Primeira Moto - Sahara NX 350 ou XTZ 250 Ténéré?

18 Mar 2012 17:34 #1 por togatheone
Olá Amigos do fórum,
Dei uma pesquisada antes de postar e não encontrei exatamente as respostas que procurava, por isso estou fazendo minhas perguntas.Estarei tirando minha carteira no próximo mês, comprando todo o equipamento de segurança necessário e estou inclusive preparando o guia de como comprar uma moto, para poder ajudar outros iniciantes.Vamos lá: tenho 1,85. Acho feia moto pequena, de 150 cc pra baixo e sei que ficaria frustrado tendo uma. Acho a XRE 300 cara. Me sobram duas opções válidas e que acho bonitas:
- Yamaha XTZ 250 Ténéré - Aproximadamente R$12.000,00- Honda Sahara NX 350 - Aproximadamente R$5.000,00
Só que encaro um dilema. Caso compre a ténéré 0 km, terei boa parte de minhas finanças direcionadas para o pagamento da moto. Já a Sahara, consigo ter uma liberdade financeira maior, mas com o porém da manutenção. Mas o dinheiro não é o maior problema. Aqui vão minhas perguntas:
- Qual a dificuldade e valor de manutenção de uma Honda Sahara do final da década de 90? Quanto custam as peças, em média e onde encontrá-las na internet?- Quantos km a Sahara faz por litro hoje?- Onde há uma boa revendedora e oficina de manutenção na região metropolitana de Belo Horizonte ou na própria BH?
Economicamente falando, de início, a Sahara é a melhor opção, eu já analisei isso. Mas quero ter todos os detalhes para minha compra para não passar apertos financeiros desnecessários. Acho uma excelente moto que, com modificações, fica mais perfeita ainda, mas queria saber como ela se situa hoje no mercado, em termos de custos do dia a dia.Só descrevendo bem, meu uso para a moto será transporte durante a semana e pequenas viagens durante os finais de semana.
Gostaria da ajuda de vocês. O que indicam e quais as respostas me trazem?

42!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Mar 2012 18:17 #2 por cros
Existe vários prós e contras entre uma e outra, mas nem vou falar muito, só diria que pra quem está começando uma moto de 5 mil seria amelhor indicação, pois caso não se de bem a zero já vai ter uma desvalorização enquanto a sahara dependendo do estado vai ficar no mesmo valor.

Já tive umas 15 motos entre elas 4 sahara, e tenho uma moto que bem cuidada e estilizada vai agradar por muito tempo.

Até agora tenho achado peças na internet, quanto a autorizada esquece, procura indicação de mecanicos mais tarimbados, esses novos só querem demanda.

www.motonline.com.br/forum/forum_posts.a...&title=nx-350-sahara

cros19.blogspot.com/
Porto Alegre

Falcon 2007

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Mar 2012 19:20 #3 por dynavet
Acho que entre os dois extremos apresentados existem outras boas opções, como as falcon, tornados, mais atuais que a sanara, a lander, da Yamaha, enfim, algo que possa situá-lo nem no extremo de uma moto antiga, embora muito boa, talvez uma das melhores já lançadas pela Honda e uma nova, porém cara. Espero ter ajudado.

Dyna Custon 2011,
a Tremendona

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Mar 2012 19:37 #4 por Jota Nunes
Para rodar todo dia uma moto mais vovózinha vai gerar muita manutenção.Só não entendi você dizer que a XRE é muito cara mas cogita a possibilidade de uma Tézinha. O preço é o mesmo!!!!Como os colegas já disseram: para o dia-a-dia é melhor uma moto mais atual.Minha sugestão, já que você prefere uma moto alta: Lander.É uma moto relativamente barata (até por 7 mil se acha), de mecânica extremamente confiável, muito econômica e de manutenção barata.A Tézinha é a mesma Lander, só com um banho de loja!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Mar 2012 22:06 #5 por togatheone
A XRE tem em media um valor R$2000,00 mais alto que a tenere, sendo que a versao com ABS chega a absurdos R$19.000,00.A Yamaha Lander eu acho uma moto muito sem personalidade. Ela nao tem robustez nem porte algum que gere em mim uma confianca para qualquer uso off road.Sobre a questao da Sahara, sei que os custos de manutencao aparecerao, mas eu quero saber de quem ja tem uma quanto mais ou menos gastam por mes.Mas todas as respostas ja tem ajudado bastante.

42!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Mar 2012 04:31 #6 por dynavet

togatheone escreveu: A XRE tem em media um valor R$2000,00 mais alto que a tenere, sendo que a versao com ABS chega a absurdos R$19.000,00.
A Yamaha Lander eu acho uma moto muito sem personalidade. Ela nao tem robustez nem porte algum que gere em mim uma confianca para qualquer uso off road.
Sobre a questao da Sahara, sei que os custos de manutencao aparecerao, mas eu quero saber de quem ja tem uma quanto mais ou menos gastam por mes.
Mas todas as respostas ja tem ajudado bastante.

Personalidade posso até concordar, mas robustez e vocação para o off road a lander tem, e muita. É uma ótima moto. Usada, tem um custo benefício muito bom e é injetada, uma vantagem em relação às mais antigas. A XRE usada tbem pode ser uma boa opção.
Mas vamos ao que interessa. Parece que tua opção inclina-se mais para a sahara, é um motor de excelente torque, confiável, mas tem que ter cuidado em encontrar uma em bom estado, de repente uma com baixa km (se já encontrou, compre correndo porque são cada vez mais raras). Se vc não se importar com alguns vazamentinhos de óleo que costumam aparecer, algumas adaptações que enventualmente terá que fazer por peças originais estarem raras, será feliz. Se tem intenção de praticar off road eventual, procure adquirir um kit sem aquela carenagem e com paralamas altos. Mas, se a opção tem sido simplesmente por um motor e porte maior, eu ainda consideraria a opção de uma falcon, que vai se situar nessa faixa de preços que vc balizou suas escolhas.

Dyna Custon 2011,
a Tremendona

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Mar 2012 05:26 #7 por Jota Nunes
Amigo, você diz que a Lander não te gera confiança mas cogita a compra da Ténéré 250 !!!! É a mesma moto !!!!
E XRE à 19 mil ?????
Devem ter colocado a plaquinha errada, pois isso é preço de XT 660 (usada).

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Mar 2012 06:56 #8 por Jean_SP
XRE em Sampa, 13.500,00 S/ ABS
Tenere 250 12.900,00

Motonline!!
Referência em Motos.

Viver para pilotar,
Pilotar para Viver!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Mar 2012 07:09 #9 por Jota Nunes
XRE standart em Porto Alegre: R$ 13.295,00 (Via Porto)Ténéré em Porto Alegre: R$ 12.900,00 (Ynova)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Mar 2012 07:32 #10 por Chicolau
ele já deve estar de olho numa sahara só quer apoio para comprar

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Mar 2012 07:47 #11 por MATUSA
SE eu achasse uma Sahara inteira, comprava sem pestanejar.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Mar 2012 07:53 #12 por Jean_SP

MATUSA escreveu:

SE eu achasse uma Sahara inteira, comprava sem pestanejar.


O Dilsão está vendendo a dele
Está inteira, não falta nada. hehehe
Jean_SP2012-03-19 10:54:35

Motonline!!
Referência em Motos.

Viver para pilotar,
Pilotar para Viver!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Mar 2012 20:10 #13 por togatheone
Nao, ainda nao me decidi pela Sahara. O valor de R$19.000,00 e no parcelado, esqueci de citar.Em comparando a Lander com a Tenere, a Tenere tem um design que invoca mais robustez, em questao de aparencia. A lander fica magrinha perto dela.E nao tomei minha decisao ainda porque estou analisando o lado financeiro da coisa: que tipo de adaptacoes estamos falando? Qual a media de valores de pecas e onde esse oleo vaza?A carenagem eu pretendo manter por motivos esteticos para a moto.Mas estou gostando dos comentarios e esta me ajudando muito.Penso na Falcon tambem, mas ela ja foge um pouco dos valores. Estou tendencioso a algo de menos de R$6000,00.

42!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Mar 2012 18:20 #14 por dynavet
Menos de 6 mil vai acabar caindo nas antigas mesmo, aí procura uma em bom estado, não é fácil, mas aparece. Honda tem maior facilidade em encontrar peças. Boa sorte.

Dyna Custon 2011,
a Tremendona

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Mar 2012 12:15 #15 por togatheone
Sim. Mas qual seria uma quilometragem boa par auma moto antiga?

42!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.153 segundos