Essa semana me peguei conversando com um colega sobre se vale a pena dar um up na moto.
A questão é o seguinte estou com minha 1ª moto, Suzuki GSR 150i comprada em Jan/2013, sendo que agora estou sentindo um pouco falta de uma moto mais potente e por que não mais confortável, faço aproximadamente 90Km por dia ou seja 2000Km por mês.
Minha dúvida é o seguinte? Eu consigo pegar uma moto maior sem que seja muito maior o custo de manutenção?
E por acaso uma moto de maior cilindrada as manutenções por Kilometragem mudam? Por exemplo troco o óleo a cada 1500Km uma moto maior é a mesma coisa?
Bem estou pensando nisso para não fazer uma troca e acabar gastando mais que ir trabalhar de carro....
Abraço.
Suzuki GSR150i Prata 2012/2013 | com meus +12.000km rodados em 10 meses
Essa semana me peguei conversando com um colega sobre se vale a pena dar um up na moto.
A questão é o seguinte estou com minha 1ª moto, Suzuki GSR 150i comprada em Jan/2013, sendo que agora estou sentindo um pouco falta de uma moto mais potente e por que não mais confortável, faço aproximadamente 90Km por dia ou seja 2000Km por mês.
Minha dúvida é o seguinte? Eu consigo pegar uma moto maior sem que seja muito maior o custo de manutenção?
E por acaso uma moto de maior cilindrada as manutenções por Kilometragem mudam? Por exemplo troco o óleo a cada 1500Km uma moto maior é a mesma coisa?
Bem estou pensando nisso para não fazer uma troca e acabar gastando mais que ir trabalhar de carro....
Abraço.
Don Ribeiro,
Primeiramente, quanto maior vc está querendo????
Uma 250 não fica muito mais caro dese manter que uma 125/150, e já dá para encarar uma estradinha com muito mais conforto e potência.
Ex: pneus ficam o dobro do preço, mas duram mais (vai depender da tocada) e são muito mais largos e seguros.
Relação dá para montar um bom Kit por R$130,00 (com corrente com retentor) que vai durar uns 20/25 mil Km (novamente vai depender do uso e da manutenção).
Consumo de combustível 25/32 km/l (também dependendo da tocada)
Óleo 1,5 a cada 5.000km ( essa é a recomendação da Yamaha usando Yamalub, que eu sigo)
Eu tinha uma Intruder que rodei uns 130 mil km. Hoje tenho uma Fazer 250 2011 que já esta com 74 mil km. Sempre troquei o óleo dela a cada 5 mil km e até agora é zero de problema.
Agora, se seu desejo é uma moto acima de 500cc, a coisa muda muito de figura e sua manutenção fica bem mais salgada!!!!!
Um amigo tinha uma Bandit e comprou uma Ténéré 250 sem entrada, pois a prestação + a manutenção da 250 ficava mais barato que o custo total da Bandit para o dia-a-dia. Assim, ele usava a 250 na semana e a Bandit na estrada.
Ezenecon
2º ENM, eu também FUI!!!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Don Ribeiro
Estou estudando a troca da minha Yes 125 por uma 250cc também. A fazer é uma excelente moto, creio que dessa categoria é a que tem o melhor conjunto. Mas só pra contrariar o pessoal vou te chamar a atenção pra Lander, você comentou sobre conforto, desde que comecei a minha saga atrás de uma, ja tive a oportunidade de andar em duas Landers. E se posso definir em palavras, uma delas é "conforto". As duas que andei eram usadas, mas muito bem conservadas, a moto é fantástica, rodei em trecho urbano com asfalto de regular a ruim e o conjunto de suspensões mostrou-se muito eficiente ainda com garupa. Consumo ainda não atestei, mas deva ser páreo com o da Fazer. A pilotagem é extremamente confortável por conta da posição a vibração é pouquíssima. Situações comuns pra quem tem uma moto pequena (125/150) na qual "falta motor" pra uma manobra, tendo que reduzir, tornando cansativa a pilotagem, praticamente não existem.
Enfim, são duas otimas motos, mas estou inclinado para a Lander!
A Lander é realmente melhor de suspensão, porém seu banco é torturante após alguns km. Já a Fazer é extremamente confortável. Fui com a minha de São Paulo à Bahia, indo por Belo Horizonte e voltando por Vitória e Rio de Janeiro, com a garupatroa, bauleto de 47L e alforges laterais e foi super tranquilo. Sua suspensão, apesar de mais curta, é extremamente macia e regulável (assim com a Lander) e tem um dos bancos originais mais confortáveis que existe (só perdendo para a Bandit, TA, V-Stron, BM's e Triunph's, na minha opinião).
Obrigado pelas dicas, eu tinha esqueci de assinar o tópico então desculpem a demora.
Eu já havia pesquisa muito sobre melhores motos 250 antes de comprar minha primeira 150 e li muito bem sobre a Fazer 250, mas acabei esquecendo de pesquisar sobre custo de manutenção.
Meu único receio sobre a Fazer foi só perder em taxa de roubo para as "Ondas" 150 e 300. =\
Isso me deixa muito inseguro.
Mas obrigado pelas orientações que o custo não aumentaria tanto quanto eu pensei.
Abs
Leandro Ribeiro
Suzuki GSR150i Prata 2012/2013 | com meus +12.000km rodados em 10 meses
Caro amigo, para o quê necessitas, sou suspeito em falar e recomendar pois tenho uma, mas indicaria uma Intruder 250.
Vou explicar os "porquês":
1 - Os ladrões não gostam de Suzuki, afinal não vale nada, não corre muito, não dá pra tirar onda "cas novinha" nem aparecer em clipe de fanque;
2 - A manutenção é MUITO simples. Naturalmente que em se tratando de uma motoca em "condições", que foi cuidada e tratada adequadamente(afinal, a última saiu em 2002, há 12 anos!)
3 - Manutenção simples, que é um motor MUITO robusto, passa fácil dos 100 mil km sem abrir o bico.
4 - Valor de aquisição relativamente baixo - Uma Intruder 250 bem "BOA" se acha por 4500~5000.
5 - É muito confortável de pilotar, bem estável, ótimo torque, consumo é bom para a faixa de cilindrada que se encontra - na casa dos 25~30km/l, dependendo do punho.
Dito isso, acrescento que além desses aspectos de natureza prática, a Intruder apresenta um estilo "atemporal", que também se presta bem no mundo da personalização, bobber´s, chopper´s, cafe racer´s, scrambler´s, etc.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: MANDRUVADOIDAO