Desgaste dos Pneus: Motivos e Precauções

28 Jun 2009 05:52 #1 por Superman
DESGASTE EXCESSIVO DOS PNEUS


Desgaste excessivo ou desgaste irregular é um problema relativamente comum em motocicletas.
Na maioria dos casos isto é resultado da falta de calibragem dos pneus.
Via de regra, pneus com a pressão acima do recomendado apresentam desgaste no centro da banda de rodagem. Pneus com calibragem abaixo do recomendado apresentam desgaste nas bordas. Em ambos os casos o equilíbrio e estabilidade





da motocicleta estão comprometidos, portanto fica claro que sem contar o custo inerente à redução da vida útil do pneu, calibragem é um item de segurança. O desgaste excessivo / irregular pode também ser resultado do estado e uso da motocicleta bem como estilo de pilotagem. Veja abaixo alguns itens relevantes:


Pilotagem agressiva (curvas no limite, frenagens fortes), desgasta
excessivamente os pneus.
Motos com maior incidência de uso em trechos retos (estradas por
exemplo), tendem a apresentar desgaste no centro do pneu, criando
o chamado "pneu quadrado".
Alinhamento do quadro – pode ocorrer em motos que já sofreram
acidentes.
Peso mal distribuído – como por exemplo uma caixa de ferramentas
em um só alforje.
Amortecedores danificados.
Regulagem dos amortecedores – muitos amortecedores possuem
regulagens nas molas e por pressão. Em ambos os casos os dois
lados da moto devem ter o mesmo ajuste.
Uso excessivo ou desbalanceado dos freios. [/list]




Quanto maior a potência da moto, maior o desgaste do pneu traseiro devido a tendência de "eborrachar" nas
arrancadas. Trails grandes também apresentam esta característica.
O estado das rodovias pode contribuir para o desgaste irregular e causar danos.
Fazer "rodinha" não só causa desgaste no pneu traseiro, como pode causar danos no motor de sua moto, que
não foi projetado para manter o alto giro e torque sem refrigeração, deixe isto para os profissionais.








Pressão dos pneus
A temperatura é um fator muito importante na variação da pressão nos pneus.
Para o ar, a relação - P.V/ T - é constante, onde:


P- Pressão
V- Volume
T - Temperatura [/list]




Para pneus de motocicletas em geral, considerando-se o volume de ar e a elasticidade da borracha dos pneus, podemos chegar a uma relação simplificada onde:
Para cada 5,6°C, temos uma variação de 1 psi (libras) na pressão. Sendo que subindo a temperatura, sobe a pressão e vice-versa.
As pressões ideais para cada pneu e condições de carga, são indicadas no manual da motocicleta e na lateral dos pneus (alguns pneus mostram somente o limite máximo). Lembramos que o peso transportado influi nestes valores.


Quando calibrar:[/b]
A pressão deve ser verificada a cada semana e com os pneus frios (pneus frios significam que não houve um longo período de uso antes da calibragem).



[/U][/b]







Em dias quentes, a pressão de um pneu rodando pode variar por volta de 6 psi (libras).

Sendo normal uma perda de pressão de 1 psi (libra) por mês, então veja por exemplo:
Você calibra os pneus em um dia muito quente de verão e não verifica a calibragem por 6 meses (o que não é muito difícil). Ao sair cedo num dia frio de inverno, você pode estar com até 12 psi (libras) a menos em seus pneus, isto pode ser muito perigoso.

Jamais o fracasso conseguirá me surpreender; se a vontade de vencer for mais forte!



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02 Jul 2009 06:34 #2 por Zizo Mendel
Superman,


Muito valioso o conteúdo do "post" que você colocou.


Valeu!!!

"Francês",
NÃO COMPRE PEÇAS DE ORIGEM DUVIDOSA

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02 Jul 2009 07:46 #3 por FLIT
excelente!

é a primeira vez que uso moto de rua. todos dizem que se gasta um pneu dianteiro para dois traseiros, mas no meu caso foi exatamente ao contrário.... herança das competiçoes e como diz no ótimo post, "pilotagem agressiva", se é que é possível isso com uma 150cc

não importa a velocidade, pilote sempre com responsabilidade!!



GENTILEZA GERA GENTILEZA

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02 Jul 2009 08:31 #4 por Superman
Meu intuito é justamente esse companheiros, ajudar ao máximo vcs e tb aprender e muito com os conteúdos que vcs disponibilizam sempre que podem, abraços.

Jamais o fracasso conseguirá me surpreender; se a vontade de vencer for mais forte!



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03 Jul 2009 10:57 #5 por Pena
Boa Moisés!


Eu calibro todo domingo e percebo que cai umas 2 libras durante este período neste período de inverno.


Valeu.

ex: YS Fazer 250 08/08 black
XTZ Lander 250 14/15 black

São José dos Campos-SP

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03 Jul 2009 14:00 #6 por Superman

Pena escreveu:
Boa Moisés!


Eu calibro todo domingo e percebo que cai umas 2 libras durante este período neste período de inverno.


Valeu.



Realmente se faz necessário ter cuidado com os pneus, poís, pode prejudicar outros componentes da moto: estabilidade, consumo de gasolina e etc.. Costumo calibrar minha tutu X a cada 3 dias e sempre da uma diferença de 1 a 3 libras da calibragem anterior, se der calibra a cada 3 dias pena e v se teve alguma diferença, abraço.

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03 Jul 2009 18:06 #7 por Jota Nunes

FLIT escreveu: ... todos dizem que se gasta um pneu dianteiro para dois traseiros ...



Flit, não entendi, pois o normal é o contrário....

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03 Jul 2009 19:51 #8 por Superman

Jota Nunes escreveu:

FLIT escreveu: ... todos dizem que se gasta um pneu dianteiro para dois traseiros ...



Flit, não entendi, pois o normal é o contrário....



Nem sempre amigo JN, quando tinha a 150 sport troquei 2 vezes o traseiro e quando a passei pro meu irmão já passei com o 2º indo pro espaço(necessitando trocar) e o dianteiro ainda é o primeiro dela.

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03 Jul 2009 19:55 #9 por Jota Nunes

Superman escreveu:

Jota Nunes escreveu:

FLIT escreveu: ... todos dizem que se gasta um pneu dianteiro para dois traseiros ...



Flit, não entendi, pois o normal é o contrário....



Nem sempre amigo JN, quando tinha a 150 sport troquei 2 vezes o traseiro e quando a passei pro meu irmão já passei com o 2º indo pro espaço(necessitando trocar) e o dianteiro ainda é o primeiro dela.



Desculpem aí galera, eu é que me confundi!!! Mas agora já me desconfundi!!!


É que aqui nos pampas o frio tá meio forte e eu tô tomando um vinho, enquanto navego !!!! hehehebgfgdgt efdr dsr234 sd3#%5SF achchchchchc0 gue bebi demaischchchchc ugh ugh...

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03 Jul 2009 20:17 #10 por Superman
rs rs rs Amigo JT só não pode pilotar nestas condições heim!! Olho aberto, poís, pode ser muito perigoso, principalmente de moto ;), Bom fim de semana!!!

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03 Jul 2009 20:27 #11 por Superman
JT como tu conseguiu colocar a tua foto na apresentação ao lado??

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03 Jul 2009 20:47 #12 por Jota Nunes

Superman escreveu: JT como tu conseguiu colocar a tua foto na apresentação ao lado??



Eu sou JN ! JT é o João Tadeu, o Homem do Cadeado !!!


Aquele na fotinho ali não sou eu!! Eu peguei na web!!


Tu já sabe colocar fotos no post, né (eu já vi umas quantas tuas lá no Mulher & Moto !!!!). Pois é, pra colocar a foto ali no avatar é bem parecido. Você tem que hospedar uma foto num site desses de hospedagem (tem que ser pequeninho, 64x64 pixels) e copiar o link (código da imagem). Depois entra lá nas Configurações / Editar perfil e cola esse link no teu avatar. Tem a opção visualizar, pra você testar se vai aparecer legal. É bem fácil.


Se precisar de ajuda, manda um PM pra mim. Valeu !!

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04 Jul 2009 10:07 #13 por KG_POA

Superman escreveu:

Pena escreveu:
Boa Moisés!


Eu calibro todo domingo e percebo que cai umas 2
libras durante este período neste período de inverno.


Valeu.



Realmente se faz necessário o cuidado com os pneus,
pois, pode prejudicar outros componentes da moto:
estabilidade, consumo de gasolina e etc.. Costumo
calibrar minha tutu X a cada 3 dias e sempre da uma
diferença de 1 a 3 libras da calibragem anterior, se der
calibra a cada 3 dias pena e v se teve alguma diferença,
abraço.


E aí pessoal... Trabalho no ramo de pneus e espero ajudar
com meu comentário...

Sem dúvida a calibragem é algo determinante para os
pneus... Quanto a perda de calibragem que ocorreu nesse
período 1 a 3 libras em 3 dias é muito... Verifique o
aperto do núcleo da válvula de segurança (ventil). Em
qualquer borracharia tem essa pequena ferramenta. MAs por
outro lado existe uma diferença de pressão em função do
tamanho da mangueira que que se usa pra calibrar. Sabendo
que o calibrador eletrônico trabalha com a mangueira
vazia, ele pega um pouco de ar do pneu antes de começar a
inflar. Nos pneus de carros, por usarem um volume de ar
maior, quando pega um pouco de ar, não interfere na
leitura inicial. Já no pneu de moto, que usa um volume de
ar bem menor em relação ao carro, o pouco que pega, reduz
expressivamente a leitura. Portanto, o aparelho
eletrônico, não é o melhor instrumento pra tomar base na
leitura da pressão inicial do pneu. Existe um instrumento
de medição com escala, que se parece uma caneta. É só
aplicar na válvula que ele dá a leitura sem tomar muito
ar como no calibrador.. Mas, o melhor é a "caneta"
digital... Porém o custo de um aparelho desse não é muito
convidativo pra uso pessoal, claro... hahahaa..

Abraço pra todos..

Espero ter contribuído um pouco..

JeFFerson

Twister/05 - Vermelha (Pandora)

Porto Alegre/RS

Biz KS 100cc/03 - CBX 250CC Twister/05 - PRÓXIMA GS500 ???

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04 Jul 2009 10:21 #14 por Jota Nunes
Prezado amigo JeFFerson, tua mensagem me deixou em dúvida...


Eu não entendo como funcionam exatamente estes equipamentos, então você, que trabalha no ramo, poderá me explicar mais detalhadamente.


Realmente eu noto que estes equipamentos digitais de postos de gasolina se perdem um pouco na hora de calibrar pneus de moto, devido certamente à pouco quantidade de ar. Por exemplo: você programa 29lbs e ele faz a leitura inicial em 25, por exemplo, aí ele dá um enchidinha e vai a 33, dá uma esvaziada e cai para 26, enche novamente e vai a 30, murcha mais um pouco e cai para 27. Dá umas 4 ou 5 bombeadas até acertar o ponto ideal. Porque isso acontece?

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04 Jul 2009 11:17 #15 por João Tadeu
NÃO PROFERIRAS SEU NOME EM VÃO !


JT sou eu ... caspita !






João Tadeu39998,5961921296

Moema - São Paulo - SP - Brasil

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