Consumo de combustível ER-6N / Ninja 650 / Versys 650

07 Fev 2014 11:57 - 07 Fev 2014 11:59 #1 por espinafre
Salve, senhores!

Assim como temos um tópico para relatarmos o consumo da Fazer 250 , sugiro criar um registro para o consumo da ER-6N, Ninja 650 e Versys 650, até para termos uma base de comparação, para sabermos se nossas motos estão bebendo demais ou de menos.

Começo com minha ER-6N modelo 2011, com ~ 6.500 km rodados. Comecei a andar nela depois de dois meses; o tanque estava cheio de gasolina velha, e a primeira medição deu 18,17 km/l. A última medição ficou em 17,5 km/l, em trânsito urbano, com velocidades entre 40 e 60 km/h e poucas esticadas até 120 km/h.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Fev 2014 21:01 #2 por espinafre
Nova medição de consumo da ER-6N 2011: no sábado enchi o tanque e zerei o trip-A. Fiz um passeio de 110 km com um amigo que está amaciando a moto dele ( a mesma em que me bateram quando ela tinha 12 km... ) entre 80 e 100 km/h, com uma esticadinha até... bem... até o limite de giro em 6ª marcha :evil: . O restante do trajeto (133 km) foi nos engarrafamentos usuais de Brasília, entre 30 e 60 km/h.

Resultado: 243,0 km, 12,70 litros para um consumo de 19,13 km/l. Bem melhor que a medição anterior, mas ainda assim eu esperava consumo um pouco menor. De qualquer forma não piloto me preocupando com consumo, até porque é meio difícil segurar quando a ER-6 chama :)

Abraços.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jul 2014 10:55 #3 por espinafre
Pessoal,

Apenas passando para dar um update. Depois de alguns meses fazendo entre 17 e 18 km/l, neste último tanque resolvi maneirar a mão direita.

Mantendo a moto sempre abaixo de 4000 RPM (o que dá pouco mais de 80 km/h em 6ª), na marcha mais alta possível, a minha reserva deu a primeira piscada com 250 km, e abasteci com 287,4 km. Entraram 13,87 litros. Média de consumo: 20,72 km/l.

Minha melhor média até agora. Isso é favorecido pelo meu trajeto diário, que não tem semáforos nem paradas obrigatórias, além de eu ter o privilégio de escolher meus horários de deslocamento, que permite pegar menos trânsito, e por consequência menos paradas.

O grande problema é que pra andar desse jeito não é necessário uma ER-6N, qualquer Fazerzinha resolve a questão e traz MUITO mais economia...

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jul 2014 15:35 #4 por Nobre
Nossa não consigo andar assim de jeito nenhum! kkkkkk
Mas a melhor media minha foi numa viagem que estava acompanhando um amigo cuja moto tinha dado problema andamos na media de 80 a 100 km/h e a ER fez 24 km/l !

Atual: Kawasaki ER-6n
Honda Fan 150 Esi
Yamaha Crypton 105
Montes Claros - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jul 2014 16:47 #5 por MANDRUVADOIDAO
Esse "Fazerzinha" vai fazer vc arrebanhar inimigos. :lol:

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jul 2014 17:09 #6 por espinafre
É que tem (tinha) a Fazerzona (FZ6). Mas o diminutivo também é carinhoso, a moto é muito valente e já começo a ter saudades :) Só não tenho espaço pra ter as duas, hehehe...

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Set 2014 07:30 #7 por Cocomoto
Eu esperava um consumo melhor dessa moto... Não ta muito diferente da GSX 650F na BR não.

Mas acredito que na cidade o consumo seja bem melhor do que a minha.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Set 2014 10:32 #8 por espinafre
Pois é, mas é provável que a carenagem faça muita diferença em rodovia. Em um passeio recente a Goiás Velho (coisa de 300 km cada perna), andando junto com uma custom, na faixa de 110 km/h, consegui fazer 21 km/l. Na cidade a média tem sido entre 17 e 18 km/l andando "normalmente", mas de novo em trajeto de 10 km, relativamente plano, sem semáforos ou paradas, apenas os engarrafamentos normais e corredores, com velocidades variando entre 40 e 100 km/h. Como a Suzi se porta na cidade?

Passado o sabor de novidade da moto, volto a me preocupar com consumo, hehehe... e pra piorar, já começo a namorar a Bandit 1250, que sei que bebe igual a gente grande :)

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.124 segundos