Minha Primeira Moto Fan 125 ou Factor 125?

22 Jun 2016 11:33 #1 por Filipe Ramonn
E aí Galera. Não entendo nada de moto.
Vou tirar minha carteira e comprar minha primeira moto.
Pesquisei bastante (ainda estou pesquisando hehe). E tô em dúvida sobre a Fan 125cc e a Factor 125cc.

O QUE EU PRECISO:
Preciso de uma moto Barata, econômica, tanto em questão de combustível quanto em manutenção, confortável com boa pra dirigir. (O uso seria sempre com garupa)
Não Quero uma moto que corra muito, mas se a moto tirar 100, 110 ou 120 na pista (com garupa) pra mim ja ta de bom tamanho.
Que ande bem na pista e na terra e que seja econômica,

MEU USO:
O uso seria pro dia a dia, casa, trabalho, faculdade e uma ou duas vezes por mês viajo pro interior, 1 hora na estrada e cerca de 15 a 40 minutos, isso indo de carro, em estrada de terra (terra, barro, pedra, areia fina, buraco, estrada acabada mesmo), tem 3 estradas pra escolher

Meu desejo seria uma XTZ (apesar de que li que a XTZ não corre muito em estrada) ou uma BROS ou alguma moto nesse estilo, pelo fato de eu viajar pro interior 2 vezes por mês (e com uma moto dessas com certeza vou querer pegar trilha e tal, hehe).
Queria uma nesse estilo (trail?), maaas, pelo valor vou ter que me contentar com uma street (por enquanto).

O QUE EU APRENDI:
Que a Factor é mais confortável (inclusive o apoio do pes é fixo, enquanto o da fan é preso ali pelo amortecedor e fica xacoalhando)
A Factor é mais bonita (minha opinião: concerteza), entre outros detalhes pequenos que fazem a diferença.
Minha preferência por enquanto ta na factor, mas como não entendo de P#*$@ nenhuma de moto.

NOVA OU USADA?
Minha intenção é comprar uma nova por conta da garantia e tal, a honda parece e que 3 anos de garantia, mas e a yamaha?

freio a disco ou tambor? e as rodas? Normal ou liga leve? Com ou sem câmara de ar?
Qual o risco de estourar o pneu na estrada?
Duvidas de um mero iniciante! : )


Mas e aí que vocês me aconselham??
Fan 125 ou Factor 125?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Jul 2016 15:20 #2 por introvigne
Boa tarde ! Estou juntando dinheiro a alguns meses para comprar a minha primeira moto também , tenho pouca experiência , mas desde que tomei gosto por motos procuro pesquisar cada vez mais para me manter sempre informado . Pois bem ... Vamos lá . Na minha opinião eu iria de fan 125 , apesar de ela ser um pouco menos econômica que a factor( factor faz cerca de 40 km/l , cg fan e menos confortável , ela tem uma revenda melhor em comparação a factor , se você pretende vender a moto em um futuro próximo para adquirir uma melhor acredito que é melhor ir de Fan . A factor tem um visual mais moderno , é mais confortável , e mais econômica . Procure fazer um teste nas duas motos , e fique com a que te agradar mais . No seu caso, vai pegar estradas ruins , eu optaria por uma Bros 150 , ou como você mencionou , uma XTZ 125 , como você vai pegar estrada , se for optar por uma dessas , eu optaria pela Bros , ela te dá um pouco mais de potencia nas estradas , e mais conforto .. Na minha opinião não compensa pegar uma moto da categoria 125 - 150 nova , todo mundo sabe que moto nova é moto nova , mas , depende muito ,não compensa você financiar 7 mil em uma moto dessa ( a não ser que de uma entrada ) , a moto nova perde valor muito rápido . Aqui na minha cidade encontro uma cg 125 do ano 2012 por 4 mil reais , em bom estado .. Entre tirar uma moto zera da categoria 125 e pegar uma usada , eu optaria por uma usada , que você pode comprar à vista e se livrar de um financiamento da 125 , se você tem a grana em mãos , é mais vantajoso você dar de entrada em uma 250 e financiar o resto em poucas parcelas , ou até mesmo comprar à vista . Na categoria 250 você tem mais opções ... tem a fazer , twister , lander , next , cb 300 , tornado ( você pode encontrar por um preço bom ) entre outras ...

Esperto ter ajudado !
Abraço
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca, Filipe Ramonn

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Jul 2016 19:39 #3 por trioschivitor
Filipe e Introvigne,
eu me encontrei na mesma situaçao que vocês no inicio do ano passado, quando finalmente tinha em mãos um boa quantia para comprar minha primeira, moto, usada.
hondas, fora de cogitação pra mim, não gosto do visual da maior parte delas e o fator roubo me fez vetar as motos dessa marca.
fiquei entre suzuki e yamaha, e como eu não queria moto street e sim trail, optei pela xtz 125 X, a versão motard.
Foi a melhor compra que já fiz na minha vida, comprei uma 2013 com 947 km rodados, uma verdadeira mosca branca, com poucos ralados(antiga dona caiu, ficou com medo e resolveu vender).
Muita gente escreve na internet que é uma excelente moto para aprender, sem muita potencia e leve, eu pude comprovar isso na pratica já que não sou alto(1,60m) e forte, e nao tive muitos problemas além de acostumar com a moto no uso diario.
xtz e factor 125 possuem o mesmo motor 125, muito economico, minha médias são sempre 40, 39, 41, 42, sempre nessa faixa, usando boa gasolina e cuidando da limpeza do carburador.
dois pontos fracos da xtz é o farol, mas acredito que todas as motos pequenas devem ter farol deficiente, além do banco, muito fino e desconfortável mais de meia hora dentro da cidade.
um problema que acontece nas xtzs pós 2010, que tb acontece na factor, é o carburador a vacuo com sensor, que fica com um vazamento de gasolina pelo suspiro. Um saco! me irritei muito até descobrir uma solução, todo mundo falando que tinha de trocar o carburador por um novo(1000 reais) porque a yamaha nao vende a peça(sede) que tem de ser trocada, então eu me recusei a aceitar e fiquei 4 meses com esse vazamento sempre que estacionava até que descobri que a suzuki yes/instruder/gsr 125 utilizam o mesmo carburador e que a suzuki vende a peça que tem de ser trocada, a agulha e sede. problema resolvido, felizmente.
recomendo muito a xtz 125 pra quem vai aprender a andar e pegar a manha.
fora esse problema do carburador que felizmente eu achei solução e estou divulgando em todos os foruns que participo na internet, a moto é show, não dá problema, e o que dá problema por aí, as peças são baratas e a maior parte dos mecanicos consegue mexer.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Filipe Ramonn, introvigne

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Jul 2016 15:10 #4 por introvigne
Em relação a xtz , qual foi a sua forma de aquisição ? Eu trabalho mas não ganho muito , cerca de 1000 reais liq, to pensando em dar uns 3 , 4 mil de entrada numa moto dessa , se for necessario , um financiamento em poucas parcelas ( no maximo 1 ano ) , acha que é tranquilo ? da pra manter?

Valeu !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Jul 2016 10:24 #5 por miguelrmart
também estou juntando dinheiro para comprar uma mota!! :cheer:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Jul 2016 15:01 #6 por Filipe Ramonn
Vi agora esse mês que saiu a nova Factor 125 i, Flex, partida elétrica, freio a disco na dianteira, farol mais moderno, muito massa.
Já vi tanta coisa a favor da factor que acho que vou acabar pegando ela mesmo. hehe.
Valeu pelas dicas!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.134 segundos