Barulho motor a 4500 rpm

20 Abr 2016 14:59 #1 por snooze
Boa tarde amigos.

Sou novo no fórum, e gostaria de deixar um relato e um pedido de ajuda se possível.
Comprei uma Fazer 250 2005 muito surrada coitada, deu dó hehe, porém muito abaixo da fipe.
Troquei engrenagem do virabrequim onde vai a corrente de comando e troquei a própria corrente de comando(tudo original), comprei um cabeçote de SP de uma moto batida ano 2014, muito novo o cabeçote por sinal.
Dei um passe no cilindro(pois já foi encamisado), coloquei pistão KMP Premium que vem com anéis RIK, que foi o mais bem falado que vi e que teve mais gente testando e aprovando(não é original mas se rodar 80k na manha tá bom pelo preço), peguei da importadora oficial Laquila(nada de peças do PA na minha neguinha hehe).
Tirei a merda da corrente de transmissão barulhenta sem retentor que fizeram o pecado de colocar na motoca, e ainda era a corrente errada, pois tinha dois gomos a mais, coloquei uma da KMC também original com retentor, e tratamento no aço 1045, comprei também uma latinha de mobil 90 para correntes para passar a cada 300 a 500 km(corrente corretamente estica e lubrificada dura o triplo), espero que dure uns 30 a 40k.
Comprei todas as borrachas das carenagens, reorganizei os fios e isolei os que estavam zuados, troquei as lentes dos piscas pois estavam muito desbotadas, coloquei frisos vermelhos nas rodas e troquei lona de freio traseiro, passei restaurador de plásticos nas partes plásticas sem pintura, ficou bacana.
Pintei pesos de guidon, espelhos, farol(parte de trás)e chapas de suporte do farol, ficou decente, fiz com spray automotivo, usei fundo automotivo e preto brilhante automotivo também, usei lixa 380 para deixar nos trinks e depois o umas 3 mão de fundo, lixei novamente o fundo com uma 1500 e dei 4 demãos de preto, ficou lisinha a bagaça hehe, gostei do resultado, mas deu trabalho.
Troquei também retentor de pinhão, pois estava babando muito óleo e chegava baixar o nível, usei retentor original pra garantir e prendi o pinhão com 11kgfm de torque como diz o sagrado manual que sigo hehe.
Agora começa o sofrimento, a corrente de comando já estava folgada, por isso troquei por uma nova, mas pouco mudou, pois o tensor quase não pegava na guia, ou seja, algum infeliz rebaixou mesmo o cilindro :angry: , assim terei de abrir todo motor de novo para colocar 2 juntas de cortiça no cilindro e 2 de aço no cabeçote(não originais), para que assim a corrente fique esticada corretamente e a moto fique com a taxa de compressão original e enquadramento correto do comando.
Fiz limpeza completa do TBI e troca do reparo do sensor híbrido(original).
Troquei filtro de ar(estava rasgado e bem velho), troquei óleo(yamalub 20w50 e filtro).
Painel digital não ligava luz de fundo, abrir e soldei um diodo zener novo que estava faltando e deu certo.
Ainda não resolvi um problema que faz o neutro ligar quando aperta a embreagem com o pé de descanso levantado(com ele abaixado não liga o neutro).
Conta giros faz o check-in quando liga, mas não está marcando a rotação(não sei o que fazer, preciso de ajuda).
Como eu mesmo estou fazendo os serviços já economizei uma boa grana, porém encontrei um problema chato de resolver.
Ocorre um barulho a uma carga específica de utilização da moto(nem acelerando nem desacelerando, motor rodando solto), em rotação de 4500 a 6000 é mais acentuado, por essa faixa ser a mais barulhenta eu sei.
Estou pensando se a corrente ficar mais esticada vai resolver o trééé de coisa vibrando e batendo, ou se pode ser biela ou rolamentos de virabrequim, sendo que se acelero um pouco o barulho some e o mesmo acontece se desacelero.
Alguém pode dar uma luz? Pode estar grilando por conta de estar taxada e com comando fora do enquadramento? Algo foi pro saco e ainda não sei?

Abraço amigos, e um ótimo feriado a todos.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: JACK_, Fazer 250

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21 Abr 2016 07:43 #2 por JACK_
Respondido por JACK_ no tópico Barulho motor a 4500 rpm
Amigo.....parabéns pela determinação em revitaliza sua moto. A Fazer merece.
Não entendo muito sobre o assunto, mas você ja andou em uma outra Fazer?
Eu tenho uma 2010/11 e sou unico dono. Desde o primeiro dia até hoje o barulho do motor dela me incomoda um pouco, mas claro que, depois de 100000Km a gente se acostuma um pouco.
Acredito que se fosse biela, vira ou rolamento o barulho seria constante, independente da rotação.
Espero que você resolva e poste aqui como foi solucionado.

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21 Abr 2016 22:16 #3 por snooze
Respondido por snooze no tópico Barulho motor a 4500 rpm
Obrigado pelo apoio meu amigo, assim que sobrar um tempo vou colocar as juntas duplas para testar, assim como fazer a regulagem das válvulas na folga mínima.
Só para alinhar certinho o barrulho, segue link do youtube de uma lander com o mesmo barrulho:

xtz lander com barulho muito estranho no motor.

Quando ele estabiliza a velocidade dá pra escutar um ruído metálico que é o que eu tbm ouço, em 0:41 segundos do vídeo é onde dá mais barrulho.

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29 Abr 2016 10:55 - 29 Abr 2016 10:59 #4 por snooze
Respondido por snooze no tópico Barulho motor a 4500 rpm
Bom dia, Amigos.

Só passando para atualizar, estou finalizando a pintura das carenagens traseiras da neguinha em preto fosco automotivo spray(preto brilhoso não ficava liso de jeito algum :unsure: ), esse sábado vou comprar o verniz fosco automotivo spray, para que a tinta aguente um pouco mais de pancada e não risque tão fácil.

Instalei o cavalete central da Chapam, muito bom por sinal e regulei válvulas, mas as válvulas não estavam fora não, foi mais uma conferência só B) .

Semana que vem vou fazer a troca das juntas do motor por duplas + cola junta pra garantir perfeita vedação, e assim quem sabe reduzir o barulho de coisa solta hehe, voltando a taxa original.

Em conversa com alguns mecânicos, cheguei ao consenso de que a fazer 250 tende sim a dar falso "Motor rajando" por conta do projeto ser todo sobre rolamentos(comando, balanceiro, virabrequim), fora o tamanho das válvulas que geram maior ruído, além do material reduzido no cabeçote e cilindro para melhorar a dissipação de calor, assim como formato do tanque que amplia os ruídos quando mais vazio.

Obs: Motores montados sob mancais(Alguns com casquilhos) geram menos ruído(Yes 125, CG 150/125, CB 300, porém a durabilidade é bem menor, geram mais resistência ao giro e geram mais calor(por conta do maior atrito dos mancais).

Assim que der mando fotos atualizadas, também vou trocar o manete de embreagem(está com muita folga de desgaste no parafuso).

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11 Maio 2016 20:31 #5 por snooze
Respondido por snooze no tópico Barulho motor a 4500 rpm
Troca de juntas adiadas, feito reaperto do parafuso do óleo que vai no cilindro com pouquíssimo silicone ala temperatura, mesmo silicone foi colocado na junta e tampa do tensor de corrente de comando em pouca quantidade para melhor vedação.

Após algumas esticadas prolongadas, percebi que ainda tinha algo melado um pouco o cabeçote. Soltei o parafuso do cabeçote que apresentou o leve vazamento, apliquei pouquíssima quantidade de silicone alta temperatura e apliquei 2,8 Kgf/m de torque. Realizei pequena viajem de teste a rotações elevadas constantes para verificar a vedação. O silicone em todas as peças teve uma cura de 12 horas no mínimo antes de ligar o motor, a vedação ficou perfeita, absolutamente nenhum ponto apresentando vazamento :).

Obs: Vazamento parecia ser na junta do cilindro, por isso cuidado quando o mecânico quiser abrir o motor para trocar a junta, no meu caso 3 lugares geraram o mesmo sintoma de junta mal vedada, porém não era, sendo muito mais barato reapertar com torque correto e silicone alta temperatura de garantia.

Pintura da carenagem traseira em preto fosco devidamente envernizada e instalada com todos os parafusos para evitar barrulhos, ficou perfeita, cada vez mais silenciosa a neguinha.

Como a pintura é irreversível e é muito trabalhosa e demorada, vou partir para o envelopamento spray no para-lama dianteiro e na bolinha preta da carenagem central. Tentei envelopar as asas do tanque, mas não fixava direito por que precisei esquentar muito o envelopamento nas curvas das asas, sendo assim vou deixar elas em preto brilhante mesmo e assim ficará somente a rabeta, a bolinha do carenagem central e o para lama dianteiro em preto fosco, pelo menos por enquanto.

Pretendo comprar os adesivos da LE 2008, acho que ficará legal, na dúvida deixo tudo preto fosco, que sei que fica legal.

Corrente de transmissão KMC c/retentor super silenciosa, após 150 km rodados a folga foi regulada, e até agora com mais de 1000 km rodados não apresentou nada de folga além da normal que se deixa de 2,5 a 3,5 cm.

Obs: Sempre passo spray mobil para correntes de transmissão após chuva e lavagens, assim como quando a vejo com pouco óleo, sempre a deixo devidamente lubrificada.

Próximos passos:

Troca manetes de embreagem e freio dianteiro por novos, pois estão feiosinhos e com folga excessiva no manete de embreagem.
Capacete novo para esposa hehe.
Parafusos faltantes das carenagens.
Troca pastilha de disco dianteira e traseira por descargo de consciência, pois estão perto do limite.
Levar em mecânico para medir pressão de linha de combustível e compressão do cilindro por descargo de consciência.
Lubrificação completa do link com Bissulfeto de molibdênio graxa(se necessário será substituído kit reparo do link).
Carcaças painel novas da LE 2008.
Pintura balança.
Pintura rodas.
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24 Maio 2016 10:14 #6 por snooze
Respondido por snooze no tópico Barulho motor a 4500 rpm
Tudo em ordem até o momento, troca de globo óptico e manetes, realizei um teste com envelopamento spray, mas não gostei do acabamento e da cor.
Colocada vela de Iridiun da wgk, notada melhora em baixa rotação, onde a mesma ficou lisinha e pega sem reclamar.
Ainda falta trocar a carcaça do painel que estava trincada, mas isso tem tempo heeh.
Média de consumo, 29 km/l cidade andando como gente(de boa), 26,5 km/l andando forte de vez em quando.
Óleo próximo da troca, não baixou nada desde a retífica do cilindro e troca de cabeçote (2.500 km).
Está chegando rápido no corte em quinta marcha com leve declive(152 km/h), depois disso vai mais mas já cortando o giro, por conta disso não vou abrir novamente o motor para destaxar com mais juntas, acho que a maior taxa de compressão fez bem à neguinha :lol: .
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24 Maio 2016 13:46 #7 por JACK_
Respondido por JACK_ no tópico Barulho motor a 4500 rpm

snooze escreveu: Tudo em ordem até o momento, troca de globo óptico e manetes, realizei um teste com envelopamento spray, mas não gostei do acabamento e da cor.
Colocada vela de Iridiun da wgk, notada melhora em baixa rotação, onde a mesma ficou lisinha e pega sem reclamar.
Ainda falta trocar a carcaça do painel que estava trincada, mas isso tem tempo heeh.
Média de consumo, 29 km/l cidade andando como gente(de boa), 26,5 km/l andando forte de vez em quando.
Óleo próximo da troca, não baixou nada desde a retífica do cilindro e troca de cabeçote (2.500 km).
Está chegando rápido no corte em quinta marcha com leve declive(152 km/h), depois disso vai mais mas já cortando o giro, por conta disso não vou abrir novamente o motor para destaxar com mais juntas, acho que a maior taxa de compressão fez bem à neguinha :lol: .


152Km/h....caraca....
a minha 10/11 mal chega aos 140Km/h :lol: :lol:
tudo bem que a minha ainda ta originalzinha com seus 105K Km... ;)

Boa sorte ae...

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25 Maio 2016 17:58 #8 por snooze
Respondido por snooze no tópico Barulho motor a 4500 rpm
Opa amigo, 140 km/h você diz no plano com peito no vento, ou em queda livre, digo, decida íngreme hehe.
A minha chega a 135/140 km/h no plano de pé, decida leve abaixado corta nos 150/155 km/h, mas demora um pouco a chegar, descida íngreme chega no top speed razoavelmente rápido.
Estou com vela de irídium, pistão 0,50(retificado), cilindro levemente rebaixado(maior taxa), e cabeçote novinho, uso tbm yamalub 20w50 mineral junto com Molykote A2, mais garantido, pois meu motor não é mais original, motor original nem precisa do Molykote A2, dura muito só com óleo normal.
Vela de iridium melhorou bastante em baixa rotação, responde sempre bem nas retomadas e liga fácil de manhã, não espere mais velocidade final por conta de vela hehe, só maior eficiência, precisão e maciez na pilotagem.
Limpei por completo o corpo de borboleta e troquei o reparo do sensor híbrido, fiz a troca de filtro do ar tbm, que tem de ser limpo periodicamente por ser um filtro de espuma umedecido em óleo de motor da moto.

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13 Set 2016 11:07 - 13 Set 2016 11:08 #9 por snooze
Respondido por snooze no tópico Barulho motor a 4500 rpm
Atualizando, repintei todas carenagens com tinta laca nc preto fosco(menos o
tanque), e coloquei o kit de adesivos da LE 2008, ficou bacana.
Como havia falado, abri o motor para verificar o estado, descobri que o
cilindro estava mais rebaixado do que pensei, por isso do tamanho da força
extra do motor, mas como sempre tem um porém, o pistão estava tocando o
cabeçote, e podia ter explodido tudo aquela merda kkkkk.
A moto tremia de mais e era difícil girar o virabrequim para ajuste de
válvulas, pois o pistão quase travava no cabeçote.
Decidi conversar com um mecânico preparador, pois tinha dúvida sobre o uso de
mais de uma junta no cilindro, para meu alívio, ele disse que era de boas,
ainda mais que a junta do cabeçote da fazer é de aço.
Sábado e domingo 10 e 11 de setembro de 2016, passei desmontando e ajustando
o motor da neguinha, pistão estava com as bordas sem carbonização assim como o
cabeçote, sinal que estavam fazendo contato hehe.
Coloquei duas juntas de aço(nova) entre o cabeçote e o cilindro, e uma de
cortiça entre o cilindro e o bloco(nova), troquei também as arroelas que vão
nos parafusos do cabeçote e dei os torques exatos do manual(sempre 0,2kgfm a
mais pra garantir), usei também silicone de alta temperatura(vai que decida
vazar a porcaria), mas uma camada bem fininha, somente para preencher as micro
ranhuras que pudesse ter.
Tudo montado e logo no enquadramento do comando me deparo com o virabrequim
girando maravilhosamente, pois o pistão não mais tocava o cabeçote :lol: , também
lavei o filtro e reapliquei o óleo, ao ligar a moto, nunca tinha visto ela
mais silenciosa, deu orgulho hehe, maldito que rebaixou o cilindro
(brincadeira, não desejo mal a ninguém).
Aproveitei que estava com a mão na massa e com 2 mil km rodados e troquei o
óleo, mas agora não usei o yamalub mineral 20w50 SL, usei o mobil mx 15w50
semi-sintético SL, pois é mais estável a altas temperaturas e é menos viscoso
na partida a frio, fora que tem componentes sintéticos que ajudam muito o
mineral.
Na troca de deixei escorrer bem e esvaziei o radiador e óleo também, assim
eliminei o máximo possível do óleo antigo, acabou que o motor ficou ainda mais
macia, nossa, que maravilha. Lembrando que tirei o pistão para analisar e
descarbonizar, assim como recoloquei os aneís na posição certa, pois tinham
saído um pouco do lugar.
Agora só falta ajustar o pesinho que está meio bambo e a luz do neutro que
acende quando aperta a embreagem, mas a luz do neutro está difícil, pois no
manual diz que tem um diodo de 3 pontas, mas não sei onde fica, possivelmente
dentro do chicote num caroço que fica posicionado embaixo do tanque.
Tenho de corrigir o tacômetro também, mas isso tem tempo, não dirijo
esportivamente, gosto de curtir.
Também troquei o disco de freio por um modelo wave e troquei a pinça de freio
que estava travadona, consegui original, só tive de desmontar e dar uma geral
antes, ficou nova.

Se alguém puder me ajudar com a luz do neutro, eu agradeço de coração :)

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19 Abr 2021 12:26 #10 por Fazer 250
Respondido por Fazer 250 no tópico Barulho motor a 4500 rpm
Ola boa tarde! Guerreiro tenho uma 2008 e a meses estou buscando como resolver esse mesmo problema.eu tenho essa moto a uns 12 anos e após fazer o motor dela vi que agora a 4500 e a 6500 rpm ela parece que nem óleo tem de tanto que faz barulhos.e vi que pelo seu relato estava igual a minha,como faço para trocar umas ideias com vc e ver se a minha está na mesma situação? Se puder vou deixar um contato e se puder me mandar um WhatsApp agradeço... 44997082406

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19 Abr 2021 20:17 #11 por snooze
Respondido por snooze no tópico Barulho motor a 4500 rpm
Buenas, foram várias intervenções hehe, diminuiu bastante, mas o pistão sem camisa é uma desgraça pra barulho kkk.

Uma coisa que tirou muitos barulhos foi troca de rolamentos do comando de válvulas e reaperto dos parafusos do cabeçote, aproveito sempre e dou uma geral quando desmonto. Sempre com juntas novas, e quando apertar os parafusos do cabeçote, sempre usar torquímetro e na ordem de aperto do manual, vai por mim, único jeito de apertar certo e sem vazamentos.

Outra coisa que não tinha relação com esse barulho no motor, foi a campana da campana de embreagem, começou a bater muito, parecia motor capenga, toc toc toc. Troquei também a placa de partida, pq dava umas travadas violentas quando ela parava, feio mesmo, troquei e tá pianinho.

Regulagem de válvulas com o mínimo que indica o manual, baixa muito os ruídos tbm.

Mas sempre terá um barulhinho entre 4500 e 5500 que incomoda, mas é natural do projeto.

Vou dizer que o que mais tirou o barulho, foi um comando 288º da WGK, mas já tirei pq ficava fraca abaixo dos 5000, resumindo, muito batuque é culpa do cabeçote mesmo.

Me manda um vídeo da tua moto fazendo o barulho, passei por tantas que já decorei os problemas pelo som kkk. 51980254988

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19 Abr 2021 20:54 #12 por Fazer 250
Respondido por Fazer 250 no tópico Barulho motor a 4500 rpm
Sobre a junta colocar 2 resolveu?

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19 Abr 2021 21:22 - 19 Abr 2021 21:25 #13 por SemControle
Respondido por SemControle no tópico Barulho motor a 4500 rpm
gente muito cuidado c essa historia de retifica e abrir o cilindro e vir c pistões diferentes do original
fazer e dai pra cima os motores tem um tratamento especial na camisa, c revestimento cerâmico e pistão forjado, por mais q seja triste e muito caro, o correto é a troca do conjunto por original novamente.....
pra quem acha q esse tratamento não faz diferença, ja q a moto funciona colocando outro pistão ao abrir o cilindro, basta rodar um bom tempo descendo a madeira mesmo (difícil pessoal andar por aqui assim, pq não temos condição mesmo, mas em viagem longa ja deve ser o bastante pra notar), q o motor com o tempo e aquecimento vai ficar chocho pq perdeu toda vantagem do tratamento.....

essa questão do parecer q não tem óleo, é bem comum e característica, veja o qnt antes.....
aqueles tubos externos de óleo, pra irrigação do cabeçote, solte-os e limpe, mas muito bem principalmente o parafuso q prende os dutos, cutuque com um fiozinho use ar comprimido, gasolina, o q for pra limpar, eles tem um furinho mínimo interno pro óleo vir por dentro e sair na lateral do parafuso e se encaminhar por dentro do duto, e no alto, o inverso, mas o parafuso tem isso de ser pra passagem de óleo, nessa historia de retifica, colocar cola em motor, limalha, isso acaba indo pro óleo e pode entupir esse parafuso dos dutos....primeiro lugar q surge barulho é no cabeçote...dai pra perder comando é um piscar de olhos...
atentar a montagem desses parafusos, são 2 arruelas de cobre/alumínio, um material maleável, devem ser novas, pq são arruelas q deformam e vedam, é uma de cada lado do duto, uma entre o bloco e o duto e outra entre o duto e a cabeça do parafuso, la em cima em vez de bloco, o cabeçote....
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

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20 Abr 2021 06:33 #14 por Fazer 250
Respondido por Fazer 250 no tópico Barulho motor a 4500 rpm
Não uso óleo ruim,apenas motim.pecas originais camisa originais e a moto anda em perfeitas condições.porem em velocidade de cruzeiro a 4500 rpm algo flutua e ela vira uma barulheira que parece que motor vai explodir... Não dou pau em moto e só ando 130 no máximo isso dando tiros.ma grande maioria 100 km

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20 Abr 2021 07:03 #15 por Fazer 250
Respondido por Fazer 250 no tópico Barulho motor a 4500 rpm
segue link com som do motor pela manhã.. a britadeira           

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