Machu Picchu em 17 dias - Arg-Chile-Bolivia-Peru-Brasil

11 Nov 2012 19:27 - 11 Nov 2012 19:36 #1 por Aclumbático
olá galera, que bom estar de volta... depois de 17 dias de estrada e muitas histórias, estamos de volta pra relatar um pouquinho dessa aventura pra vocês. Chegamos na terça-feira, dia 30 depois de 9460km rodados por 4 países além do Brasil (onde passamos por 7 estados). E o melhor de tudo, todos estamos em CASA, muito bem de SAÚDE e com as motocas inteiras na garagem. É claro que aconteceram problemas e imprevistos mas isso vou contando ao longo do relato!

Vou tentar detalhar aqui o máximo possível, anotei consumo da moto, custos de gasolina, hoteis. Tenho todo esse material que ao fim vou organizar melhor e disponibilizar para todos, caso tenha mais um interessado nesse maravilhoso trajeto.

Vou postar o relato dia após dia da nossa viagem aos poucos, até porque preciso tempo pra separar as melhores fotos e contar pra voces os detalhes mais importantes... dessa forma, vou também viajando novamente junto com vocês heheh

espero que gostem! :D
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: André Cardoso, luís.miguel

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11 Nov 2012 19:27 - 12 Nov 2012 23:07 #2 por Aclumbático
Dia 1 - Carazinho/RS a Pampa del Infierno/ARG - 986km

Saí de erechim no fim da tarde anterior para encontrar os amigos Marcio e Marcelo Paviani, que tinham ainda um compromisso de tocar em um show no sábado a noite. Por isso "atrasamos" nossa saída. Outro grupo de amigos já havia saída com 2 dias de antecedência, e ficariam 2 dias passeando em San Pedro de Atacama. Com isso, a partir de lá iriamos seguir junto até o Peru.
Saímos cedote, 6h da manhã rumo a Porto Mauá pra pegar a balsa. A ideia era pegar a primeira, mas chegamos tarde lá, 10:30. Fizemos a carta verde, trocamos dinheiro, chegando no lado argentino o policial reuniu todo mundo e contou uma história da carta verde. Segundo ele não tinha validade. Fizemos que não era com a gente e ele disse que dessa vez passava... nem sei mais em quem acreditar...
Ainda na balsa o Marcelo notou que faltava o peso de guidom direito na minha moto. Que droga! mas não havia o que fazer... seguimos viagem e nem senti muita falta dele. Depois fui ver as fotos e percebi que desde a saída de casa ele já havia caído... :-- :--

A viagem seguiu sem problemas, a idéia era dormir em Corrientes, mas chegando lá resolvemos tocar + um pouco pra diminuir a quilometragem do dia seguinte. Chegando na ponte do rio paraná, parados pela polícia... Nos contaram uma bela história, moto internacional não podia acessar a ponte por onde estávamos. Só não nos mostraram a tal da outra ponte que tinhaos que passar... história pra boi dormir. A multa começou com 1500 pesos, terminou em 100 pesos, equivalente a 34 reais.

Seguimos dirigindo à noite, até que era bom pois o calor deu uma trégua. Seguimos sem incidentes até Pampa del Infierno, exceto por uma abelha que pegou o Marcelo (alérgico), praticamente no mesmo trecho q isso aconteceu em janeiro... ele já tinha os antídotos então nada demais aconteceu.

Chegamo em Pampa por volta de 21h, uma cidade muito abafada, muito pó, mas com um hotel simpático, que já haviámos ficado por 2x. Valor = 80 pesos = 30 reais. muito bom!

Resumo:
986km

Brasil
Média Consumo: 18,4 km/L
Média R$/Litro: R$ 2,89

Argentina
Média Consumo: 19,1 km/L
Média R$/Litro: R$ 2,39

Saída de casa


Turma saindo de Caracas


Balsa em Porto Mauá




Era ima vez três patos andando de moto em corrientes....
100 pesos cada pra caixinha da policia caminera... Bando de fdp


Retas do Chaco


Marcelo e as Abelhas


Chegada no Hotel Biocenico em Pampa del Infierno


Pampa del infierno, pra variar quente até a noite....
Imediatamente abrimos um quilmes com papas lays

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11 Nov 2012 19:28 - 12 Nov 2012 23:09 #3 por Aclumbático
Dia 2 - Pampa del Infierno/ARG a Yala/ARG - 671km

Mais um dia sem muitos atrativos, quem já fez esse trajeto sabe que até chegar em San Salvador de Jujuy ou Salta, essa estrada é um verdadeiro teste para a paciência e para o corpo. Não existe absolutamente nada de bonito nesse trecho, muito calor, nenhuma estrutura caso alguma moto de problema e retas sonolentas. Até o nome das cidades desanima: Rio Muerto, Monte Quemado e por aí vai... Saímos cedo pra pegar o mínimo de calor possível.

Já na primeira abastecida, em Monte Quemado, o Márcio da 883 ficou pra trás. Esperamos um pouco pois achavamos que ele havia ficado sem gasolina (o tanque dele é de 12L) e estava abastecendo com o galão reserva. Na verdade aí começaram os problemas na bateria dele. Secou o líquido e cada vez que ele freiava, a moto apagava, sem energia... Sem muito o que fazer, seguimos viagem, fazendo a moto pegar no tranco sempre que parávamos hehe. Por conta disso, desviamos do nosso trajeto planejado e entramos em Salta pra comprar uma bateria nova.

Chegando lá, até achamos uma bateria igual, porém com os polos invertidos. Resultado: os terminais não alcançavam. Uma gambiarra total e 3h depois a moto estava pronta. Já eram 7 da noite e resolvemos tocar até Yala, + 120km. O detalhe é que não conheciámos a estrada até lá, uma pista única, apertada, com 70km de curvas de 30km/h. A paisagem devia ser linda, mas de noite nao agradou muito. Levamos quase 2h p vencer esse trecho e tiramos o sono de muitas vaquinhas que dormiam do lado da estrada e às vezes no meio dela...

Dormimos no camping em Yala, valor de 20 pesos ou 7 reais.

Resumo:
671km

Média Consumo: 18,5 km/L
Média R$/Litro: R$ 2,33

Saída do inferno, já deve ta uns 32 graus, hj é só 580 comparado com os 1000km de ontem vai ser moleza.


Monte Quemado


Tava secco mesmo... diz o tio do bar que não chove há 5 meses e que faz 50° no verão hehe


Vento bommmm


Em Taco pozo escutei só o tisssssss da bateria, estava seca... Andei 110km com o painel piscando até chegar em JV Gonzales. Lá colocamos acido de bateria e demos um carga rápida.
Aproveitamos para almoçar um sanduba






Yala

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11 Nov 2012 19:29 - 12 Nov 2012 23:11 #4 por Aclumbático
Dia 3 - Yala/ARG a San Pedro de Atacama/CHI - 471km

Agora que começa a viagem!! a travessia da cordilheira sempre é especial, mesmo para nós que já haviamos feito a mesmo trajeto ano passado! Dessa vez, um dia sem incidentes, saimos 8h da manha de Yala, fizemos algumas paradas para fotos no Salar e chegamos pelas 16h em San Pedro de Atacama. Até a aduana foi tranquila dessa vez. Fomo direto para o Camping Los Abuelos onde os nossos amigos de Chapecó nos aguardavam com algumas cervejas e a promessa de um churrasco para a noite! A partir de agora seguirimos todos juntos até Machu Picchu!

O dia na estrada estava perfeito, um céu azul inacreditável. Não vimos uma nuvem no céu durante o dia inteiro. PERFEITO!

Amanhã, rumo a Iquique, passando pela Ruta 1 chilena costeando o Pacífico

Resumo:
471km

Argentina
Média Consumo: 17,5 km/L
Média R$/Litro: R$ 2,35

Chile
Média Consumo: 22,5 km/L
Média R$/Litro: R$ 4,35

Inicio das curvas


Cordilheira é só alegria




















Saímos 9:00 de Yala 13:15 em passo de Jama. Tudo certo!


Divisa ARG-CHILE








Cartão Postal chegando em San Pedro, não tem photoshop nesse céu










Desta vez nao choveu!!!
Encontramos os refugiados da nevasca, pelo visto o negocio foi forte, mas agora esta tudo ok.
Comemoramos com um churras TOP

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11 Nov 2012 19:32 - 12 Nov 2012 23:12 #5 por Aclumbático
Dia 4 - San Pedro de Atacama/CHI a Iquique/CHI - 493km

Seguimos agora com o grupo todo reunido, são mais 2 casais de Harley, 1 casal de GS1200 e um casal de carro. Seguimos rumo a Calama, região de extração de minério. De lá, ninguem mais conhecia a rota ao vivo, seria novidade para todos. A proxima parada seria Tocopilla e a primeira visão do Oceano Pacífico na viagem. A estrada é um deserto só, quem quiser testar a velocidade final da moto aqui é o lugar. Mais seguro, impossivel, nao tem transito, buraco na estrada e nem bicho atravessando hehe. Andei uns km na contra-mão pra ver quando tempo ficava... no fim das retas, uma serra bem íngreme de onde descemos de uma altitude de quase 2mil m para o nível do mar, umas curvas bem legais com uns morros de dar medo ao fundo. A vista do pacífico é show, saimos do deserto para o mar! Entramos em Tocopilla para abastecer pois nao tem posto na beira da estrada.

Depois disso, seguimos numa das mais bonitas estradas do mundo certamente... vamos costeando o pacífico, seguindo o trajeto pelo contorno das cordilheiras. Por vezes subindo de novo, por vezes atravessando as montanhas em um túnel magnifico! São 240km sem passar por nenhuma grande cidade e nenhum posto de gasolina, apenas pequenas vilas de pescadores que sobrevivem da pesca. Todas muito pobre, mas o que chama a atenção é que TODOS tem uma bandeirinha do chile tremulando no teto das casas. Muito Legal. No final, chegamos a Iquique, cidade muito legal, bem desenvolvida. A cidade funciona em volta do porto e é Zona Franca no Chile. A parte perto do mar é show de bola, me lembrou um pouco Punta del Este, só sem tanto glamour hehe. Nos instalamos em um camping antes da entrada da cidade, bem limpo e tem cabanas pra quem nao quiser armar as barracas...Top

Resumo:
493km

Média Consumo: 19,0km/L
Média R$/Litro: R$ 3,93

Cordilhera de la sal, na saída de San Pedro


nosso onibus!!!


Será que tem reta... andei 10km na contra-mao haha


primeiras curvas com o Pacífico à esquerda


Ruta 1 - Pacífico










passeio no centro de Iquique


Camping com vista pro mar e com brisa do pacífico = 30 reais




Sem comentários, a estrada e linda.
A city é o Top da balada!
Amanha rumo a Bolívia e salve-se quem puder!!!!






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11 Nov 2012 19:35 - 12 Nov 2012 23:14 #6 por Aclumbático
Dia 5 - Iquique/CHI a Tambo Quemado/BOL - 478km

A saída de Iquique marcou um momento interessante da viagem. Havíamos passado por Chile e Argentina, países conhecidos pela maioria de nós, com hábitos semelhantes, cidades com boa estrutura em caso de problemas, poucos problemas com abastecimento. Agora iríamos em direção à Bolívia, país muito mal falado pela maioria, um dos mais pobres da América do Sul (talvez o mais). Diversas questões seria levantadas... abastecimento, corrupção da polícia e até a violência no pais!

Antes disso, foram 300km de Iquique a Arica. Passamos por Humberstone, cidade abandonada pelos ingleses depois que as minas de nitrato perderam o interesse. Passamos batido apesar de ficar do ladinho da estrada. Que burrada! Continuamos em um deserto sem fim, não cruzamos uma "cidade" sequer, muito menos posto de gasolina. Nem por isso as paisagens eram monótonas. A partir do memento que passamos pelo trecho de retas, chegamos a um trecho sinuoso de subida. Além da diversão nas curvas, a paisagem nos deixa deslumbrado com a impressão que não estamos no planeta terra. Subimos e descemos montanhas com + de 1km de altura, todas de uma aridez extrema... parece que estamos desbravando Marte! a estrada é fenomenal. Paramos perto de um desenho de pedras para abastecer os galões e seguir até Arica.

Interessante ver que os povoados vivem da agricultura, mesmo no deserto! Vimos alguns aviários e diversas plantações. O detalhe: aqui não se usa agrotóxico nenhum. Nenhuma praga consegue sobreviver aqui.

Chegando em Arica, temos a impressão de chegar em um Oásis. Parece também que a cidade foi construida pela Coca-Cola, somos recepcionados com um desenho enorme nas montanhas com o logo, feito de pedras. Tinha um bonito tanque do exército dos Carabineiros na entrada, pedi gentilmente pra tirar uma foto, mas a resposta foi dura. Saí rapidinho antes do esquentadinho implicar mais hehe.

Depois da abastecida, trocamos dinheiro aqui mesmo e bora pra Bolívia. Tambo Quemado acho que nem cidade pode ser considerado, é na verdade uma vila que se construiu em volta da Aduana. Tem posto, comida e acomodações (nada do que aqui no Brasil chamamos de "restaurante" e "hotel").

A subida da cordilheira é incrível, acho que não perde em nada pra rota 66 nos EUA, acho eu. O mais legal nesses trechos é a mudança da paisagem, a medida que rodamos poucos quilometros. Se nota, gradativamente, a mudança do cenário deserto, quente completamente seco, para o frio das altas altitudes, a neve nas montanhas e o começo de uma vegetação tímida. O trajeto é 100% do melhor asfalto, alguns trechos foram concluídos recentemente. 2 ou 3 trechos em obras com alguns metro de chão.

Chegando ao Parque Nacional Lauca, a mais de 4700m de altitude, a paisagem mexe com qualquer um! Lagos de cores inacreditáveis, com montanhas cobertas por neve ao fundo! Sem dúvida a vista mais linda de toda a viagem, quem exclui a Bolivia do roteiro, infelizmente vai perder esse trecho magnífico! Antes de chegar lá eu já tava gostando :D :D

Finalmente chegamos na Aduana, uma fila de caminhões de amedrontar, mas felizmente não precisamos ficar nessa fila. A burocracia Boliviana incomoda, são 3 ou 4 papéis que vão pra lá e pra cá sem parar. Acho que demoramos 2h até terminar todos. A impressão que eu tive ao entrar no pais é de estar voltando no tempo, uns 20 ou 30 anos. Não que essa impressão tenha mudado depois hehe. Acabamos achando um hostel meio moquiado (escondido) e a dona deixou a gente acampar ali. Custou 10 bolivianos, ou 4 reais. Essa parte da Bolivia é muito legal, é barato que só lá. Botamos a roupa térmica e seja o que Deus quiser!! Que noite fria!!! Ah a janta foi um panelão de miojo reforçado com legumes! muito bom!

Resumo:
478km

Média Consumo: 20,2 km/L
Média R$/Litro: R$ 3,96

Galera reunida e abastecida!!
Todos listos!!!


de Iquique a Arica: Ninguem em casa


quase em Arica: desenho com pedras pra turista ver


Essa cordilheira Chile/Bolivia é pura adrenalina!




E tem gente q vai pra rota 66 sem conhecer a América latina
Aqui paramos só pq tava pingando gasolina no cano da moto...
Solução: mete a gasosa no tanque!!


obrasss


A galera nao imagina como e linda a cordilheira Chile-Bolívia, fica ae a dica pra quem for rumo a Machu Picchu


As paisagens inacreditáveis do parque nacional Lauca








Tamo na Bolívia! Seja o que Deus quiser!!!




camping sem fogueira não é camping!


-4°C coitadinha


Uma vista legal pra um café da manhã

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11 Nov 2012 19:36 - 12 Nov 2012 23:16 #7 por Aclumbático
Dia 6 - Tambo Quemado/BOL a Copacabana/BOL - 417km
Dia 7 - Copacabana/BOL - 0km

Mais um dia de baixa quilometragem que deveria ser tranquilo, mas as coisas não funcionaram tão bem. A noite foi muito gelada, apesar dos sacos de dormir todo mundo reclamou do frio nos pés, foi uma noite difícil de dormir. Fez -4°C e nossas barracas não eram adequadas pra temperaturas como essas. Quem sofreu também foram as motos, todas congeladas. O combinado era todos no posto às 8h, mas já eram 9h e nenhuma moto tinha funcionado. A última que pegou foi a Hornet depois de muita reza e uma carga extra na bateria. O amigo Celso também estragou o pezinho da Harley ao estacionar a moto na noite anterior (a mola) e teve que improvisar um elastico pra não ficar caindo.

Resumindo, saimos as 10h rumo a Patacamaya-La Paz-Copacabana. Até Patacamaya o trecho é tranquilo, asfalto bom e belas paisagens. Chegamos no trevo e abastecemos. A novidade (que já era esperada) foi a cobrança de preço especial para placas internacionais no posto, pagávamos cerca de 3x mais que os bolivianos, quase 10 bolivianos o litro da gasolina. São nesses lugares que voce já nem se importa mais em não abastecer com Aditivada ou Podium, agradeça por ter gasolina nas bombas.

A partir daí a paisagem mudou, estavamos na Carretera La Paz-Oruro. Essa estrada foi uma imagem forte que tive do país, uma estrada que liga duas das principais cidades em condições precárias, pista simples e com bloqueios para reformas. Mas são aquelas reformas que se que estao a passo de formiga, com meia duzia de peões pra não dizer que está parado. Os outdoors com o Evo vestido de operário tambem fazem parte da paisagem agora. O transito de caminhões ja começa a incomodar, infelizmente, pra chegar em Copacabana, é necessário entrar em parte de El Alto, cidade grande colada em La Paz.

Não existe nada no Brasil perto do que é o trânsito nessa região. As vias são largas, mas transporte público não existe. Nem por isso as pessoas vão deixar de ir pra lá e pra cá. Quem faz o serviço são as vans, milhares! das 5 faixas, talvez 4 são tomados por elas. Pisca não existe, o negócio aqui é na buzina. Vai mudar de faixa ou alguém está chegando perto, mete logo a buzina. Pegamos logo o jeito, até é legal. Multa não existe nessa parte do mundo, cada um faz o que quer. As vans param do nada no meio da rua pra carregar/descarregar passageiros. É mulher com criança, criança com cabra, vale tudo! O mais legal é que ninguém se perdeu aqui, mesmo com o carro que é mais lento e fica preso.

No fim, demoramos quase 1h pra andar uns 15km. Na saída, pegamos uma chuva de mentinrinha que durou 5min. Só pra sujar tudo. Dali, seguimos até Tiquina, onde é necessário pegar uma balsa pra atravessar o Lago Titicaca. A visão do lago é impressionante, a cor de um azul lindo, e o tamanho da a impressão que chegamos ao mar, pois o lago se perde no horizonte. A balsa custa 10 bolivianos, é bom entrar de ré com a moto, pois sair depois é uma briga. Sofremos com as Harleys e a GS1200.

Depois de tiquina, um pequeno trecho até Copacabana, subida e depois descida. Acho que foi o trecho com as melhores curvas da viagem, asfalto perfeito e pura adrenalina, o cansaço some! Interessante que a cada + ou - 1km tinha um cachorro sentadinho na beira da estrada, imagino que sejam cães pastores, algo assim. Alguns rebanho de ovelhas davam banda pela beira da estrada. várias pessoas fazendo o trecho a pé, Copacabana é habitat de mochileiro.

Chegamos na cidade já ao por do sol. Ficamos o dia seguinte também, para descanso e para conhecer o local. Subimos ao calvário de Copacabana, muito cansativo, pois estamos a mais de 4mil m de altitude, mas vale a pena. A tarde passeamos de barco até a Ilha do Sol. O dia foi de compras também, pois aqui na Bolívia que é feit boa parte do artesanato que se vende no Peru e Chile, muito barato!

Devido a parada, optamos por encurtar um pouco o roteiro, cortando Nazca, que fica para uma próxima oportunidade, e indo direto de Copacabana à Cusco, nosso destino final.

Resumo:
417 km

Média Consumo: 18,1 km/L
Média R$/Litro: R$ 3,53

primeira vista do lado Titicaca


Lago Titicaca e Cordilheira Real ao fundo


Balsa no estreito de Tiquina


Onde vamos dormir?
Enquanto resolvemos o dilema curtimos o sol se por maravilhosamente ao lago Titicaca a +- 3800m


Copacabana
















Subimos cedo ao santuário para a purificação da alma, preparo para subir a Machu Picchu +-4000 metros acima do nível do mar

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12 Nov 2012 15:32 #8 por Jean_SP
Show de bola Aclumbático, acompanhando e adorando.

Motonline!!
Referência em Motos.

Viver para pilotar,
Pilotar para Viver!!!!
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12 Nov 2012 20:14 #9 por Edii
:woohoo:
Parabéns e obrigado por compartilhar!!!

03/2007-02/2009: CG 125 2007
02/2009-12/2011: Ys FAZER 250 2008
12/2011-03/2016: XT 600 E 2004
03/2016-atual: DL-650 2010
***Abaixo de qualquer radar***
Araçuaí/Montes Claros/MG

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12 Nov 2012 23:18 #10 por Aclumbático
Dia 8 - Copacabana/BOL a Cusco/PER - 529km

Dia que prometia ser movimentado, são 529km até Cusco e ainda faltava abastecer, trocar dinheiro e fazer a aduana. Saímos cedo para não chegar novamente à noite no destino. A aduana fica a uns 19km de Copacabana, em Kasani. Tivemos sorte de chegar antes de um ônibus de turismo e a imigração foi rápida. Demorou foi a passagem das motos. umas 2h de enrolação da policia Peruana, fizeram um cadastro completo de cada veículo. No meio, o sistema caiu e atrasou mais ainda. Ao finalizar, o policial reuniu todos, entregou os papéis e pediu uma colaboração. Mais essa! Cada um puxou uns trocados, nos vestimos e subimos nas motos.

Passada a cancela, 20m depois mais uma. Mais um guardinha chamando pra conversar. Contou uma história enorme a respeito do seguro SUNAT. Ninguém entendeu muita coisa, mais uns trocadas e estava resolvido. Ainda que as propinas são baratas, na primeira não dei nada e na segunda 10 bolivianos, ou 4 reais.

Saí meio esquentado de lá, puxando a fila do grupo. O trajeto é cheio de quebra-molas, mas bem baixinhos. Passava e não desacelerava, saltando todos... Em Puno, um pouco mais relaxado abastecemos. Já era meio-dia, mas resolvemos não almoçar e seguir viagem.

No início, a paisagem desanima, a mesma pobreza vista antes na Bolívia. Depois de Juliaca a coisa fica interessante, a estrada já não tem mais imperfeição nenhuma e já podem ser vista montanhas com os picos nevados. Ficamos um pouco apreensivos pois a céu ficou preto e tememos pela neve, mas nem chuva teve.

Cruzamos por uma corrida de bicicletas escoltada pela polícia. Os retardatários pegavam carona nas motos hehe. Mais alguns km, a paisagem já se transforma, o verde toma conta! É um sinal que Cusco e Machu Picchu estão próximos.

Perto de Cusco, pegamos uns caminhões em um trecho de curvas e ultrapassamos em faixa dupla! Uma viatura da policia estava estacionada metros a frente, não vimos!! Mas os rapazes estavam mais preocupados, mexendo no celular! sorte!!

Chegamos em Cusco já com o Sol se pondo e seguimos até o Hostel que tínhamos pesquisado. Com garagem pra motos e perto do centro. No dia seguinte, vamos conhecer a cidade, os museus e providenciar o passeio para Machu Picchu!

Resumo:
529 km

Média Consumo: 18,5 km/L
Média R$/Litro: R$ 3,00

*Obs: No Peru, a gasolina é vendida em galões. 1 Galão = 3,785 L

bem vindos! em Kasani, Puno.


essa estrada é top! entre Puno e Cusco
















Instalado no Hotel! esse chimarrão foi merecido! Tamo em Cusco!

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13 Nov 2012 00:08 #11 por prancha
Ótimas fotos e belo relato!!!Acompanhando!
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13 Nov 2012 15:53 #12 por Aclumbático
Dia 9 - Cusco

Esse dia foi de passeios pela cidade, o grupo se dividiu em partes a cada um foi para um lado, de acordo com seu interesse. Percorremos praticamente toda parte central a pé, passamos em alguns bares, entramos em um monte de Igrejas. Plaza de Armas. O único museu pago que entramos foi o Museu Inka, bem interessante, custou 10 soles. Providenciamos também o passeio para Machu Picchu. Pela falta de tempo e cansaço, optamos por comprar o pacote do hotel, que nos custou cerca de 480 reais, saindo do Hotel de van ate Ollantaytambo, depois trem até Aguas Calientes, depois ônibus para Machu Picchu, tudo incluso.

Plaza De Armas - Cusco




Visitando só o centro antigo de Cusco já pagaria a viagem....
Demos aquela banda no Jack's Bar, especialmente para o nosso amigo MARLOS LINK, vulgo penetrator




Pode isso?


Museu Inka
esta cuia prova que a cultura gaúcha já tinha chegado ao povo Inca


As deformações craneanas eram feitas com diversas técnicas, como cintas metálicas ou cordas. Tinha propósitos estéticos ou de identificação de entnia. Não produziam efeitos negativas na capacidade mental




eu não vou viajar 5mil km pra comprar isso, tem ali em Carlos Barbosa


essa japonesada é bem loca, mas sabe das coisas. Máscara desolda pra se proteger do sol


esse é o hotel pra quem vai de moto, fica pra próxima!Casa Grande Lodging a uma quadra do Plaza de Armas


CBF 125, quanta imaginação


Norton Rats Tavern
Bar dos motociclistas em Cusco-Peru, chop gelado, lanche 10, um bar rocknroll.
Confira a marca dos Aduaneiros na entrada.
Bar aprovado!





Dia 10 - Machu Picchu

Saímos 4h da manhã e por volta das 9h da manhã já estávamos em Machu Picchu, onde ficaríamos o dia inteiro. Como não tinha mais ingresso para Wayna Picchu, conhecemos toda cidade, subimos parte da trilha Inca original e ainda sobrou bastante tempo. Quem vai só pra conhecer isso pode pegar meia tarde que tem tempo de sobra. Chegamos no hotem as 22h.

Quanto ao passeio, é muito legal, vale a pena mesmo. Cada pessoa vai ter um sentimento diferente do lugar, uns vao odiar outros vão amar. É importante se informar antes de ir sobre a história do lugar pois os guias contam muita groselha e mais confundem que ajudam. Cada um conta a história de um jeito diferente... Recomendo

Trenzinho pra Machu Picchu, tem umas paisagens bem legais no caminho


Nosso destino - Machu Picchu
Destino alcançado, Machu Picchu explorado, Aduaneiros extasiados!
A caminhada é mortal mas vale muito a pena.








Não é um extra-terreste, é o Celso


Nota 6 pra essa réplica


Haja paciência do capataz


esse sistema de água pra mim foi o top que esses maluco fizeram


banheiro do chefe, aguinha e saboneteira


essa vista custou uma boa caminhada, pense bem antes de fazer a trilha inca




o importante é tentar ajudar








os guardinhas da Unesco não davam paz pros brasileiros, durou 20min o descanso
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20 Nov 2012 08:58 #13 por Aclumbático
Dia 11 - Cusco/PER a Puerto Maldonado/PER - 443km

Chegou oficialmente o dia de iniciar a volta, mas isso não quer dizer que a diversão acabou, pelo contrário. O único problema foi um desleixo nosso de sair de Cusco por volta do meio-dia, o que resultou na nossa chegada ao destino somente à noite.

Com todas as estradas magníficas que cruzamos, desde a saída de Yala, fica difícil escolher a MELHOR, mas esse trajeto entre Cusco e Puerto Maldonado foi o meu preferido. A estrada é fantástica, sem defeitos. Além do asfalto impecável e paisagens lindas, a sucessão de curvas é algo impressionante. Um dia, gostaria de contar quantas curvas possui esse trecho.

De Cusco, voltamos 46km até Urcos, pela mesma estrada de 2 dias antes. Dali, se pega à esquerda para Puerto Maldonado. A subida é rápida, boa parte das curvas de 180°, de baixa velocidade. Aqui criamos uma regra nossa: quando a placa indicava 40km/h, faziamos a curva a 72km/h. Quando indicava 30km/h, a 60km/h. Funcionou bem hehe, exceto quando aparecia pedras oriundas de deslizamentos no meio... ai um leve toque no freio traseiro era suficiente.

Deu pra usar bem toda borda do pneu e praticar bastante eheh. O ponto mais alto foi a 4725m, passando próximo de uma geleira bem densa no topo de um morro, estava bem frio. Rapidamente, as curvas começam mas em sentido de descida. Perto das vilas, e´bom tomar cuidado com os rebanhos de ovelinhas dando banda na estrada. A mudança de paisagem é drástica, quando menos esperamos, estamos na Amazônia peruana, no estado de Madre de Dios.

Daí em diante, o cuidado fica por conta de bichos na pista (não vimos nenhum) e em dias chuvosos, pois a água que desce dos morros sobrepõe a estrada em pontos determinados (onde a pista é de concreto). Passamos por diversos desses pontos, mas a água era só uma "lâmina"...

A medida que rodamos, o fio de água que havia no topo, se transforma num imenso rio, muito legal! Já no escuro, nos aproximando de Puerto Maldonado, começam alguns vilarejos e muitos quebra-molas. Um saco!

Chegando em Puerto Maldonado, completamente noite, ultrapassei novamente em faixa dupla uma camionete. Quando não tinha mais volta, vi que era uma viatura da polícia... só fechei os olhos e balancei a cabeça, agora não tinha volta! Mas... nada de novo, vai ver aqui ninguem da bola pro trânsito... ou não viram novamente!

A cidade de Puerto Maldonado tem uma proporção de motos x carros que eu nunca havia visto. umas 20 motos pra cada carro. Aqui eles adaptam as motos pra virarem tri-ciclos, um injambre total. Demos uma volta em uma dessas traquitanas pra ir até um restaurante.

O hotel péssimo, de frente pra uma avenida barulhenta, o calor infernal. Pelo menos amanhã estaremos de volta ao Brasil. Tirei poucas fotos esse dia.

Resumo:
443 km

Média Consumo: 19,9 km/L
Média R$/Litro: R$ 3,63

que festa quando encostamos as motos em uma cidadezinha pra tomar uma água




olha essa paisagem... estamos no Canadá??


essa cordilheira é a mais bala! Subida até 4725m e depois curva e mais curva até 800m, Amazônia Peruana


o pneu deve ser utilizado até a borda


calor infernal, a paisagem nos da a impressão que já estamos no brasil
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20 Nov 2012 08:59 #14 por Aclumbático
Dia 12 - Puerto Maldonado/PER a Rio Branco/AC - 561km

Quase no Brasil!!! Não sem antes passar dezenas de quebra-molas, agora bem altos. Cada casa na beira da estrada os lusitanos botaram 3 a 4 quebra-molas, um inferno. Alguns dava pra passar pelo ladinho, a maioria não. O calor incomoda, ele continuou conosco até a chegada em casa, sem tréguas.

A estrada começa a ficar monótona, mais retas e poucas curvas. O sentimento de chegar no Brasil é muito bom, nos sentimos em casa. A nossa língua, a nossa moeda e amplas possibilidades de socorro, caso algum problema com alguém ou alguma moto. A aduana é rápida, um carimbo e estamos liberados!

A minha observação de leigo, fica por conta da preservação da floresta! Enquanto no PERU a mata fechada toma conta, no Brasil, a floresta já deu espaço há bastante tempo para a pecuária, não passamos por nenhum trecho de mata fechada... era o mínimo de se esperar ao cruzar a floresta Amazônica. Cabe a observação que no no Peru esse processo parece estar iniciando, vimos muitas áreas que as árvores já estão sendo derrubadas...

Mas aqui a viagem muda, não medimos mais as distâncias em quilometros percorridos, e sim, em quilometros SOBREVIVIDOS! As estradas exigem muita atenção! os buracos tomam conta e o trânsito de caminhões já começa a aumentar. As estradas do Acre estão abandonadas há anos. Alguns buracos já com mato crescendo dentro.

Ainda que a terra vermelha em volta, nos avisa dos perigos a uma distância seguro. A gente viaja tenso na moto, um buraco e a volta pode estar comprometida. A partir de agora são somente retas, mais cuidado com o sono!

Quase chegando em Rio Branco, as famosas chuvas do norte! Aqui já é uma benção, poucos colocam as capas de chuva. Preferi tomar um banho e me refrescar... poucos minutos depois, tudo acabado e o calor está de volta.

Aqui no Brasil, a parte ÓTIMA são as demonstrações da verdadeira irmandade que é o MOTOCICLISMO. Rodando por Rio Branco, encostamos para pesquisar hotel e nisso chega uma biz. O cara começa a puxar conversa, trocamos umas idéias também. O cara já viajou até o Panamá e se ofereceu para nos levar ao hotel, apesar de estar atrasado pra um compromisso. Atravessamos a cidade e ele nos entregou ao Gameleira Hotel, excelente lugar e com preços bons! 90 reais o quarto triplo. Lá encontramos mais um grupo, que alugaria um carro e iria até Machu Picchu também, conversamos bastante também. Aqui fica o abraço e agradecimentos ao Tiao de Rio Branco

Gameleira Hotel
Rua 24 de janeiro, 283
Rio Branco-AC
(068) 3322-8861

A cidade é bem organizada e bonita, saímos a noite para jantar próximo ao Rio Acre, locais excelentes! Gostaria de ter mais tempo pra conhecer a cidade, quem sabe em uma próxima...

Resumo:
561 km

Média Consumo: 17,3 km/L
Média R$/Litro: R$ 3,15

Amazônia no Peru


Galera na divisa!


Em casa, mas ainda longe!!!


em Rio Branco


galera


esse é o hotel

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25 Nov 2012 08:22 #15 por Chicolau
parabéns muito bom suas fotos ,fiquei com vontade de ir

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP
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