Hoje tive que abastecer a minha Lead num posto onde o frentista que a abasteceu a minha moto, que por acaso tem uma Lead também, logo me perguntou, a sua Lead já está chegando a 100Km/h? E eu logo disse: Não passa de 87Km/h nem na descida, daí ele me disse que dele chega a 100Km/h porque o cara de quem ele comprou a dele conseguiu tirar o limitador, logo me empolguei e perguntei se ele sabia onde o cara conseguiu tirar o limitador, ele disse que não sabia, é uma pena, mas fiquei com água na boca agora pra descobrir como que se tira essa droga de limitador. Alguém daqui sabe de alguém que conseguiu tirar o limitador da Lead também?
Se tirar este limitador, seu motor pode quebrar... Pra que
andar a 100 Km/h numa scooter de baixa cilindrada? Elas
foram feitas para rodar na cidade!!!
Seria bom se 80Km/h fossem suficentes pra andar numa cidade cheia de vias expressas cuja a via expressa principal tem limite de velocidade de 100Km/h, e na verdade meu maior problema nem são os carros, e sim os pilotos de motogp que andam de Titan aqui em Florianópolis e sempre passam raspando na gente.
Depois não vejo problema em andar a 100Km/h numa scooter de baixa cilindrada, se a Neo e a Burgman andam porque a Lead não pode andar também? E com o detalhe que a Burman tem o pneu dianteiro menor ainda que o da Lead.
100 não é demais, o limitador é para preservar o motor, e as vezes é bom um pouco mais de velocidade para uma emergência, se quiser tirar tira, agora só não sei como, procura no google que com certeza já tem alguma coisa.
Atual: falcon 400 2003 La Rubia
Antes: FZ6 N Fê, sugestão de um amigo!!
Mais antiga: Yamaha MT-03 2008 "Matilda"
Brasilia - DF
EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS.
Recomendo cuidado ao usar o Fuell Controler. O que esse tipo de aparelho faz é permitir que você use o motor do Lead no equivalente a rodar com uma moto na faixa vermelha do contagiros.
Quando estourar o primeiro motor de Lead por causa disso, será assunto nos foruns. Aí todo mundo vai cair na real e se dar conta que é melhor ter um Lead original para andar na cidade e uma Titan Mix ou uma TW usada para andar na estrada.
Se a engenharia da Honda colocou limitador no Lead sabendo que o Burgman 125 anda mais, é porque a Honda tem fortes motivos para isso. O motivo principal é preservar o motor que não tem contagiros. O segundo motivo é preservar a vida dos malucos que insistem em querer andar a 100 Km/kh com um scooter pequeno e de rodas pequenas.
O risco do motor virar fumaça existe. Depois não vão se queixar da Honda!
Já desistí dessa droga de Fuel Controller, tá muita ladainha pra comprar, quanto a Honda essa limitação de velocidade é pura sacanagem deles mesmo, talvez pra não canibalizar a Biz, porque se eles quisessem poderiam ter deixado a relação secundária dela um pouco mais longa, como a da Burgman, pra Lead chegar a pelo menos 100Km/h e pra quem quisesse andar a 80Km/h poder andar com mais economia também, e não com o motor cortando giro o tempo todo.
Tenho a impressão que no caso do Burgman, atingir 100 Km/h não está relacionado à relação, e sim à potência.
E será que o Burgman tem limitação no CDI? De repente, a turminha anda a 100 Km/h com o Burgman esgoelando o motor, como se estivesse rodando permanentemente na faixa vermelha de um contagiros.
E essa velocidade é atingida pelo Burgman atual carburado. Duvido que o Burgman injetado que está surgindo em breve atinja 100 Km/h.
Eu quero crer que o novo Burgman injetado sofra do mesmo mal do Lead: a limitação de velocidade.
Maurão Bueno Jr escreveu: nao adianta sonhar muito
lembrem q a lead é 110cc com promot 3
Burgman é 125 sem promot 3, muito mais forte
ja andei nas 2, vc sente a preguiça da LEAD
Eu acho isso não seria problema amigo, porque ela chega a 85Km/h super rápido e depois dá aquela segurada brusca, isso siginifica que ela ainda tem muita lenha pra queimar depois dessa velocidade, claro que se tiver muito vento contra já fica mais difícil de sequer chegar a 85Km/h, mas fica difícil pra Burgman também, quanto ao desempenho tenho um amigo que tem uma Burgman e já saímos juntos um dia desses e na subida mesmo a Lead parecia que ia engolir a Burgman dele, afina de contas a Lead tem 9,2 cavalos e a Burgman carburada tem 12,5 cavalos, se não me engano, então são pouco mais de 2 cavalos de diferença na potência máxima, já o torque é só um pouco menor que o torque da Burgman, e de quebra a Burgman ainda tem aquele pneu de "carrinho de mão" na frente, e acreditem se quiser, vai continuar com aquele pneuzinho na nova Burgman injetada.
Números maiores de potência não significam maior desempenho. Esse é um engano de muitas pessoas.
O pulo do gato das montadoras é aproveitar ao máximo a potência que se obtém do motor. E tudo influencia nisso, o peso, a relação de transmissão, as peças móveis, etc.
Acho que no caso do Lead, duas coisas são favoráveis: a injeção eletrônica que dá resultado melhor que um carburador, e a refrigeração líquida que impede que o motor perca desempenho por superaquecimento.
E aquecimento é um problema em motor refrigerado a ar, em dias muito quentes, tipo 30 graus para cima, todo motor refrigerado a ar perde rendimento. E isso se nota muito em motos de pouca potência.
A meu ver, há uma série de fatores na tecnologia do Lead que fazem com que ele tenha desempenho semelhante ao Burgman (pelo menos antes da velocidade final), mesmo com menos cavalaria.