Lenda da troca de óleo a cada 1000km ? Quem inventou ?

21 Set 2013 20:28 #16 por Soueu
Tem mecânico que acredita que o procedimento (1000km) evita borra de óleo. E tem usuário que acredita que mecânico e frentista sabe mais que engenheiro e fabricante ;)

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29 Set 2013 11:21 #17 por EduLoner
Eu sigo a tabela das revisões que consta no manual.
1° troca com 1000Km
2° troca com 3000km
a partir da 3° revisão, as trocas são feitas a cada 3000km e junto sempre troco o filtro.

A única alteração que fiz foi mudar de óleo mineral SAE 20W-50 para semi-sintético SAE 15W-50, seguindo a recomendação do manual.

Uma vez perguntei a um preparador de automóveis sobre uma dúvida que tinha quanto aos aditivos e ouvi isso: "Óleos lubrificantes atuais não precisam de aditivos assim como não se coloca açúcar no refrigerante!"

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05 Out 2013 07:35 #18 por Harada

EduLoner escreveu: Eu sigo a tabela das revisões que consta no manual.
1° troca com 1000Km
2° troca com 3000km
a partir da 3° revisão, as trocas são feitas a cada 3000km e junto sempre troco o filtro.

A única alteração que fiz foi mudar de óleo mineral SAE 20W-50 para semi-sintético SAE 15W-50, seguindo a recomendação do manual.

Uma vez perguntei a um preparador de automóveis sobre uma dúvida que tinha quanto aos aditivos e ouvi isso: "Óleos lubrificantes atuais não precisam de aditivos assim como não se coloca açúcar no refrigerante!"


Diria que está corretíssimo! Só para observar -notaram que já desapareceu nos postos de gasolina o serviços de aplicação de graxas?

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05 Out 2013 14:43 #19 por rafael.rodrigues1
apenas uma observação: os motores dos carros americanos nao sao tao melhores que os nacionais, a diferença esta justamente no ambiente em que estes motores trabalham. enquanto nos EUA os veiculos trafegam em um clima diferente, com ruas bem pavimentadas e com gasolina de boa qualidade, no Brasil os veiculos sofrem em nossas vias esburacadas e de terra, onde o proprio manual recomenda antecipar a troca em condições severas de uso, no caso carro e moto no brasil tem que ser tao fortes quanto os tanques do exercito!

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07 Out 2013 14:50 #20 por gabriel nappi.carvalhaes
Boa tarde, amigos!

Eu tenho muitas dúvidas quanto à manutenção periódica de motos, sou novato no motociclismo e ainda não está muito claro pra mim qual tipo de manutenção preciso fazer e com que frequência. Por exemplo: óleo e filtro, verificação de freios, pastilhas e fluidos, lubrificação de corrente, amortecedores, etc.

Um colega me disse para passar lubrificante de corrente toda vez que tomar uma chuva, após secar a moto, é aconselhável?

,,/

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07 Out 2013 20:48 #21 por Stranger in Black
Gabriel, sim e não. Não é via de regra, pois a chuva não retira a lubrificação, por causa da viscosidade dela, o óleo repele uma parte grande, mas a manutenção preventiva nunca é demais. Vc pode observar, e se achar que a lubrificação ainda é efetiva, não precisa lubrificar de novo, se achar que está ressecada, apenas sujando sem lubrificar, pode lubrificar novamente. Quando a moto estiver no cavalete central, acione a 1ª marcha e acompanhe também o barulho, vc vai reparar a diferença de um rangido ressecado para um ruído sem atrito excessivo.
Sobre a manutenção periódica, acompanhe sempre no manual do fabricante, tem uma tabela que orienta isso. Nunca use nenhum equipamento sem ler o manual, a não ser que não se importe de depender de mecânico para tudo... ;)

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07 Out 2013 21:21 #22 por Patriarca
Só complementando o comentário do Stranger, dependendo da chuva também, pode grudar sujeira na corrente, pois ao invés de lavar ela faz é lama, daí é aconselhável lavar e lubrificar a corrente sim. :)

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07 Out 2013 22:47 #23 por Stranger in Black
E aih, Patriarca, teremos um esmeril se não lavar... :woohoo: :woohoo: :woohoo:
Obrigado por complementar... ;)

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