Primeira Moto - Dia a Dia

20 Dez 2016 12:01 #1 por BrunaT
Bom dia gente.
Acabei de tirar carteira e quero comprar uma moto para ir ao trabalho/faculdade e estou com muitas dúvidas.
Antes de tirar carteira nunca tinha andado em uma moto (nem mesmo na garupa), fiz aula numa Fan 125 e depois de aprender alguma coisa, fiz aula (e exame) em uma Fazer 150. Achei a Fazer muito pesada e alta (tenho 1,63cm) e levei altos tombos nela, principalmente nas curvas :pinch:
Quero uma moto econômica, que me proporcione segurança, baixo custo de manutenção e seguro barato. Vou fazer um trajeto de aproximadamente 25-30km por dia no centro da cidade e as ruas não são muito esburacadas.
Estou em dúvida entre três:
>> Yamaha Factor 125i ED
>> Honda CG 160 Fan ESDi
>> Honda Biz 125
Faço questão de Freio à Disco e Partida Elétrica. Não vou andar com garupeiro e pretendo colocar um baú pequeno/médio (salvo se comprar a Biz, pq já tem baú).
Qual vocês me indicam?? Estou muito perdida :huh:
PS.: Vou comprar 0 km.
PS.2:Aceito sugestões de outros modelos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Dez 2016 12:49 - 20 Dez 2016 12:51 #2 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Primeira Moto - Dia a Dia
Bruna seja muito bem vinda, parabéns pela decisão em andar de moto.
Minha sugestão para você é simples, qualquer moto dessas você vai tirar de letra, é só se esforçar que você se acostuma com ela.
Agora minha dica é uma Intruder 125, já andou em uma?
Se não, vá numa loja e pelo menos suba nela para você sentir a diferença de altura e conforto, e se conseguir andar então, vai se apaixonar pela moto.
Tente e fale com a gente o que achou.

Muitas pessoas tem preconceito com essa moto mas te digo que tive uma por 7 anos, andei 130 mil/km em uma e só troquei porque achei que já estava na hora de pegar uma moto mais alta, mas ela é uma ótima primeira moto, aprendi bastante com ela. B)

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Dez 2016 12:53 #3 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Primeira Moto - Dia a Dia
Quando puder faça uma visita nesse tópico:

comunidade.motonline.com.br/forum/garota...s-apare%C3%A7am.html

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Dez 2016 01:47 #4 por rapp
Respondido por rapp no tópico Primeira Moto - Dia a Dia
Bem vinda, Bruna!

Agora que começou andar de moto espero que usufrua a liberdade e diversão que ela proporciona, mas sempre com cautela e avaliando bem os riscos.

Sugiro dedicar depois algum tempo, se você ainda não fez isso, em navegar aqui no fórum. Vai encontrar muita informação bacana sobre vários assuntos, desde pilotagem, manutenção, recomendação de fornecedores, comparativos, ...

Sobre sua dúvida: assim como você me vi nesse dilema há 9 anos atrás. Tinha acabado de tirar habilitação e queria uma moto econômica, baixo custo de manutenção, confortável, segura, com partida elétrica, nova. Pesquisei bastante e escolhi a YBR Factor ED 125. Motivos principais:

- Tem bem menos YBRs rodando nas cidades, logo, a torna menos visada pelos larápios comparada à Honda CG.
- Achei o conjunto mecânico da YBR mais macio que o da CG. Porém, deve-se dizer que a CG é uma moto que aguenta qualquer tipo de piloto e percurso, isto é, reconhecida pela sua robustez.
- O visual da YBR me agrada mais. Na época ela era a única que tinha rodas em liga leve, o que dava um visual mais esportivo.
- Finalmente, o preço da YBR é menor que o da CG.

Outras opções também são interessantes. Como disse o colega Patriarca, a Suzuki Intruder também é uma excelente moto; inclusive tem visual e posição de pilotagem diferenciadas nesse segmento.

Como referência de consumo, as 125cc tem média de 35 km/l. A Biz me parece ter um consumo ainda mais baixo, girando em torno de 40-45 km/l. A vantagem da Biz é o menor peso e os pés para o lado de dentro, evitando sujar sapatos/tênis, além de já ter espaço para carregar algo sob o banco.

Em relação à manutenção de itens básicos (pneus, pastilhas, lâmpadas, óleo, filtros, etc) elas se equivalem. Penso que a Biz possa ser um pouco mais barata por causa dos pneus de menor aro.

Enfim, iria novamente de YBR. :)

“QUANDO o homem não sabe para que porto ele está rumando, não importa de que lado sopra o vento.”

BMW F800R
Kawasaki Ninja 250R
Yamaha YBR Factor 125
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: BrunaT

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Dez 2016 11:13 #5 por BrunaT
Respondido por BrunaT no tópico Primeira Moto - Dia a Dia
Obrigada a todos pelas dicas!
Ainda estou em dúvida sobre qual moto comprar, mas tudo indica que será a Factor 125.
A Intruder 125 não me agrada o visual dela não :unsure: e a CG é muito visada para roubo.
Estou entre a Factor e a Biz, ambas 125. Contudo a Biz está muito cara (+/-10.000) para o meu orçamento que, como todo trabalhador assalariado, é escasso. A Factor é a que encontrei mais em conta (+/-8.000) com tudo que procuro em uma moto.
O que me deixou com mais dúvida foi a questão da economia, pois estou saindo de um transporte público onde não tenho nenhum gasto, para adquirir um veículo e a Biz é a mais econômica em questão de km/L.
Vou dar uma olhadinha nos fóruns e procurar mais informações.

Se puderem e quiserem me dar mais informações estou aqui ;)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Dez 2016 09:07 #6 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Primeira Moto - Dia a Dia
Bruna vou insistir na Intruder, se puder dê uma volta em uma, ou numa Yes, ou numa Gsr 150, pelo menos antes de comprar a Factor, pelo que vi você já está decidida, a Yamaha será uma boa compra também nesse momento eu tenho uma Crosser e apesar de algumas dores de cabeça gosto muito da moto.
Não esqueça de nos informar sua decisão final.

Abraço.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Dez 2016 14:00 #7 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Primeira Moto - Dia a Dia

BrunaT escreveu: Obrigada a todos pelas dicas!
Ainda estou em dúvida sobre qual moto comprar, mas tudo indica que será a Factor 125.
A Intruder 125 não me agrada o visual dela não :unsure: e a CG é muito visada para roubo.
Estou entre a Factor e a Biz, ambas 125. Contudo a Biz está muito cara (+/-10.000) para o meu orçamento que, como todo trabalhador assalariado, é escasso. A Factor é a que encontrei mais em conta (+/-8.000) com tudo que procuro em uma moto.
O que me deixou com mais dúvida foi a questão da economia, pois estou saindo de um transporte público onde não tenho nenhum gasto, para adquirir um veículo e a Biz é a mais econômica em questão de km/L.
Vou dar uma olhadinha nos fóruns e procurar mais informações.

Se puderem e quiserem me dar mais informações estou aqui ;)


Eu ia fazer a mesma sugestão que o Patrão, uma yes ou GSR, que são motos completas por um preço mais em conta, mas a Factor é uma ótima moto, melhor que a Bis e não é tão visada como ela. Acredito que no quesito economia, a Factor é bem similar à Bis.

Quanto à economia em relação ao transporte público, dependendo da distância fica muito mais barato andar de moto. No meu caso, 20 Km de distancia e com uma 250 (mais custosa) empata o gasto, mas como eu ainda carrego minha filha, fica muito mais barato que o ônibus!!!!!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Dez 2016 09:41 #8 por cros
Respondido por cros no tópico Primeira Moto - Dia a Dia
Nessa linha de motos indicaria uma Intruder 125 semi nova com preço bem acessível. Ou tentaria um Off road (não sei tua altura) mas uma Tenere 250 semi nova tu pega na faixa dos r$ 10 mil

cros19.blogspot.com/
Porto Alegre

Falcon 2007
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.171 segundos