Qual o tipo de moto mais indicado para mim? (busco segurança)

15 Out 2016 12:52 #1 por renatov
Olá, apesar de eu já ter tido uma moto (Suzuki Yes) durante alguns anos, eu não entendo nada de motos e achei apropriado postar aqui pela temática "qual moto comprar". Antes de decidir por marcas, cilindradas etc, eu tenho uma dúvida mais essencial: qual o tipo de moto mais indicado para mim? É isso que eu procuro em uma moto, em ordem de importância:

1. Segurança (acima de qualquer coisa)
2. Bom custo/benefício
3. Baixo custo de manutenção
4. Conforto
5. Finalidade: andar na cidade a maior parte do tempo, às vezes na estrada em viagens curtas

Pensando sozinho eu cheguei à conclusão que talvez o tipo mais indicado para mim seja a custom. O que vocês acham? O que me faz pensar isso é o primeiro e mais importante item, segurança. Sei que boa parte da segurança se deve a mim, mas vocês também sabem que muito se deve aos outros. Eu quase me envolvi em acidentes fatais várias vezes com a Suzuki Yes por negligência dos outros. Uma moto custom eu acho que me traria mais segurança porque faz muito barulho, então os motoristas percebem mais facilmente que eu estou por perto, e também por ser grande, então os motoristas me enxergam com mais facilidade. Segurança pra mim é a maior preocupação. Mesmo. É o item que vai realmente decidir qual moto comprar. Vou usar a futura moto para trabalho pegando as principais e mais movimentadas vias de São Paulo. Com relação aos outros itens (conforto e finalidade de andar na cidade/estrada às vezes), também me parece que a custom seria indicada. Mas fico em dúvida com relação ao custo/benefício e custo de manutenção.

O que vocês acham? Por favor, deem suas opiniões. Por mais que eu já tive uma Suzuki Yes, eu sinceramente não entendo nada de motos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Out 2016 13:55 #2 por tough_monkey
Bom acho que um item que aumenta e muito a segurança em motos é o ABS, então acho que se vai comprar uma moto nova ou semi-nova pensando em segurança esse é um item quase obrigatório, agora quanto a questão da moto custom eu discordo, e digo isso porque eu valorizo muito a agilidade e a capacidade de monobrar a moto o que no caso das customs acaba sendo um pouco mais limitado se for comparar com outras motos. Entretanto quem anda de custom já tem uma maneira de conduzir completamente diferente, você dificilmente vai ver uma custom rodando num corredor por exemplo então acho que se vai partir pra uma custom depende e muito do que você valoriza em uma moto.

Atual: Bros 125 ES


Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: renatov

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Out 2016 14:05 #3 por renatov
E qual tipo de moto você recomendaria em vez do tipo custom, tendo em vista que estou buscando segurança e aqueles outros itens que citei?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Out 2016 15:11 #4 por tough_monkey
Eu fiz uma pesquisa rapida no google e a moto (zero) com ABS mais em conta no Brasil no momento é a XRE190, a honda apesar de receber criticas em varios pontos tem como um dos seus fortes o custo de manutenção, é facil de encontrar peças de reposição sejam originais ou de outras marcas tão boas quanto as originais, a XRE190 tem outro fator positivo que é a ergonomia e visibilidade que a posição de dirigir mais ereta proporciona, eu não sei especificamente o caso da XRE190 mais a minha Bros tem um assento muito confortavel o que ajuda e muito em viagens mais longas isso sem falar na suspensão mais alta que também ajuda no conforto, e por esta pilotando em uma posição mais alta você tambem consegue enxergar o que esta acontecendo a sua volta com mais facilidade. Caso você não goste tanto de uma moto alta como a XRE a proxima opção seria a nova twister eu não sei ao certo se tem muitas outras motos no segmento com ABS mais essas são as que eu conheço que estão mais em conta. E quanto ao motor acredito que a XRE190 tenha um motor bom o suficiente para alguma eventual viagem, mais tanto uma 190 quanto uma 250 com é o caso da XRE e da Twister elas andam no limite nas estradas, então se o foco for fazer viagens talvez seja interessante procurar por opções no segmento de motos com 500cc ou mais.

Atual: Bros 125 ES


Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: renatov

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Out 2016 21:53 #5 por Patriarca
Não se esqueça que a segurança da moto é ativa, depende totalmente de você, independente do modelo.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Out 2016 08:07 #6 por Chicolau
Segurança é o jeito que vc conduz a moto :evil: :evil:
conforto são são as trails ou um banco especial
custo beneficio são as 250 ténéré e a fazer
agora 250 na estrada vão bem ,só falta um pouco de motor nas ultrapassagem ,
e depende do peso da pessoa da garupa e do que carrega nas viagem :evil:

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Out 2016 00:07 #7 por renatov

tough_monkey escreveu: Eu fiz uma pesquisa rapida no google e a moto (zero) com ABS mais em conta no Brasil no momento é a XRE190, a honda apesar de receber criticas em varios pontos tem como um dos seus fortes o custo de manutenção, é facil de encontrar peças de reposição sejam originais ou de outras marcas tão boas quanto as originais, a XRE190 tem outro fator positivo que é a ergonomia e visibilidade que a posição de dirigir mais ereta proporciona, eu não sei especificamente o caso da XRE190 mais a minha Bros tem um assento muito confortavel o que ajuda e muito em viagens mais longas isso sem falar na suspensão mais alta que também ajuda no conforto, e por esta pilotando em uma posição mais alta você tambem consegue enxergar o que esta acontecendo a sua volta com mais facilidade. Caso você não goste tanto de uma moto alta como a XRE a proxima opção seria a nova twister eu não sei ao certo se tem muitas outras motos no segmento com ABS mais essas são as que eu conheço que estão mais em conta. E quanto ao motor acredito que a XRE190 tenha um motor bom o suficiente para alguma eventual viagem, mais tanto uma 190 quanto uma 250 com é o caso da XRE e da Twister elas andam no limite nas estradas, então se o foco for fazer viagens talvez seja interessante procurar por opções no segmento de motos com 500cc ou mais.


Eu dei uma pesquisada sobre essa XRE e encontrei muita gente reclamando de problemas mecânicos, principalmente de quebra de cabeçote. Qual seria a trail mais indicada, com melhor custo benefício, de pelo menos 250cc e com freio abs, você saberia?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Out 2016 15:36 - 23 Out 2016 15:39 #8 por tough_monkey

renatov escreveu:

tough_monkey escreveu: Eu fiz uma pesquisa rapida no google e a moto (zero) com ABS mais em conta no Brasil no momento é a XRE190, a honda apesar de receber criticas em varios pontos tem como um dos seus fortes o custo de manutenção, é facil de encontrar peças de reposição sejam originais ou de outras marcas tão boas quanto as originais, a XRE190 tem outro fator positivo que é a ergonomia e visibilidade que a posição de dirigir mais ereta proporciona, eu não sei especificamente o caso da XRE190 mais a minha Bros tem um assento muito confortavel o que ajuda e muito em viagens mais longas isso sem falar na suspensão mais alta que também ajuda no conforto, e por esta pilotando em uma posição mais alta você tambem consegue enxergar o que esta acontecendo a sua volta com mais facilidade. Caso você não goste tanto de uma moto alta como a XRE a proxima opção seria a nova twister eu não sei ao certo se tem muitas outras motos no segmento com ABS mais essas são as que eu conheço que estão mais em conta. E quanto ao motor acredito que a XRE190 tenha um motor bom o suficiente para alguma eventual viagem, mais tanto uma 190 quanto uma 250 com é o caso da XRE e da Twister elas andam no limite nas estradas, então se o foco for fazer viagens talvez seja interessante procurar por opções no segmento de motos com 500cc ou mais.


Eu dei uma pesquisada sobre essa XRE e encontrei muita gente reclamando de problemas mecânicos, principalmente de quebra de cabeçote. Qual seria a trail mais indicada, com melhor custo benefício, de pelo menos 250cc e com freio abs, você saberia?


Cuidado pra não confundir a XRE190 com a XRE300, a linha 300cc da Honda tinha esse problema mais até onde eu sei a XRE190 ainda não mostrou nenhum problema do tipo.

segue um link do reclame aqui sobre a XRE190
www.reclameaqui.com.br/busca/?q=XRE%20190

Atual: Bros 125 ES


Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Out 2016 22:29 #9 por renatov

tough_monkey escreveu:

renatov escreveu:

tough_monkey escreveu: Eu fiz uma pesquisa rapida no google e a moto (zero) com ABS mais em conta no Brasil no momento é a XRE190, a honda apesar de receber criticas em varios pontos tem como um dos seus fortes o custo de manutenção, é facil de encontrar peças de reposição sejam originais ou de outras marcas tão boas quanto as originais, a XRE190 tem outro fator positivo que é a ergonomia e visibilidade que a posição de dirigir mais ereta proporciona, eu não sei especificamente o caso da XRE190 mais a minha Bros tem um assento muito confortavel o que ajuda e muito em viagens mais longas isso sem falar na suspensão mais alta que também ajuda no conforto, e por esta pilotando em uma posição mais alta você tambem consegue enxergar o que esta acontecendo a sua volta com mais facilidade. Caso você não goste tanto de uma moto alta como a XRE a proxima opção seria a nova twister eu não sei ao certo se tem muitas outras motos no segmento com ABS mais essas são as que eu conheço que estão mais em conta. E quanto ao motor acredito que a XRE190 tenha um motor bom o suficiente para alguma eventual viagem, mais tanto uma 190 quanto uma 250 com é o caso da XRE e da Twister elas andam no limite nas estradas, então se o foco for fazer viagens talvez seja interessante procurar por opções no segmento de motos com 500cc ou mais.


Eu dei uma pesquisada sobre essa XRE e encontrei muita gente reclamando de problemas mecânicos, principalmente de quebra de cabeçote. Qual seria a trail mais indicada, com melhor custo benefício, de pelo menos 250cc e com freio abs, você saberia?


Cuidado pra não confundir a XRE190 com a XRE300, a linha 300cc da Honda tinha esse problema mais até onde eu sei a XRE190 ainda não mostrou nenhum problema do tipo.

segue um link do reclame aqui sobre a XRE190
www.reclameaqui.com.br/busca/?q=XRE%20190


Ah sim... é que eu a XRE190 tá muito cara pra uma 190cc, né? Pelo que eu li, o alto custo é o "custo Brasil" chegando para o mercado de motos. Como brasileiro é tonto de pagar preços abusivos por carros, parece que estão tentando levar essa tendência pra motos agora e essa XRE190 tá com um preço muito mais alto do que ela vale.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Out 2016 23:24 #10 por tough_monkey

renatov escreveu:
Ah sim... é que eu a XRE190 tá muito cara pra uma 190cc, né? Pelo que eu li, o alto custo é o "custo Brasil" chegando para o mercado de motos. Como brasileiro é tonto de pagar preços abusivos por carros, parece que estão tentando levar essa tendência pra motos agora e essa XRE190 tá com um preço muito mais alto do que ela vale.


Sim tem esse problema do preço mais qualquer moto com ABS é mais cara do que uma versão sem ABS a diferença de preço por conta do ABS fica mais ou menos uns R$2.000,00 mais se você estiver interessado em motos com ABS essa é a mais em conta até o momento, entretanto se você acha que é melhor partir para o mercado das motos 250/300cc já existem outras opções mais ai tudo fica mais caro, não só o preço da moto mais o preço de manutenção, peças de reposição, consumo de combustivel e etc não que o aumento do custo de manutenção em uma moto 250/300cc seja proibitivo mais dá uma diferença no fim do mês.

Atual: Bros 125 ES


Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: renatov

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Nov 2016 09:06 #11 por cros
Já tive umas 15 motos e dessas as únicas que me trazem saudades são as RD-200 e as CB-400 das quais tive duas cada uma.
Depois disso as escolhas (aqui na banania) são poucas, a gente compra o que tem e o que pode conforme a grana disponível e diga-se de passagem, o que tem não vale toda essa fortuna.

Hoje depois de muito tempo, tenho vontade de comprar outra, mesmo com as péssimas condições fisicas, "coluna". As opções são poucas e os preços são absurdos. Minha última foi uma Tenere 250, moto boazinha, mas o motorzinho de compressor de geladeira é uma ECA.

Não quero mais moto de 1 cilindro, pelo menos farei uma força sobre-humana em não pegar outra, a Inazuma 250 talvez fosse uma opção, a V-Strom 250 não deve chegar aqui nessa década, sobra pouca coisa, talvez volte a reforma da CB-400 que está encostada na garagem.

cros19.blogspot.com/
Porto Alegre

Falcon 2007

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.146 segundos