DÚVIDA TROCA DE ÓLEO - FAT BOY

03 Jun 2013 05:30 #31 por Celestino Gomez
Motul 7100 na primaria e Motul TRANSOIL no cambio.....comprovadamente bons.

Abraços

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Jun 2013 19:28 #32 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico DÚVIDA TROCA DE ÓLEO - FAT BOY
Eu venho usando a linha Motul desde zero:

motor: Motul 5100 semi-sintético classificação 15W50 API SL
caixa primária: Motul Transoil Expert 10W40 API GL-4
caixa de marchas: Motul Gearbox 80W90 API GL-4/GL-5
suspensão: Motul Fork Expert 15W (existem especificações 10W e 20W)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Jun 2013 00:06 #33 por wbugno
Respondido por wbugno no tópico DÚVIDA TROCA DE ÓLEO - FAT BOY
O motul sintético agora é o v300 o 7100 está fora de linha...

Abrx

BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jun 2013 13:28 - 12 Jun 2013 13:30 #34 por Alex63
Respondido por Alex63 no tópico DÚVIDA TROCA DE ÓLEO - FAT BOY
Boa Tarde,

Bem sou novo aqui no forum motoonline, porém não no mundo motocicistico. Como decidi , não levar minha Fat Boy para nenhuma revisão na HD Rio ( por diversas questões pessoais e técnicas) e como possuo alguma experiência em mecânica, parti para o DSY ( ou seja faça m***a vc mesmo ) fiz toda a revisão da minha Fat boy em acordo com o manual de serviço que comprei da HD nos Estados Unidos. Porém uma duvida surgiu na troca de óleo de motor, e parece ser algo comum. No manual de serviço especifica 3,5qts de óleo ou 3,31litros porém não especifica se é com a troca de filtro ou não. Sendo esta informação para valores "wet" ou seja para uma drenagem normal do óleo. ja que para Dry ( motor que foi montado ou desmontado e limpo) recomendam 4 qts ou 3,79 lts. Acontece que eu segui o procedimento a risca, e utilizei somente 3 litros e o nível ficou correto ( e ate ligeiramente acima da marca de full hot) depois de andar com a moto. Procurando em alguns fórums, vi que alguns falam em 2,9lts outros em 3 litros. Sendo que este último é o que mais bate , porque segundo li, mesmo fazendo o procedimento de troca indicado sempre fica algo em torno de 0,8 a 0,9 na parte de baixo do motor.

Desculpe a mesg longa, mais gostaria de saber do pessoal das softail, que fazem a troca de oleo por conta própria se passaram por isso. Liguei em duas concessionárias e me disseram que 03 litros com a troca de filtro é o correto. No site da motul fala nas 2007 para cima em 2,9 litros e nas anteriores 3,31litros... Ou seja a mesma divergência.

O nível esta correto e de acordo como estava antes, só apenas extranhei isso e como é a primeira vez que faço isso na Fat, fiquei sem ter 100% de certeza, apesar de estar com nivel correto .

Agradeço de antemão aos colegas, pelas possíveis respostas.

Abcs

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jun 2013 16:03 #35 por Celestino Gomez
Olá, Alex

Primeiramente, bem vindo!!!

O Wolf é mais conhecedor da FAT, ele dará com certeza sua opinião mais embasada, mas meu palpite é de 3,0 litros sem a troca do filtro, pois essa é praticamente a capacidade do reservatório nas Softail, pouco maior que a 883, que "embarca" 2,6 litros quando nao se troca o filtro.

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jun 2013 17:59 #36 por Alex63
Respondido por Alex63 no tópico DÚVIDA TROCA DE ÓLEO - FAT BOY
Celestino,

Obrigado pelas boas vindas. So para constar foram 03 litros com a troca do filtro incluído!


Material utilizado:
FIltro de óleo P/n 63731-99a.
Óleo utilizado no motor Motul 7100 20w50
Caixa primária Motul Transoil10w40 qty 0,95 lts.
Caixa de marchas Motul Motylgear 75w90 entre 0,85 e 0,90 lts.
Aneis O-rings dos plugs de Dreno novos e da tampa primária também.
Tudo apertado com torquímetro e com Loctite azul.


Abcs

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jun 2013 22:28 #37 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico DÚVIDA TROCA DE ÓLEO - FAT BOY
Não faço trocas intermediárias, trocando sempre o filtro, e são pouco menos de 3 L com a troca do filtro. Normalmente verifico o nível e tiro o excesso com uma seringa, mas o motor da minha Fat é o 88.

Se o nível estiver correto, tá valendo 3 L.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jun 2013 23:19 #38 por Alex63
Respondido por Alex63 no tópico DÚVIDA TROCA DE ÓLEO - FAT BOY
Wolfmann,

Obrigado, pela resposta.
Sim o nível esta correto na verdade +/- 1mm acima quando quente. E acredito que a qtd correta com a troca do filtro , seja de no max 3 litros. Há também discrepancia entre o manual do proprietário e o manual de serviço com relação a capacidade tanto do óleo de motor, quanto da caixa de marchas. Com relação ao manual da 2012, acredito ter havido erro na hora da tradução, há várias outras coisas diferentes em relação até mesmo com a maneira de checar o nîvel de óleo.

Como minha revisão foi a primeira, fiquei na dúvida e vim recorrer aos mais experientes. Porém so para constar, sigo o manual de manutenção a risca, não faço trocas intermediárias. Porém troco o óleo e filtro ou por quilometragem atingida ou por tempo. Que segundo me consta são seis meses.

Obrigado a todos, e se por acaso alguém precisar de algo aqui do Carioca, é só falar e se estiver ao meu alcance terei prazer em ajudar.

Abcs

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Jun 2013 07:24 #39 por Celestino Gomez
Fechou!!!!

É a mesma capacidade então das 883.

Abraços

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.171 segundos