Comparativo com modelos médios de motos custom

14 Fev 2012 13:15 #1 por DuskTillDawn
Olá pessoal!

Estou montando um comparativo com os modelos médios de motos custom, lançamentos para 2012, disponíveis no mercado nacional. Quem quiser me ajudar e dar uma força, será bem vindo. Os modelos já estão escolhidos, falta agora ajustar as principais especificações (p. ex. a Harley não gosta de dar a potência de seus motores e no caso da 1200 Custom, nem o torque. A Suzuki não dá o diâmetro do disco dianteiro da Boulevard M800, os preços variam pra todo o lado, e por aí vai).

Os videos que coloquei foram os que pude achar até agora (alguns até de modelos de anos anteriores). O ideal seria ter o oficial de lançamento do fabricante, impressões ao dirigir, testes etc. Outra coisa boa seria relacionar os links das reportagens com testes e comparativos.

Quando ficar pronto, acho que vai poder ser mais uma fonte de ajuda pra quem estiver escolhendo uma moto destas.


Quem quiser dar uma olhada, o post é
Comparativo Motos Custom:
Harley x Honda x Kawasaki x Suzuki



Abraço à todos!

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14 Fev 2012 13:52 #2 por Jean_SP
Muito legal Dusk, Parabéns.

Motonline!!
Referência em Motos.

Viver para pilotar,
Pilotar para Viver!!!!

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14 Fev 2012 18:19 - 18 Maio 2012 10:25 #3 por DuskTillDawn

Jean_SP escreveu: Muito legal Dusk, Parabéns.

Jean, como dizia meu avó, que era marítmo: "marinheiro quando rema a conveniência é própria." Quer dizer, surgiu uma necessidade (minha), então resolvi aproveitar e ir compartilhando a minha pesquisa com o resto do pessoal.

Neste primeiro dia de "trabalho", já tenho uma tabela de especificações que me ajuda a comparar os vários parâmetros de cada moto. Nas pesquisas que andei fazendo (ainda falta muito), descobri que a cesta de compras (filtros, manetes, espelhos, óleo, pastilhas etc) da M800 é duas a tres vezes mais cara que a de uma Shadow ou Midnight Star (preços que o pessoal postou, com base balcão CC).

Descobri que todo mundo (pelo mundo todo) fala sobre a raspação de pedaleiras da Midnight Star, inclusive coloquei 3 vídeos onde são destacadas as raspações das pedaleiras (abaixo).

E ainda por cima, tá sendo muito gostoso, pois adoro fazer este tipo de coisa!





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15 Fev 2012 06:21 - 18 Maio 2012 10:30 #4 por DuskTillDawn
Resolvi ir visitando as concessionárias das marcas de motos do comparativo, para obter mais informações e checar detalhes, preços etc. Comecei pela Suzuki (Starmax - Porto Alegre), onde estive ontem (14.02.2012) para conhecer a Boulevard M800R.

Tinha em mente alguns pontos a verificar, conforme havia postado em outro tópico ( Boulevard M800 ) após lêr a reportagem A Boa viagem (Teste da Suzuki Boulevard M800 - modelo recém lançado).

Fui muito bem atendido pelo vendedor, e a primeira coisa que me chamou a atenção é que só vi motos "grandes" (esportivas, superespotivas e custom), tanto no show-room quanto na oficina (estacionei minha Fazer 250 na entrada da oficina).

Logo de início me aproximei de uma M800 preta, mas o vendedor me disse que a M800 era a que estava ao lado, e esta era uma 1500. São idênticas (fora o motorzão)!

Gostei muito da moto, destaco: o painel de instrumentos (localização dos dois painéis - um no guidão e outro em cima do tanque), o conforto do assento (tenho 1,80m e peso 110kg), da posição das pedaleiras e da facilidade de equilibrar a moto parada. Achei o acabamento ótimo. Achei muito legal o esquema de tirar o assento do garupa e colocar uma "protese" no para-lamas traseiro (acessório), fazendo com que fique só o assento do piloto.

Preço: R$ 35.900,00 (ainda sem negociação). O vendedor ao ver minha moto na entrada da oficina, já se adiantou e disse que poderíamos fazer uma boa negociação com ela.
- - - o O o - - -
Saindo de lá, passei na concessionária Kawasaki (IESA - Porto Alegre), a fim de conhecer, etc... as Vulcan 900 (Classic e Custom). Novamente, fui muito bem atendido pelo vendedor. Infelizmente não havia nenhuma Vulcan em exposição, nem na oficina. O vendedor me informou que eles estão com apenas uma Vulcan 900 Classic, que está em exposição na filial deles em Caxias do Sul, mas que ela será trazida para POA. Assim que ela chegasse ele iria ligar para mim e me avisar.

Outra informação que o vendedor da IESA me passou, foi que agora a concessionária da Harley-Davidson POA está com o mesmo grupo (IESA) que tem a concessão da Kawasaki (eles também tem concessionárias da Renault, e até onde eu sei é gente séria), e que a Kawasaki e a Harley vão compartilhar a mesma loja, onde hoje está a CC da Harley.
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Hoje devo passar na CC da Yamaha (Motoryama - Porto Alegre), a fim de conhecer, etc... a Midnight Star. Foi lá que eu comprei a minha Fazer. Telefonei para a pessoa que havia me vendido a minha moto (gente fina), e ele me avisou para ir cedo, pois só tinha uma MS, que já fora vendida e ia ser entregue hoje ao seu comprador. Quero ver se arrumo um tempo e vou, também hoje, na CC da Harley ver a 883 Roadster e a 1200 Custom (espero que tenha em exposição).
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Ficaria faltando a Honda Shadow 750, que eu já conheço, mas acho que vou dar uma passada na CC Turbo Moto (Porto Alegre), para dar mais uma olhada nela, e ver alguns detalhes.

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15 Fev 2012 09:53 #5 por DuskTillDawn
Feita a visita a CC da Yamaha (Motoryama - Porto Alegre). Aproveitei e levei junto a "dona patroa", para dar a sua opinião sobre o conforto e estética das motos.

No caminho passamos na CC da Suzuki (Starmax - Porto Alegre) para ela conhecer e testar o conforto para o garupa da M800. Aprovado. Realmente é bem confortável. Também achou a moto muito bonita.

Agora, a Midnight Star. Primeira coisa a verificar, o conforto: o assento é menor e mais duro do que o da M800. Ao me sentar, fico com as minhas "partes frontais" encostando na beirada do tanque de combustível e a sentir o final do assento do piloto, ou seja, ele é mais curto e mais estreito. Quanto ao garupa, a mesma coisa, mais curto, mais estreito e mais duro. Mesma opinião da esposa.

Pedaleiras: não gostei do esquema de plataforma para os pés, nem do seu posicionamento, fica mais para trás em relação ao da M800. Acho que é por isso que elas devem raspar no chão, embora tenham molas e possam retrair como nas pedaleiras comuns (ainda bem!). O vendedor comentou que a MS é mais baixa (distância do solo), aí eu mostrei a tabela do comparativo para ele, e pudemos verificar que, por acaso, a MS é a que tem maior distância do solo entre todas (145 mmm).

Quanto às pedaleiras rasparem no chão em certas curvas, o vendedor disse que ninguém ainda havia comentado ou reclamado à respeito, então mostrei os vídeos para ele, que ficou surpreso.

Achei a posição das pernas na M800 mais natural e confortável, não que na Midnight seja ruim, a posição na M800 é que para mim pareceu melhor.

O pedal de troca de marchas me pareceu estranho, com o seu esquema de poder utilizar o calcanhar para ir subindo as marchas. Tem uma folga entre a parte da frente da alavanca e a plataforma para o pé, de tal maneira que dá pra trocar as marchas da maneira tradicional (com a ponta do pé), mas se o piloto estiver utilizando uma bota tipo coturno, ou tiver um pé mais avantajado, acho que vai complicar. Creio que é apenas questão de costume.

Posicionamento/formato do guidão: o da Midnight Star me pareceu melhor que o da M800, achei que permite uma posição mais pra trás do piloto.

Instrumentos: painel completo, falta apenas medidor de combustível (só tem luz de advertência de reserva). Não gostei do posicionamento sobre o tanque de combustível (questão estética e ter que mexer a cabeça para baixo para fazer as leituras).

Conjunto: a M800 "vestiu" melhor, o sorriso na boca foi maior.

Infelizmente o pessoal não disponibiliza test-drive, então para saber mais sobre as motos, só olhando os números da tabela e lendo os testes (vou colocar no blog o link para vários deles).

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16 Fev 2012 14:02 #6 por DuskTillDawn
Se você está acompanhando este tópico, foi atualizado (texto explicativo) o post no blog .

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16 Fev 2012 15:48 #7 por Palitójr
ai Dusk blz, eu tenho uma Midnight star 2011 estou com ela a 8 meses 3.750km rodados nunca raspei as pedaleiras, antes de pegar a Mid fui ver praticamente todas as custom o que pesou por escolher a Mid alem de eu e minha esposa achar a mais bonita das custom foi o preço do seguro bem mais em conta que as outras.

HARLEY DAVIDSON XL 1200 CUSTOM 1212 BANDO DO MACACO BAIXADA SANTISTA

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17 Fev 2012 06:37 #8 por DuskTillDawn
Olá Palitójr! Pois é, esse negócio das pedaleiras é engraçado, pois se fosse um problema, a Yamaha já teria dado um jeito. Fiquei imaginando se não seria alguma coisa de regulagem da suspensão que o pessoal fez (ou deixou de fazer). Agora que a menina é bonita, isto é!

No caso do seguro, mais adiante vou pedir umas cotações pra minha corretora, aí vai dar pra saber melhor o tamanho da "bronca"

Abraço!

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17 Fev 2012 10:41 #9 por Palitójr

DuskTillDawn escreveu: Olá Palitójr! Pois é, esse negócio das pedaleiras é engraçado, pois se fosse um problema, a Yamaha já teria dado um jeito. Fiquei imaginando se não seria alguma coisa de regulagem da suspensão que o pessoal fez (ou deixou de fazer). Agora que a menina é bonita, isto é!

No caso do seguro, mais adiante vou pedir umas cotações pra minha corretora, aí vai dar pra saber melhor o tamanho da "bronca"



Abraço!

antes de ter a MID eu tinha uma xre 300 nunca tinha andado numa custom, no dia que tirei ela da loja pensei que estava dirigindo um caminhão eu fazia a curva e a moto ia do outro lado da rua, mais em 3 dias ja estava bem adaptado com a moto, tem pessoas que querem andar numa moto custom como tivessem andando numa esportiva, ai com certeza vai ralar as pedaleiras, enquato o seguro fiz o meu em maio de 2011, shadow 2.200reais, boulevard 800 3.500reais kasinski miragem 650 1.400reais a Midnight star 876 reais com franquia de 2.400reais com franquia reduzida 1.040 reais com franquia de 1.400reais, espero que quando eu renovar em maio desse ano os preços continuem igual. essa cotação foi feita pelo banco do brasil foi o mais barato que achei valeu abraço.

HARLEY DAVIDSON XL 1200 CUSTOM 1212 BANDO DO MACACO BAIXADA SANTISTA

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17 Fev 2012 16:31 - 18 Maio 2012 10:20 #10 por DuskTillDawn
Pessoal, o resumo da minha visita de hoje (Harley-Davidson) eu coloquei aqui: http://comunidade.motonline.com.br/forum/harley-davidson/575685-harley-1200-custom-que-agradavel-surpresa.html . no forum da H-D, pois pedi que me ajudassem a dirimir dúvidas quanto ao modelo 1200 custom.

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19 Fev 2012 06:21 #11 por sahnep
Bah, ao que parece tu está abordando um baita "problema", eheh... essa categoria de Custons médias é muito bem servida e há ótimos modelos disponíveis, é realmente difícil escolher.

Mas faria minha escolha recair sobre 3 fatores fundamentais, motor, ciclística e preço. Isso porque quando falamos de motos custom, visual e ergonomia são muito relativos, existe uma gama gigantesca de acessórios para adequar cada uma dessas motos ao teu porte físico e gosto estético, uma moto que a princípio não parece muito confortavel, pode mudar completamente com uma troca de banco e guidão ou pedaleiras.

Moto: Intruder 125

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19 Fev 2012 15:27 #12 por DuskTillDawn

sahnep escreveu: Bah, ao que parece tu está abordando um baita "problema",
eheh... essa categoria de Custons médias é muito bem servida e há ótimos
modelos disponíveis, é realmente difícil escolher.

Pois é... às
vezes você gosta de uma moto mas não gosta de um detalhe, aí vê em outra
o tal "detalhe", bem como você gosta, mas não gosta de um outro e por
aí vai.

Como eu não estou pensando em comprar uma moto e sair modificando, a situação complica, pois tenho que escolher a que mais se aproxima do meu ideal, e ainda por cima caiba no meu bol$o! Pelo menos eu tenho uma idéia muito bem definida das coisas que eu acho indispensáveis e prioritárias, e das que acho que dá pra abrir mão.

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19 Fev 2012 15:42 #13 por DuskTillDawn
Bom, já foram feitas as visitas à Yamaha (Midnight Star), Suzuki (Boulevard M800), Kawasaki (vou voltar, pois eles não tinham as Vulcan em exposição) e Harley (vou voltar, pois eles não tinham a 1200 Custom em exposição). A próxima visita agora é na Honda (Shadow 750).

A partir daí, acho que já vai dar para ter uma idéia geral das características, bem como me senti inclinado mais por uma ou por outra (o fator "não racional"), e poder passar para a próxima etapa, a das avaliações financeiras (valor de compra, emplacamento, seguro, custo mensal, cesta básica, etc), atendimento e serviços das concessionárias, que no fim é o que vai equilibrar a escolha.

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22 Fev 2012 08:41 #14 por DuskTillDawn
Com a grande ajuda que tive do pessoal do forum da Harley (tópico Harley 1200 Custom - Que agradável surpresa! ), verifiquei que, infelizmente, as Harley-Davidson 883 Roadster e 1200 Custom (modelos Harley que cabiam em meu orçamento) não seriam adequadas para mim, devido às "nossas dimensões" (minhas e delas), o que me fez acrescentar mais dois itens à minha lista de fatores a considerar na hora de escolher uma moto (que, aliás, são bem óbvios!):
  • O nome pode parecer estranho, mas há um teste chamado "ass test" ("teste do assento"),
    que é bem útil na hora de selecionar uma moto. Como funciona?
    Simples: vá a uma concessionaria e sente na moto que você tem em vistas.
    Procure encontrar a posição correta de pilotagem (coluna, braços,
    ombros, pernas etc) e verifique se você sente-se confortável (tronco
    ereto, braços relaxados, pés alcançando com conforto as pedaleiras etc).
    Se você "vestiu" a moto, um sorriso (maior ou menor) irá surgir em seu
    rosto. É o que os americanos chamam de "grin factor" ("fator sorriso"). O "grin factor" é um dos fatores determinantes na hora de escolher uma moto (seja no "ass test" seja no "test drive")
  • Verifique se o tamanho da moto é compatível com o seu tamanho. Não
    há dúvidas que pessoas de qualquer tamanho (altura, peso) podem pilotar
    motos de qualquer tamanho, mas isso não quer dizer que a pilotagem será
    confortável, muito menos que não irá parecer esquisito um sujeito
    grandalhão em cima de uma 125cc e vice-versa
Criei um quadro comparativo (mais um!) - Fazendo o “Upgrade” da Yamaha Fazer YS250 para uma Harley 1200 Custom - onde podem ser observadas as diferenças nas dimensões da Fazer 250 (minha moto atual) e a Harley 1200 Custom. As diferenças são pequenas, na casa dos 10-15cm, o que é pouco, dada as "minhas dimensões" (a foto abaixo ilustra bem), pois espero uma postura bem mais confortável na custom que eu escolher, do que na minha Fazer.











DuskTillDawn2012-02-22 10:58:34

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22 Fev 2012 22:04 #15 por BatRoger
Dusk, meu conterrâneo, teu post e teu blog foram a luz no fim do meu túnel. Vou te seguir para ver até onde vai. Tb estou procurando uma custom média, porém com menos recursos (máx 20K). A ajuda do pessoal do fórum está sendo demais, parabéns a todos.
TFA!

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