Motor em U ou square four

26 Nov 2013 12:10 - 26 Nov 2013 23:37 #1 por Berlim
Em minhas andanças em busca de conhecimentos técnicos no mundo das motocicletas já me deparei com várias configuração de motores: cilindros em V, paralelos, em L, contrapostos (boxer), mas nunca tinha ouvido falar em motor com cilindros em U (conhecido como square four em inglês), até me deparar com a ficha técnica da "Ariel Square Four Mark I" . Foi uma moto produzida na Inglaterra a partir de 1931 até 1953.

Na imagem abaixo, vocês podem ver os cilindros dispostos num formato "quadrado", dois na frente e dois atrás. Interessante como os canos dos escapamentos saem dos cilindros. No começo dos anos 1970, a Suzuki também usou este tipo de configuração nas GT.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Nov 2013 22:30 #2 por marilia.vera
Respondido por marilia.vera no tópico Motor em U ou square four
cara, muito maneiro.... nunca tinha ouvido falar.... imagina se fundir um motor desses rsrsrs

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Dez 2013 18:01 - 06 Dez 2013 18:05 #3 por bokomoko
Respondido por bokomoko no tópico Motor em U ou square four
Quando eu era garoto, a Suzuki ganhava todas nas 500cc de Moto Grand Prix. O motor era o Suzuki Gamma RGB de 4 cilindros em bloco (U) e alimentação rotativa.

Eis uma foto dele.

[/u]

Ganhou duas vezes em 1976 e 1977 com o Barry Sheene (que aparece nesse documentário
muito legal aqui)



Depois em 1981 e 1982, dando o troco em Kenny Roberts que, novato, ganhou 3 campeonatos seguidos com Yamaha (78, 79, 80)

Boko Moko.
Manguetown
www.bokomoko.com.br
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Berlim

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Dez 2013 12:36 #4 por Berlim
Respondido por Berlim no tópico Motor em U ou square four
Tiveram algumas Suzuki GT aqui no BRasil com este tipo de motor durante a década de 70. E muito bom o documentário. Naquela época o esporte parecia ser mais puro do que o show de marketing que é hoje! Os pilotos corriam por gostar de velocidade e motores e não por fama e dinheiro como acontece hoje.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Dez 2013 20:46 #5 por espinafre
Respondido por espinafre no tópico Motor em U ou square four
Não entendi direito essa configuração... São dois virabrequins?

Dia desse vi uma Yamaha V-Max ao vivo, me pareceu alienígena (mas ela é V4, só um vira)

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.113 segundos