é fato que sabemos que em uma moto ou carro com alimentação de combustivel por injeção o freio motor economiza combustivel, pois quando tiramos o pé ou a mão do acelerador o mesmo envia para central que deve cortar ou reduzir o nivel de combustivel necessario para manter a rotação do motor.
MAS..... e nas carburadas, o freio motor economiza? em um local ou trecho em que há varias lombadas, compensa reduzir pelo freio motor ou é melhor acionar a embreagem e deixar a inercia fazer o trabalho. pois pelo que percebo independente do freio motor ou de segurar a embreagem sempre acionamos o freio, e sempre temos que retomar velocidade e trocar marchas. sei que para retomadas o freio motor é melhor porem o consumo compensa estes segundos a mais de retomada? já vi varios casos, onde alguns condutores mais apressados de motos fazem muito isso, acelerando velozmente nas saidas dos semaforos e freiando perto de outro semaforo usando freio motor e o freio de pé. este esforço não gasta mais? ou acionar a embreagem e deixar reduzir em marcha lenta livre ou no ponto neutro gasta mais?
lembrando que é para motos carburadas.
Mateus
3:11 Eu, vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele os batizará com o Espírito Santo, e fogo.
independente de economizar ou nao, nunca deixe moto ou carro com marcha desengatada/embreagem acionada para freiar ou fazer uso da banguela/deixar em neutro no embalo
freio e embreagem nao andam juntos, o freio pára e embreagem faz a troca de marcha, primeiro se reduz, depois faz a troca se necessario
nao sei dizer se economiza tbm tenho esta dúvida, sei q sempre faço uso na moto, nao acelero em declive e uso bastante freio motor
no ex. dos semaforos q vc citou, essa pessoa nao sabe dirigir, pois se ela preve o q vai acontecer logo a diante ela nao aceleraria tanto, apenas deixaria o veiculo seguir sem acelerar ou apenas mantendo a aceleraçao minima, diminuindo desgaste da aceleraçao/freios/consumo, quem acelera no pau e freia no pau é cupim de ferro, nao sabe andar de moto/carro
Soltando-se o acelerador, a passagem de combustível é diminuída, portanto está economizando.
O que não se deve fazer são aquelas reduzidas violentas (a não ser em caso de emergência), pois estará forçando os componentes de motor, câmbio e embreagem.
A economia deve ser mínima, mas com certeza a forma melhor de se conduzir, e também mais segura.
NUNCA se deve andar com a embreagem apertada para deixar o motor desengrenado, muito menos em descidas longas.
e embreagem parcialmente desengrenada? regulando o freio motor ao invés de soltar a embreagem de uma vez e dar reduzidas bruscas?
Mateus
3:11 Eu, vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele os batizará com o Espírito Santo, e fogo.
cara, vc ta procurando um furo pra poder fugir hehehe
se vc quer usar a embreagem, vai fundo, mas aumenta o desgaste da mesma
é uma coisa simples, ou tu mantem a aceleraçao ou solta o acelerador para chegar ao ponto 'A', freio pára e embreagem troca marcha, nao vejo outra funçao pra elas hehe
nas carburadas, o freio motor aumenta um pouco o consumo, mas isso comparado ao consumo em marcha-lenta, porque no resultado final, se for intensivamente usado ele não representa muita coisa.
Em alguns carros com carburador, havia um sistema cut-off, que fechava realmente a saída do parafuso de mistura, por onde continua saindo mistura para o motor nas desacelerações... nas motos, não sei se isso chegou a ser implementado.
nas carburadas, o freio motor aumenta um pouco o consumo, mas isso comparado ao consumo em marcha-lenta, porque no resultado final, se for intensivamente usado ele não representa muita coisa.
Em alguns carros com carburador, havia um sistema cut-off, que fechava realmente a saída do parafuso de mistura, por onde continua saindo mistura para o motor nas desacelerações... nas motos, não sei se isso chegou a ser implementado.
As novas YBR Factor e XTZ125 tem um esquema de cut-off no carburador.
Jo Leal
Porto Alegre/RS
Ex Suzuki AN125 Burgman 06/07
Atual: Dafra/Sym Citycom 300i 12/12
Se você não usar o freio-motor, além de gastar mais rapidamente a embreagem, vai gastar os freios mais rapidamente (pois você praticamente "solta" a moto se apertar a embreagem ou deixar no neutro - por isso que tem aquela mensagem na Imigrantes: "Poupe os freios, desça engrenado") e o risco de acidente é maior, já que numa freada mais brusca você perder o controle da moto.
Eu uso freio-motor direto. O consumo aumenta pouca coisa (faço 35km/L), mas até hoje eu não troquei o cabo da embreagem, nem as pastilhas e as lonas. E a motoca já está com 16700km rodados.
hehehehehe...e eu, então??? a minha Yes já está com 67 mil km (se não me engano), e pastilhas e lonas são as originais ainda!...
E é nessa hora que a regulagem correta do parafuso de mistura ajuda a não desperdiçar combustível... falando especificamente das duas Suzuki 125, com a regulagem que a maioria dos mecânicos coloca, a moto gasta um bocado a mais em desaceleração. Normalmente eles deixam de 4 a 6 voltas de abertura no parafuso de mistura (aquele por baixo do carburador). O certo é 2,5 ~ 2,75 voltas, nesse modelo.
todo esse papo de deixar a moto engrenada não é simplesmente para evitar o superaquecimento do sistema de freios?
Na twister tenho que ir freiando e reduzindo a marcha, o que não dá economia nenhuma, freio motor só em descidas onde engato uma marcha menor e deixo a moto manter a velocidade.
Quando se aciona a embreagem não há o desacoplamento dos discos? sempre pensei que o atrito só havia na hora que você esta soltando/acionando ela.
nao é só por talvez ter superaquecimento e vc perder totalmente o freio, mas sim pela eficacia da coisa
usar embreagem e deixar a moto solta e usar o freio é menos seguro do q usar o freio com marcha engata (usando freio motor)
parece em autoescola, nego chega numa placa de pare e mete os dois pés (embreagem e freio) simultaneo, como falei, isso é coisa de quem nao sabe dirigir
Caro amigo, bem como vários colegas já postaram. O freio motor DEVE sempre ser utilizado!
A diferença na autonomia vai ser praticamente imperceptível, mas com isso vc terá mais segurança na pilotagem, um amaciamento mais correto do motor, menor desgaste em freios e sistema de embreagem.
Isso vale tanto para veículos carburados quanto para aqueles que possuem injeção eletrônica.