A armadilha nossa de cada dia nos dai hoje...

18 Fev 2014 10:02 #38 por feresber
Muita atenção Tb com os amigos motociclistas qdo no corredor; se alguém esta no corredor no mesmo ritmo q vc, cuidado! com as mudanças de faixa já vi muitos se abraçarem. :D:D:D
Nunca mude de corredor de forma brusca, de tempo para ver e ser visto!!!

Ótimo tópico, precisamos nos protejer.:)

ex: mirage 150 preta - 2011 / 11~13
Atual: tenere 250 preta 2013 / 13~

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Fev 2014 10:10 #39 por espinafre
Bem lembrado, feresber. No corredor devemos guardar distância segura do motoqueiro da frente. Já vi algumas batidas traseiras porque o motoqueiro da frente freou para evitar uma fechada, uma porta aberta ou um pedestre, e o de trás não teve tempo de reagir. Eu também já quase bati assim algumas vezes, mas aprendi rápido :)

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Fev 2014 10:29 #40 por DuskTillDawn
Falando de motoristas que se assustam do nada...

Vinha voltando pela BR-116, de Canela (RS), quando na altura de Sapucaia (pouco antes do Jardim Zoológico), resolvi sair da pista principal e pegar o acesso à pista lateral. Vinha à uns 90Km/h, e na minha frente um Corolla ia fazer a mesma manobra. Quando o motorista do Corolla botou o nariz do carro pra dentro do acesso, acho que se "assustou" com o tráfego vindo pela pista lateral e pisou forte no freio (não sei por que, pois dava pra entrar tranquilamente - eu já vinha controlando o tráfego desde bem antes de iniciar a manobra). Na mesma hora alicatei o freio dianteiro da moto e nem sei se pisei no freio traseiro (foi meio no susto), e a moto parou à uns 2m da traseira do Corolla, não derrapou ou rebolou (ainda bem, pois não tinha espaço para desviar). Quando eu comecei a frear, estava à uns 10m do Corolla. No final das contas, quem tomou um baita susto fui eu!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Fev 2014 10:40 #41 por Correa

feresber escreveu: Muita atenção Tb com os amigos motociclistas qdo no corredor; se alguém esta no corredor no mesmo ritmo q vc, cuidado! com as mudanças de faixa já vi muitos se abraçarem. :D:D:D
Nunca mude de corredor de forma brusca, de tempo para ver e ser visto!!!

Ótimo tópico, precisamos nos protejer.:)


O corredor é uma especificidade do trânsito para os motociclistas, muitas coisas podem acontecer no corredor ou corredores.
Vou citar algumas experiências que passo aqui nos "corredores" do Rio de Janeiro, que já percebi, são diferentes dos de São Paulo.
Aqui acontece de estarmos no corredor e quando este se alarga por motivo dos carros estarem mais afastados, o motoqueiro que vem atrás, tenta te ultrapassar dentro do corredor. Ai vai depender do "meu" ou "seu" estado de ânimo, vou falar no meu estado de ânimo.
Se estou calmo e tranquilo, tiro um pouco a mão e afasto para o infeliz passar, caso eu não esteja num bom dia, já venho no corredor na velocidade que costumo andar, velocidade esta sempre compatível com as frenagens que posso precisar por algum motivo, porém venho com o motor cheio, acima das 6 mil rpm, assim se vejo o corredor de alargar, coloco-me no centro e acelero, desestimulando a ultrapassagem.
Normalmente, o "motoqueiro" que vem atrás não fica satisfeito e troca de corredor e começa a "dar buzininha" para que o veículo ao seu lado te imprense e ele passe, procuro ficar muito atento ao retrovisor e quando percebo essa atitude, dou buzininha antes, isso evita que o veículo me esprema, mantendo seu alinhamento.
Outra coisa que temos que ter sempre em mente sempre que trocamos de corredor, é que quem já vem no corredor tem preferência, pois ele já vem "lançado" e que está trocando de corredor está em processo de aceleração.

Resumindo, corredor é sempre um momento crítico na pilotagem, portanto muita atenção e velocidade compatível, pois além de todas as dificuldades como as distrações, motoristas que para com retrovisores paralelos de propósito ou não, profissionais que sempre espremem o corredor de propósito, pedestres, ambulantes e outros inúmeros obstáculos, ainda temos que tomar cuidado com a maldade humana, ela existe está ai entre nós das mais diversas formas, inveja, recalque, ambição, "distração", dolo e culpa.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Fev 2014 16:16 #42 por Correa
Uma coisa simples mas que é sempre bom lembrar é:

Sempre que for subir um meio fio, faça-o perpendicularmente (moto 90° ao meio fio).
Principalmente se o piso estiver molhado ou úmido.
Mesmo que este seja baixo ou aparentemente fácil de subir.
Isso evita escorregões ao subir e possíveis quedas.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Fev 2014 16:19 #43 por Correa
Muito cuidado com os pedestres nos engarrafamentos.
Principalmente se for próximo ou embaixo de uma passarela.
O engarrafamento estimula os pedestres a atravessarem entre os carros parados, ignorando a passarela, achando que por estarem os carros parados, o risco de atropelamento é menos e com isso eles se desligam para o transito das motocicletas.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Fev 2014 16:29 #44 por espinafre
Outro caso de se ter cuidado com pedestres são os ambulantes que circulam entre os carros quando o sinal fecha. Muitas vezes eles se distraem (e nós também), e acabamos levando sustos. Quando houver um caminhão ou ônibus na pista, aí a atenção deve ser redobrada, já que a visão é zero e a audição é muito prejudicada pelos barulhos dos motores.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Fev 2014 08:14 - 24 Fev 2014 14:35 #45 por Correa
Bom dia,

Segunda feira, semana começando.
Hoje acordei às 06:00 da manhã para vir para o trabalho, saio do Recreio dos Bandeirantes, subo e desço a Estrada Grajaú Jacarepaguá e vou até o centro da cidade onde trabalho.
São exatos 40 Km.
Ainda estou no 30Km e já passei pelas seguintes armadilhas.
Gente que finge que não está te vendo e te espreme de propósito.
Gente que espera você se aproximar para esguichar a água do limpador para te molhar.
Gente que acelera, por não admitir que uma moto saia na frente dele no sinal.
Tal qual o exemplo do ralado anterior, garrafa de água mineral na curva, que para "minha sorte" um carro passou nela antes e a jogou encima de mim, causando pequenos arranhões no para-lama dianteiro da motinha.
Porco no meio da autoestrada, isso mesmo PORCO, ou melhor dois porcos, que causaram um pequeno acidente entre dois carros quando um freou para não atropela-los e o outro bateu na sua traseira e eu consegui sair pela tangente (felizmente).
Assim, parei um pouco no Km 30 para espairecer, vou levar minha motinha na vistoria e quando chegar no trabalho, posto os outros 10 Km,

Um abraço a todos e ótimo dia com nossas motocicletas.

Ah!!!!! Os porcos eram grande, não eram leitões, eram porcos com mais de 90 quilos.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Fev 2014 14:49 #46 por Correa
Pois então...
Indo um pouco para as estradas, um fato que devemos prestar muita atenção quando pilotamos, são as mãos, principalmente a direita.
Por vezes pilotamos por horas numa pista boa e com curvas aberta e esquecemos que imprevistos podem acontecer e quando acontecem, ao buscarmos o freio a mão está dura e/ou com a sensibilidade comprometida, seja pela vibração da moto, seja pelo vento, seja pelo frio ou chuva.
Por isso é importante estarmos atentos aos sinais de perda de sensibilidade nas mãos, pois uma pressão errada no freio da frente pode ser fatal.
Já vi gente passar reto em curva por causa disso, vinha acelerando bem e confiante, mas ao chegar muito rápido numa curva a mão estava adormecida e acabou passando reto.
Eu procuro estar atentos aos sinais, normalmente ando uma hora e paro quinze minutos.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Fev 2014 13:56 #47 por Correa
Bom dia,

Sempre que lavo minhas motos, tenho por hábito inspecionar os pneus.
As vezes verifico pequenos pontos duros no meio da borracha na banda de rodagem, ou pequenos cortes.
Com um estilete fino, inspeciono esses pontos, quanto a dureza e também dentro dos cortes verifico de há algo duro dentro deles.
Com o mesmo estilete, com cuidado retiro o corpo estranho, pois se não retirarmos, após alguns quilômetros, esses objetos pode vir a perfurar os pneus.

Abaixo alguns objetos que retirei após uma viagem, onde fui obrigado a passar por um local, aparentemente limpo, após um acidente com um caminhão de cervejas.

Arquivo Anexo:


Arquivo Anexo:


Tenho certeza que no futuro perfurariam os pneus.

Essa é uma armadilha de ação retardada.
Portanto, verifiquem sempre os pneus das suas motinhas.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Fev 2014 19:49 #48 por espinafre
Já foram citados alguns riscos de se trafegar no corredor, mas compartilho agora algo que aconteceu há alguns minutos.

Voltando eu para casa, pista congestionada, com carros a uma velocidade máxima de 20~30 km/h, eu trafegava tranquilamente a uns 40 ou 50 km/h pelo corredor. Eis que na faixa à minha esquerda surge uma brecha, a um carro de distância à minha frente. O que a tia da faixa à minha direita faz? Isso mesmo, não tem dúvida e corre pra se aproveitar da brecha (ainda que as duas faixas estivessem na mesma [lenta] velocidade), sem olhar, sem dar seta, sem nada. ABS me salvou dessa vez; se não fosse por isso, acredito que não teria habilidade para evitar um travamento e uma chapada na traseira da dondoca.

Não sabia que era mulher; encostei ao lado, fiz barulho com o motor (acelerei), buzinei e ainda gritei: "Sabe o que é seta não?!" Não xinguei, mas que deu vontade, deu. Depois que vi que era uma mulher dirigindo (bonita até, hehehe) e que tinha uma senhorinha no banco do passageiro, que levou um tremendo susto com minha barulheira.

Vim embora. Sobrevivi incólume. Eu gostaria que minha barulheira servisse para alertar aquela mulher, fazê-la tomar cuidado das próximas vezes, contribuísse um infinitésimo para tornar o trânsito melhor.

A lição aprendida, para mim, é que em corredores devemos ter cuidado redobrado quando aparece um espaço livre nas faixas da direita ou da esquerda, que certamente algum motorista da outra faixa vai querer aproveitá-lo, muitas vezes prestando mais atenção no celular ou no interlocutor de lado do que no trânsito.


Correa, obrigado pela dica do pneu. Vou passar a verificar isso também. Um abraço.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Fev 2014 19:52 #49 por espinafre
Voltando às rodovias, no sábado fiz um pequeno passeio de 300km e na volta peguei 1 hora de chuva, já anoitecendo. De fato notei a perda de sensibilidade nas mãos e nos pés; ao chegar em casa, quando tirei as luvas minhas mãos estavam roxas.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Correa

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Fev 2014 20:09 #50 por Correa

espinafre escreveu:

Correa, obrigado pela dica do pneu. Vou passar a verificar isso também. Um abraço.


É... Espinafre,

No exemplo dos cacos acima, fica evidente a diferença de dureza do vidro e da borracha, e fatalmente com o gastar do pneu, os cacos iriam penetrando e certamente iriam perfurar a banda de rodagem.
aquele caco maior tem cara de assassino.

Não podemos dar mole, não.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Fev 2014 20:17 #51 por Correa

espinafre escreveu: Voltando às rodovias, no sábado fiz um pequeno passeio de 300km e na volta peguei 1 hora de chuva, já anoitecendo. De fato notei a perda de sensibilidade nas mãos e nos pés; ao chegar em casa, quando tirei as luvas minhas mãos estavam roxas.


Quando a noite cai, esfria ou chove, como obrigatoriamente reduzo a velocidade, uso essa luva aqui.
Arquivo Anexo:

Arquivo Anexo:


Comprei numa loja de mergulho.
A mão fica molhada, mas fica quentinha,
Não abro mão dela no meu kit para chuva e frio.
São de neoprene com a palma de couro, é o suficiente para manter a mão aquecida sem perder a sensibilidade.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Fev 2014 10:32 #52 por Correa
É isso ai pessoal.

Carnaval está ai e muito cuidado nessa época.
Evite transitar nos horários de saída de bailes e encerramento de desfiles.
Nas estradas cuidados com os foliões bêbados.
Mantenha mais distância do carro da frente, observe se o mesmo está sóbrio e ultrapasse de forma rápida e decisiva.
Muito cuidado com os carros velhos e em mau estado de conservação.
Mantenha-se atento.
Mantenha-se vivo.

Um bom carnaval.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.135 segundos