Técnica - Harley-Davidson foi salva pelo softail

30 Abr 2016 19:48 #1 por Patriarca
Bill Davis criou o primeiro Softail

por Bitenca | 11.04.2016

Lançamento em junho de 1984 a Harley-Davidson FXST Softail, o chassi Softail não foi projetado pela fábrica de Milwaukee. Foi uma criação de Bill Davis, um engenheiro entusiasta da marca que morava em St Louis, Missouri. Em 1974 e 1975 Davis trabalhou na sua garagem em uma suspensão traseira com conceito revolucionário para a época. Uma balança triangular que pivotava por baixo e um amortecedor único sob o banco. Ele construiu um primeiro protótipo a partir da sua própria moto, uma Harley-Davidson Super Glide de 1972. Depois de patentear seu projeto, ele foi mostrar seu invento a Willie G. Davidson em Agosto de 1976. A história conta que Davidson ficou muito impressionado com o chassi de Davis mas apenas respondeu seis meses depois, que não iriam utilizar seu conceito, mas que ainda permaneceriam interessados…



Desapontado, Davis continuou seu projeto e teve a ideia de passar o amortecedor para a parte de baixo da balança, assim ele poderia usar o tanque de óleo original, sob o banco. Seguindo independentemente de Milwaukee, começou sua própria empresa, a “Road Works” onde passou a fabricar seu chassi, com o nome de “Sub Shock”. Infelizmente a sociedade não continuou e Jeff Bleustein, um executivo da Harley que posteriormente se tornou Presidente e CEO da empresa, contatou Davis e comprou seu equipamento, com todas as ferramentas, projetos e patentes em 1982. Não se sabe o preço dessa negociação mas é certo que foi um valor bem baixo. O chassi requeria um amortecedor especial, que trabalhava na extensão ao invés da compressão, como é usual.
Posta à venda em 1984, o primeiro modelo Softail foi um grande sucesso, por que oferecia um chassi com a aparência do tradicional Hardtail mas com o benefício do conforto oferecido pelo amortecimento da suspensão. A linha Softail da Harley-Davidson é uma das mais importantes séries produzidas por Milwaukee que redefiniu o gênero “cruiser”. Como o motor é afixado diretamente ao chassi, sem coxins de borracha, há mais vibração do que os modelos Touring ou Dyna. Esse problema é parcialmente resolvido com o uso da versão com balanceiros do motor Harley Twin Cam. Muitas outras empresas acabaram por utilizar versões similares ao desenho original Softail, em pelo menos um de seus modelos, da Honda, Kawasaki Vulcan, Yamaha e Victory (marca da Polaris).

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