiar
Bom, eu não sigo o manual à risca pois é igual a prescrever antibiótico e
proibir cerveja. Uma ou outra cervejinha não faz mal algum em quem está
tomando antibiótico mas o profissional de saúde decide proibir pois se
falar que pode tomar um pouquinho o cara vai tomar um poucão e abusar.



No caso dos manuais ocorre algo semelhante. Mas os exageros ocorrem e
são prejudiciais. Se você leu a matéria aqui mesmo da motonline deve ter
visto isso escrito. Acho que não leu pois teria outra opinião e se leu e
continua com a mesma opinião é porque você realmente acha que está certo e todos os manuais e explicações da matéria estão errados. Não sei qual é a sua área profissional mas na minha aprendi a ler o que os estudiosos estudaram e escreveram antes de mim. Aprendi também que em todas as áreas existe o que eu acho e o que é o certo e que nem sempre eles são as mesmas coisa.

Só pra reforçar a matéria. Quando um motor sai de fábrica ele sai pronto e é feito de metais e x t r e m a m e n t e polidos que se encaixam uns nos outros. Mas mesmo sendo muito polidos microscopicamente existem arestas e espículas que vão sendo aparadas e acertadas aos poucos durante o período de amaciamento. Se você usa o motor, nos primeiros quilômetros (entre 500 a 1.500) levando a picos muito extremos o que vai ocorrer é que esses metais vão sofrer um desgaste abrupto o que ocasionará folgas excessivas entre elas no futuro.

Não sei quantas dessas muitas motos que vc teve chegaram ao 50 70 ou 100 mil km antes de passa-las pra frente. Vou mais longe talvez vc não tenha levado nenhuma delas a problemas sérias mas vc jamais utilizou um dinamômetro pra testar comparando com outra amaciada de forma correta.

Existem dois fatos cruciais aqui:

Primeiro==> fato é que eu acho que os Engenheiros de uma honda, yamaha ou sym devem saber um pouquinho mais que o nosso achômeto.

Segundo===> pelo andar da conversa nem eu vou te convencer nem você a mim e cada um vai seguir seu caminho sem traumas por isso rs.

Valeu e abraço

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Mar 2012 19:47 #7 por ogaitnas
E na boa, essa de ir soltando a injeção aos poucos não existe.

Vem com uma regulagem e é isso, se fosse carburador até dava para acreditar nisso...

No máximo soltam o cabo da bateria e resetam a parte auto adaptiva da injeção. O resto é mito.

Citycom 300i branca
Shoei RF1000 + AlpineStars
Riffel + NoRisk na reserva
Agora motorista e piloto :D

Curitiba - PR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Mar 2012 20:02 #8 por srraguiar
Oigatnas não te entendi mas amaciamento é para motor e não tem nada a ver com injeção. Amaciamento é para pistão cabeçote etc.

Não vou mais ficar aqui discutindo sexo dos anjos. Eu uso bom senso com minhas motos e pronto. Cada um sabe da suas e como agente mora em cidades diferentes e eu nã compro nada usado de fora de meu estado não corro o risco de comprar uma moto usada com alta quilometragem que tenha passado pelas mãos de quem acho que conhece mais que engenheiro.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Mar 2012 21:18 #9 por ogaitnas
srraguiar

meu comentário foi para o que o gssjunior falou...

Eu concordo com você, amaciamento é feito andando na boa para não sair esmirilhando o motor.

Meus posts fóruns afora sempre defendem esse ponto... só comentei essa idéia de ir soltando injeção e sei lá o que mais...

Citycom 300i branca
Shoei RF1000 + AlpineStars
Riffel + NoRisk na reserva
Agora motorista e piloto :D

Curitiba - PR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Mar 2012 04:43 #10 por ggsjunior
Ora colegas, esse assunto nem é o foco do tópico. Mas para encerrar esse off topic, a própria matéria que você citou fala exatamente a mesma coisa que eu disse. Que não há problema algum levar o motor para a rotação máxima, desde que seja feito com bom senso. É só ler lá.
"Não abusar das altas rotações é uma das recomendações básicas para o amaciamento do motor. Isso não quer dizer que não se pode passar dos 5.000 rpm de jeito nenhum, como pensam alguns."
"Assim, os primeiros quilômetros com uma motocicleta zero devem ser mesmo cercados de um certo cuidado, mas sem exageros. "
"Já os técnicos da Honda são mais maleáveis em relação ao amaciamento de suas motocicletas. Até os primeiros 500 km, a moto poderá ser utilizada normalmente, apenas tomando o cuidado para não exagerar na rotação do motor, que deve ficar até cerca de dois terços da rotação máxima. Mas isso não quer dizer que não se pode acelerar um pouco mais de vez quando, só que por um curto período."
"Já rodando, manter o motor em altas rotações também deve ser evitado durante esse período, mas outra coisa que deve ser evitada é manter a motocicleta a uma velocidade constante por longo tempo, mesmo que essa velocidade seja pequena. I Acontece que a variação da rotação no motor ajuda a limpar os componentes internos, favorecendo a “elasticidade”, ou seja a trabalhar bem em diversas rotações."
Acho que os textos falam por si mesmos, não é mesmo? E é como você disse, não vou lhe convencer. E também tanto faz, pois como diz no fim da matéria, o máximo que vai acontecer é demorar mais pra você amaciar os seus motores. E não estou falando de esmerilhar, mas de levar o motor até o regime máximo de rotação de forma controlada e por períodos curtos. Não distorçam minhas palavras, por favor.Quanto ao problema da injeção que o ogaitnas duvidou, toda moto tem um controle na injeção que muda o comportamento e o regime de giros do motor. Você que não foi avisado que isso existe e que eles estão mudando, mas eles vão fazendo isso a cada revisão. Só porque você nunca viu, não quer dizer que não existe. Qualquer mecânico sabe. Pergunte ao seu se a injeção da sua moto está no modo "A", "B" ou "C", se for as mais comuns Honda e Yamaha e veja o que ele lhe responde.

Kansas 150 2008 - Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Mar 2012 06:29 #11 por flgteixeira
Eu sou da opinião de respeitar o manual também pois não sou Engenheiro e não manjo lhufas de mecânica...

Mas voltando ao tópico, alguns mitos quanto à minh City foram quebrados no último fim de semana quando fiz uma pequena viagem de 300kms pro litoral...

Ela tem sim uma boa estabilidade em curvas, mas é bem baixa então não deita muito mesmo, o cavalete limita bastante...

A vibração que comentei não se percebe em velocidades mais altas

Ela manteve entre 100~110 na subida da serra, o que estão bem dentro das minhas expectativas...

Agora, o banco é um lixo pra mim, detona minhas costas, vou ter que mudar mesmo. Vou ter que fazer também uma adaptação nas pedaleiras do garupa pois minha esposa é baixinha e sofreu pra alcançá-las. O consumo aumentou drasticamente andando a 120~130 quando permitido, foi para a casa de 20km/l com minha esposa na garupa, isso limita principalmente a autonomia, mas na cidade está fazendo entre 25~26,5km/l.

Enfim, com tempo vou descobrindo mais de suas virtudes e limitações...

FÁBIO TEIXEIRA

MOTOCICLISTA e não motoqueiro!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Mar 2012 06:38 #12 por srraguiar
Fabão gostei do relato. Você chegou a fazer algum ajuste na suspensão trazeira. Ela tem regulagens. Quanto a dores nas costas eu também tenho sentido mas será que é o banco mesmo? Tenho trës teorias para o meu caso que náo se excluem, ou seja, podem estar agindo em conjunto.

Trabalho o dia inteiro sentado. Estou beemmm acima do peso e a regulagem da suspensão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Mar 2012 19:55 #13 por flgteixeira
Srraguiar, preferi não mexer na regulagem da suspa pra não comprometer a estabilidade. Apesar da altura do cavalete limitar as curvas e gosto de dar uma deitadinha (hehehehehe) e mexer na suspensão iria deixar a traseira muito molengona...

Eu creio que a dor nas costas tenha dois motivos: 1 - a posição de pilotagem por conta do banco com encosto muito avançado, fazendo com que os mais altos (como eu, 1,87m) fique muito próximo ao guidom e com as costas pouco relaxadas; 2 - a suspa traseira repassa muito as po**adas das crateras lunares de nossas ruas e isso castiga as costas...

Creio então que mudar o encosto deixando ele mais para trás vai resolver o primeiro ponto, já o 2º acho mais difícil de resolver... Um colega bem explicou que a suspensão traseira dura e "pulante" é uma característica dos scooters... Fiquei matutando e talvez isso se deva ao fato da balança comportar todo o sistema de transmissão, caixa de ar, câmbio, etc, etc, além disso a balança é muito curta, reduzindo a distância portanto do ponto de fixação no quadro e transmitindo mais as imperfeições do piso... Sei lá, dei uma de engenheiro agora... hehehehehe

FÁBIO TEIXEIRA

MOTOCICLISTA e não motoqueiro!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Mar 2012 14:28 #14 por srraguiar
Não sei aonde eu li e nem sei se é verdade mas me disseram que o banco dessa forma nessa motoneta tem a ver com o centro de gravidade e que qualquer alteração poderia mudar essa relação.

Masss é como eu disse eu li algo que não sei a procedência.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.164 segundos