Viagem ao litoral sul da Bahia, pelo meio de Minas

17 Dez 2014 17:20 #1 por espinafre
Salve, salve!

Agora em janeiro vou dar uma motocada um pouco mais longe, de Brasília até o litoral sul da Bahia (estou pensando em Alcobaça). Meu trajeto é a BR-040; pelo menos até Três Marias, sei que é relativamente tranqüilo, apesar do tráfego pesado. E daí em diante, qual seria o melhor trajeto para uma moto com pneus de asfalto (ER-6N, no caso), e com a Dona Patroa na garupa? Prefiro belas paisagens, poucos buracos, e asfalto. Nesse tempo de chuva, existem muitos problemas de queda de ponte/barreiras/obras? E pedágio nessa região, principalmente entre Diamantina ou Serro e Teófilo Otoni ou Gov. Valadares? Tem disso?

Abraço, e agradeço desde já as dicas.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Dez 2014 15:26 #2 por DanielAlvares
No trecho entre Teófilo e Governador fique esperto com os guardinhas escondidos com radares e se prepare pra um calor danado, pois ali além do calor é abafado pra daná. O asfalto até o ano passado nessa região estava bom e não costuma ter deslizamentos nem nada nessa região.

Boa viagem!

Daniel Alvares - 883 Iron
Ouro Branco, MG.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: espinafre

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Dez 2014 17:00 - 30 Dez 2014 17:01 #3 por espinafre
Muito obrigado pela dica, Daniel. O trajeto já está bem definido, o que inicialmente era pra ser um "bate-e-volta" vai acabar virando um tour mesmo: saída de Brasília até Correntina, Bom Jesus da Lapa (às margens do São Francisco!), Ilhéus, e daí por toda a costa sul da Bahia, até Conceição da Barra no Espírito Santo; de lá, até Brasília de novo, aí sim pelo interior das Minas Gerais: Gov. Valadares, Serro, Três Marias, Paracatu, Unaí (essa voltinha é pra evitar uma entrada muito complicada, entre Luziânia e Brasília) e Brasília.

A rota vai ser parecida com isso:

Voltinha por Bahia e Minas

Haverá mais paradas no litoral baiano do que mostra o mapa (Belmonte, Santa Cruz de Cabrália, Arraial D'Ajuda, Trancoso e por aí vai), mas dá pra ter uma boa idéia. A única coisa que falta definir é a data da partida, mas acredito que é na próxima semana (a partir de 05/01/2015).

Ô 2014 que não passa!

Grande abraço!

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Jan 2015 20:09 - 28 Jan 2015 15:01 #4 por espinafre
Saímos dia 07/01 e voltamos ontem, 17/01, rodando no máximo 700 km em um dia nos trechos mais longos. Dormida em Bom Jesus da Lapa/BA e Ilhéus/BA. Paradas mais longas (2 dias) em Canavieiras/BA, Santa Cruz Cabrália/BA, Prado/BA, Conceição da Barra/ES e Serro/MG. Todos eles lugares fantásticos. Em 3500 km, pra não dizer que não houve problema, um frentista notou um prego no pneu traseiro em Itamaraju/BA, problema prontamente resolvido por um borracheiro por exorbitantes R$ 11,00 (com lubrificação da corrente inclusa).

Abaixo, chegada a Bom Jesus da Lapa, na ponte sobre o Rio São Francisco e com vista para o rochedo onde há a famosa gruta.







Estou brigando um pouco com as fotos, quando conseguir coloco mais.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.
Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jan 2015 15:05 - 28 Jan 2015 15:12 #5 por espinafre
Contabilizei os abastecimentos realizados durante a viagem. Maior média, 19,3 km/l entre Datas/MG e Curvelo/MG (muitas curvas, velocidades abaixo de 100 km/h), menor média 11,9 km/l, entre João Pinheiro/MG e Lagoa Grande/MG, ao longo da BR 040 (um dos trechos finais da viagem, doido pra chegar, mão pesada, velocidades até 170 km/h), média geral de 15,7 km/l.

Fico com a impressão de que poderia ser melhor levando em conta a média geral de velocidade, mas os alforges e a garupa devem ter tido uma influência grande nesse consumo.

Pneu traseiro (Metzeler Roadtec Z8) foi pro saco após cerca de 11.000 km. Acredito que o desgaste foi muito acelerado por causa do furo, que devo ter demorado a notar. O pneu dianteiro ainda está muito bom, então vou trocar só o traseiro mesmo (apesar de recomendações em contrário) por um modelo igual. A corrente também foi embora após 22.000 km (ficou oval), vou ter de trocar a relação. A lubrificação foi feita no início da viagem, no meio com cerca de 1900 km rodados, e ao chegar, com 3500. Deve ter havido algum erro na montagem ou regulagem da corrente durante a revisão de 18000 km que fiz antes de empreender a viagem.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jan 2015 15:17 #6 por espinafre
Curva:




Geradores eólicos perto de Brumado - BA:



... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.
Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.403 segundos