Bom gente, andei meio sumido mas estou voltando à ativa... Pra quem não lembra, postei em 19 de Fevereiro eu acho um tópico aqui...
http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=271&am p;PN=1&TPN=17
na pg 17 do fórum... na época eu tinha acabado de comprar minha YBR 04/05.
Acho que vai ser de grande ajuda esse relatório quase completo... rs
Então... de lá pra cá não mudou muita coisa e estou satisfeitissimo com ela... como sei que vcs gostam de numeros... lá vai...
Consegui fazer o máximo de 54, alguma coisa km/l, isso mesmo, pasmen... e o minimo dela foi 30, alguma coisa na estrada no talo... Lembrando pra quem não leu minha postagem anterior... na cidade quando ponho 60 km/h estou correndo... e durante um bom tempo em que estive com muita paciência e sem pressa minha velo básica era de 40 km/h em 5ª marcha, mesmo em vias como Américas na Barra (RJ) e se não tentar forçar o motor pra ganhar velo ela mantém bem.. é só ficar na mesma constante de velocidade sem tentar acelerar...
Hoje não tenho tido muita paciencia e minha velocidade parece ter aumentado, mas o que realmente aumentou foi a velocidade em que chego nos 60 km/h, mais rápido e com um pouco menos de paciencia...ehehe
Mesmo assim a média me surpreendeu ficando em 44 km/L, mesmo fazendo uns testes na Av. Brasil, mantendo uma média de 100 km/H, mas sem garupa, pois na maior parte do tempo ando com minha namorada de garupa (65 + 65kg).
Ela já chegou a marcar na Av. Brasil 120 km/h no painel, sem garupa e depois de um bom tempo desenvolvendo, mas não é o costume conseguir desenvolver tudo isso...falta espaço e em geral para nos 110 e com garupa não passa de 100 km/h. Chegou aos 130 km/H no Rebouças, mas não considero essa velo pq é descida.. e aí todo santo ajuda..
Quando peguei tinha 17.000 e agora tá com 22.500 km. Já fui a Penedo, Angra, Cabo Frio, Sana, Paraty e Trindade.
Problemas que tive até hoje foi o velocimetro que deu uma enlouquecida e ficou variando por conta da trava(borboletinha) de metal que tem na roda... esse tb foi um dos motivos pra ela ter feito os 32 km/L, ela rodou mais do que marcou pra mim, apesar de depois disso ter feito uns 33 e pouco em outra viagem já com o velocimetro consertado... Tive um Pneu furado em Penedo e tive uma das tampas do pisca arrancada, acredito que pela trepidação de nosso excelente asfalto. Tb. apresentou problemas de vácuo no tanque, quando andava acelerando mais forte... resolvido com uma limpeza da tampa. Outra coisa que fiz foi por um filtro de gasolina externo (aquele que antigamente era muito usado e hoje quase não se vê mais) por uma questão de precaução com nossa bendita gasosa, o que me fez ter que subir um pouco o giro dela na lenta e tenho a impressão de que quando está fria fica morrendo se deixar só na lenta (ou puxo afogador ou controlo na mão um giro um pouco acima da lenta até esquentar). Uma coisa que me incomoda é que mesmo deixando ela esquentar, sempre na primeira arrancada do dia ela dá uma embolada, mas é uma só e pára assim que dou a primeira esticada (pode ser por causa do filtro externo de gasolina tb, que dificulta a descida da gasolina).
Com relação as marchas que eram muito duras quando comprei, consegui resolver isso usando óleo sintético, apesar de tantos dizerem que não vale a pena por causa da embreagem.. Tenho usado o ELF sintético.. custa uns 35,00 o litro, mas a marcha ficou como manteiga e com esse óleo me sinto mais confortável em pegar longos percursos sem parar com a moto. Troco o óleo a cada 3000 km (afinal uso um óleo caro e não vou ficar trocando todo mês) e nunca baixou nada. O farol dela é maravilhoso, parece até um carro.
O que vem me incomodando é que começou a fazer barulho de valvula batendo, porém regulei com 0,05mm de folga e ainda faz o bendito barulho que antes nao fazia... cheguei a cogitar hipotese de corrente de comando... mas pelo barulho realmente nao tem como ser... é balancin mesmo. Caso alguém tenha o manual de serviço pra checar a regulagem exata e puder me encaminhar por aqui ou por e-mail fico muito grato.
Outra coisa que tb tenho curiosidade de saber é a reg. indicada de fábrica do parafuso de ar do carburador, pois quando peguei ela estava com 4,5 (numero um pouco exagerado) e mesmo assim a aparência da vela era escura, como se tivesse mais gasolina que ar na mistura (rica). Pus agora 1,5 pra ver se dá alguma diferença.
Li todas as msgs essa noite e acho que respondi à quase todas às dúvidas que apareceram neste fórum.. Aliás.. faltou dizer pq Br e não Yes... Bom.. 1- Pra comparar vamos comparar ambas em mesmas condições, ou seja, ou ambas 0km ou ambas usadas, mesmo ano. Então... falando de uma usada em perfeito estado...
-> Br, mais economica, peças mais baratas e de mais fácil acesso no mercado paralelo. Melhor preço pra revenda e maior procura, ou seja, vende mais rápido.
-> Yes, moto linda e completíssima, preço de mercado mais barato, porém peças mais caras e mais dificil de encontrar. Problema maior revenda.... demora muito pra conseguir vender (é quase um casamento) é como comparar o antigo Apolo (VW) e Verona (Ford), o Apolo tinha fácil revendo e o Verona não valia nada e ninguém queria.
A yamaha demorou muito pra conseguir ganhar a confiança do consumidor, devido a quantidade muito menor de revendas e peças disponiveis no mercado, forçando um preço maior do que a honda. Entendo que o mesmo ocorre hoje com a Suzuki que vem a cada dia ganhando mais adeptos e confiança do consumidor... mais uns anos e acredito estarem as 3 alinhadas e a escolha se deva apenas por uma questão estática mesmo, gosto. Concluindo... se hoje eu fosse comprar uma moto 0 km com a intenção de ficar muitos anos com ela, sem preocupação financeira NENHUMA (economia, revenda, peças), optaria por uma Yes pelo DESIGN (mais esportivo) e instrumentos que oferece (freio a disco, marcador de marchas no painel, conta-girus.. fala sério né... maravilha de conforto pra quem pilota!!!!), sem contar que o preço é quase o mesmo de uma Br básica.
Adoro a minha bichinha e não troco por nada (por enquanto), a não ser um modelo mais novo, mas não zero....rs
Abs