Sou novo no forum e gostaria que vcs tirasem uma duvida. Tenho uma 150, ano 2004, e quando a ligo pela 1º vez, sai uma fumaça branca pela descarga(variando as vezes sai muita, as vezes pouca), ate ela esquentar um pouco. gostaria de saber se isso e normal.
caro amigo pode ser retentor de valvulas , isso ocorre pq quando vc deixa o motor desligado o oleo penetra pelo retentor queimando-o quando vc dá a partida , pode ser tbm a qualidade do combustivel ou dependado da kilometragem pode ser a hora de fazer o motor . abraços
Olha car aeu tbm tenho uma Cg 150 04/05 e ela fuma de manhã tbm, após esquentar o motor para de sai fumaça brança com cheiro de óleo.
Levei em vários mecânicos e todos me falaram que utem q reformara o motor, trocar o kit de pistão e anéis e fazer retifica na camisa.
Andei lendo por ai sobre esse tipo de sintoma e o pessoal fala que é retentor de válvula (by matins82). A minha CG está com 26750Km acho que é pouco km para fazer motor!
olhe bem esse sintoma pois senão vai ter q gastar + ou - uns R$250,00 para fazer o motor, enquanto a parte de válvulas sai uns 30pila!
agora pergunto, no caso da minha CG com 26750Km, será que temho que fezer o motor ou é retentor de válvula, com testar ambos? (essa pergunta serve tbm para o Sennax!
... qnd é motor a fumaça n para, ao contrário qnt mais quente o motor mais sai fumaça, agora qnd é retentor normalmento só qnd liga msm!!! uns 4 a 5 min.. depois para!!!
... apesar da baixa quilometragem pd sim ser hora de fz o motor, por uma eventual irregularidade nas válvulas, como válvula empenada.. ou com a camisa do pistão riscada.. e outros fatores!!!
... isso pd acontecer msm com a baixa kilometragem!!! motos que andam sem filtro, a demora para troca de óleo!!! ou óleo de má qualidade!!!
...vários fatores podem ocasionar irregularidades precoces no motor!!
... o próprio "amaciamento de motor" .. que mts fazem de modo errado, pode danificar e diminuir o tempo de vida do msm em milhares de Km..!!!
... o ideal é levar em um mecânico de confiança, que ele faz o diagnóstico correto pra vc!!!
cara eu tenho uma cg 125 2004 tbm fazia isso mas so nas proimeiras aceleradas da manha, dai parava. Depois regulei as valvulas e regulei o carbura e paro é bem provavel que seja as valvulas.
... se for regulagem valvulas ou retentores ta bom, agora se for valvula torta, ou camisa do pistão, vai dar uma dorzinha de cabeça viu!!! se vc n mandar a motoka ora autorizada, tem que mandar pra um mecânico de confiança msm!!!
... tem mts mecanicos que dão um "passe" no motor, n passa nem 6 meses e ja ta fumando de novo!!! ai vc volta no mecânico e ele fala qie vc que n sabe usar a moto!
senax, se o oleo não estiver baixando muito, desencana porque é o retentor de valvulas e não tem problema nenhum deixar assim, ou você pode mandar trocar o retentor, custa uns $15,00 o par de retentor mais a mão de obra.
Citaram tambem valvula empenada, se a moto tá dando marcha lenta é sinal que as valvulas estão boa, quando empenam ela não veda direito e a moto não da regulagem da marcha lenta.
Esse problema com retentor é muito comum em qualquer moto, desde as pequenas até as grandes, não precisa ficar preocupado não deixando faltar oleo pode rodar a vontade.