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TÓPICO: DÚVIDA TROCA DE ÓLEO - FAT BOY

DÚVIDA TROCA DE ÓLEO - FAT BOY 26 Abr 2012 04:57 #16

  • wolfmann
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Não tenho preconceito com os filtros da Fram. O grande problema é que as oficinas (autorizada e especializada) não usam eles.

Nisso a gente morre em R$40 a mais (se não for ainda mais). Troquei o filtro agora na revisão e custou R$80. É caro, principalmente porque o filtro de óleo seria trocado somente na outra revisão, fosse ou não original.
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DÚVIDA TROCA DE ÓLEO - FAT BOY 26 Abr 2012 15:06 #17

  • Celestino Gomez
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Preço equivalente ao praticado aqui em SP, que tb nao tem costume do FRAM.

Gosto do filtro cromado, por isso tb nunca fui atrás de outro.

Pergunta ao Léo, pelos seus conhecimentos.....imagino que as "dobras" a mais evidentemente melhoram a filtragem....mas nao restrigem o fluxo de óleo?

Abraços,
Celestino e Marcela
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DÚVIDA TROCA DE ÓLEO - FAT BOY 26 Abr 2012 16:37 #18

  • Leoclima
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Segue informação do Assis :

Não sou vendedor de filtros, nem de lubrificantes, mas dou valor a meus
“suados” reais e temos de ser imparciais, então como muitos aqui
reclamam que os filtros FRAM são ruins por serem de papel, que não
filtram abaixo de 30 mícron, que podem “estourar” o elemento filtrante
dentro do motor, que filtro bom é só o original HD e K&N e que o
lubrificante tem de ser MOBIL sintético específico para motos, vamos a
alguns fatos:

1) Todos os filtros de óleo originais de fábrica,
inclusive os utilizados em motos esportivas e em veículos turbinados
são, via de regra, feitos de celulose reforçada com fibra de vidro. A
razão é que estes materiais são baratos, confiáveis e, ao contrário do
que dizem os fabricantes de filtros “esportivos”, filtram melhor e não
pior do que esses últimos.
“FRAM Extra Guard Oil Filter (PH) 3X
Engine Protection Cellulose and Synthetic glass media provides 3X MORE
engine protection than the average of leading economy oil filters.”

2)
Embora a Harley-Davidson não especifique em seu manual, o fórum HD
americano informa que os motores EVO necessitam de um filtro de óleo com
capacidade para filtrar partículas de 30 mícron. Acho esse valor
questionável em razão das tolerâncias desse tipo de motor, e o que eles
não dizem é que um bom (e barato) filtro de celulose reforçado com fibra
de vidro atinge e supera essa especificação facilmente pois a exigência
atual dos fabricantes de motores é de, no mínimo, 99% de eficiência na
retenção de partículas pelo elemento filtrante!

3) Motores
turbo, tanto a gasolina, quanto diesel são muito mais exigidos, e em
geral trabalham com pressão de óleo bem maiores que motores aspirados a
gasolina, especialmente os das HDs, os quais possuem concepção de
projeto antiga, com baixa velocidade de pistão, maiores tolerâncias e
folgas. Enquanto o motor da Hilux TD 3.0 trabalha com pressões de 2,5 a
6,0 bar, o da minha 883R opera entre 1,5 e 3,5 bar (instalei manômetro
de óleo e rodei bastante, inclusive em viagens).

4) Ao contrário
do que muitos acreditam, motores roletados são mais robustos e
resistentes às deficiência do lubrificante e não mais frágeis do que
motores sobre casquilhos, sendo que alguns motores roletados automotivos
e diesel utilizam óleo mineral SAE 20W50 com excelentes resultados em
durabilidade e desempenho. Além disso motores de projeto antigo como os
HDs funcionam melhor com óleo mais viscoso (dentro das especificações de
fábrica).

5) O filtro FRAM de reposição para as HDs PH 6022 e o
PH 3614 automotivo são praticamente o mesmo filtro, muda apenas a cor,
vejam as especificações dos dois no catálogo americano do fabricante:

FRAM PH 6022 (reposição Harley- Davidson):

Product Type Motorcycle Full-Flow Lube Spin-on
Anti-Drain Valve YES
Gasket I.D. 2.47"
Gasket O.D. 2.75"
Gasket Thickness .19"
Gasket Usage Base
Product Height 3.36"
Product I.D. 3/4-16 Th'd
Product O.D. 3"
Relief Valve Set. PSI 12


FRAM PH3614 (Toyota Hylux 3.0 Turbo diesel):

Product Type Full-Flow Lube Spin-on
Anti-Drain Valve YES
Gasket I.D. 2.47"
Gasket O.D. 2.75"
Gasket Thickness .19"
Gasket Usage Base
Product Height 3.34"
Product I.D. 3/4-16 Th'd
Product O.D. 2.98"
Relief Valve Set. PSI 12

6)
Lubrificantes específicos para motos contém aditivos especiais de
redução de atrito para a embreagem não patinar, os mesmos são nocivos ao
motor das HDs pois formam depósitos e aderem as paredes internas com
mais facilidade. Desmontei a TBI e os bicos injetores da minha moto com
apenas 16.000 km e eles estavam todos incrustados por esses depósitos,
os quais estavam provocando alterações de marcha lenta, consumo e
desempenho e foram bem difíceis de remover. Até essa época só utilizava o
filtro original HD e o óleo Mobil 1 recomendado.

Com base no
exposto eu recomendo no motor óleo API SJ, SAE 20W50 mineral para
automóveis, ou alternativamente para motores diesel. Na primária/câmbio
óleo TL 3450 Texaco, o único que conheço com redutor de atrito
específico para diferenciais autobloqueantes, os quais têm o mesmo
princípio de funcionamento das embreagens banhadas em óleo das motos.

Recomendo
também o filtro FRAM PH 3614, utilizado na camionete Toyota Hilux, que
pode ser encontrado em qualquer autopeças pela metade do preço do PH
6022, ambos não deixam nada a dever aos originais HD e “esportivos”
K&N que custam quase o triplo ou mais.

A troca do óleo do
motor e do filtro deve ser feita a cada 6.000 km em condições normais de
uso e da primária/câmbio a cada 30.000 km apenas por medida de
precaução em função das limalhas produzidas pela primária, já que o óleo
indicado é API GL-4, SAE 90, EP (Extrema Pressão - para diferenciais
autobloqueantes) portanto, a princípio não precisa ser trocado pois
supera, em muito, as exigências da transmissão de uma moto HD.

Espero ter esclarecido um pouco o assunto e ajudado os amigos a também economizarem seus “suados” reais!


Abs.

Algumas fontes consultadas:

1) http://www.hdforums.com/forum/sportster-models/395466-first-oil-change.html
2) http://www.hdforums.com/forum/sportster-models/30154-ph6022-is-same-as-ph3614.html
3) http://www.framcatalog.com/PartDetail.aspx?b=F&pn=PH6022
4) http://www.framcatalog.com/PartDetail.aspx?b=F&pn=PH3614
5) http://www.fram.com.br/index_01.php?menu=04
6) http://www.kitest.com.br/pdf/tabela-pressao-oleo-motor.pdf
Dyna - É Harley ?
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DÚVIDA TROCA DE ÓLEO - FAT BOY 26 Abr 2012 16:54 #19

  • cezariomaia
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Botou prá quebrar Leo!

cezariomaia2012-04-26 19:55:13
C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN
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DÚVIDA TROCA DE ÓLEO - FAT BOY 26 Abr 2012 17:07 #20

  • Leoclima
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Essa informação tá na internet, não é minha.
Eu só acho que dar 80 reais num simples filtro não compensa. Falar de óleo, gasolina, filtros, etc, sempre é muito polêmico, com certeza, e não existe consenso. Cada um tem a sua receita !!
Abraços.



Leoclima2012-04-26 20:11:49
Dyna - É Harley ?
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DÚVIDA TROCA DE ÓLEO - FAT BOY 26 Abr 2012 18:20 #21

  • REG
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Meus camaradas,

Hoje comprei tres litros de Motul 5100 por 33 Dilmas cada e o filtro original HD (preto) saiu por 54 Dilmas (concessionaria HD BH), como a mao de obra e ¨by my self¨, o custo e 0 Obamas. Sai 0,038 o km rodado...
acho que ta bom.

Abracos,
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DÚVIDA TROCA DE ÓLEO - FAT BOY 26 Abr 2012 19:25 #22

  • wolfmann
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Não sou especialista em motores HD, conheço um pouco dos motores Twin Cam e posso dizer que essa análise baseada no motor Evolution que equipa as Sportsters não pode ser completamente adotada para os Twin Cam.

Para começar os TC tem uma especialização maior: compartimentos separados para motor, caixa e transmissão ao contrário do Evolution que tem compartimentos separados apenas para motor e caixa, sendo a transmissão e caixa partes do motor.

Por isso os TC usam três tipos de lubrificante (motor,caixa e transmissão) e o Evo dois (salvo engano: caixa e motor).

Além disso, o TC é mais moderno (bomba interna de maior vazão que garante uma melhor lubrificação), disperdiça menos energia pelo melhor alinhamento das varetas de comando e camaras gêmeas em cada cilindro ao invés do quadcam do Evo.

Só por conta disso já não dá para usar a análise com base no Evo para os TC.

Um motor mais moderno aproveita melhor um lubrificante mais moderno. A grande vantagem do lubrificante de base sintética (sintético ou semi-sintético) é a maior durabilidade e velocidade de dispersão apresentando a mesma viscosidade. Isso permite que o lubrificante de base sintética apresente a mesma qualidade por mais tempo e lubrifique a parte alta do motor mais rápido.

Recomendar um lubrificante de base sintética completamente sintético desenvolvido para motores de alta performance que atingem acima de 8000 giros é recomendar que se queime dinheiro. Os motores HD não precisam disso, mas um bom lubrificante de base sintética que seja hibrído com o lubrificante mineral (caso dos semi-sintéticos) representa economia a longo prazo pela possibilidade de maior eficiência e durabilidade do conjunto.

Nada impede que se faça multiplas trocas usando os lubrificantes minerais, mas não é a solução recomendada pelo próprio manual que recomenda o uso de lubrificante de base mineral para motores à diesel em caso de extrema necessidade, substituindo assim que possível.


Sobre os filtros: eu vendo Fram e Tec-Fil nos postos. Bons produtos, aguentam bem as quilometragens recomendadas (até 15000 kms) e acho que não devem nada aos produtos HD ou K&N.

Apenas não são encontrados nas oficinas e se você oferecer um filtro desses a qualquer proprietário que tenha tido contato com os dealers, esse cliente vai torcer o nariz, dizendo que o filtro não presta.

Atendendo às especificações de manual, vale tudo e de qualquer marca.
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DÚVIDA TROCA DE ÓLEO - FAT BOY 26 Abr 2012 22:02 #23

  • Diniz
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Salvo engano foi um Fran (cromado?) que o Danilo colocou em sua HD.
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DÚVIDA TROCA DE ÓLEO - FAT BOY 27 Abr 2012 06:38 #24

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Não existe Fram cromado. Com certeza.

Abraços
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DÚVIDA TROCA DE ÓLEO - FAT BOY 27 Abr 2012 19:42 #25

  • REG
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E eu que nao entendo p*rr* nenhuma, FRAN cromado.......e ruim.
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DÚVIDA TROCA DE ÓLEO - FAT BOY 07 Mai 2012 18:11 #26

  • ACMaestri
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Penso eu que o importante é a funcionalidade, mas para que gosta, eu ouvi falar e mais alguém pode melhor informar sobre uma talCapa Cromada do Filtro???
Maestri e Luciane
Heritage Classic
Florianópolis/SC
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DÚVIDA TROCA DE ÓLEO - FAT BOY 07 Mai 2012 20:25 #27

  • wbugno
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quem costuma desenvolver bastante destes badukaques é a kuryakyn e a custom chrome..

abrx
BMW 1200RT 2010 / ex-Electra 2008
São Paulo - SP
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DÚVIDA TROCA DE ÓLEO - FAT BOY 30 Mai 2013 20:05 #28

Pessoal coloquei na BT primaria e transmissão o óleo texaco 3450 sae 90 api gl-04. Agora as marchas, enquanto o motor frio, ficam com dificuldade para engatar, esquentou beleza. Falaram que não é legal esse oleo para a primária por causa da embreagem umida, para a transmissão sem problemas....O que devo fazer ? a moto não rodou nem 50 km com o oleo novo
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DÚVIDA TROCA DE ÓLEO - FAT BOY 01 Jun 2013 06:29 #29

  • Celestino Gomez
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Sugiro que escoe esse óleo e siga a recomendação do fabricante.....se analisar que vai perder o dinheiro investido, acredito que o valor à ser jogado fora é inferior à um conserto da primária.

Abraços,
Celestino e Marcela
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DÚVIDA TROCA DE ÓLEO - FAT BOY 02 Jun 2013 23:26 #30

esse é o problema, eu tenho o manual do fabricante em pdf, mas lá não fala qual oleo e qual especificação usar...to meio perdido, se alguém aqui do forum puder dar uma mão
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