Titan 150, trocar óleo a cada 4 mil km ?

01 Abr 2010 20:58 #1 por Bruno Oliveira
Aew pessoal, é o seguinte, no manual da titan 150 fala que o óleo deve ser trocado a cada 4.000 km, mas ja ouvi vários casos em que o proprietário seguiu o manual e o motor da moto foi pro pau, e que seria proveniente das trocas a cada 4.000, e falam que deve trocar em no máximo 2.000. E agora ?? seguir o manual ou ouvir a opinião dos colegas ??



Bruno Oliveira40269,9997916667

Não abuse da velocidade, mais ante chegar atrasado nessa vida do que adiantado na outra !



Arroio do Sal, RS

CB 300R C-ABS 09/10 Vermelha

Ex - Titan 150 EX Mix Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Abr 2010 14:44 #2 por mdorigon
Rapaz, eu tenho uma yes, e tive uma intruder antes, e seguia o manual. Troco sempre de 3000 em 3000 e não tenho problemas. Uso sempre oleo de otima qualidade, não o recomendado pelo fabricante, mais um que atenda e ultrapasse o que ele recomenda e uso ela de boa, não costumo percorrer percursos menores que 10 km com ela, tb tenho cuidado com o qualidade do combustivel e naum ando no modo valentino rossi a todo momento. Tudo isso influencia e muito. Se vc usa a moto mais ou menos como eu, acho que não tem problema, só que não use o oleo recomendado pela honda, que é muito ultrapassado, use opções melhores, como yamalube ou o gp lubrax, que são melhores que o mobil e com preço compativel. Tb tem opções mais caras, como motul, elf, etc...eu uso um de 26 reais o litro e ando os 3000 km sem problemas, conforme o manual da suzuki. Importante : se o motor do cara foi pro pau pq trocava de 4000 em 4000 tem que ver o pq, acredito sinceramente que algo de errado aconteceu, tipo nivel baixo de oleo, ou uso muito intenso consumindo o mesmo e degradando ele ou até os dois motivos juntos. Fique sempre de olho no nivel de oleo amigo pra não ter surpresas.

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Abr 2010 02:48 #3 por Xamã
Bruno,

sempre que posso, menciono aqui no fórum que a qualidade e a quantidade do óleo utilizado em um motor são aspectos que influenciam muito nos prazos de troca.
Em motores pequenos e refrigerados a ar, como os das 125 e 150 na sua grande maioria, cujos cárteres não levam quantidade muito maior que um litro de óleo, a influência dos fatores supramencionados (qualidade e quantidade) passa a ser ainda maior.
Óleo ruim com pouca quilometragem rodada é desgaste maior para todas as peças móveis. Por outro lado, pouco óleo significa superaquecimento de todo o conjunto mecânico, haja vista o lubrificante desempenhar também a função de refrigeração.
Se achar que a qualidade do óleo indicado pela Honda não atende ao requisito qualidade, passe a usar um óleo melhor. Para saber o que significa óleo melhor, busque sempre um produto que tenha um grau API de homologação maior, do tipo "SL" ou "SM".
Se não souber do que estou falando, é só procurar na embalagem do óleo se há a inscrição "API - SG" ou "API - SL". Quanto maior no alfabeto a letra que se seguir ao "S", melhor será o grau de aditivação do óleo e, consequentemente, maior proteção estará sendo concedida ao teu motor.
Quanto aos prazos, adiantar a troca pode ser a saída caso opte por manter o óleo recomendado pela fábrica. Se existe a dúvida de que o produto não está aguentando a quilometragem especificada no manual, não corra riscos. Troque o óleo mais cedo e seja feliz.
A título de curiosidade, dê uma olhada neste tópico:

http://www.Motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=9055&P N=1

Tem muita coisa lá que deve te interessar.

Um abraço grande,
Xamã

Suzuki Intruder 125 2008/2008 (Mulata)



Sundown Hunter 125 2010/2010 (New "Red runner")



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Abr 2010 20:13 #4 por Bruno Oliveira
Aew pessoal, hoje fui fazer a primeira revisão da minha moto, gastei R$ 16,00 com o óleo. Um mecânico da honda falou pra mim trocar o óleo de 1000 em 1000 km.

Acho que os caras que desenvolveram o manual devem ter fumado um cigarro de orégano antes...kkkkkk

Não abuse da velocidade, mais ante chegar atrasado nessa vida do que adiantado na outra !



Arroio do Sal, RS

CB 300R C-ABS 09/10 Vermelha

Ex - Titan 150 EX Mix Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Abr 2010 04:36 #5 por mdorigon
1000 em 1000 ? Cara pensa no tanto de oleo que vc vai trocar a toa...e o impacto pro meio ambiente. Não acredito que se vc usar um oleo bom de qualidade e andar com a moto coerentemente vc precise trocar de 1000 em 1000. Sinceramente, isso é jogar dinheiro e recursos naturais na lata do lixo.

mdorigon40274,3190972222

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Abr 2010 08:33 #6 por Bruno Oliveira
mdorigon, tb acho muito curto o espaço de km, quem sabe de 2000 em 2000 km ? seria a metade que o manual recomenda.

Não abuse da velocidade, mais ante chegar atrasado nessa vida do que adiantado na outra !



Arroio do Sal, RS

CB 300R C-ABS 09/10 Vermelha

Ex - Titan 150 EX Mix Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Abr 2010 09:06 #7 por mdorigon
Bem ja é melhor...mas tente utilizar outro oleo de melhor qualidade, como o gp lubrax api sl ou yamalube api sl. O mobil preto e o cinza são api sf ainda...vai ver por isso que todo mecanico de honda recomenda trocar de 1000 em 1000. Vc tb tem outras opções...eu uso um da elf api sh semi sintetico...é mais caro. Mas rodo os 3000 km de boa com ele. Bem tem muita coisa que influencia, como eu disse antes. Existe uso severo e uso moderado do motor...uso severos realmente desgasta mais rapido o oleo. Tem que ver onde vc se encaixa. Usar a moto esticando tudo que as marchas aguentam, usar a moto em percursos pequenos, tipo uns 5 km de manhã e 5 km a noite sem dar tempo dela aquecer o motor e o oleo, usar em estradas de terra, combustivel duvidoso...isso tudo é um uso severo. Ai não tem jeito, o melhor é procurar um bom oleo e diminuir o intervalo de troca. Se eu rodasse em algumas das condições acima, dos 3000 km eu diminuiria para uns 1500 ou 2000 km (na minha yes)sempre de olho no nivel, pq em determinadas condições acima seu motor pode e vai baixar o nivel de oleo. Dependendo de qto baixar e melhor trocar do que completar. Bem fica ai minha dica pra vc...veja o tipo de uso de sua moto e tente melhorar a qualidade do oleo. Até pq rodar 1000 km e parar pra trocar de novo é um saco, um desperdicio, e de boa, esses mecanicos as vezes gostam é de ganhar dinheiro em cima dos outros.

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Abr 2010 12:00 #8 por leonardozanella
É amigão, titan é isso ai.


Dependendo da tocada, se for mais leve e tal, pode esticar um yamalube por 1500km, mas se for mais puxada (tipo a minha), é 1000 em 1000 sem choro.


Pode perceber que quando vai chegando nos 900km rodados, a moto começa ficar mais barulhenta quando quente, isso é por que a viscosidade do óleo já está diminuindo.


Conselho de amigo, 1000 em 1000 é o ideal.


Conheço cara que estourou motor de 150 0km, tirou da concessionária rodou os 1000km, fez a revisão e saiu, chegando em 3500km secou o óleo, motor foi-se.


As 150 tem característica de baixar um pouco o óleo, trocando de 1000 em 1000 você não corre muito esse risco, e prolonga a vida útil do motor, rodando sempre com óleo bom.


Recomendo para a 150 os óleos: Yamalube, Repsol e Motul.

Preservem nosso Planeta, ele é o único que tem CERVEJA!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Abr 2010 12:58 #9 por mdorigon
Mas vem ca : Ela abaixa tanto o oleo assim pq ? Pelo seu relato da até medo...

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Set 2010 20:01 #10 por Sherizade
Quase caio nessa conversa do manual também,


A minha CG 150 tava com 2mil km e ia esperar rodar 4.000km pra fazer a revisão e trocar o óleo..


Por sorte um amigo moto táxi me avisou para trocar o óleo a cada 1.000km rodados pq senão ia bater o motor...





O manual da honda peca muito, não informa esse tipo de coisa e a gente que tem que arcar com o prejuízo depois...

"É que na minha idade, só a velocidade anda junto a mim..."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Set 2010 13:14 #11 por mdorigon
Sherizade, pq vai bater o motor ? Tem cada uma...os mechanicos manjão mais que o manual da honda... Cara, coloca um oleo bom e teste. De boa, confira o nivel do oleo sempre...pelo que vejo todo motor que acaba tendo problemas é de motoristas que não conferem o nivel de oleo...o cara quer andar 4mil mas nunca ve se o nivel ta certo, ai funde pq não tem oleo e o manual da honda não presta.

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Set 2010 17:04 #12 por Sherizade
Bem, quem usa a moto direto sempre diz isso, que tem que trocar a cada 1.000km, que o óleo é a vida útil do motor, e por aí vai...


Quanto a qualidade, a honda recomenda utilizar o Mobil, e nunca tive problemas quanto a isso (embora muita gente jure de pés juntos que o mobil não presta, que testaram outras marcas e tals...)

"É que na minha idade, só a velocidade anda junto a mim..."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Set 2010 17:43 #13 por mdorigon
Bem, cada um cada um... eu troco oleo de 3000 em 3000 conforme o manual e não tenho problema. Qto ao mobil...digamos que ele seja bonzinho, mas acredite, tem coisa melhor do que um oleo de especificação do final dos anos 80 vc não acha ? Ele ja teve o seu tempo.

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Set 2010 17:53 #14 por Blender
Isto tudo e muito relativo... o motor das CGs realmente gasta um pouco mais de óleo que os motores da yes e da Intruder mas posso garantir que a fabrica não faz indicações erradas quanto a manuntenção o problema é que os testes são sempre feitos em situações controladas ou de uso normal não ha como simular todas as situações de uso que existem.

Exemplo um motoboy de São Paulo roda mais de 75% do tempo em rotações altissimas proximo a corte do motor e o resto em transito que varia de muito pesado a muito leve... Num regime de uso deste não é surpresa que o melhor dos óleos deva ser trocado em 1500 ou mesmo 1000 quilometros.

Entretanto o mesmo oleo pode durar os tais 4000 KMs para um cara que mora no interior de Minas e nunca passa de 60/70 KM/h!!!

No entanto outro cara que roda no interior da Bahia num sol de 35 Graus e numa estrada de terra cheia de poeira pode gastar tanto óleo quanto o motoboy paulista!!

A moto não é uma arma é o simbolo da liberdade então não mate nem morra com ela.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Set 2010 18:22 #15 por mdorigon
Nem todo moto boy ta em Sampa. Mesmo aqui na minha city q o transito é ridiculo de carro, moto vai de boa. Quem anda enrolado mesmo é os mais carniceiros, naum tem jeito. E o jeito que eles guiam...sempre com o giro alto, trocando marcha qdo o motor corta e assim vai não é muito parametro pra nada...a não ser de exemplo do que não fazer.
Agora sei la, motor consome oleo mesmo, é natural. E é natural olhar o nivel dele uai...tem gente que não lembra disso. O fogo é trocar oleo bom de 1000 em 1000...poluindo a natureza.

Yes azul 08/08 filtro de ar esportivo, escape sarachu, vela denso iridium power e oleo 10w40 sintético ipiranga, bau gow de 33 litros e bolha ministandard motovisor fumê e gps orange g350m

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.281 segundos