Fala povo, recentemente li um curso de manutenção de motos, juntamente com o manual de serviço da minha e fiquei pensando em eu mesmo fazer a manutenção preventiva da minha neguinha. Coisas do tipo limpar carburador, trocar óleo, verificar folgas das valvulas, limpar filtro de ar, etc. É um absurdo pagar de 160 a 240 reais para o povo da autorizada fazer só isso, e ainda nos dar algumas dores de cabeça.
Queria saber quantos de vocês arregaçam as mangas e fazem as revisões vocês próprios nas suas motocicletas.
Rodlima, eu estou pensando em fazer exatamente isso, mas tenho que combinar com algum amigo que tenha garagem e espaço, pois moro em apartamento e não dá pra fazer isso na garagem coletiva...
Mas coisas mais simples seria bom serem feitas pelo motociclista mesmo, um mais abusado poderia até partir pra regulagens mais internas
Pois é, espaço vem a ser um problema. Mas no meu caso posso usar a garagem da casa dos meus pais
Antes de meter a mão na moto, preciso primeiro encontrar um bom torquímetro. Eu sei que é raro mecânico usar um, mas não tem coisa que eu mais odeie do que parafuso espanado, ou junta arrebentada por causa de muita pressão no parafuso.
De qq forma, irei iniciar minhas atividades neste final de semana trocando o óleo. Eu NUNCA fiz isso sozinho, sempre deixei pro pessoal da autorizada fazer, a cada revisão. Aliás... hehe... por causa disso eu só trocava de 5000km em 5000km, ao inves dos 2500km que o manual indica
Pô cara trocar oleo é o de menos, isso já faço sempre, já que ando todos e troco o oleo de 1500 em 1500 km, já pessou se eu fosse trocar sempre na autorizada...? hehehe... agora minha ultima aventura foi trocar a caixa de direção, a caixa é 20,00 e me cobraram 60,00 pra trocar, resolvi rapidamente aprender a trocar... putz, levei 4 horas pra fazer a troca, deu um trabalho que não aconselho a ninguém que não tiver um minimo de pratica com mecânica, mas fiz, ficou showwww e não morri em 60,00 reais huahauha... troque junto a relação da minha moto que já tava gasta, e nem me arrisquei a perguntar quanto estava para fazer essa troca, kkkk...
Quanto a troca relação eu sei dos preços: Autorizada R$60,00. Oficina da esquina: R$25,00. Eu: R$0,00. Mas qd tive que trocar estava com pressa e foi na oficina da esquina mesmo
Pois é, pra trocar oleo eu compro pessoalmente no marquinho motos e eles trocam na hora, sem custo.
Relação mesma coisa.
To com um guidão de aluminio pra colocar na XLX, mas só de ver aquele monte de cabos e coisas dá preguiça, to esperando juntar com um outro louco na casa pra fazer a troca... (e de quebra lavar e lubrificar tudo...)
É por isso que eu gosto de São Paulo (e sou carioca)... aí tem de tudo e é bastante em conta! Imagina... pagar 9 reais em 1 litro de óleo e ainda levar a troca de graça! Dia desses ainda vou praí fazer compras com a motoca.
Aqui no Rio, se você for no Maia, em Copacabana, e pedir pra ele trocar, o velho vai rir na tua cara e se bobear nunca mais vai te vender nada. Experimenta ir lá e diga que vai pagar com cheque hehehe...
Eu to querendo tb um guidão novo, eu dei mole no meu e não protegi com fita, então tá todo arranhado por causa das chaves batendo. Agora... vale a pena deixar a moto bonita pros 'homi' ficar de olho grande e te levar na próxima esquina?
E ai..pois então, o problema não é ter que pagar uma grana preta pras concessionárias, mas o fato que os caras não fazem a revisão descrita no manual da moto, imagine se vão desmontar carbura, vela, filtro de ar, quando muito regulam as valvulas, sei porque quando ainda era "inocente", fiz todas as revisões obrigatórias e depois continuei, até que um dia desconfiei que os caras num tavu fazendo nada, além de lubrificar e ajustar a correia, então marquei com smalte de unha os parafuzos de todos os componentes que deveriam ser revizados, foi ai que percebi que os canalhas não faziam porra nenhuma, pois os parafuzos continuaram lacrados e eu morri em 75,00 dinheiros, apartir dai comprei pela internet o manual de manutenção de minha moto, estudei bem e consultei muitos founs, e hoje eu mesmo faço regulagem de valvulas, limpeza e troca de filtro de ar, vela, carburador, troca das pastilhas e lonas, relação, lubrficação de rolamentos, troca de óleo, etc...só assim sei que o serviço esta sendo feito e bem feito, porque leva nos mexanicos de fundo de quintal, pura loucura, troca de óleo por sucção como fazem nas concessionárias nem pensar, "os procedimentos para manutenção não são dificeis, mas requer conhecimento, não é só meter a mão e sair fazendo, pode dar uma M do caramba se por exemplo fazer o ajuste das valvula de forma errada".
No mais saúde e Paz.
A Paz é a Minha Bandeira, e a Liberdade o Meu Legado.
Pois é, acho que a próxima revisão eu vou fazer. Porém achei bacana a sua idéia de marcar os parafusos Talvez deixe na autorizada uma última vez pra ver qual é.
Eu só fiz questão até agora de deixar na autorizada por causa dos carimbos no manual do proprietário. Isso dá uma moral na moto na hora da revenda, o que acha?
Na revisão da minha flash na kasinski (Motoplace - Moema - SP), eles fazem sempre direitinho, entregam na maioria das vezes no prazo e sempre ela tah reguladinha, zerada, sai lavada e lubrificada.
Sem reclamações...
Rod,
Já fiz até a desmontagem/limpeza/regulagem do carburador da minha ex-CB500. Detalhe: são dois buras.
Duas coisas que você precisa muito ter é Organização e Paciência. Outro detalhe é olhar bem o serviço que você vai fazer e saber se tem exatamente o que precisa, como ferramentas, kits de reparo, etc. Não cai na besteira de ficar tirando parafuso Philips com chave de fenda e usar chaves em polegada em parafusos com medidas em milímetros. Se tem dúvida, pare, estude, pergunte e só então volte ao que estava fazendo.
Estude também tipos de porcas e parafusos e onde são aplicados, pois alguns não devem ter torque e outros até trava rosca deve ter.
É FUNDAMENTAL ter o manual de manutenção da sua moto na mão e ler bem antes de botar a mão na moto. Mas lembre-se: o manual diz o que tem que fazer e nem sempre COMO fazer. Neste caso é sempre bom ter um mecânico amigo p´ra indicar alguns macetes.
Para a sua primeira troca de óleo vai uma dica: não se esqueça de olhar antes se já colocou o parafuso de escoamento do óleo do bujão no lugar!!! Senão só vai lembrar que não colocou quando o óleo novo estiver dando um rolê pelo chão limpinho da sua garagem... eh,eh,eh...
[]´s e boa sorte!
JIJOE UAHUAHUAHAUH TU ME FEZ LEMBRAR DO MEU PAI TROCANDO O ÓLEO DO PASSAT 84 DELE, ELE COSTUMAVA ESTACIONAR BEM NA TAMPA DO ESGOTO E ABRIA O PARAFUSO E DEIXAVA O ÓLEO CAIR DIRETO NO ESGOTO (UM CRIME COM A NATUREZA, SE FOSSE HJ EM DIA FARIA ELE JUNTAR TUDO DE VOLTA) AI ELE BEM FACEIRO QUE COMPROU UM ÓLEO BOM E TALZ, ESCORREU O VELHO E COMEÇOU A COLOCAR O NOVO COLOCOU OS 3 FRASCOS LÁ E FOI MEDIR NA VARETA... UAHUAHUAHHU TAVA QUASE SEM NÍVEL... AI ELE FICOU PENSANDO E SOLTOU UM : PQP!!!!!!!! ESQUECI DE PARAFUSAR O BUJÃO DO CÁRTER...KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK QUE CENA, ACABOU FICANDO SEM ÓLEO NO MOTOR E SEM PODER SAIR COM O CARRO PRA COMPRAR MAIS...