Manutenção da Corrente de Motocicletas

28 Jul 2009 18:44 #31 por Superman
Prefiro a mistura, alguns cuidados antigos pra mim ainda não foram superados pela modernidade.

Jamais o fracasso conseguirá me surpreender; se a vontade de vencer for mais forte!



CG 150SPORT 07 >>>
CBX 250 TWISTER 07>>> CB 300 10

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28 Jul 2009 20:13 #32 por Gogeta
Tranquilo, Tasmotos... legal saber q vc é um "tiozao moderno" ...

Sobre os sprays é como vc disse, deve ter uns vagaba q nao lubrificam bem mas os de boa procedencia, na minha opiniao, no minimo sao tao eficientes qto o oleo 90...

tasmotos escreveu: 1- Em geral os oleos utilizados nos spray são muito finos, ou seja não são Sae 90 indicados pelos fabricantes de correntes.

Mas isso nao seria vantajoso?! O spray de inicio é fino pra atingir todas as partes da corrente e depois de alguns minutos ele fica q nem graxa. A graxa convencional so nao é perfeita exatamente por nao conseguir lubrificar "profundamente" a corrente, no caso do spray o oleo é usado como se fosse pra "carregar" a graxa pra locais onde ela nao chegaria...

tasmotos escreveu: 2 -A utilização dos Spray é focada em condições extremas de uso, como
as motocicletas de competição, pois para que o o oleo penetre
perfeitamente no conjunto de transmissão, deve estar a uma
temperatura elevada e constante, o que não ocorre em motocicletas
utilizadas no dia a dia da cidade.

Bom, nao sei ate q ponto um uso extremo faz a temperatua da transmissao elevar tanto assim, no caso de competiçao em asfalto (motogp, superbike, etc) o logico é ate essa temperatura ser baixa devido a alta velocidade fazendo com q o vento refrigere com muita eficiencia praticamente toda a moto (apenas pneu traseiro q deve sofrer com altas temperaturas...)

tasmotos escreveu: 3 - No caso do oleo não diluir ele fica sobre a corrente como uma cera,
que provoca facilmente a aderencia de sujeira, que funcionara como
abrasivo aumentando o desgaste da corrente.

Pelo menos no spray da marca brandy q utilizo nao acontece isso nao, muito pelo contrario, a corrente sempre esta com aspecto umido e limpa e tb resiste muito bem a chuva...

Enfim, eu so acho q muita gente prefere o oleo sem NUNCA ter experimentado o spray (nao é o seu caso), ou entao usa uma vez e nao gosta da "aparencia" da corrente e deixa pra la... Nao sei se vc fez o teste mas eu nunca vi um comparativo mostrando a durabilidade de uma transmissao lubrificada com oleo90 e outra com spray, pois, so assim pra se ter uma ideia do resultado de cada um... Minha transmissao so viu oleo 90 uma vez na vida aos 500km (influenciado por meu pai), depois descobri o spray e desde entao so uso ele, a transmissao ta com 10.000km com aparencia de 0km, sempre tento lubrificar a cada 500km... Hj meu pai, depois de muito rejeitar, usa o spray na moto dele tb , alias o spray ta tendo "mil e uma" utilidades aki em casa (as dobradiças e fechaduras q o diga... )

Abraço

Honda CB300 Vermelha 2010

João Pessoa - PB

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29 Jul 2009 11:34 #33 por tasmotos
Gojeta,


Antes de mais nada quero agradecer o seu retorno e dizer que nossa "discussão" é essencialmente tecnica, e muito importante para ampliar nossos conhecimentos e tambem ajudar outras pessoas do forum a formarem seus conceitos.


Muito Importante:


1 -Os produtos utilizados em competição na maioria das vezes não são especificados para uso em motos no dia-a-dia, pelo simples fato que na competição se busca o desempenho maximo e não a conservação das peças.


2 - A conservação da corrente não esta ligada somente ao produto que se usa para lubrificação existem muitos outros fatores importantes a se verificar, todos citados em minha matéria

Sobre os sprays é como vc disse, deve ter uns vagaba q nao lubrificam bem mas os de boa procedencia, na minha opiniao, no minimo sao tao eficientes qto o oleo 90...



Quando me referi a lubrificantes eu não estava especificando os spray. E o termo que eu usei não é "vagaba" de vagabundo, o que eu estava tentando dizer é que suas propriedades tecnicas não são adequadas e portanto não são recomendadas para uso em correntes de motocicletas.

(1)Mas isso nao seria vantajoso?! O spray de inicio é fino pra atingir todas as partes da corrente e depois de alguns minutos ele fica q nem graxa. (2) A graxa convencional so nao é perfeita exatamente por nao conseguir lubrificar "profundamente" a corrente, no caso do spray o oleo é usado como se fosse pra "carregar" a graxa pra locais onde ela nao chegaria...



(1) Os lubrificantes em geral para cumprir sua função especifica apresentam varias caracteristicas.
Para poder lubrificar corretamente a corrente de motocicleta o lubrificante deve ter algumas caracteristicas especiais para isso.
Uma dela é a sua "viscosidade" que é responsavel por, digamos assim, "resistir" ao impacto, os oleos "muito finos" não tem essa caracteristica.


(2) Se você ler atentamente minha Matéria vai ver que citei que a graxa não é recomendada para lubrificação de correntes. Exatamente pelo fato que você descobriu, ela não chega onde necessita chegar.

Bom, nao sei ate q ponto um uso extremo faz a temperatua da transmissao elevar tanto assim, no caso de competiçao em asfalto (motogp, superbike, etc) o logico é ate essa temperatura ser baixa devido a alta velocidade fazendo com q o vento refrigere com muita eficiencia praticamente toda a moto (apenas pneu traseiro q deve sofrer com altas temperaturas...)



A corrente atinge uma temperatura maior em virtude do atrito entre seus componentes, quanto maior o uso continuo maior a temperatura, a refrigeração do ar realmente reduz essa temperatura, mas de qualquer forma nos casos de uso continuado como nas motocicletas de competição ou longas viagens a temperatruara do conjunto sempre sera maior do que a utilização na cidade, por exemplo.

(1) Pelo menos no spray da marca brandy q utilizo nao acontece isso nao, muito pelo contrario, a corrente sempre esta com aspecto umido e limpa e tb resiste muito bem a chuva...
(2)Enfim, eu so acho q muita gente prefere o oleo sem NUNCA ter experimentado o spray (nao é o seu caso), ou entao usa uma vez e nao gosta da "aparencia" da corrente

e deixa pra la...
(3)Nao sei se vc fez o teste mas eu nunca vi um comparativo mostrando a durabilidade de uma transmissao lubrificada com oleo90 e outra com spray, pois, so assim pra se ter uma ideia do resultado de cada um...
(4)Minha transmissao so viu oleo 90 uma vez na vida aos 500km (influenciado por meu pai), depois descobri o spray e desde entao so uso ele, a transmissao ta com 10.000km com aparencia de 0km, sempre tento lubrificar a cada 500km...
(5)Hj meu pai, depois de muito rejeitar, usa o spray na moto dele tb , alias o spray ta tendo "mil e uma" utilidades aki em casa (as dobradiças e fechaduras q o diga... )



(1) Nunca experimentei essa marca de Spray mas, se você esta se dando bem com ele... beleza, como disse é uma opção pessoal, mas é interessante a gente sempre trocar experiencias e conhecer o ponto de vista de todos... Assim sendo volto a ressaltar que a caracteristica que você citou de que ele resiste bem a chuva é porque ele "gruda" bem, e é exatamente isso que faz a sujeira grudar. Muitos motociclistas reclamam que o oleo Sae 90 não para muito tempo. Mas esse é um dos fatores que os torna adequado para a lubrificação, pois quando ele se desprende ele leva junto a sujeira que funciona como abrasivo.


(2) Concordo com você, não se deve criticar este ou aquele produto sem ter experimentado de forma adequada, ou sem ter utilizado a experiencia de outros.


(3) Não, eu não fiz testes comparativos. Durante os anos que pesquisei, busquei em muitos locais testes comparativos de lubrificantes para correntes de motocicletas e não encontrei nada, inclusive cito isso em minha matéria.


(4) Seguindo fielmente todas as orientações constantes em minha matéria, lembrando que nesse caso não estamos falando somente sobre o produto utilizado para a lubrificação, sempre consegui rodar nas minhas motocicletas algo em torno de 40.000 a 45.000 kmts. com cada conjunto de transmissão secundario.


(5) Eu tambem sempre tenho em casa lubrificante em spray para as mais diversas utilizações.


Finalizando:


Quando escrevi minha matéria sabia que as pessoas que não tivessem ralmente interessados no assunto não iriam conseguir absorver plenamente todo seu espirito.
No momento você esta interessado no assunto, tem discutindo comigo, e assim acaba aumentado seu nivel de interesse.
Procure então agora, ler completamente minha matéria e entender o espirito da mesma. É muito legal quando percebo que alguem conseguiu visualizar todos detalhes que procurei transmitir.
As coisas mais importantes que procurei transmitir é que só consegue uma boa kilometragem na durabilidade do conjunto de transmissão quem esta realmente interessado nisso, e que consegue ver que para isso não existe só um fator (como o produto utilizado na lubrificação) mas sim um conjunto mais amplo de fatores que serão responsaveis pelo resultado.


Abraços


Tomás









tasmotos40023,6235300926

=TAS= MOTOS

SOROCABA-SP

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30 Jul 2009 06:26 #34 por Zizo Mendel
Caríssimo TAS, lí a matéria e tenho seguido à risca todo o ritual descrito com relação à manutenção e conservação da corrente da minha moto.


Todos os domingos pela manhã, limpo e lubrifico com a papinha de óleo 90 e graxa branca. A moto está ótima, muito diferente e mais macia do que era antes e tenho dito aqui no forum em várias ocasiões que no meu caso, acho que ela ficou até mais econômica. Antes eu rodava na casa de 35 Km/litro agora, depois que adotei as sugestões dadas na matéria que você escreveu, já cheguei a rodar na casa dos 43 Km/litro, isto, com a CG 150 SPORT e estou mantendo a média de 41,5 Km/litro.


No meu caso, as dicas foram ótimas. Valeu!!!

"Francês",
NÃO COMPRE PEÇAS DE ORIGEM DUVIDOSA

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30 Jul 2009 19:50 #35 por Superman
tu passa de 60?? qndo tinha a minha sport ela fazia em torno de 25 / 28 no máximo 30 com 1 litro.

Jamais o fracasso conseguirá me surpreender; se a vontade de vencer for mais forte!



CG 150SPORT 07 >>>
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31 Jul 2009 05:08 #36 por Gogeta
tasmotos, qdo tiver tempo vou ler novamente sua materia , porem, tenho notado q vc bate muito na tecla de q o sparay é fino mas isso é apenas na hora da aplicaçao, apos alguns minutos o lubrificante fica bem mais viscoso, ou seja, o oleo fino serve apenas pra "carregar" o lubrificante para toda a parte da corrente...

Superman escreveu: tu passa de 60?? qndo tinha a minha sport ela fazia em torno de 25 / 28 no máximo 30 com 1 litro.

isso ta parecendo fan com adesivo de cg sport... na boa mas fica dificil de acreditar em certas coisas em condiçoes normais...

Honda CB300 Vermelha 2010

João Pessoa - PB

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31 Jul 2009 06:41 #37 por Pena
Moisés e Gogeta,


Não vejo porque a CG Sport do Zizo não poder fazer 30 km/l. A minha Fazer faz 30 km/l andando a 80 km/l...


Abraços.

ex: YS Fazer 250 08/08 black
XTZ Lander 250 14/15 black

São José dos Campos-SP

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31 Jul 2009 06:45 #38 por Gogeta
Pena, 30 tb nao duvido nao... mas 43 e media de 41?! a sport é reconhecidamente uma beberrona e essas meidas acho q nem fan faz... sem contar q ganhar quase 10 de media so por limpar a corrente tb complica...

Honda CB300 Vermelha 2010

João Pessoa - PB

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31 Jul 2009 09:00 #39 por tasmotos

Gogeta escreveu: tasmotos, qdo tiver tempo vou ler novamente sua materia

, porem, tenho notado q vc bate muito na tecla de q o sparay é fino mas isso é apenas na hora da aplicaçao, apos alguns minutos o lubrificante fica bem mais viscoso, ou seja, o oleo fino serve apenas pra "carregar" o lubrificante para toda a parte da corrente...



Amigo, você tem razão...
Muitas vezes sou chato e bato sempre na mesma tecla, na realidade quando eu eu não tenho informação correta ou completa, eu prefiro inicialmente considerar como não adequado.
Os lubrificantes em Spray para correntes de motos existentes no mercado em sua maioria não são Sae 90, o unico que eu descobri e confirmei até o momento sua viscosidade é o Mobil Chain Lub, que inclusive tem aprovação pela Honda, ele realmente é SAE 90.
No caso da Brandy tambem não tenho informação adequada, mas tenho motivos para acreditar que o oleo Spray de Lubrificação Geral que ela industrializa não é Sae 90. Inclusive a propria Brandy aconselha, para a lubrificação de corrente a Graxa Branca em Spray tambem industrializado por ela.
Mas volto a dizer que se você esta usando e esta se dando bem... ótimo. Mesmo porque como sempre digo, o produto utilizado na lubrificação da corrente não é o unico fator envolvido na conservação do conjunto de transmissão secundario.


Abraços


tasmotos

=TAS= MOTOS

SOROCABA-SP

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31 Jul 2009 09:19 #40 por Gogeta
Tasmotos, vc achou q eu tava falando de sprays tipo white lub, wd da vida?!? Cara, to falando de spray especifico pra lubrificar correntes, ou seja, graxa branca em spray tipo o brandy q lhe falei, o waz, o chain lub, repsol, etc... Agora entendi pq sempre fala q era fino e é mesmo, esses sprays q vc pensou q eu tava falando realmente é um assassinato a transmissao...

Honda CB300 Vermelha 2010

João Pessoa - PB

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31 Jul 2009 13:14 #41 por Zizo Mendel
Fiz cinco medições e coloquei aqui no MO. Todas seguindo o mesmo procedimento. Não tenho necessidade de mentir e nem de aparecer, minha intenção é tão somente compartilhar minhas experiencias com os demais.


Procure no MO nos tópicos: http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=4795&a mp;a mp;PN=2 e http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=378&am p;PN=1 que verás tudo detalhado.


Hoje fiz outra medição: 42,06 Km/litro. Tem um motonliner cujo nome eu esqueci, que fez médias melhores que as minhas com uma 150.


Não ando a 60. Ando sempre que posso em 5ª marcha, com velocidades variando de 80 a 100 Km/h. Piloto prudentemente e defensivamente, pois uso a minha moto para trabalhar.


A manutenção dela é impecável: Troca de óleo (SL) a cada 1500 Km; Limpeza e lubrificação da corrente todos os domingos de manhã, e regulagem da corrente de 15 em 15 dias pois ela afrouxa e fica fazendo um barulho que eu não gosto de ouvir. Embreagem sempre reguladíssima. Pneus sempre calibrados para piloto com garupa mesmo andando sem, manutenções preventivas em dia, tudo original, exceto o baulete, o descanso central, o protetor de motor, duas antenas corta linhas com cerol e os aparadores de barro que coloquei agora pois já não aguentava mais ficar todo enlameado sempre que chovia. Há sim, pintei de verde as carenagens laterais para destacar na multidão. rss


Rodo cerca de 2500 Km por mês.






Zizo Mendel40025,7441550926

"Francês",
NÃO COMPRE PEÇAS DE ORIGEM DUVIDOSA

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31 Jul 2009 14:10 #42 por Gogeta
Zizo, nao é questao de achar q vc ta mentindo ou nao, o fato é q essa sua moto é uma beberrona e fica realmente dificil de acreditar q vc andando a 80~100km/h consiga medias melhores do q uma 125cc andando na manha... Meu pai tem uma titan 150 e pra fazer mais de 35 com ela tem q "apelar" bastante... Outra coisa, vc mesmo disse q fazia no max 35 e passou a fazer mais de 40 apos limpar a corrente, na boa, passa a magica ae q a minha vai pra 50 por litro....

Vc pegou essa moto 0km?! Se nao, verifique se o bura é dela mesmo, pois, o outro dono pode ter colocado um de fan pra doer menos no bolso . Mas se a sua moto é de fato toda original, com desempenho normal e ta economica desse jeito considere-se um TREMENDO DUM SORTUDO, pois, essa sim é a famosa "moto premiada" (pra melhor, obvio...)

P.S.: pra efeito de comparaçao, a titan 150 injetada é mais mansa q a sport e garanto q andando a 80~100 nao é mais economica q a sua, por isso fica essa "desconfiança"... espero q entenda...

Honda CB300 Vermelha 2010

João Pessoa - PB

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31 Jul 2009 14:27 #43 por Zizo Mendel
A Titan 150 injetada é muito mais econômica que a minha. Tem vários posts sobre o assunto aqui no MO.


Minha moto eu peguei zerada e está com exatamente 6604,4 Km. A performance dela melhorou depois que ela saiu da revisão dos 4000 km, depois que eu passei a usar somente gasolina SUPRA, e depois de todos aqueles cuidados que eu citei, que aprendi aqui com os Irmãos do MO.


É a minha primeira moto mas dirijo automóveis desde os 13, na época que nós em um fusca velho, amarravamos um pano no olho de quem estava dirigindo e ia o outro maluco do lado dizendo o que tinha que se fazer... Coisas de adolescente do interior, de vez em quando, um susto. Até brinquei outro dia: um dia Kamikaze agora, Tiozão...rssss


Busque no MO que você encontrará posts de Motonliners que usam a motoca 150 para trabalhar e que consome muito menos que a minha.


Tente que você conseguirá.

"Francês",
NÃO COMPRE PEÇAS DE ORIGEM DUVIDOSA

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31 Jul 2009 15:20 #44 por Pena
O fato é que o Gogeta aumentou muito o nivel de discussão deste tópico que estava meio devagar!


Informações em excesso são muito bem vindas num tópico útil como este então:


-CONTINUEM!!!


Abrações.

ex: YS Fazer 250 08/08 black
XTZ Lander 250 14/15 black

São José dos Campos-SP

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31 Jul 2009 19:43 #45 por Gogeta
Que nada Pena, quem aumenta o nivel da discussao é o Tasmotos, ele é o especialista, eu apenas to teimando um pouco com ele

Zizo, participo de foruns a mais de 10 anos (de todos os tipos: pc, games, motos, carros, esportes, etc) e uma coisa q aprendi é q nao devemos confiar em tudo q se le num forum, principalmente qdo o assunto é "palpavel" onde vc tem a oportunidade de conferir o q é dito... Nao me importa se meia duzia de foristas falam q a titan injetada faz quase 50 com o litro, q a fan bate 140 de velo, q a yes com o macete do tubo vira uma "250cc" e da 130 no plano, e por ae vai, tudo isso eu tenho como "comprovar" e me resta "filtrar" o q é ou nao valido... Mais uma vez nao to querendo dizer q vc ta agindo de ma fe, apenas sinta-se um previlegiado, pois, sua motoca nao ta "normal"... como ja disse nao é qq 125cc q consegue essas suas medias mesmo o cara andando a la tiozao...

Honda CB300 Vermelha 2010

João Pessoa - PB

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