Embreagem pesada

06 Jun 2014 11:31 #1 por espinafre
Embreagem pesada foi criado por espinafre
Salve, salve pessoal,

Minha ER-6N voltou da revisão de 12k com o acionamento da embreagem um bocado pesado, mais do que antes de ir pra revisão. Existe algum tipo de regulagem ou macete para tornar a embreagem mais leve? No trânsito pesado que enfrento todo dia, estou chegando ao destino com a mão esquerda bem dolorida.

Um abraço a todos.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Jul 2014 08:42 #2 por espinafre
Respondido por espinafre no tópico Embreagem pesada
Problema resolvido. Liberei as pontas do cabo de embreagem (aperta os parafusos de regulagem, tanto no manete quanto embaixo ao lado do motor, para que a capa do cabo fique o menos esticada possível) sem, no entanto, tirar tudo da moto, só tirei as pontas do cabo. Apliquei lubrificante spray pelas duas pontas da capa do cabo, "punhetei" um pouco o cabo para o lubrificante se espalhar. Além disso borrifei lubrificante também na mola da embreagem lá junto ao motor, onde a ponta do cabo se conecta.

Montei tudo de volta (deu um trabalho fidumaégua), regulei e testei. Ficou muito, mas muito melhor até do que quando eu peguei a moto há 7 meses. Tenho quase certeza que na revisão de 12000 km, pela qual paguei R$ 800,00, os caras nem chegaram perto desse cabo.

Deu trabalho para montar de volta porque eu não estava fazendo saber. A ordem é a seguinte:

1. Conecta o cabo embaixo, na embreagem mesmo;
2. Deixa o parafuso de regulagem perto do motor o mais "apertado" possível;
3. Se já não foi feito, desconecta o parafuso do manete da ponta do cabo (é só puxar)
4. Aparafusa o parafuso do manete na regulagem "mais apertada" possível, tendo o cuidado de deixar as ranhuras no parafuso e na contraporca alinhadas com a ranhura do manete;
5. Puxa o cabo (só o cabo, sem a capa), com a mão mesmo (não é necessário força se tudo estiver bem lubrificado), encaixa no manete e coloca dentro do parafuso de regulagem, pela ranhura já deixada no jeito;
6. Força a capa do cabo (também não precisa muita força, só um puxão firme) para que a ponta dela se encaixe no parafuso de regulagem.
7. Regula a embreagem. Eu regulei primeiro no parafuso debaixo, depois no do manete.

Da próxima vez acho que consigo fazer em uns 10 min.

Um abraço a todos.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: cristiano.mollica

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jan 2015 13:28 - 21 Jan 2015 13:29 #3 por AndreMurata
Respondido por AndreMurata no tópico Embreagem pesada
Excelente dica, ja estava até pensando em instalar um kit de embreagem hidraulica na Ninja 1000, mas com esse procedimento deu uma amenizada...Valew Espinafre!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.119 segundos