Como Identificar pneus pela numeração ?

03 Mar 2013 22:20 #1 por ◘○◘○◘○◘○◘○◘○◘
Gostaria que alguém me esclarecesse como identificar pneus através das numerações que vem nos mesmos, por exemplo 90/90/-18, claro que existem muitas outras além desta que citei, e como posso saber se o pneu com a tal numeração é dianteiro ou traseiro?

Já agradeço a quem sanar minhas dúvidas...

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03 Mar 2013 22:25 - 04 Mar 2013 08:13 #2 por Patriarca
Seja bem vindo...não entendi seu nickname, aqui vão algumas informações que podem te ajudar:

As letras e números na lateral do pneu representam suas características individuais. Confira a seguir como entender o que cada marcação significa.


1. Marca do pneu
Indica a empresa responsável pela fabricação do produto.
2. Modelo do pneu (segundo o desenho da banda de rodagem).
3. Dimensão do pneu
Exemplo 1:
Dimensão de pneu diagonal para motocicleta: 90/90 – 18
. 90 largura do pneu em milímetros.
. 90 relação da largura do pneu com a altura do flanco.
. o traço (símbolo –) indica que a estrutura do pneu é diagonal.
. 18 diâmetro interno do pneu em polegadas.
Exemplo 2:
Dimensão de pneu radial para motocicleta: 180/55 ZR17
. 180 largura do pneu em milímetros.
. 55 relação da largura do pneu com a altura do flanco.
. ZR indica que é um pneu esportivo (Z) de estrutura radial (R).
. 17 diâmetro interno do pneu em polegadas
4. Índice de carga e velocidade
Indicam os limites recomendados de utilização do pneu em carga e velocidade máximas. Consulte a correspondência entre os códigos impressos no flanco do pneu e a capacidade em quilogramas ou quilômetros por hora na tabela contida neste manual.
5. Tipo de montagem
TL - Montagem Tubeless, unicamente sem câmara.
TT - Montagem Tube Type, unicamente com câmara.
TL/TT - Pode ser montado com ou sem câmara, dependendo da roda da motocicleta.
6. Indicador de desgaste (este desenho, encontrado no ombro, localiza o indicador).
7. Certificação INMETRO (gravado no flanco).













Outras marcações possíveis
Elas são exigidas pelos regulamentos internacionais:
. DOT (norte-americana)
Indica a fábrica, dimensão do produto e semana/ano de fabricação).
. Marcação Reinforced
Se houver, Indica que os pneus são reforçados para suportar uma maior capacidade de carga.
Atenção: observe, antes da montagem, se no flanco do pneu existe alguma indicação de sentido de rodagem. A montagem no sentido errado acarretará anomalias de comportamento, comprometendo a segurança, o desempenho e a durabilidade dos pneus.

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03 Mar 2013 22:26 #3 por Patriarca
www.pneusfacil.com.br/info/pneu_moto.php


Como ler as medidas de um pneu de moto? Por que existem duas maneiras?
Hoje em dia existem dois modos de expor a medida de um pneu de moto, o sistema métrico
e o sistema alfanumérico. O sistema alfanumérico foi o primeiro sistema a ser utilizado, mas
como hoje o mais utilizado em outras modalidades é o sitema métrico, o sistema oficial de
especificar a medida vem utilizando ele para facilitar ao consumidor. Como exemplo o
sistema métrico aparecerá assim: 160/70VR16 ou 170/60R16V Funciona como com as
medidas dos pneus de carro passageiro.

160 mm ou 170 mm significa a largura da banda de rodagem (tread) do pneu.
70 ou 60 é o perfil. (Perfil % = Altura / Largura) Sendo: Altura = 0.70 * 160 mm = 112 mm
R16 nos dois casos exemplificados acima, significa que o aro tem 16 polegadas de altura
O interessante é que o sistema é métrico, mas ainda assim o aro está medido em
polegadas.
A letra V indica o índice de velocidade máxima que o pneu pode atingir.
A letra R indica que o pneu foi construído em formato Radial. Se houver a letra B significaria
que foi construído em formato Bias.

No sistema alfanumérico a medida seria exposta algo assim: MT90 16
M significa que o pneu é para moto.
T representa a largura da banda de rodagem (tread) do pneu.
90 é o perfil (Perfil % = Altura/Largura)
16 é o aro do pneu expressado em polegadas.

Já que o sistema alfanumérico foi o primeiro a ser utilizado, há muitos pneus que ainda usam
este sistema. Sendo assim, será útil você observar na tabela abaixo que os pneus maiores
utilizados hoje não são expressados no sistema alfanumérico já que a medida máximo é
MV85, que corresponde a 150 mm de largura. Portanto, pneus superiores a 150 mm de
largura serão sempre expressados em sistema métrico.

Pneu da Frente Pneu Traseiro
Métrico Alfanumérico Métrico Alfanumérico
80/90 MH90 110/90 MN90
90/90 MJ90 120/80 MP85
100/90 MM90 120/90 MP85
110/90 MN90 130/90 MT90
120/90 MR90 140/90 MU90
130/90 MT90 150/80 MV85
150/90 MV85

Como explicado, no sistema métrico há uma letra que indica a máxima velocidade que o
pneu pode atingir enquanto sustendo seu peso máximo. Veja a tabela de Índice de
Velocidade para encontrar a velocidade máxima que seu pneu pode atingir:

Índice Velocidade (mph) Velocidade (km/h)
Q 99 160
S 112 180
Y 118 190
U 124 200
H 130 210
V 149 240
W 168 270
Y 186 300
Z Mais de 186 Mais de 300

Como saber quanto peso aguenta o meu pneu e a pressão de ar correta?
A pressão de ar ideal para o pneu da sua moto é indicada no manual da moto. Muitas
pessoas acham que a pressão ideal do pneu é a que contém no pneu, mas não é assim, pois
a pressão de ar que contém no pneu é a pressão MÁXIMA e não a ideal. Caso você utilize a
pressão indicada no pneu, ele poderá ser desgastado mais rapidamente.

Na maioria dos pneus, o peso máximo e pressão máxima aparece desta maneira:
MAX. LOAD 236kg(520 LBS) Peso Máximo em Quilogramas e Libras
AT 290 kPa(42PSI) COLD Pressão da ar máximo.

É preciso ter em mente que, ao medir a pressão de ar do seu pneu, é importante que seu
pneu esteja frio, pois a leitura de pressão estará incorreta devido a pressão de ar sobir
quando o pneu está quente.

Há uma direção específica para montar meu pneu?
Outra coisa para procurar no pneu é o indicador de direção. Pneus podem ter uma direção
específica ao qual deve ser montado. A razão é que a banda de rodagem foi feita com um
desenho que funciona melhor quando rodado em uma determinada direção. Caso posto na
direção errada, o pneu será barulhento e se tornará mais escorregadio em pista molhada.

Pneus de moto tem Código DOT?
Como o pneu de passageiro, o pneu de moto também tem um código DOT que explica
quando o pneu foi feito e por quem. Para aprender a ler este código veja códigos DOT.

Algo mais que poderá encontrar no seu pneu são as siglas TT ou TL.
TT significa que o pneu é Tube Type,este é o tipo de pneu que utiliza um tubo por dentro.
TL significa que o pneu é Tubeless, onde não terá um tubo por dentro para encher de ar.

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03 Mar 2013 22:28 #4 por Patriarca

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04 Mar 2013 08:08 #5 por Ik@ro.....
Muito boas essas dicas Patrão..........aprendi muita coisa!!! Valeu.....

Atual: PCX DLX 2016 Branca
Ex: CB 300 15/15 Branca
Ex: Ténéré 250 15/16 Branca
Ex: XRE 300 2012 Vermelha
Ex: Wuyang WY 50 QT Preta

DEUS É FIEL!!!
VALE DO AÇO - MINAS GERAIS

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