Fan - Posso andar de moto só em 3ª ou 4ª marcha?

16 Abr 2012 10:29 #1 por adrian
olá pesoal, sou novo aqui, tenho uma fan 150 esi 5600 km rodados, meu primo tem uma titan 150 ele anda
só em 3ª e o motor é uma bala. Meu amigo disse que não pode andar só em 3ª pois força o motor, disse q
era pra andar só em 4ª para não forçar o motor. Meu tio disse que não pode andar só em 4ª pois força
muito o motor. atualmente ando só na cidade, há 50 - 60 km/h dificilmente pego 80 km/h e ando só
em 4ª marcha nunca tive problema mas a questão é: qual a marcha ideal para ecomizar o máximo
de gasolina? em 50 - 60 km/h? e nas lombadas reduzo pra 3ª. A moto ta toda regulada e conservada
mas as vezes acho que ela está consumindo mais em relação a quando comprei. Podem comentar
a vontade toda informação será bem vinda. Abçs a todos!!

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21 Abr 2012 18:08 #2 por Zizo Mendel
Olá Adrian,

Eu procuro sempre rodar na marcha mais alta que no meu caso é a 5ª, mesmo a 60 Km por hora.

Minha moto está com 62 mil Km rodados e até agora está muito econômica.

Grande abraço,

"Francês",
NÃO COMPRE PEÇAS DE ORIGEM DUVIDOSA

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22 Abr 2012 05:04 #3 por dynavet
Adrian, a marcha ideal depende da velocidade e da resistência que o veiculo está enfrentando para se locomover. É muito simples vc saber qual a marcha correta em cada deslocamento, basta observar a rotação do motor Ainda que sua moto não tenha contagiros, basta sentir a vibração provocada pelo motor em alta rotação. Ao passar para uma marcha mais alta (por exemplo, da 3ª para a 4ª), a rotação do motor diminuirá, se a moto continuar rodando sem grande esforço, ou seja, não começar a perder rotação, continue em frente. A marcha mais econômica é aquela em que o motor anda sem maiores esforços e com a menor rotação.
Andar com a moto em marcha excessivamente reduzida pode ser prejudicial ao motor, uma vez que se aquecerá mais e girará mais vezes do que o necessário, precipitando o desgaste dos seus componentes, alem de consumir mais. Por outro lado, rodar em marchas mais altas que o desejável também força os componentes do motor e do câmbio, cujas engrenagens podem quebrar, por excesso de esforço.
Valew?

Dyna Custon 2011,
a Tremendona

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22 Abr 2012 19:38 #4 por marceloe

dynavet escreveu: Adrian, a marcha ideal depende da velocidade e da resistência que o veiculo está enfrentando para se locomover. É muito simples vc saber qual a marcha correta em cada deslocamento, basta observar a rotação do motor Ainda que sua moto não tenha contagiros, basta sentir a vibração provocada pelo motor em alta rotação. Ao passar para uma marcha mais alta (por exemplo, da 3ª para a 4ª), a rotação do motor diminuirá, se a moto continuar rodando sem grande esforço, ou seja, não começar a perder rotação, continue em frente. A marcha mais econômica é aquela em que o motor anda sem maiores esforços e com a menor rotação.
Andar com a moto em marcha excessivamente reduzida pode ser prejudicial ao motor, uma vez que se aquecerá mais e girará mais vezes do que o necessário, precipitando o desgaste dos seus componentes, alem de consumir mais. Por outro lado, rodar em marchas mais altas que o desejável também força os componentes do motor e do câmbio, cujas engrenagens podem quebrar, por excesso de esforço.
Valew?


Responderia da mesma forma !!

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25 Abr 2012 11:02 #5 por adrian
Ajudou muito galera as dicas, então... há 45 -50 km/h na 4ª eu praticamente nem ouço o barulho
do motor, já em 3ª eu sinto q força um pouco e em 5ª acho alta de mais, tipo acho q só depois dos
60 Km/h mesmo por uma 5ª marcha.


Aproveitando a oportunidade, quando vou reduzindo de marcha
do famoso modo do "tranquinho no acelerador" de 3ª para 2ª (quase parando) a moto parece q dá
um leve tranco parecido com aqueles de que quando a moto vai morre sabe...acho estranho, porque
quando comprei ela isso não existia. Será troca Marcha no momento certo? ou óleo do motor?

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29 Jul 2012 09:23 #6 por Eduardo Toda
Andando nessa forma (travada em somente 3 ou quatro marchas) o consumo não é alto? Não me imagino tipo ir ao serviço de moto, e andar até a 3ª marcha, o motor da minha moto vai ficar da cor de um hidrante....em brasa...ficar andando em velocidades relativamente baixas em rotação alta deve detonar de vez o motor, ainda mais que as pequenas são refrigeradas a AR...eu as vezes sinto falta de uma 6ª marcha na minha Titan..rsrssrsr

From Santo André - Brasil.

Honda CG150 Titan ESD 2007.

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17 Ago 2012 10:34 #7 por WesleiC.Santos

adrian escreveu:

Ajudou muito galera as dicas, então... há 45 -50 km/h na 4ª eu praticamente nem ouço o barulho
do motor, já em 3ª eu sinto q força um pouco e em 5ª acho alta de mais, tipo acho q só depois dos
60 Km/h mesmo por uma 5ª marcha.


Aproveitando a oportunidade, quando vou reduzindo de marcha
do famoso modo do "tranquinho no acelerador" de 3ª para 2ª (quase parando) a moto parece q dá
um leve tranco parecido com aqueles de que quando a moto vai morre sabe...acho estranho, porque
quando comprei ela isso não existia. Será troca Marcha no momento certo? ou óleo do motor?


Tente reduzir mais a velocidade da moto para efetuar a troca da marcha de 3ª para 2ª Marcha e faça o uso correto da embreagem.

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18 Set 2016 13:29 #8 por gilvan.silva
ola pessoal tenho uma moto fan 150 2013/2014 injeção ta com 85000km rodados esta apresentando um defeito
esta perdendo força na em alta rotação mi falarão que podia ser a embreagem mas não acredito alguem sabe o que pode ser?

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29 Set 2016 17:04 - 29 Set 2016 17:12 #9 por MSDAN
O problema de voce andar só nessas marchas não nem o da gasolina, voce pode ter prejuizo grande ai com o motor e as valvulas, porque força demais. por exemplo andar de 3ª a 50/60 km/h, dependendo do torque ela pede mesmo marcha e vc pode perceber pelo freio motor tambem, se realmente ela ta forçando hora que vc soltar o acelerador. Geralmente quanto estou a 50 km/h ++ eu ja estou de 5ª marcha, tanto é que ela consome 45 km/L

Acessem meu canal de motofilmagem no youtube : https://www.youtube.com/msdan1

Valeu e bom dia :)

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