Óleo MOTUL 3000 - É para trocar com quantos KM?

13 Jul 2017 12:50 #1 por botelho1100
Boa tarde pessoal.

Estou utilizando recentemente o óleo MOTUL 3000. Gostaria de saber se ele realmente é para 3.000km, pense em trocar a cada 2.000km o óleo.

B)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Jul 2017 15:55 #2 por Catelan
Eu sigo sempre o manual, ainda mais no caso de óleo de qualidade como esse.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Jul 2017 08:34 #3 por ezenecon

botelho1100 escreveu: Boa tarde pessoal.

Estou utilizando recentemente o óleo MOTUL 3000. Gostaria de saber se ele realmente é para 3.000km, pense em trocar a cada 2.000km o óleo.

B)


Amigo Botelho,

Essa nomenclatura "3000", é apenas o nome, como tem o MOTUL 5100 ou 7000, e não que dizer que eles são para 5.100 ou 7.000 km!!!

O MOTUL 3000 atende as especificações API SJ, então se o manual diz que o óleo recomendado é API SL, ele já não atende. Isso não quer dizer que o óleo não seja bom, apenas não atende as especificações do fabricante para aquele motor!

Leia o manual da sua moto e utilize o óleo recomendado, ou superior, e efetue as trocas como o recomendado e esqueça o que os mecânicos e os vendedores de óleo te falam!!! Já ouvi cada baboseira!!!!!!!!!!!!!!! Sempre fiz conforme o manual, ou seja, óleo API SL ou superior e troca a cada 5.000km com troca do filtro a cada 10.000km e não me arrependo, pois minha moto está com mais de 120.000km sem nunca abrir o motor e sem vazamentos! (apenas um pq na tampa de regulagem de válvula, mas já foi corrigido apenas trocando a junta).

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Jul 2017 13:07 #4 por botelho1100
Então aqui no manual da CG 150 está dizendo para utilizar o ÓLEO MOBIL SUPER MOTO 4T MULTIVISCOSO SAE 20W-50 API-SF que é inferior ao MOTUL.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Jul 2017 17:24 #5 por Catelan

botelho1100 escreveu: Então aqui no manual da CG 150 está dizendo para utilizar o ÓLEO MOBIL SUPER MOTO 4T MULTIVISCOSO SAE 20W-50 API-SF que é inferior ao MOTUL.


Esse óleo em especial eu evito usar, mesmo sendo SG agora é ruim e em minhas Hondas abaixava demais, sendo mais fácil trocar invés de completar.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Jul 2017 08:54 #6 por ezenecon

botelho1100 escreveu: Então aqui no manual da CG 150 está dizendo para utilizar o ÓLEO MOBIL SUPER MOTO 4T MULTIVISCOSO SAE 20W-50 API-SF que é inferior ao MOTUL.


Então, é o que eu disse anteriormente: A honda indicava esse óleo por força de contrato, mas nem ela indica mais ele, pois não atende mais as especificações por ser API SF.

Lei o meu post e veja que eu disse "ou superior"!!!!

Tive uma Intruder 125 que recomendava óleo API SG e eu sempre usei Yamalub, que é SL (muito melhor), trocado a cada 3.000 km como mandava o manual e só abri o motor aos 130.000 km e não era preciso, pois apenas "babou" a junta inferior do cilindro, mas sou chato e não gosto de motor melado, mas a moto ainda estava muito forte. Pagava estrada com ela com a "garupatroa" e malas e ela nunca arregou!!!

Eu particularmente, nunca usei MOTUL, sempre usei Yamalub, mas é um óleo bastante conceituado!!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jul 2017 13:55 #7 por Dedenis

ezenecon escreveu: Então, é o que eu disse anteriormente: A honda indicava esse óleo por força de contrato, mas nem ela indica mais ele, pois não atende mais as especificações por ser API SF.

Lei o meu post e veja que eu disse "ou superior"!!!!

Tive uma Intruder 125 que recomendava óleo API SG e eu sempre usei Yamalub, que é SL (muito melhor), trocado a cada 3.000 km como mandava o manual e só abri o motor aos 130.000 km e não era preciso, pois apenas "babou" a junta inferior do cilindro, mas sou chato e não gosto de motor melado, mas a moto ainda estava muito forte. Pagava estrada com ela com a "garupatroa" e malas e ela nunca arregou!!!

Eu particularmente, nunca usei MOTUL, sempre usei Yamalub, mas é um óleo bastante conceituado!!!!


Ola Ezenecon,

Deixa eu tirar uma duvida, tem mesmo óleo motul SL ou só se confundiu? Pq atualmente estou usando mobil na minha intruder justamente pq atende a especificação SL agora e a motul que acho é tudo SG.

Abçs!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Ago 2017 10:42 #8 por ezenecon

Dedenis escreveu:

ezenecon escreveu: Então, é o que eu disse anteriormente: A honda indicava esse óleo por força de contrato, mas nem ela indica mais ele, pois não atende mais as especificações por ser API SF.

Lei o meu post e veja que eu disse "ou superior"!!!!

Tive uma Intruder 125 que recomendava óleo API SG e eu sempre usei Yamalub, que é SL (muito melhor), trocado a cada 3.000 km como mandava o manual e só abri o motor aos 130.000 km e não era preciso, pois apenas "babou" a junta inferior do cilindro, mas sou chato e não gosto de motor melado, mas a moto ainda estava muito forte. Pagava estrada com ela com a "garupatroa" e malas e ela nunca arregou!!!

Eu particularmente, nunca usei MOTUL, sempre usei Yamalub, mas é um óleo bastante conceituado!!!!


Ola Ezenecon,

Deixa eu tirar uma duvida, tem mesmo óleo motul SL ou só se confundiu? Pq atualmente estou usando mobil na minha intruder justamente pq atende a especificação SL agora e a motul que acho é tudo SG.

Abçs!


Amigo Dedenis,

Primeiramente, linda sua Intruder!!!! ;)

Existe sim Motul SL mas não é o 3000. Acho que é 5100, mas não tenho certeza.

No manual da Intruder (pelo menos da minha que era 2009) o recomendado era o Castrol SG 20W50, mas sempre usei Yamalub (que é o Havoline/Texaco) por ser mineral SL, que não é tão caro e é muito bom!

Esse Mobil que vc usa não é o Mobil Preto, é???? O Mobil preto é API SF, mas os mais modernos já atendem ao API SJ/SL, porém esses são mais caros. O pessoal das oficinas empurram esse Mobil Preto por ser mais barato.

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Ago 2017 15:14 #9 por Dedenis

ezenecon escreveu: Amigo Dedenis,

Primeiramente, linda sua Intruder!!!! ;)

Existe sim Motul SL mas não é o 3000. Acho que é 5100, mas não tenho certeza.

No manual da Intruder (pelo menos da minha que era 2009) o recomendado era o Castrol SG 20W50, mas sempre usei Yamalub (que é o Havoline/Texaco) por ser mineral SL, que não é tão caro e é muito bom!

Esse Mobil que vc usa não é o Mobil Preto, é???? O Mobil preto é API SF, mas os mais modernos já atendem ao API SJ/SL, porém esses são mais caros. O pessoal das oficinas empurram esse Mobil Preto por ser mais barato.


Ezenecon obrigado pelo Elogio! Gosto muito da minha intruder, apesar de me garantir viajar apenas a 80/90 km/h garupado já fiz variais viagens com mais de 400km (ida e volta) com ela e não me deixa na mão.

Quanto ao óleo Mobil uso o preto sim, porém eu conferi na embalagem quando comecei a usar e consta como SL, inclusive no site da própria mobil:

http://mobil.cosan.com/pt-br/veiculos/moto/mobil-super-moto-4t-20w-50

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.123 segundos